sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















O Grande destaque do Futmesa está a partir de hoje em São Lourenço do Sul. E o Gothe Gol estará em São Lourenço do Sul trazendo informações e bastidores da Taça RS 2012 de cavados, e também dos cavados da Taça São Lourenço do Sul de Veteranos, para jogadores a partir dos 50 anos.

O ano do Futmesa Gaúcho se encerra em festa na mais tradicional modalidade do Estado, que mais uma vez festejou na temporada um título brasileiro, este ano disputado em Cascavel no Paraná. Quem é o melhor jogador do Rio Grande do Sul na temporada ? A Taça de cavados também servirá para esta definição, para o nosso TOP 10 Gothe Gol, que este ano reúne jogadores de cavados e lisos, juntos pela primeira vez.

Fique de olho no Gothe Gol já a partir de hoje, o Futmesa com alma de esporte trazendo no tempo certo todas as informações, a cada acesso o Futmesa de verdade.

LANCES RÁPIDOS

* FGFM faz concurso para definir lay-out da nova camisa para as disputas externas de 2013. Boa iniciativa.

* Pedimos desculpas aos internautas pela não publicação durante a temporada do espaço O PRESIDENTE NO BLOG, inaugurado em nossa página na gestão de Marcelo Vinhas frente a FGFM. O convite foi estendido ao novo Presidente da Federação, mas os conteúdos não chegaram a nós com a regularidade imaginada entre as partes, embora tenha havido o aceite ao nosso convite.

* Não vou poder conferir, mas fica a dica. Na ESPN Brasil no sábado às 15:30hs tem o clássico Bayern de Munique e Borussia Dortmund pela Bundesliga.

Depois do torneio em São Lourenço do Sul, o rumo é o Olímpico para a despedida do Estádio, mais uma festa para o Grêmio que tem no resultado um foco importante para ter a vaga a fase de grupos da Libertadores, mas festa que seguirá com a inauguração da Arena no dia 08, com Madonna na velha casa no dia 09, com o jogo da turma de Ronaldo e Zidane na Arena no dia 19 (Eto'o confirmado). Para os vermelhos uma vitória poderá ser o "SALONPAS" de um ano desastroso.




* Pode ser que a esta altura até já tenha fechado contrato, mas Dunga achou ruim a primeira proposta vermelha para dirigir a composição que vai indo lomba abaixo. Convenhamos, se a negativa viesse de gente do porte de um Luxemburgo, Muricy e Felipão, até mesmo de Tite e Abel, tudo bem. Mas Dunga ? Que fase !

* Uma lástima a partida do jornalista Joelmir Beting em tempos de imprensa pasteurizada tipo Globo. Gente como ele e Boechat, deveria ser eterna.

* Matéria de ontem da ESPN Brasil mostra que os alemães não toleram times COMPRADOS, seja por empresas, seja por milionários. São considerados times artificiais, sejam os que tinham tradição e passam a ser aditivados por grandes somas de dinheiro, sejam pequenos que se catapultam através deste artifício. O Wolfsburg da Wolksvagen, o Leverkusen da Bayer e o Hoffenheim de um milionário, estão neste rol. É uma questão cultural, e a valorização se dá aos clubes que crescem e se desenvolvem a partir de suas histórias sem apelar para "muletas" com o objetivo de se tornarem grandes e imbatíveis. Real Madrid e Barcelona são muito respeitados neste aspecto, potências que não usam dos chamados artifícios, já boa parte dos clubes ingleses correspondem ao contrário, como os times de Manchester nas mãos de milionários americanos e árabes, ou de Londres, adquirido por milionário russo.

* Troféu Encerramento de cavados da Franzen tem Jarnnis na liderança com 23 pontos, seguem Róbin, Bürgel e Mauro.


Definidos os cruzamentos da 8ª Etapa do interno de cavados da AFUMERG. Correa enfrentará Monteiro, rola o clássico local Índio e Jorgito, J.Claudio cruza com Ely e Gabriel enfrenta Rodrigo. As mesas novas adquiridas junto a De'Lei (foto) serão palco da decisão do título do ano entre Índio e Jorgito, além do caneco da última etapa de 2012.





* Reta final da ENQUETE para o TOP 10 Gothe Gol 2012, hora da torcida dos clubes gastarem o dedo no teclado. É claro que o peso do voto direto pode não ser suficiente para garantir lugar entre os 10 melhores, o Conselho Editorial tem outros 50% de peso na escolha final, mas a disputa está aberta e a Taça RS 2012 de cavados será decisiva. Degani, Mário, Jefferson, Róbson, Silvio, Pica-Pau, Vinhas, Leão, Cristian Baptista e Daniel Maciel seriam hoje na opinião dos Web Leitores o TOP 10. Todos estarão na lista final ? Até aqui 2 deles com a soma dos votos do CE, não estariam no TOP 10 ! É conferir na próxima semana.

* Meus parabéns ao povo Palestino pelo reconhecimento da ONU para o status de Estado Observador. É o primeiro passo, a caminhada é longa. 

iMAGEM




















Ontem no iMAGEM mostramos um clássico Karmann-Ghia cabriolet 67 rodando pelas ruas de Porto Alegre, vamos seguir agora no filão carros, só que os de competição. Na foto uma Hesketh dos tempos românticos da F1 nos anos 1970, tomada de ar alta, etc. Esta está sendo pilotada por Harald Ertl em 1975, mas o carro da equipe inglesa também teve como pilotos o lendário James Hunt, Campeão do Mundo, e ainda Ian Scheckter.

ESCALADAS DO GOTHE GOL

























Se nos mantivemos no segmento carros no iMAGEM, por aqui vamos seguir com as fortinhas e alguns bons motivos realmente para gostar de lutas, que não sejam os marmanjos suados. Essa acima é boa de luta e tem boas razões para acreditar que de fato manda em casa e fora dela também. Você quer discutir a relação ?

N@VEG@ANDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Cerquilho em São Paulo. Abraço hoje aos internautas de Arroio do Meio no Rio Gande do Sul, Anápolis em Goiás, Barbacena em Minas Gerais, Mérida no México e Varsóvia na Polônia.









Montagem Taça RS by Gothe Gol
Gothe no Olímpico by arquivos do Gothe Gol
Mesas AFUMERG by AFUMERG
Hesketh by Jimmy Paganni via Facebook
Escalada by Goolge
Cerquilho by Google

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

VEM AÍ O PENTA ?




















Furo de reportagem é aqui mesmo no Gothe Gol, e estamos confirmando que o multi Campeão de cavados gaúcho Cristian Baptista estará vestindo a camisa da AFM Caxias na Taça RS 2012 em São Lourenço do Sul, emprestando cores importantes a competição. Cristian vem brigar pelo Penta da Taça e terá a companhia de Cícero.

Como já publicado, a Taça RS que fecha a temporada 2012 da FGFM já conta com 26 dos melhores botonistas do Estado (2 por clube), 13 clubes, aliás uma média histórica da competição, para quem conhece os números.

Quem ficará de fora dos filiados da FGFM ? A UPFM que com a saída de Ítalo para morar em Santa Catarina resume-se hoje praticamente a Piruka, o Geraldo Santana que não tem tido uma política forte de participação em competições externas, Guaíba que recentemente ingressou na Federação, o União que na prática está de fora da regra brasileira, o Paladino de Gravataí que tem alternado presenças, a De'Lei de Bagé que faz tempo afastou-se de competições da FGFM, e as associações de Passo Fundo (ABP e Manchester FM) que pouco tem participado das competições federadas. É preciso lembrar que AABB de Caxias pratica somente o liso e que a Hortenilense de Tapejara e a Viação Férrea de Rio Grande jogam 12 toques.

A Taça terá peso na definição do TOP 10 Gothe Gol que terá seu resultado divulgado dias após sua realização.

LANCES RÁPIDOS

Inicialmente de fora, o Celtic do Editor confirma presença no dia 08 de dezembro na Copa da Liga Inglesa onde tentará o TETRA do torneio e ainda chegar a sua 8ª final em 9 participações, onde até aqui conquistou 6 títulos, 3 deles da Copa da Inlgaterra. Para o jogo da estreia já estão confirmados Fraser Forster, Danny McGrain, Billy Mcneill, Scheidt e Kelvin Wilson; Shoun Maloney e Paul Hartley, Jimmy Jonhstone, Kenny Dalglish, Henrik Larsson e Mark Viduka.







* Reta final no liso do Caxiense e Pizza Filho reassume a ponta da tabela na 1ª divisão, enquanto Aramis segue imbatível rumo ao caneco da segundona.

Nilmar é o Campeão nos cavados da Copa Santo Dumont do Círculo  Militar de Porto Alegre. Vencendo a Renato e contando com o empate de Azamba diante de Caco, Nilmar fez a festa.







* Em Cascavel no Clausura de Cavados da AFUMECA, 7 botonistas brigam pelas duas vagas que restam ao Heptagonal decisivo.

* Dia 08 de dezembro será movimentado. Além da inauguração da Arena do Grêmio é claro, terá a Copa da Liga Inglesa de cavados na AFUMEPA, torneio de lisos aberto na Franzen e as finais do interno de lisos da Academia em Pelotas. O pessoal da Academia assim, pelo menos seus principais jogadores, estarão de fora do torneio da Franzen em Porto Alegre.

* O www.gothecromogol.blogspot.com.br já está totalmente atualizado com todas as 39 figurinhas eletrônicas até agora publicadas. Confira o GOTHE CROMO GOL no link de nossa barra lateral.

* O Bayern fez um jogo pragamático diante do Freiburg fora de casa ontem pela Bundesliga e abriu 11 pontos do vice-líder da competição, agora o Leverkusen.

Não entro no mérito do método na questão do Mano, afinal já aconteceu, não adianta. Felipão é a escolha certa para a seleção brasileira, Copa é mata, tiro curto e Felipão é especialista nisso. Até quando foi mal, o que ganhou foi a Copa do Brasil, um mata-mata com o Palmeiras.

* Uma pena a falha do goleiro Ygor, reserva do Grêmio, que determinou a derrota por um gol para o Vitória na 1ª partida da semi da Copa do Brasil Sub 20, mesmo que na sequência em outra jogada, tenha defendido um pênalti. O Tricolor esteve muito desfalcado, o goleiro Tiago, o ala Léo e Wangler foram ausências que pesaram muito. É possível reverter no Olímpico.

 COLOCA por JBR




















B +
Diferença tem até em time B. Enquanto alguns mandam pra Taça RS em São Lourenço seu time B até com direito a Lenda, outros com craques que abriram mão e outros lesionados mandam só o time B mesmo.
B -
Quando um Dunga pede 2 dias pra refletir se vai aceitar uma oferta pra dirigir um time, é porque a coisa só pode começar mal.
BÁVARO CAVADOR
Zona de Comentários com censura é que nem guri que fez nas calças.
ZORRENDÁRIO
Ou colocam ordem nos calendários das competições no Rio Grande do Sul, ou aí sim, vão matar o botão. Empurraram nos 2 últimos anos um monte de competições na galera sem o menor critério e agora o pessoal nem sabe mais o que vale alguma coisa.
HOBBY
Quem quiser jogar botão só por hobby em Porto Alegre, tem um só endereço, o Geraldo Santana. No resto é competição e bronca na hora de definir vagas em competições externas e fio da navalha na hora de definir os canecos.
A TAÇA I
Os Lourencianos finalmente acertam o tempêro que a própria FGFM nunca acertou. Torneio de veteranos não pode ser só no nome, tem que ser no formato também. A Taça São Lourenço de Veteranos vai rolar com descanso para o grupo A quando o B estiver jogando e vice-versa, sem arbitragem, ou seja, quem não joga descansa, bate-papo, bebe uma, etc.
A TAÇA II
Nos últimos estaduais Sênior, havia mais fases de chaves para os coroas do que para os juniores e a FGFM assinando.
A TAÇA III
Hora dos nossos comandantes debaterem Sênior e Master com seriedade. Redução de etapas, jogos com tempos reduzidos, etc... É só colocar na pauta.
PARTO
Tem gente que acha que algumas coisas só nascem quando eles descobrem que estavam errados. Então é fácil, é só tentar explicar.
QUACCC !!!!
De pato a ganso, como tem gente plumada tentando opinar nesta história de Arena e Avalanche.

iMAGEM
















Voltava para casa depois de uma terça pesada, onde fechei o dia presidindo o Conselho Municipal de Desenvovimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (pelo menos conseguimos aprovar a ampliação da Santa Casa), quando no trânsito me deparei com uma peça rara que me remeteu de pronto a infância.

Talvez o mais clássico dos esportivos da história da industria automobilística brasileira, o Karmann-Ghia foi produzido pela Wolksvagen de 1955 à 1975. O modelo da foto que captei é um cabriolet preto de 1967 com motor 1.6, pois no Brasil foi produzido a partir de 1962 em fábrica de São Bernardo do Campo em São Paulo.

Classe e elegância como poucos.

ESCALADAS DO GOTHE GOL






















Nunca entendi muito o fascínio de muitos "barbados" pelos encontros suados de outros "barbados" do tipo Minotauro, "Andersons" e mais antigamente "Gracies" da vida em tablados, normalmente a altas horas da noite em MMA's e UFC's da vida. Alguns até pagam pay-per-view para assistirem aos "encantadores" agarramentos "masculinos". Pois bem, fui pesquisar sobre o assunto, o que derrubou qualquer preconceito meu em relação a estas lutas e este mundo. Agora sou fã dos embates de Ronda Rousey (foto) e suas parceiras de pancadas e amassos. É mesmo um esporte bonito pra caramba.

N@VEG@NDO

Nosso abraço hoje aos amigos de Osório, Teutônia e Estrela no Rio Grande do Sul, Goiânia em Goiás, Ouro Branco em Minas Gerais, Tianguá no Ceará e Praia em Cabo Verde.









Cristian Baptista foto e montagem by Gothe Gol
Emblema Celtic by arquivos do Gothe Gol
Nilmar by Google
Banner COLOCA by Gothe Gol
Karmann-Ghia by Gothe Gol
Ronda Rousey by Google

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

COLUNISTAS

NA AVALANCHE

por Cristian Costa

Chegou a hora

Mal ouço a voz do cara que passa rapidamente ao meu lado. Ele sussurra algo do tipo: “Se preparem para tomarem uma goleada na quarta”. Quando viro o rosto, ele já esta quase na porta do bar. O homem veste um chinelo de dedo, uma bermuda desbotada e a camiseta do Internacional.  Roupa tipicamente praiana. Até por que a gente está na praia.

É sábado de carnaval e eu, o João, e o Luciano acabamos de ver na tevê de um bar qualquer a derrota do Grêmio para o São José por 2x1. O resultado nos deixa na quarta posição do grupo. E coloca, prematuramente,  o Grêmio no caminho do nosso principal rival. Para delírio do meu “companheiro” de bar colorado que via a goleada do time do Sonda contra o Pelotas num outro anexo do estabelecimento . O Luciano ainda tenta consolar o grupo dizendo que a gente vai fazer o crime. E na é que o meu amigo músico estava certo. Kleber e Leo Gago nos garantiram o triunfo no grenal, até certo ponto, surpreendente. O 2x1 em pleno Beira-Rio  classificou o tricolor para a semi.

O jogo do Gauchão deve servir como um sinal de alerta para o Grêmio. Foco total no jogo, não importa que o Time do Sonda perdeu as últimas quatro sem fazer gol. Clássico é clássico e vice-versa, como diria o Jardel. A torcida deve fazer a sua parte. Incentivar e não desmerecer nunca o adversário.

O jogo vale a classificação direta para a fase de grupos e tem um peso histórico também. Por isso, vamos brigar cada minuto pela vitória e se ela não vier, como bem disse o Saul, vamos quebrar o pau que nem na inauguração do Beira-Rio.

Os jogadores não precisavam dessa pressão extra, mas a vaidade dos comandantes tricolores ultrapassa o bom senso. A inauguração da Arena poderia acontecer tranquilamente em 2013 com a presença do Odone, do Koff e do Hélio Dourado.  A transição seria natural e o estádio estaria concluído totalmente. Mas enfim, agora não adianta chorar. O lance é entrar em campo e fazer o serviço bem feito. Boa sorte!!

A Criança Nasceu

O Grêmio conquistou o estadual sub-15. Primeiro e único título estadual, oficial da Federação Gaúcha de Futebol, da gestão Paulo Odone. O presidente/político ainda pode se gabar de ter outra conquista importante : a Taça BH. O tricolor ainda está na disputa da Copa Brasil Sub-20 (encara o Vitória na semi ) e enfrenta o Guarani de Venâncio na final da Copa Sub-19, uma espécie de tornei, patrocinado pela FGF,  para manter os juniores em atividade no segundo semestre.

Meu pai que acompanha os jogos da base, falou que a culpa dos seguidos insucessos não é do Paulo Odone, mas do Duda que desestruturou as categorias inferiores. O problema é que só nos últimos dois anos o time sub-20 teve cinco treinadores. Não dá pra chamar isso de planejamento adequado. O bom é que depois do título da Taça BH, graças às defesas do Ygor, a galera pegou confiança e, com a chegada do Wangler, subiu um degrau.

Aliás, o Time sub-15 é o do Lincoln. O garoto de 14 anos que já recebe seis contos do Sonda. Está bom, né !! ??

Dentro de campo, a administração Paulo Odone foi inferior a do Duda. Os números mostram isso. Fora de campo é difícil analisar, pois os clubes são fechados e o sócio só serve para pagar a mensalidade e manter os mesmos encastelados no poder.

Futebol de Mesa

Essa vai para os amigos do Geraldo: nosso último campeonato será no dia 15 e o churras no dia 17.

Sobre a Taça RS, eu já afirmei que esse campeonato deveria acabar, assim como o Centro-Sul. 

Entretanto, algumas associações mostram perna para enviar competidores para o tradicional torneio. 

O calendário asfixiante torna a competição uma oportunidade para o surgimento de algumas caras novas no botonismo gaúcho. Ou seja, já não sei mais se deveria acabar...

Como o Futebol Explica o Mundo

Estou relendo o livro do americano Franklin Foer. As partes sobre o conflito na antiga Iugoslávia e a rivalidade escocesa são simplesmente sensacionais.

O bom é que o cara reflete sobre os times que torce na Europa. Não existe uma lógica. Eu gosto do Tottenhan na Inglaterra. Até aí tranquilo, pois meu sobrenome é Pereira – os judeus , para fugirem da inquisição, se converteram ao cristianismo e adotaram nome de árvores -, e o time londrino representa boa parte da comunidade judaica. Gostava também do Liverpool, e sua torcida “selvagem”, e do Coventry, uma equipe de cunho esquerdista e ligado ao operariado.

Mas, segundo a lógica judaica, então teria que torcer para o Bayern e o Ajax também equipes com milhares de torcedores judeus. Não curto nenhum dos dois. Na Holanda não torço por ninguém e na Alemanha simpatizo (paradoxo total) com os dois times da mesma cidade: o irreverente e esquerdista ST Pauli e o tradicional e reacionário Hamburgo.

O ST Pauli é um amor recente. Os caras entram em campo ao som do AC/DC (uma das top cinco das minhas bandas internacionais ao lado dos Beatles, Ramones, Nirvana e Queen – a lista nacional tem Replicantes, Camisa de Vênus, Los Hermanos, Ultraje a Rigor e Raimundos). O presidente deles é gay assumido. O cara é dono de uma frase clássica: “Sou o único presidente gay de um time da Alemanha...assumido.”

Sou ateu, mas em função da camiseta azul gostava do Rangers na Escócia (hoje não torço por nenhum). Só que eu sou a favor do Ira que é irlandês, católico e obviamente amado pelos torcedores do Celtic. Ao mesmo tempo odeio o que representa a monarquia inglesa, apesar de achara a Rainha Elisabeth a fudê. Mais um paradoxo.

Na Espanha, gostava do Real. Tinha até time de botão deles. Hoje torço por quase todos. Com o Messi no time é impossível torcer contra o Barcelona (e já teve gente escrevendo que um certo inglês do United era o melhor do Mundo). O Atlético por seu sofrimento eterno e suas propagandas impagáveis – vale a pena procurar no youtube. O Valência em função do Jonas e ser um clube simpático. E o Billbao por sua característica tribal e idealista. Ou seja, vou do time do Franco aos separatistas passando por equipes de origem operária.

Na Itália, sou Juventus. Já fui mais fanático. Na Champions estou torcendo muito, mas no campeonato italiano não, pois o time de Turim já acumula muitas conquistas e gostaria de ver outra equipes (menos as de Milão) desfrutar do sabor de levantar o scudetto.

Da galera da Cortina de Ferro curtia o Estrela Vermelha. Gostava do nome, bem socialista, e do futebol da antiga Iugoslávia. Só que os caras representam o nacionalismo Sérvio na mais pura essência. O líder deles, o Arkan – falecido no início dos anos 2000 -, era um criminoso de guerra.

Na verdade, essa pequena reflexão me permite afirmar que a simpatia com equipes de outros países não é baseada em ideologias ou condutas morais, ela vem de acordo com coisas que passam até despercebidas como uma partida qualquer, o nome, ou a cor da camiseta do clube.

Hoje, curto bem de leve as equipes europeias que citei, mas quando criança sofria com a derrota deles, não com a mesma intensidade que as do Grêmio, obviamente. 

Abria a Zero Hora de segunda e começava: ganhei na Aústria, eba. Putz, perdi no Chile, que merda. E por aí ia boa parte da manhã... 

CAMPEÃO DE TUDO

por Alex Degani




















As Fases da Dor

Há cinco fases de dor. São diferentes em todos nós, mas são sempre cinco: Negação, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação.

Quando sofremos uma perda catastrófica (tipo, ser rebaixado para a Segunda Divisão) passamos por estas.

Começamos pela negação. A perda é tão impensável, que achamos que não pode ser verdade.

Zangamo-nos com todos. Zangamo-nos conosco mesmos. E depois negociamos o que sentimos. Imploramos. Pedimos. Oferecemos tudo o que temos. Oferecemos a nossa alma em troca de apenas mais um dia.

Quando a negociação falha e é difícil continuarmos zangados, entramos em depressão. Em desespero. Algo tipo ceder "dois lances" no último lance da partida... Até que aceitamos que fizemos tudo o que podíamos.

E deixamos a vida tomar seu rumo. Enfim, passamos à aceitação.

Após esta vexatória derrota para a fragilizada Luza (escrevo com Z para relembrar dos escudos do time do Ochôa), consigo atingir o quinto e último estágio da dor. Mas, foi um longo caminho para chegar a Aceitação...

Negaçao: no início do Brasileiro, ainda com as sinapses afetadas pelo fanatismo exacerbado, achava que, mesmo com os primeiros insucessos, o time iria engrenar e conquistar o título. Traçando um paralelo, no futmesa, tivemos gaúcho tomando WO "seqüencial" (Centro-Sul, Cascavel e Salvador). Para ele, o Mário Fernandes das mesas, foi injustiçado. Aliás, nas três ocasiões! Quer exemplo melhor de negação? 

Raiva: esta segunda fase começou a aflorar pelos lados da Padre Cacique quando o time começou a naufragar, e Fernandão começou a capitanear o elenco. Para piorar, Luxemburgo colocou o Grêmio na ponta dos cascos. Na taubinha, há exemplo melhor de Raiva do que perder para um botonista geriátrico e após quebrar a régua?

Negociação: evidenciada quando implorava pela melhora do time, mesmo sem o Inter dar mostra de conjunto e sem apresentar cara de time. O colorado seguia estagnado na tabela. Por falar em negociação (na essência da palavra e do significado botonístico), conheço botonista acadêmico que atravessou o Brasil para comprar um time do seu "vizinho" - desavisadamente - pensando ter feito um baita negócio. Engraçado quando escutei a frase: "Dindo, nem sabes quem fez esse time!"

Depressão: fase bem marcada. Teve início quando nós colorados largamos de mão o Brasileiro e passamos a nos contentar com uma vaga para a Libertadores. A ilusão de participar da Libertadores perdurou por um longo período, até que tal fase termina com a queda de Fernandão. 

Aceitação: começou na fase Osmar Loss, também marcada por insucessos em pleno Beira-Rio, fazendo com que a nação vermelha se contente - apenas - com uma vaga na Sulamericana. Sai treinador, entra treinador. Afasta um jogador, dá chance para outro. E nada muda em termos de resultado. A fase colorada prova que o Inter está em ruínas, e o grupo colorado precisa ser remodelado. Aliás, mais que o estádio.

Zona de Comentários

É uma das grandes cartadas do Bávaro cavador. Pois, levanta polêmicas, acirra opiniões e, consequentemente, movimenta o blog, ajudando a alavancar nosso ESPORTE. Alguns até se destacam, pois tentam transformar tal espaço em uma Faixa de Gaza online.

Aliás, os adoradores do hobby futmesa, se tivessem com os botões metade da habilidade que possuem com as palavras, enxergariam o futmesa bem além de um passatempo. Mas, o futmesa é isso mesmo.

Descontração, competição, amizades e (não somente) hobby. Achei engraçado, por exemplo, quando li "tirando alguns que acreditam e preferem transformar tudo em desafio (desafio para mim, no FM, só se cortar as duas mãos)". 

Depois comecei a pensar se era verdade o que lia. Novamente, as fases da dor? É, primeiramente não acreditei no que li. Senti raiva tão rápido do que alguém pede "a gol". Tentei entender, mas não consegui.

Pensava: "Se com as mãos já parece impossível para ele, como irá fazer sem elas?". Sintomas depressivos tomaram conta da minha mente, pois pensava algo tipo: "Como o professor de história pode estar comentando jogo de basquete?" Ou "Como alguém que tem o hobby de andar de skate pode criticar um surfista? Mas, em questões de segundo, atingi o ápice da aceitação. Sabe como?

Lembrei da popular "Lei de Gérson"! Na cultura brasileira, é definida como um princípio em que a pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz. Mesmo que esse "tudo" seja palavras jogadas ao léu...

1 abraço a todos os botonistas do Brasil, em especial aos amigos Gérson (Franzen) e Azevedo (ARFM)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SAFRA DE CAMPEÕES




















Fim de temporada é tempo de uma grande safra de Campeões que vão surgindo em todos os clubes e mesmo nas competições federadas. No Paladino de Gravataí não é diferente e Paulo Lofrano festejou recentemente o caneco do IIº Troféu Gravataí (cavados). Lofrano que faz uma excelente temporada (foi Campeão também da Copa Porto Alegre no Geraldo Santana, nos cavados), devia estar pelo Paladino em nossa ENQUETE sobre os melhores de 2012, mas por uma falha de arquivo ficou de fora. Na decisão Lofrano bateu a Cristiano Valadares por 2 gols, enquanto Marcelo Silva derrotava por 1 gol a Donário na definição do 3º lugar.

LANCES RÁPIDOS

* O Grêmio é o Campeão Estadual Sub-15

* O Grêmio larga com vantagem na decisão do Estadual Sub-17.

* Na quarta o Grêmio começa a decidir as semifinais da Copa do Brasil Sub-20 diante do Vitória da Bahia.

No interno de Liso que comemorou o Aniversário da AFUMEPA, Felipe (foto) foi o Campeão com Rodrigo em 2º lugar, Carlos Kuhn na 3ª posição e Sérgio na 4ª colocação.








* Soma de votos da ENQUETE do TOP 10 Gothe Gol rompe a barreira dos 100 votos eletrônicos e portanto é bom conferir na opinião dos Web Leitores, qual seria hoje o TOP 10 do Futmesa Gaúcho para este 2012. Os 10 seriam Mário Vargas da AFM Caxias, Alex Degani da Riograndina, Róbson de Sta. Vitória, Jefferson Oliveira de Viamão, Silvio da Riograndina, Vinhas da Academia, Pica Pau da AFM Caxias, Cristian Baptista da AFM Caxias, Daniel Maciel da AFM Caxias e Mateus Pierobom da Academia.

* Na votação da ENQUETE é mesmo a hora das torcidas, do voto diário, do dedo na tecla, pois na sequência se somarão ao voto qualificado do Conselho Editorial. No resultado de hoje, há nomes escolhidos na ENQUETE que não estariam no resultado final.

Faltando uma rodada para o fim do brasileirão, vai aqui a seleção Bola de Prata do Gothe Gol para a competição. Diego Cavalieri (Flu), Marcos Rocha (Galo), Gum (Flu), Rever (Galo) e Carlinhos (Flu); Paulinho (Corínthians), Souza (Grêmio), Bernard (Galo) e Zé Roberto (Grêmio); Neymar (Santos) e Fred (Flu). Bola de Ouro ? Fred do Fluminense. Técnico ? Vanderlei Luxemburgo (Grêmio).








* Meio de semana de rodada na Bundesliga, o que é raro. O Bayern de Munique enfrenta o Freiburg fora de casa amanhã às 16:45hs com ESPN Brasil AO VIVO.

* A nova versão do Gothe Gol com o BREAKFAST ontem fica com o 1º lugar de acessos do Blog neste ano de 2012. Há mais um mês e 3 dias para fecharmos as contas.

* Amanhã é dia de COLUNISTAS no Gothe Gol com NA AVALANCHE por Cristian Costa e CAMPEÃO DE TUDO com Alex Degani.

iMAGEM




















Vai chegando a hora da inauguração da Arena do Grêmio. Recebi ontem do clube e da OAS o convite para a cerimônia, realmente marcante, mais do que um convite, uma peça de muita qualidade para ser guardada como recordação de um momento único. Um convite para presenciar um sonho que pude viver intensamente a cada etapa do projeto, dividido com milhares de Gremistas. O dia 08 de dezembro e o futuro do Grêmio foram construídos a cada dia por aqueles que tiveram a coragem de sonhar sempre.

ESCALADAS DO GOTHE GOL




















Tem algo mais monótono do que a F1 ?

N@VEG@ANDO

Nosso abraço hoje aos amigos de Montenegro no Rio Grande do Sul, Chapecó em Santa Catarina e Lisboa em Portugal.











Vencedores do Paladino by Blog do Paladino
Felipe da AFUMEPA by Blog do Perroni via Bing
Escaladas by Google
Convite Arena do Grêmio by Gothe Gol

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

BREAKFAST NA REDAÇÃO


















O Filme  "O Golaço" vai contar a história da criação e da continuidade da Regra Brasileira. Em momento raro em local público de Salvador, foi captada a imagem da equipe de filmagem comandada pelo produtor Filipe Seixas e (sentados), os criadores da regra (a partir da esquerda) o baiano Oldemar Seixas, o gaúcho Adauto Sambaquy e o também baiano Roberto Dartanhã. Registramos que não estão presentes o gaúcho Gilberto Ghizzi que se encontra com problemas de saúde e ainda Ademar Carvalho e Nelson Carvalho que já faleceram. Nada melhor do que a nova versão do Gothe Gol começar com uma foto histórica para o botonismo.

LANCES RÁPIDOS

 O GP Brasil de F1 foi mesmo a melhor prova da temporada, uma das melhores da história. Repleta de variáveis devido a constante mudança do tempo, forçando a constante troca de pneus e vários pequenos acidentes e rodadas, consagrou o alemão Sebastian Vettel como mais novo TRI Campeão Mundial de Pilotos da história da categoria.



 * O Grêmio fez o dever de casa e bateu o fragilizado Figueira. A virada do Galo sobre o Bota empresta um sabor especial ao GREnal do próximo domingo, que não fica como somente o último jogo oficial do Estádio Olímpico Monumental, mas com a importância na definição do vice-campeão que entra direto na fase de grupos da Libertadores.

* Mais um vexame colorado, nenhuma surpresa.

Poucos jogos no sábado pela série principal do Troféu Expedicionário de cavados do Geraldo Santana, Cristian Costa bateu a Saul Martini (foto). Com os resultados os 4 cotados para chegarem as semifinais são Juliano, Leon, Maurício e Cristian.







* Falando em Geraldo, o Diretor de Futmesa Cristian Costa anunciou o calendário de encerramento para este 2012. A Copa Presidente Púglia que fecha a temporada será no dia 15 de dezembro (um sábado), e na segunda acontece o churrasco de confraternização antecedido de reunião que procura definir a programação para a temporada de 2013.

* Uma novidade para 2013 no calendário do Geraldo Santana, pode ser o surgimento da modalidade liso, capitaneada as quintas por Régis Castilhos e Marcelo.

Festa verde ! Os Xavantes loratam o Bento Freitas para curtir a festa do Juventude. Com o empate sem gols ontem, combinado com a vitória de virada do Ju no 1º jogo, a papada fez a festa em Pelotas. O Juventude é o Campeão da Copa Hélio Dourado. Pode ser maldade, mas dizem que na torcida Xavante estavam Pedrinho Hallal e o Rozinha.





* Nas mesas o Brasil pelo menos fez a festa. O Xavante de Róbson Bauer no saldo de gols ganhou o duelo de 2 jogos diante do DAM de Daniel Maciel e foi o Campeão do Torneio de Inverno da AFM Caxias (lisos).

* Di Leone nos cavados conquistou a Liga Europa viamonense. A entidade também definiu os semifinalistas do Municipal.

Estou a espera nesta semana que começa, que chegue o Grêmio Arena, para que possa disputar a Taça de Veteranos em São Lourenço do Sul com o novo time. Mas fui a luta no sábado com 2 amistosos, venci o primeiro por 3 gols com o Bota Premium diante do Campeão da Gerd Wenzel, o Wolfsburg de J.Lucas, gols de Leônidas, Garrincha e Quarentinha (gol na foto). Empatei o 2º com o Botafogo contra o Chelsea de Paulo Cesar, placar em branco.





* Cavados do Círculo Militar de Porto Alegre será decidido pelo quarteto, Caco, Azambuja, Nilmar e Renato.

* Em Canguçu pela Taça AABB de cavados, no Grupo A Torre tomou a 1ª posição de Wagner e Fábio segue líder no Grupo B.

A ENQUETE do TOP 10 Gothe Gol segue aqui na nova versão do Blog. Ao final somaremos os resultados da página onde a ENQUETE começou com a que está residente aqui, para finalizarmos os dados de preferência dos Web leitores, que com os votos do Conselho Editorial, decidirá os 10 melhores jogadores de 2012.






* O COP em Pelotas encerrou sua temporada, o Torneio de Encerramento teve Vinícius Auch como Campeão com Umberto em 2º, Fernando em 3º e Marcelo na 4ª posição.

Semana de Taças em São Lourenço do Sul. A Taça RS de cavados fecha a temporada do Futmesa da FGFM e o GEL promove a Iª Taça São Lourenço do Sul de Veteranos, também nos cavados. Para os veteranos existe a disposição apenas 3 vagas e na RS 26 botonistas já estão confirmados.







ESCALADAS DO GOTHE GOL

Um espaço com as mulheres foi um dos primeiros a fazer parte do começo do Gothe Gol, lá no distante ano de 2003. Resolvemos resgatá-lo e a idéia é trazer para o ESCALADAS mulheres ligadas aos esportes, mesmo que não exclusivamente.

























Beleza e velocidade, bela combinação

TAMO JUNTO !

por Dani Junqueira




















Tamo Junto !

Só dependemos de nós mesmos para continuarmos nossa caminhada para o Vice-campeonato.

Vamos contra o Figueirense hoje fazer mais três pontos.

A PARTIDA

Até os vinte minutos do primeiro tempo, todo o entusiasmo foi do Figueirense supreendendo o Grêmio.

Mas a melhor qualidade técnica do tricolor se fez presente mais uma vez, através de Elano, Zé Roberto e Souza.

No segundo tempo o Figueirense brigou e brigou muito, e aos 19 minutos converteu um penalti a seu favor, e aos 23 minutos em uma falta boba de Naldo na frente da área fez o segundo gol.

Aí a qualidade gremista aparece novamente com um passe perfeito de Elano, colocando Leandro na cara do gol adversário consolidando o 4 x 2.

Terminado assim está partida.

O ADVERSÁRIO

O já rebaixado Figueirense mostrou seu ímpeto e valorizou sua derrota brigando sempre pelo resultado, mas a qualidade técnica do Grêmio sempre foi a diferença.

O TREINADOR

Manteve a partida sempre em seu controle.

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Não foi exigido, não teve culpa nos gols;

Tony - Não aproveitou a facilidade do jogo, discreto e inoperante;

Naldo - Mais uma vez foi afoito com faltas desnecessárias;

Werley - A seriedade de sempre;

Léo Gago - Perfeito mesmo improvisado;

Fernando - Partida tranquila, acabou substituído por ter cartão amarelo;

Souza - Voltou a jogar na sua média, com um belo gol de cabeça;

Elano - O brilho e a qualidade voltou, uma bela partida;

Zé Roberto - Está em alta comandando sua equipe sempre com maestria;

Leandro - Apesar do belo gol os erros de sempre;

André Lima - Faltou sorte, mas fez seu trabalho;

Marco Antônio - Um segundo tempo discreto;

Marquinhos - Lento e discreto;

Anderson Pico - Boa participação, fechou o lado esquerdo.

Foi uma partida fácil que poderíamos ter resolvido logo, mas como é o espírito gremista, temos que ter sempre emoção.

Agora pessoal, é tudo no domingo que vem no GRENAL, por pouco não consolidamos o vice campeonato já nesta rodada, faltou pouco.

E clássico é classico, tudo pode acontecer.

Já vi muito enterro definitivo, mas TAMBÉM já vi moribundo se levantar.

Luxemburgo terá que se preparar bem para não sermos supreendidos na semana que vem.

Ficaremos uma semana esperando com muita expectativa.

Então até lá Alex Degani e demais amigos.

Tamo junto !

iMAGEM
 



















Outro novo espaço que chega, onde o tema será livre é o iMAGEM. Hoje depois de abrirmos o Gothe Gol em sua nova versão com a velha guarda, vamos fechar com quem é o destaque do fim da temporada 2012 no Futmesa. O jovem Gustavo, o Pica Pau da AFM Caxias, voltou de Salvador Campeão Brasileiro de Juniores e com potencial para brilhar na modalidade nos próximos anos.

N@VEG@NDO




















Chegando mais um país ao Gothe Gol através de sua capital, a Etiópia de Addis Abeba (1), saudação especial também aos novos amigos de Santarém em Portugal (2), Ostrava na Eslováquia (3), Etterbeck na Bélgica (4) e Lehigh Acres na Flórida (EUA).

Abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Santa Maria, Canguçu, Passo Fundo, São Lourenço do Sul, Rio Grande, Pelotas, Tramandaí, Santa Rosa e Santo Angelo no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Lages, Sombrio e Criciúma em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá e Maringá no Paraná, São Paulo, Cotia, Campinas, Sertãozinho e Santos em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Sinop no Mato Grosso, Belo Horizonte em Minas Gerais, Brasília no DF, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Natal no Rio Grande do Norte e Teresina no Piauí.
 









Filme " O Golaço" cortesia by Sambaquy
Vettel by ESPN Brasil
Cristian vs. Saul by Gothe Gol
Brasil vs. Juventude by ClicRBS
Gothe vs. J.Lucas by Gothe Gol
Banner TOP 10 by Gothe Gol
Cartazes Taças, montagem by Gothe Gol
Escaladas by Google
Banner TAMO JUNTO !
Pica Pau by Facebook Osmar Iost
Cidades by Google