quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

JOTINHA




















COLUNA DE CARBONO

Velho Lobo do Mar pelotense com sérios problemas de coluna. Não se sabe se é devido a missão de carregar sua associação nas costas, ou pelo desabamento da sede própria.

PESQUISA

Segundo o IJBR, pesquisa demonstra que 95% das postagens na rede social sobre a dupla GRENAL são sobre o lado azul. O Instituto revela que o grande percentual é composto por vários motivos, entre eles o fato dos Gremistas serem mais convictos do seu time e igualmente porque 99% dos torcedores vermelhos postam sempre também sobre o Tricolor, tanto que agora já são conhecidos como a Torcida UNIMED: “ A nossa vida é cuidar da sua “.

STUDIO DE VERÃO

Novo espaço deste blog não entrevistará botonistas moradores de Caxias do Sul. Lá não há temperaturas de verão.

SERRAGEM

Vai ser muita cara de pau se associação campeã de equipes deixar de fora do time que disputará o próximo estadual da categoria o único botonista que já fez o que os outros só sonham, ser campeão brasileiro de lisos.

MUDANÇAS GRANERO

Recente mudança em Rio Grande precisou de 12 carretas para ser concluída. Uma delas continha aquários, outra móveis, roupas, utensílios e premiações de botão, as outras 10 eram de réguas para os próximos brasileiros de liso.

ELEIÇÕES

Pedrinho, Gothe ou Robson Bauer para a Presidência da Federação Gaúcha ? Na boa, vamos deixar com o Robson e permitir que Pedrinho e Gothe sigam desfilando seus talentos nas mesas...

LISUCHO

Depois da gauchinha os gaúchos inventaram outra que só eles jogam, o Lisucho. Mas isso só foi descoberto quando chegaram a Salvador e descobriram que o que jogavam não era nem de longe o liso. A exceção sempre confirma a regra, é bom adiantar.

WO

Conhecido por seus wo’s, botonista mesmo estando no balneário cassineiro mandou sósia para churrasco com a família. Reza a lenda que desta vez se fez presente.

PASSAPORTE

Acordo da CBFM com a TAM não tem a menor chance de “sobreviver”. O que tem de neguinho proibido de viajar pelas donas de seus direitos federativos, não tá no gibi (como se dizia).

COR

Não se pode dizer que a FGFM amarelou na questão da camisa dos gaúchos para 2013, “democraticamente” não alaranjou.

PRÉ TEMPORADA

Os torneios de verão são uma segundona de chinelos.

EXPERTISE

Depois de 20 dias curtindo uma areia de praia, o editor do Gothe Gol foi convidado pelo Grêmio para melhorar o campo de areia da Arena.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Quantas portas tem o “glorioso” Centenário do Caxias ?

TEMA

Assim como a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), também a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa tem todo ano um novo tema para as suas temporadas. Em 2013 será “O ANO DAS PUNIÇÕES EXEMPLARES”. O brasileiro de Cascavel em 2012 foi só um teste, um piloto, e por isso atolou inclusive inocentes. Amém.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CAMPEÃO DE TUDO

por Alex Degani




















Alles Blau?
Hoje é o "Dia Nacional dos Quadrinhos". Para comemorar, imaginem logo mais, no excelente campo de beach soccer da Arena, a torcida minoritária cantando "Até a Pré Nós Iremos!". Coincidência ou não, 30 de Janeiro também é marcado como o Dia da Saudade. Afinal, doze anos é ou não é tempo bastante para se ter saudade de um título?

Kiss
Está certo que o nome da Boate só me faz lembrar do Sandro Mazzochi. Mas, com a recente TRAGÉDIA - em caps lock - o certo é que 231 jovens subiram ao céu, enquanto 531 deputados e 81 senadores não descem ao inferno. Brasil brasileiro! Agora Basta! Estou cansado de ouvir falarem de fatalidades e afins. Uma coisa é certa, o cancelamento da rodada do gauchão foi favorável ao Dunga, pois assim o Inter não levou gol no final de semana. Triste realidade, até que mos provem o contrário.

Esta semana não tive muito tempo para rabiscar a Coluna porque, como realizei minha mudança para a nova morada, o tempo tornou-se exíguo. Foi cansativo passar todo o final de semana carregando troféus! Pela primeira vez, desejei ser o Carraro, ou o Pedrinho, ou o Gérson, ou o Azevedo...

A Irmã do...
Na ausência da bola rolando no gramado e na mesa, vamos a uma "história curta" do futmesa papareia...

Comecei no futmesa em 1994, e desde então escuto a antiga estória da "irmã de um botonista"... Aliás, sempre meticulosamente contada pelo encoleirado e/ou dominado (uma espécie de Daniel Pizzamiglio riograndino) Eduardo Santos, vulgo Duda.

O lance é que a dita cuja, na transição dos anos 80-90, gostava de lavar roupa só de calcinha. De corpo era perfeita, tão desejada quanto o futmesa plástico de Diógenes. Loira, não muito grande. Mas também não servia para miúda; não, miúda não era. Coxas fortes, isso se podia dizer. As coxas eram um predicado seu. Segundo o Duda, era gostosa pra c...alho!

Quanto às nádegas, redondas, cada gomo um hemisfério de bola de futsal. Corpo bem proporcionado tinha ela, com seios pequenos, empinados, e um rosto harmonioso, envolto por uma aragem de malícia que em nada lembrava o seu narigudo irmão, um cavador de marca maior. Para ser perfeita, só faltava ser tarada por botonista. As mulheres não transavam, naquele tempo. Não as que conhecíamos. Já ela transava. Infelizmente, não com nenhum de nós. Com os caras mais velhos, que não sabiam cavar nem chutar a gol...

Três ou quatro deles se reuniam, e logo a moça desabava no meio da conversa... Falavam dela com risos maliciosos e frases pela metade, falavam com lasciva satisfação, fazendo-nos, a nós, os bacuris, os pirralhos, os bostinhas, os cavadores, sonhar.

Nós éramos muito coesos, os bostinhas. Um time de puxador que desfilava no "Estrelão"! Andávamos juntos e jogávamos juntos. Juntos, íamos ver ela lavar roupa. Ela morava num apê colado a sede do Sport Club Rio Grande, nas proximidades da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Aliás, a igreja contrastava com o cheiro de pecado o qual exalava. A área de serviço dela dava para o lado da sede. Do telhado da sede a vista era perfeita. Então, na hora da lavação de roupa, nos amontoávamos e ficávamos espiando na maior excitação. Ali o Chambinho descobriu o seu corpo, quiçá o fio-terra. O brabo era descobrir o horário da lavação. Aquele que sobrava na rodada ficava de campana lá em cima. De repente, gritava a senha:
 — Ao gol dez!!!
Era aquela correria, subitamente as partidas eram paralisadas e a gurizada amontoava-se para vislumbrá-la.

A disputa saía da mesa e seguia no telhado, por uma posição mais favorável. Não havia lugar para todo mundo, dava uma agonia, agora eu, agora eu! E ela lá, só de calcinha. Uma calcinha bem pequeninha. E Hawaianas. Porque lavava só de calcinha, ninguém nunca descobriu. Mas lavava, e lavava com vigor, cantarolando. E nós: que gostoooosa!

O mais entusiasmado, o fã número 1 dela era a Vaquinha. Retranqueiro na mesa, chegava a saltitar de emoção quando estava no telhado. Só que nunca deixávamos que visse a ela por muito tempo. Era um retranqueiro e retranqueiro tinha de esperar. Pior que retranqueiro, era virgem. Não que algum de nós fosse muito menos virgem, mas a Vaca era o mais virgem, se é que isso é possível. Nós outros tínhamos, cada um, pelo menos uma experiência. Uminha. Geralmente mal-enjorcada e rápida, mas pelo menos havia algo a se contar. A Vaca, nada. Vivia se lamuriando:
 — Quando é que vou perder a virgindade? Vou demorar mais que o Jorge Velho???

Foi aí que concebemos um plano: por que ele não pedia ajuda a ela? Por que não pedia que ela, tão dadivosa, resolvesse o seu problema? Bastava pedir, Vaca, bastava expor-lhe o drama, vai, Vaquinha.

Tratava-se de dupla maldade, evidentemente. Em primeiro lugar, preconceituosos, derramávamos nossa frustração em cima da mulher que nós desejávamos, mas que sequer nos olhava e, se nos olhasse, nos veria como meros cavadores lascados. Em segundo, de alguma forma demonstrávamos que havia uma casta inferior à nossa, que havia um ser ainda mais infame: Vaquinha, o virgem absoluto, o retranqueiro da sede, o "dois toques" da turma.

Passávamos os dias insistindo:
— Pede a ela, Vaquinha. Fala da tua virgindade. Desabafa. Ela vai topar.

A Vaquinha começou a se convencer de que talvez tivéssemos razão. Tratava-se de um crédulo, de uma pessoa que confiava nas outras pessoas. Pensava em alto tom: "O que eu faço, Neuza?". Sempre foi um bom sujeito. Um dia, anunciou:
— Eu vou! Vou pedir a ela!

A notícia eletrizou a turma. Ficamos imaginando a cena, o fiasco, o escândalo. Ele seria espancado, decerto. Seria enxotado por ela. A Vaquinha marcou até a hora: no fim da tarde, ela sempre descia para dar uma banda, fumar um Carlton e passear com seu poodle. Nessa hora, Vaquinha a abordaria, relataria o seu drama e lhe imploraria por seus favores.

Na hora da descida dela, estávamos excitados. Única vez que a cúpula do SCRG suspendeu a rodada. Até os botonistas da Riograndina sabiam da intenção da Vaquinha e ficaram na expectativa. Todo o botonista da cidade estava na expectativa. Talvez toda a FGFM.

Bom. Às seis da tarde, mais ou menos, ela desceu. Encostou o ombro no vão da porta do edifício, sacou um cigarro e ficou soprando fumaça para o alto, distraída. Vestia um shortinho branco, uma blusinha azul-marinho e Havaianas. Dudinha olhou para ela e ficou petrificado. Certamente, lembrou de sua antiga paixão, Mariana. 

Nós, queríamos ver o "dois toques":
— Vai lá! Vai lá!

Os caras mais velhos:
— Vai lá! Vai lá!
Até mesmo o Seu Ely estava com um sorriso sildenafilado...

Os vizinhos:
— Vai!

Todos queriam zombar da Vaquinha. E ela, por vias nem tão indiretas assim. A Vaquinha era boa pessoa mesmo, achava que todos queriam o seu bem. Respirou fundo, emitiu um suspiro doído, e foi. Ninguém acreditava que teria coragem, mas ele foi, ofensivo, bem ao estilo Mateus Pierobom nos lisos.

Enquanto se dirigia, meio vacilante, para o local, ela, ladina, percebeu que havia algo estranho no ar. Não parecia mais relaxada. Ao contrário: estava ereta, atenta, farejando a maldade no ambiente. Os poucos metros que a Vaquinha venceu para chegar até ela, via-se que os percorreu com sofrimento. Com dor. 

Parou diante dela. Ela olhou para ele, muito séria, e em seguida olhou para nós, olhou para a turma dos caras mais velhos, olhou para tudo no entorno. A Vaquinha começou a falar. Ela olhava para ele e dele olhava para nós, olhava para ele e olhava para os caras mais velhos.

Finalmente, ficou olhando só para ele, ouvindo-o, deste tamainho. Se tivesse um chapéu nas mãos, estaria rodando-o e amassando-o. Ela ouviu a Vaquinha, ouviu, ouviu. Nós, rindo, esperávamos que ela o esbofeteasse, que o expulsasse dali, que gritasse com ele. Mas ela não dava mostras de estar nervosa, nem ofendida.

Ele terminou de falar, ficou de cabeça baixa, fitando a ponta dos all star amarelo. Ela deu uma última baforada no Carlton. Atirou a bagana no meio da rua. Ergueu o queixo. Olhou uma última vez para todos nós, ali em volta. E, a seguir, tomou a Vaquinha pela mão e sumiu com ele prédio adentro.

Ficamos, nós botonistas, os caras mais velhos, os vizinhos, todo mundo, ficamos abestalhados no meio da rua. Passados dois minutos, corremos até o corredor, imaginando que ela e a Vaquinha estivessem em algum canto, rindo de nós. Não estavam. Ela o levara para o apartamento dela. A Vaquinha só saiu de lá tarde da noite. Quem o viu, disse que sorria, sorria sempre, sorria sem parar, como se tivesse vencido o Brasileiro de Lisos.

Vaquinha nunca contou o que aconteceu durante aquelas horas. Nunca descobrimos o que se passou entre ele e ela. Mas, depois daquele dia, a vida dele mudou: ele nunca mais foi vê-la lavando a roupa, e ele nunca mais foi chamado de retranqueiro.

Amanhã no Gothe Gol é dia de Jotinha em Férias Especial !

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

STUDIO DE VERÃO - MARCELO CEPEL




















De Curumim/RS - Num cenário dominado pela Riograndina nos cavados, Cepel tem sido um oásis necessário no Futmesa Gaúcho, pois reina na Taça RS da modalidade já há duas temporadas. O Bi Campeonato da Taça traz a variação salutar na conquista dos canecos, porque por maiores méritos que a associação da cidade de Rio Grande tenha pela suas fantásticas conquistas, é bom para o Futmesa Gaúcho que sejam diferentes os vencedores das competições. Acompanhe agora o segundo bate-papo do Studio de Verão, hoje com Marcelo Cepel da APFM de Pelotas. Na próxima semana vamos conversar com o Tetra Campeão Gaúcho, Silvio Silveira da Riograndina.

Gothe Gol - Você conquistou o Bi da Taça RS de cavados do Futmesa gaúcho, este é o seu melhor momento no esporte ?

Cepel - Em termos de resultado sim, é um bom momento, mas tecnicamente antes da minha parada jogava bem mais fácil, hoje tudo é difícil, deve ser a idade, eh eh eh.

Gothe Gol - Como observa o crescimento da modalidade liso no Estado, há espaço equilibrado para lisos e cavados, ou acredita que os cavados ficará bastante reduzido ?

Cepel - De forma extremamente positiva, basta observar a crescente de jogadores em cada competição. Com certeza, lisos e cavados acabaram por dividir espaços. O cavado está entranhado na cultura do Futmesa Gaúcho e jamais deixará de ser praticado. Até pelo fato que se for jogado (o cavado) de maneira franca e aberta, é muito melhor que jogar de liso, pois nestes sempre ocorrerão  jogadas aleatórias, claro, na minha humilde opinião.

Gothe Gol - Rio Grande tem dominado o cenário do Futmesa do Rio Grande do Sul nos resultados, mas pelo volume de jogadores e pelo interesse geral, Pelotas parece ser a capital do botonismo no Estado. A que você credita esta paixão da cidade pelo Futebol de Mesa ?

Cepel - Talvez por se praticar o esporte a mais tempo. Quanto a paixão, ah... essa é inexplicável, então não vou nem começar..., mas ressalto aqui o texto de Mateus Pierobom da Academia, se não me engano “Pedaços de Acrílicos”, conta o encantamento de uma criança pelo mundo do Futmesa e a expectativa de fazer parte desse universo. Garanto que a iniciação de muitos tem algum tipo de identificação com o texto citado.

Gothe Gol - Qual o seu projeto pessoal para temporada 2013 no Futmesa ?

Cepel - Participar de todas as competições possíveis, tanto no liso como no cavado e ver o que acontece.

Gothe Gol - Voltando a questão do liso, os gaúchos tiveram um desempenho no brasileiro de Salvador inferior a expectativa geral. Você imagina já neste ano um gaúcho Campeão Brasileiro na Especial ?

Cepel - Respondo assim: temos no mínimo uns 6 jogadores para tanto, e que, na minha opinião,  apesar das dificuldades, já poderiam ter conquistado esse titulo. O Vinhas já não beliscou ?

Gothe Gol - A APFM teve faz um ano uma ruptura de grupos, parte dele saiu e criou outra associação. Como está hoje a APFM no cenário do nosso Futmesa e também do ponto de vista interno ?

Cepel - Creio que a APFM sempre quando participa de torneios/campeonatos, tem condições de chegar na faixa de premiação. Quanto questão interna, essa não foi a primeira ruptura, tanto que existem em Pelotas hoje três associações e todas são dissidências da APFM. O foco deve estar voltado sempre para a qualidade do grupo e não a quantidade.

Gothe Gol - Se tivesse que escolher hoje os 3 melhores botonistas do Estado, independente de modalidade e não importando a ordem (lembrando que como futebol, tudo é momento), quem você apontaria ?

Cepel - Alex, Cristian B. e Robson.

Gothe Gol - Qual o seu fabricante de botões preferido, ou na hora de fazer um time o que importa são outros critérios ?

Cepel - Becker de Pelotas, ah ah ah, brincadeira. Acho indispensável para quem faz botão é jogar botão, só assim haverá o entendimento daquele pedido milimétrico, interpretar aquele desejo tão particular e até mesmo bizarro. Mas se tiver que citar alguém, Ivan Artesão, um monstro.

Gothe Gol - O JBR, ou Jotinha para muitos, foi sem dúvida o case do Futmesa na internet em 2012, uma sacada muito boa da colaboradora Aline Bernardes na visão do Gothe Gol. Como você vê um “personagem” como este fazendo parte de um espaço do esporte na rede, diverte, incomoda, uma novidade interessante, ou uma simples provocação aos conservadores do meio ?

Cepel - Quem não acordava nas quintas e corria para ler as penadas do Jota ? Todos queriam ler, comentar, opinar... Fossem simpatizantes ou inimigos declarados, o JBR causava um caos extremamente positivo. Ele é simplesmente indispensável.

Gothe Gol - Para fechar, acredita no Tri da Taça RS de cavados neste 2013 ?

Cepel - Pessoalmente acredito em final de semana bom, onde vários fatores conspiram favoravelmente. Isso serve para campeonatos internos e externos, e se num destes “finais de semana “ coincidirem com uma Taça, Estadual... tudo é possível.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















De Curumim/RS - Com o mercado da bolinha praticamente estático numa virada de ano sem grandes agitações, é a APFM que apresenta novidades neste começo de 2013, segundo fontes informaram a nossa Redação. A principal delas é a aquisição dos "direitos federativos" de Moraes, ex-COP. Um tanto afastado do cenário do Futmesa nos últimos tempos, é um retorno a ser saudado, já que se trata de um excelente botonista.

As outras novidades deverão ser Everton da DE'LEI e Casalinho que retorna a Associação Pelotense de Futebol de Mesa depois de uma ausência de cerca de 25 anos. A tradicional associação da cidade da zona sul do Estado pratica a regra brasileira em suas duas modalidades, cavados (ou livre) e lisos.

LANCES RÁPIDOS

JOTINHA EM FÉRIAS ESPECIAL

Curtindo suas vacaciones desde o começo de dezembro passado, Jotinha e o COLOCA estão programados para retornar apenas quando o calendário oficial do Futmesa gaúcho estiver em andamento, e também a maioria das competições das associações.

Mas verdade seja dita, são muitos os pedidos para que retorne antes. Assim, sem quebrar o inicialmente projetado e ao mesmo tempo sem deixar de atender os pedidos, estaremos publicando duas colunas suas nos meses de janeiro e fevereiro, que antecedem a conhecida temporada regular.

Vem aí o JOTINHA EM FÉRIAS ESPECIAL e já na próxima quinta feira ! Em fevereiro será publicado em data a ser definida. A verve do mais amado colunista brasileiro do esporte estreando em 2013. A caixa de e-mail da Sucursal Litoral do Gothe Gol já recebeu algumas contribuições para a coluna que é assinada democraticamente pelos próprios protagonistas das mesas.

JOTINHA EM FÉRIAS ESPECIAL, é nesta quinta ! É só conferir.

* Falando em Gothe Gol, confira a programação desta semana.

Amanhã (também conhecida por terça-feira) a segunda entrevista do Studio de Verão traz Marcelo Cepel, Bi Campeão da Taça RS de cavados;

Quarta tem o Campeão de Tudo por Alex Degani;

Quinta tem o JOTINHA EM FÉRIAS ESPECIAL;

Sexta traz excepcionalmente o colunista azul Dani Junqueira falando de Grêmio e LDU pela Sul Americana em TAMO JUNTO ! e ainda as dicas do REVISTA;

O sábado e o domingo ainda terão suas pautas programadas.

O periódico uruguayo El País noticiou em sua versão online no domingo, que o Liverpool estaria negociando o zagueiro Sebastián Coates e que seu provável destino seria o Grêmio. Enquanto o grupo do Presidente Koff falava em Lugano como o nome que estaria no cofre, sempre imaginei que seria um erro, que o nome correto deveria ser o de Coates. É esperar para ver, embora a prioridade siga sendo as alas.




* Impossivel não fazer referência ao episódio trágico de Santa Maria onde se perderam muitas vidas. Faço três observações apenas sobre o acontecido. Nestes casos em primeiro lugar o que cabe é a solidariedade aos famíliares das vítimas, dar auxílio objetivo se possível e por último evitar a tendência nas redes sociais de nos tornarmos "repórteres" do ocorrido ou "avaliadores" de causas, exemplos e medidas, como se autoridades fóssemos no assunto. O que se viu nas redes sociais, salvo honrosas exceções e quem se limitou a solidariedade, foi o bom senso se evaporar em manifestações as mais diversas.

* Bayern de Munique em fase pré Pep Guardiola fez 2 a 0 no clássico da Baviera diante do Stuttgart e segue líder fácil da Bundesliga.

* Estreia de Loco Abreu no Nacional de Montevideo não aconteceu ainda no amistoso contra os peruanos do Sporting Cristal em Fray Bentos.

* Nos lisos do Círculo Militar quem anda sobrando é Nilmar no Torneio de Verão.

* Nem tudo são rosas no Futmesa. Houve prejuízo na APFM nesta pré-temporada. O desabamento de parte do telhado do Clube Caixeiral em Pelotas interditou a sala de jogos e deu perda total em 4 mesas, duas delas novas. A associação já se encontra em nova sala, mas contabiliza as perdas.

iMAGEM




















Sempre tive o hábito quando estou no Rio de passar numa banca da rua Duvivier, comprar o diário LANCE! e tomar o café da manhã no Bar 420 na Nossa Senhora de Copacabana lendo as novidades. Agora chega uma boa notícia principalmente para quem gosta de futebol, o LANCE! a partir do dia 04 de fevereiro estará em 200 bancas em Porto Alegre, região metropolitana e Vale dos Sinos. Melhor ainda, dará também além do noticiário nacional e internacional, atenção especial para a dupla GREnal e estreará com a cobertura completa do clássico no dia 03 de fevereiro em Erechim pelo Gauchão.

ESCALADAS DO GOTHE GOL




















As vezes na NBA ou no futebol americano, o intervalo é o melhor do jogo 

N@VEG@NDO


















Nossa saudação aos novos amigos de Itacoara no Rio de Janeiro. Abraço aos internautas de Brno na República Tcheca, Zurique na Suiça, Hamburgo na Alemanha, São Petersburgo na Rússia, Vicente Lopez na Argentina, Fortaleza no Ceará, Salvador na Bahia, Brasília no DF, Ouro Branco e Itaúna em Minas Gerais, Goiânia em Goiás, Rio de Janeiro no Rio, São Paulo, Campinas, Osasco, Guarulhos, Sorocaba e São Bernardo do Campo em São Paulo, Curitiba, Paranaguá e Cascavel no Paraná, Florianópolis, Sombrio, Joinville, Lages e Blumenau em Santa Catarina, Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul.








Moraes by arquivos do Gothe Gol
Banner COLOCA by Gothe Gol
Coates by Google
Capa LANCE! by Google
Escaladas by Google 

domingo, 27 de janeiro de 2013

LANCE DE DOMINGO



















De Curumim/RS - Agora confirmado como já havíamos antecipado, o local será o Parque Recanto das Ilhas nos dias 29, 30 e 31 de janeiro com início às 18hs. A convite da Prefeitura de São Lourenço do Sul, o Grêmio Esportivo Lourenciano estará participando das Oficinas de Futmesa do Programa Verão SESI/2013. Importante participação dos amigos do GEL que assim promovem o esporte ao mesmo tempo que se integram em atividades da sua comunidade.

LANCES RÁPIDOS

SELEÇÃO BRASILEIRA

Só se surpreendeu com a convocação de Dante por Felipão para a Seleção Brasileira quem não acompanha de perto o futebol. Dante é um zagueiro de boa técnica, tranquilidade e velocidade, praticamente imbatível na bola alta.

Filipe Luis do Atlético de Madrid preenche o espaço deixado pela lesão de Marcelo do Real. A volta de Hernanes deve ser saudada como a principal notícia, está jogando muito.

A ausência de Damião é correta, faz tempo que não joga mais do que a camisa. Fred e Luis Fabiano são sem dúvida no momento os melhores para a posição e compõem bem com Hulk do Zenit.

Ronaldinho Gaúcho ? Não levo fé. Júlio César do Queens Park Rangers ? Hoje há melhores, parece já ter passado o seu tempo.

* Ainda nos gramados, as soluções vermelhas para recompor o grupo que perdeu Dagoberto que preferiu o Cruzeiro e Guiñazu que preferiu o Libertad e Nei que também deixou o clube, é quase sempre um ex-Gremista. Ficou com Gabriel e queria Carlos Eduardo que preferiu o Flamengo.

* O secretário-geral da Fifa, Jèrôme Valcke, acompanhará a rodada dupla da Copa do Nordeste no novo Estádio Castelão, em Fortaleza, neste domingo, como primeiro evento-teste de uma arena pronta para o Mundial de 2014. Os jogos são Fortaleza x Sport (16h) e Ceará x Bahia (18h30) - horários de Brasília.

*  Os vermelhos são super favoritos com seus titulares diante do Caxias pelo Gauchão hoje às 17hs. Vão jogar em casa, terão vários ingressos a disposição, na prática quem jogará no campo adversário é o time caxiense. Aliás a bem da verdade o Caxias já vendeu tudo e não é possível imaginar resistências do time do interior aos vermelhos.

* Quer saber quem é a nova aquisição de importante e tradicional associação do Futmesa do Rio Grande do Sul ? Como andam os toneios de pré-temporada ? O que você vai ler na semana que vai começando ? Que o Jotinha pode aparecer rapidamente mesmo de férias ? Que nem tudo são rosas nas mesas de nosso clubes ? Amanhã é dia de BREAKFAST NA REDAÇÃO com tudo do botonismo, futebol e mais. 








Banner SESI by GEL
Dante by Google

sábado, 26 de janeiro de 2013

CAMPEÕES NO AQUECIMENTO

De Curumim/RS - Atual Campeã de Equipes nos lisos, a AFM Caxias deve dar o pontapé inicial em seu calendário interno com a Copa dos Campeões, seguida no final de fevereiro com o Torneio Início. É ano de lutar pelo TRI de Equipes e não há dúvidas que seus botonistas podem sonhar alto. Mário Vargas, Robson Bauer, Daniel Maciel, Carraro, Crosa, Pizza Filho, o Campeão Brasileiro de Juniores Gustavo (o Pica Pau), entre outros, fazem dos caxienses sérios candidatos aos canecos de 2013. Por enquanto rolam os amistosos e alguns se prepraram para disputar torneios de pré-temporada no Círculo Militar e na Franzen.





REVENDO




















No dia 28 de janeiro de 2012 Cajú conquistava na AFUMEPA em decisão diante de Paim de Passo Fundo a IIª Copa da Amizade de cavados, promoção de Dani Junqueira. O Torneio não foi anunciado para este ano entre os que fazem a chamada pré-temporada, assim como já havíamos relatado quanto a Copa Identidade FM de Bruno Schemes.

Antes disso no dia 26, Piruka se tornava o primeiro Campeão de cavados da UPFM de Pelotas. No dia 30 o Gothe Gol publicava a conquista da Copa dos Campeões da AFM Caxias nos lisos por Carraro. No último dia do mês de janeiro de 2012 (uma terça feira) informávamos aos internautas que a 7ª Copa da Inglaterra de cavados da Liga Inglesa aconteceria na sexta-feira daquela semana.





















Logo AFM Caxias by AFM Caxias
Banner Revendo by Gothe Gol
Cajú e Paim by arquivos do Gothe Gol

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















De Curumim/RS - Paulo Lofrano (camisa do Peñarol na imagem acima), deve jogar a temporada 2013 no Geraldo Santana, os campeonatos além das Copas, sua filiação a FGFM poderá ser mantida junto ao Paladino de Gravataí. Certamente o caneco da Copa Porto Alegre em 2012 deve ter motivado o botonista a reagendar sua temporada de cavados.

LANCES RÁPIDOS

LIBERTADORES

Faltou alguma competência nas finalizações e um pouco de sorte também, afinal foram duas bolas nas traves do adversário, mas não posso fazer uma crítica forte ao primeiro jogo do time principal do Grêmio na temporada.

O Tricolor foi tímido e só agrediu nos 10 minutos finais do 1º tempo, já na 2ª etapa foi superior a LDU que encontrou um gol, gol muito importante sem dúvida.

A falta de laterais/alas de qualidade permanece sendo sem dúvida o maior problema, Dida segue saindo pouco do gol (uma de suas "características"), Fernando burocrático embora uma boa finalização, Cris e Saimon começaram perdidos e terminaram bem, Souza só foi menor do que o impecável de sempre Zé Roberto, Elano e Moreno começaram 2013 da forma como acabaram 2012, jogando pouco, Marco Antônio continua sem nada a acrescentar, Willian José precisa de tempo e perdeu um gol e Vargas já mostrou que poderá fazer a diferença.

A responsabilidade no gol não foi de Grohe que substituiu a Dida machucado, faltou na bola virada pela LDU, Pará na posição correta, mas é de se considerar que estava improvisado por ali. O jogo da volta na Arena é de alto risco, se não revertemos o resultado negativo de Quito vamos para uma temporada idêntica aquela que já iniciou para os vermelhos, sem o diferencial de uma Libertadores.

Mas será o primeiro grande teste da Arena como caldeirão e certamente 60 mil torcedores estarão fazendo mais um espetáculo na mais moderna Arena da América Latina, tal qual já vimos na inauguração frente ao Hamburgo e no jogo que trouxe Zidane e vários astros a Porto Alegre.

* O uruguayo Luisito Suárez que fez cumpleaños ontem, deve estar na lista de reforços do Bayern de Munique de Pepe Guardiola, a partir de julho deste ano. Sites do futebol europeu corrigem as cifras inicialmente apresentadas para investimentos do clube Bávaro no comando de Pep. Serão quase 800 milhões de reais, e os analistas não se cansam de elogiar a capacidade de gestão do clube alemão no gerenciamento de seus próprios recursos, sem dinheiro de magnatas, famílias e outros estranhos ao esporte.

* Falando neles, a família real do Catar poderá adquirir nas próximas semanas o "inglês" Manchester United que pertence a família americana Glazer. O valor da possível transação ? 4,8 bilhões de reais. Como o City já pertence aos árabes, em breve a cidade de Manchester poderá promover a primeira Copa Islâmica no ocidente.

* Ainda no país da Rainha Elisabeth, final inédita da FA Cup com o Bradford da 4ª divisão que eliminou o Aston Villa enfrentando o galês Swansea que eliminou o artificial Chelsea. Loteria normalmente se ganha uma vez só.

* Lomba abaixo. Os argentinos Herrera e Escudero foram parar no Vitória neste 2013.

A idéia nos parecia boa, mas na verdade a repercurssão foi ainda melhor do que a imaginada nesta entresafra do Futmesa. A estreia do Studio de Verão, um bate papo do Gothe Gol com botonistas e personagens ligadas ao Futebol de Mesa, foi absoluto sucesso com Robson Bauer. Competiu palmo a palmo em acessos com o BREAKFAST, campeão de acessos do Blog todas as semanas. Já chegou a redação a conversa com Marcelo Cepel, Bi-Campeão da Taça RS de cavados (próximo Studio de Verão), e na sequência teremos o Tetra Campeão Gaúcho de cavados Silvio Silveira da Riograndina.



* Falando em audiência, nossos colunistas azul e vermelho, Dani Junqueira e Alex Degani, arrancam em 2013 com números ainda melhores do que os do ano passado. Estão sem pipocar com as opiniões externas, consolidados no gosto dos Web leitores.

* Fraca a programação de futebol na TV neste final de semana. Alguns cruzamentos pela Copa da Inglaterra e uma rodada do calcio sem clássicos.

* Fica a dica para o clássico do sul da Alemanha pela Bundesliga já no domingo às 14:15hs com Stuttgart e Bayern de Munique.

* Fechando o domingo no PPV o Grêmio joga com os seus garotos diante do Santa Cruz às 19:30hs.

Dos 23 trabalhos que já chegaram a nossa Sucursal Litoral, 8 deles de fora do Rio Grande do Sul, o que até agora mais agradou o Conselho Editorial, veio da Região Metropolitana da capital. Concorra a uma camisa oficial do Grêmio enviando seu trabalho para gothe@terra.com.br até o dia 08 de fevereiro. Confira a Promoção 2013 - 10 Anos de Gothe Gol em nossa barra lateral.






* Open da Franzen de liso será no começo de março.

* Segue a primeira competição oficial do Futmesa gaúcho neste 2013, o interno de cavados da AFUMERG. Foram 16 gols marcados em 8 jogos na última rodada.

* A soberba de imaginar que a vitória viria ao natural vitimou o time C do Grêmio no Olímpico contra um Canoas motivado, excelente na marcação e com um bom contra-ataque. Quando os garotos resolveram jogar, já era tarde. Mais pontos para Lucas Coelho, bom futebol e mais um gol.

iMAGEM




















Pode parecer a estreia da nova camisa dos vermelhos no campo do Cerâmica esta semana pelo gauchão, não, não é mesmo. Como o espaço aqui normalmente é de relembrar, a foto é da derrota vermelha no brasileirão 2012 para o Náutico. A camisa ? Não, apesar de igual a estreada em Gravataí, a camisa é a do glorioso Clube Náutico Capibaribe. A Nike consegue.

ESCALADAS DO GOTHE GOL

























Continuamos violentos aqui no Gothe Gol

N@VEG@NDO


















Nossa saudação especial aos novos amigos de Sintra em Portugal. Abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Lajeado, Igrejinha, Caxias do Sul, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Itajaí, Sombrio, Camboriú, Blumenau, São José e Lages em Santa Catarina, Curitiba, Paranaguá, Cascavel e Londrina no Paraná, São Paulo, São Bernardo do Campo, Sertãozinho, Osasco, Taboão da Serra, Itatiba, Jundiaí, Sorocaba, Itapeví e Poá em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Barra Mansa no Rio, Goiânia em Goiás, Dourados no Mato Grosso do Sul, Brasília no DF, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Caratinga e Ouro Branco em Minas Gerais, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, João Pessoa na Paraíba, Fortaleza no Ceará, Frankfurt na Alemanha e ainda Sacavém e Porto em Portugal.








Paulo Lofrano by arquivos do Gothe Gol
Vargas by Terra
Banner Studio de Verão by Gothe Gol
Banner Promoção 2013 - 10 Anos de Gothe Gol by Gothe Gol
Nova camisa dos vermelhos by arquivos do Gothe Gol
Escaladas by Google
Sintra by Google

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TAMO JUNTO !

por Dani Junqueira




















Tamo Junto !

Gurizada, tudo nos remete para ontem à noite e o Grêmio já jogou, pois nossa coluna está sendo publicada hoje e como bom colunista já enviei ao nosso editor a coluna na quarta à tarde, rsrsrsrs...

Contudo estavámos, ou eu estava muito ansioso para assistir uma bela partida de nossa equipe com uma bela vitória.

Este o sentimento ontem.

O Grêmio soube se preparar com uma pré-temporada no território da LDU, tentando se adaptar a altitude e conhecer ao máximo seu adversário.

Luxemburgo não está perdendo tempo e nem medindo esforços junto com sua Diretoria, trabalhando e preparando a equipe e o plantel para a temporada.

Gostei das definições de nosso treinador, Dida no gol em minha opinião nos dará mais segurança e Saimon na zaga é um futuro promissor ao lado do experiente Cris.

A repetição do meio campo com Fernando, Souza, Elano e Zé é a pegada com qualidade além do entrosamento.

No ataque com Moreno e William José é a certeza de gols.

Só nossas laterais ainda são vulneráveis com Pará improvisado na esquerda e com Tony na direita que é um ponto de interrogação.

Mas é assim que espero tenhamos vencido, é o que de fato espero. Caso contrário vamos ter que aguentar a corneta dos vermelhinhos Degani e Pedrinho Halalllllll....

IMPRENSA

Com dezenas de assuntos acontecendo no futebol, nossa imprensa tenta criar crises no Grêmio que não existem, com as saídas de Dirigentes despreparados e de jogadores que já deveriam ter deixado nosso clube. Tempo perdido.

RETRATAÇÃO

Realmente estavam certos Cristian e Degani , na semana passada coloquei na conta do Marcelo Grohe a desclassificação na Copa do Brasil de 2012 contra o Palmeiras. O goleiro era Victor mesmo, beleza gurizada.

A CEREJA DO BOLO

Finalmente chegou o atacante de velocidade para o Grêmio, agora com o chileno Eduardo Vargas teremos não só velocidade como qualidade no ataque.

CONFIRMAÇÃO

Nem na seleção brasileira de base o Leandro consegue jogar, só mostrou o conhecido repertório de sempre, a correria, o drible nele mesmo e o lançamento de canela.

SORONDO DOIS

Rui Costa procura um lateral esquerdo na Europa. Isto é sinal que perderam a convicção em Fábio Aurélio recuperando -se novamente de lesão. O jogador está a dois anos sem jogar uma partida oficial.

FESTA DA UVA

Com as saídas de Pico, Edilson, Pablo, Magrão, Maílson, Marquinhos, Vilson e agora de Gabriel, só faltam para completar o festival Leandro e Marco Antônio.

COPA SÃO PAULO

Apesar da corneta do camuflado xavante vermelinho Pedrinho Hallll, a gurizada gremista se saiu bem na copinha e cumpriu o seu papel de revelar futuros talentos para a equipe principal, e o Xavante que não tem categoria de base ou nunca se ouviu falar ?

OS MENINOS

Para a tristeza de Cristian Costa empatamos os dois grenais em Alegrete e Santiago, mas os meninos estão bem e continua a peleia.

GAUCHÃO

A gurizada reforçada por Werley e Léo Gago mostrou um futebol consistente e conquistou com autoridade os primeiros três pontos para o tricolor, e a grata surpresa foi o centroavante Lucas  Coelho mostrando seu faro de gol, confirmando os bons treinamentos anteriores.

Aqui e agora, um grande abraço a todos os amigos do futmesa e tenho dito,

Tamo Junto !

P.S. Ah ! O Gabriel chegou, o Gabriel chegou, o Gabriel chegou................................

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CAMPEÃO DE TUDO

por Alex Degani

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estréia no Gauchão
O maior vencedor dos pampas estreou descaracterizado (atuando com a equipe sub-23) e não saiu do empate em 1 x 1 contra o fragilizado Passo Fundo, em jogo válido pela primeira rodada da Taça Piratini. Cassiano foi o nome do gol colorado. Iniciar o ano com gol do Cassiano? Mal presságio.
 
Pré-Livertadores
Hoje é dia de torcermos pelo futebol do RS, representado pelo time azul, o qual tem colhido resultados inversamente proporcionais à altitude de Quito. Hoje também comemora-se o aniversário do músico Nasi, do Ira! Coincidência ou não, ele já regravou a canção "Epitáfio", dos Titãs. Afinal, qual será a frase escrita sobre o túmulo do Grêmio?

Freud Não Explica!
Freud já ensinou que tudo na vida é casa, comida e sexo. Coitado, não sabia nada. Como pode ter esquecido do botão na mesa e da cerveja no botequim. Por falar em bar, estava numa dessas "rodinhas" (onde todos são Ronaldo: barrigudos, comedores e artilheiros - biótipo de Badia, Júnior, Jota Bahia, Augusto & cia) e a pauta foi o nome de Gabriel. Que desculpe-me o anjo, mas o Inter fez um pacto com o demônio ao trazê-lo. Ao soar tal nome na roda, vermelhos - com os zigomas ruborizados - mostraram descontentamento análogo ao do Paulo Schemes disputando Estadual de Equipes ao lado do forte (fora das mesas, é claro) Leandro Brandão. Já os azuis mostraram um sorriso sardônico, cheios de significados duplos e até alguns triplos, como se não houvessem bancado um salário astronômico para esse pseudo-lateral. O certo é que, após quimioterapia, os azuis se livraram deste câncer. E tal tumor malígno metastizou-se no corpo do Dunga! Tomara, que no final do ano não estejamos na UTI, respirando por aparelhos!

Despedida
Substantivo feminino que é sinônimo de acabamento, de adeus, de fim. Quando será a última despedida do Olímpico? 

Pelotas Adidas
Ver o menor time da cidade de Pelotas patrocinado pela melhor marca de material esportivo (não comparem as "três listras" com a Nike. Façam-me o favor!) é como ver o Nero fazendo mesa de liso, ou então assistir o Alam Casartelli vencendo uma Taça RS. Sabe quando acontece uma coisa que não se imaginava? Enfim, uma piada. Por falar no "meigo" Pelotas, estreou no Gauchão com um revés frente ao quase centenário Zequinha, em um jogo fraco tecnicamente, tipo um embate botonístico entre Bernardes e Pedrinho.

Imperador
De Beckenbauer dizia-se que ele não sabia qual era a cor da grama. Porque jogava sempre de cabeça erguida, não precisava olhar para a bola para esticar um lançamento perfeito ou um passe macio ou um chute seco. Donde seu epíteto: "Kaiser". Que nada tem a ver com a péssima cerveja, por favor! Kaiser era o imperador da Alemanha – Kaiser, como Kzar na Rússia, ou Cajú na Franzen, vem de César, que remete a Roma Antiga. Por falar em Roma, seria um erro crasso não destacar o chefe de nosso triunvirato - Daniel Maciel - o qual publicou no Facebook seu novo livro de cabeceira: Cinqüenta Tons de Laranja.

Abraço a todos os amigos do futmesa, em especial aos torcedores azuis bi-rebaixados!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

STUDIO DE VERÃO




















De Curumim/RS - O Studio de Verão é um novo espaço de pré-temporada que o Gothe Gol traz para os navegadores do Portal do Futmesa. Pelo Studio irão passar botonistas e personagens do Futmesa falando um pouco de tudo. De como analisam o ano que passou e quais suas perspectivas para este 2013 no esporte, um tanto de futebol e outras curiosidades. O Editor agradece a Robson Bauer por ter aceito o convite para inaugurar o Studio.

Robson Bauer que também já figura no GOTHE CROMO GOL (link em nossa barra lateral), foi o Campeão Sul Brasileiro de 2012 nos lisos e certamente é um dos grandes nomes da modalidade no Rio Grande do Sul. Ele acredita que os gaúchos já nesta temporada poderão erguer o caneco de Campeões Brasileiros da Especial na modalidade ? Como avalia sua saída do HPC de Santa Vitória para a AFM Caxias ? O que espera nos gramados do seu Brasil de Pelotas ? Seria candidato a Presidência nas próximas eleições para a Federação Gaúcha de Futebol de Mesa ?

Hora de conferir as respostas a estas e outras perguntas na primeira entrevista do Studio de Verão. No próximo bate-papo do Studio teremos o atual Bi Campeão da Taça RS de cavados, Marcelo Cepel, da APFM.

Gothe Gol  - Depois de tanto tempo no Futmesa, a prioridade ainda é competir ou a diversão hoje já supera a expectativa por resultados ?

Robson Bauer - Sabe que sempre joguei para me divertir entre amigos, procurando vencer sempre. Acredito que esteja conseguindo. Mas não posso negar que a competitividade ainda aflora, pois se fosse diferente, acredito que jogaria apenas competições internas para o simples divertimento. A adrenalina das competições ainda me mantém competitivo.

Gothe Gol - O que representou o título de lisos no Centro Sul Brasileiro do ano passado ?

Robson Bauer - Bahhhh, foi a realização de um sonho, meu e de meu falecido pai, conquistar um título de expressão na categoria liso. Sempre me pediu que jogasse liso e dizia que tinha que parar com o cavado no auge. Ainda mais depois que no Centro Sul anterior tinha chegado até a final sem tomar nenhum gol, terminando o jogo em 1 x 1 e perdendo nas penalidades. Posso dizer que foi demais. Acredito que pode ser visto pelos presentes minha emoção, e não escondo mesmo, boto pra fora, to afim de chorar de alegria, choro mesmo. Foi a primeira unificação de um gaúcho, conquistar o centro sul em ambas as modalidades. Imagino quando chegar (espero que chegue) a hora de levantar o caneco do Brasileiro.......acho que vou ter que pegar uma toalha de banho.

Gothe Gol - Salvador no ano que passou, com exceção de Pica Pau nos juniores, não foi bom para os gaúchos no brasileiro de lisos, até porque as expectativas já eram maiores por parte de quem acompanha os campeonatos. Já é possível este ano imaginar um gaúcho Campeão Brasileiro na modalidade na Especial ?

Robson Bauer - Confesso que pensava ir melhor em 2012, mas acabei caindo novamente para um Baiano na terceira (primeira eliminatória), repeteco de 2011. Realmente eu acreditava que nós gaúchos iríamos melhor que 2011, mas confesso que ao olhar o Brasileiro de equipes no dia anterior, vi que o buraco era mais embaixo. A sensação de disparidade diminui a medida que colocamos o time na mesa, e conseguimos até certo ponto enfrentar os melhores de igual para igual, ainda penso eu, com uma certa desvantagem. Penso que nós jogamos bem, chutamos e cavamos melhor,  mas ainda sem uma regularidade como a dos principais do nordeste que jogam quase que 100 % das partidas impecavelmente. Em relação a um gaúcho se tornar campeão na categoria especial, está mais perto, penso que dentro de 2 ou 3 anos conseguiremos. Acredito que para isso, devamos tomar algumas atitudes para encurtar esta espera. Uma delas comecei e juntamente com outros amigos dei início a um trabalho para conseguir as mesas que os Nordestinos utilizam. Pois imaginem só, vamos jogar contra os melhores, temos que pensar na estratégia de jogo do seu adversário, o que iremos fazer, de que maneira jogar e ainda por cima ficar preocupado com a mesa onde a bola anda menos que as nossas, que os botões andam mais, que são escuras, enfim, definitivamente não dá.

Gothe Gol - Você agora atua pela AFM Caxias, foi Campeão por Equipes em 2011 por Sta.Vitória, em 2012 ficou com Sta.Vitória entre os 4 melhores, portanto uma participação de pleno sucesso. Por que houve a troca de clube ?

Robson Bauer - Não foi uma troca fácil para mim, pois quem me conhece no Futmesa, isso desde 1990, sabe que represento Santa Vitória. Mas o que me fez tomar a decisão foi no sentido da minha preferência pelo liso e os antigos colegas e amigos tem a preferência pelo cavado, onde chegavam a fazer certos esforços para me acompanhar nos campeonatos de liso. Hoje também me sinto entre amigos que muito bem me acolheram em 2010 na associação já disputando os campeonatos internos de lá. Sei que esta decisão poderá me tirar de alguns campeonatos pelo fato de que terei que lutar por vagas contra um cartel de excelentes botonistas de Caxias, diferentemente de Santa Vitória que habitualmente possuía vagas para os campeonatos de liso, mas a vida é cheia de desafios e vamos para mais um.

Gothe Gol - O Estadual de lisos abre a temporada oficial da FGFM, você estará presente na Equipe da AFM Caxias, ou ainda na Copa do Brasil da modalidade que acontecerá também em Caxias do Sul ?

Robson Bauer - No estadual de equipes será minha primeira competição como integrante do time de Caxias. Na Copa do Brasil, a princípio, não conseguirei jogar, uma grande pena, pois é uma excelente oportunidade de jogar contra as feras do Brasil na modalidade.

Gothe Gol - Seu time segue sendo o Brasil de Pelotas nas mesas ?

Robson Bauer - 

ETERNA PAIXÃO
Brasil, Brasil, Brasil
As tuas cores são nosso sangue nossa raça
Brasil, Brasil, Brasil
Força e vontade cheio de graça
Brasil, Brasil, Brasil
Nós este ano, vamos vencer
Salve o Brasil
O campeão do bem-querer
Avante com todo esquadrão
Torcida do nosso campeão
Ele tem seu passado de glória
Tem o seu nome gravado na história
Brasil, Brasil, Brasil......

Gothe Gol - Falando em Brasil agora nos gramados, o time do Bento Freitas joga a Copa do Brasil e é de se imaginar que não possa seguir muito longe no torneio, certamente o maior desafio segue sendo voltar a 1ª divisão do futebol gaúcho. O que o torcedor Robson espera do Xavante em 2013 ?

Robson Bauer - O que ??? Vamos ao Mundial de clubes !!!!!!!!! Mas de qualquer maneira, mesmo com o título interclubes, vamos subir e tomara que os lobinhos não caiam, pois teremos 3 pontinhos garantidos, que é o normal.

Gothe Gol - E nas mesas, o que você espera do seu Brasil neste ano, do seu próprio jogo ?

Robson Bauer - Espero repetir os dois últimos anos onde cheguei em campeonatos importantes, a exemplo do Centro Sul em que fiz duas finais, pretendo chegar bem no estadual e espero também poder ir ao Brasileiro e me sair melhor do que as duas oportunidades que tive. O sonho ainda é o título nacional, mas sei que ainda estou distante desta qualidade.

Gothe Gol - A AFM Caxias é a atual Campeã de Equipes dos lisos no Rio Grande do Sul, sem desconsiderar nenhum outro adversário, quem você acredita que serão os grandes obstáculos em termos de associações para a conquista do TRI (cite 3), já que Caxias foi a primeira Campeã em 2009 ?

Robson Bauer - Não existe mais equipe fraca no liso em nosso estado, está muito nivelado. Poderia citar pelo menos 7 fortes equipes, mas acredito que os confrontos com ACADEMIA, ARFM e AFUMEPA serão bastante complicados.

Gothe Gol - Fechando o bate papo com os Web leitores do Gothe Gol, se sua agenda pessoal comportasse, você aceitaria uma candidatura de consenso para comandar a FGFM no biênio 2014-2015 ?

Robson Bauer - Não me considero político para isso, mas gostaria de ajudar o esporte que me faz tão bem. Atualmente ficaria muito complicado devido a compromissos profissionais. Mas não descarto nada para o futuro, acho que seria muito gratificante contribuir para a FGFM.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

BREAKFAST NA REDAÇÃO





















De Curumim/RS - O sábado assistiu na Lusa carioca, na Ilha do Governador, o Open Rio, torneio não oficial que na prática abre o calendário 2103 do Futmesa do Rio de Janeiro. Foram 30 botonistas convidados que participaram do torneio nas modalidades cavados e lisos, categorias Especial e Sênior.

Confira os resultados

Especial cavado (foto acima)

Campeão - Horácio Jr (AAP)
vice - Eduardo (AAP)
3º André (AAP)
4º Fernando (AAP)

Sênior cavado (foto abaixo)

Campeão - Claudio Pinho (AAL)
vice - Júlio Cossito (AAP)
3º Claudio Santos ( AAP)
4º Thomaz (AAL)

















Especial liso

Campeão - Weber (Vasco)
vice - Marcos (Vasco)
3º Robson (Vasco)
4º Alenio (AAP)

Sênior liso

Campeão -  Wanner (ECRSP)
vice - Zé Carlos (AAP)
3º Toninho (AAP)
4º Adriano (AAP)

LANCES RÁPIDOS

Quem visitou a Sucursal Litoral do Gothe Gol foi o amigo e colunista Dani Junqueira. Depois de um duelo de Beach Tênis e um mergulho no mar digno de Caraçao, rolou um perfeito churrasco, tudo regado a cervejas na temperatura exata. Nada como o verão.







* Nilmar nos lisos e Nei nos cavados lideram o Torneio de Verão do Círculo Militar de Porto Alegre.

* Divulgado no início da segunda semana deste mês de janeiro o Ranking da AABB de Canguçu em 2012. Ficou com Fábio em 1º, Eduardo em 2º, o alemão Arlei em 3º e Wagner na 4ª posição.

O mundo pôde relembrar na 1ª rodada da Copa Africana de Nações a célebre imagem do goleiro congolês Kidiaba quicando no gramado após um gol de seu time. Repetiu o ato feito na vitória sobre o Inter em 2010 no Mundial de Clubes após Mbokani ter marcado o gol de empate do Congo diante de Gana.






* Falando em 2010, Kidiaba, folclore do futebol e Mazembe, o zagueiro Júlio Santos do Passo Fundo segue passando por times invictos diante dos vermelhos após o empate em 1 gol pelo gauchão no sábado. Pertenceu ao time do Mazembe da República Democrática do Congo que venceu o histórico jogo em Dhubai em 2010.

* Péssimo para o futebol uruguayo que já enfrenta enormes dificuldades, a violência no primeiro clássico do ano Peñarol e Nacional em Montevideo por um torneio de verão que também reunia dois times argentinos. A rodada decisiva do torneio foi cancelada e o futebol no país suspenso por 10 dias. Nos conflitos segundo consta, houve morte de torcedor.

O Bayern de Munique deverá colocar a disposição de Pep Guardiola para a formação do time da temporada 2013/2014, algo como 290 milhões de euros. O time Bávaro com contratações limitadas ate então, vinha reforçando os cofres para este grande projeto. Os mais de 600 milhões de reais estão dentro das novas regras da UEFA de gastos, onde os clube podem investir apenas os resultados de seus exercícios financeiros, e que como se observa, é algo que o Bayern administra muito bem. Neymar faz parte da lista de Guardiola. Talvez venha o maior Bayern de todos os tempos, depois de times que tiveram Beckenbauer, Rummenigge, Breitner, Maier, Gerd Müller, Matthäus, Klinsmann e outros grandes nomes.




* Diante disso cai por terra os projetos do Editor de um novo time em 2013, que poderia ser um novo Newcastle, talvez a Academia de 72/73 do Palmeiras com Ademir da Guia, Luis Pereira, Dudu, César e Leivinha, um Real Madrid de Butragueño e Hugo Sanchéz ou o Porto Alegre. Vamos esperar agosto deste ano e fazer o Bayern de Pep Guardiola.

Amanhã estreia o novo espaço da estação no Gothe Gol, o Studio de Verão. Um bate papo em entrevista do Portal do Futmesa com botonistas neste começo de temporada. Como viram 2012, como projetam 2013 e outras curiosidades nas palavras daqueles que fazem nas mesas o Futmesa de todos os dias aqui no Blog. No primeiro bate papo Robson Bauer, Campeão Sul Brasileiro de lisos do ano que passou. É só conferir amanhã.





* Rangel, amigo e botonista da AFUMECA de Cascavel-PR nos corrigiu quanto a publicação de ontem na referência que fizemos a parceria firmada entre a CBFM e a TAM. Publicamos de forma equivocada a nominata da nova Direção da entidade. Os dados na verdade foram colhidos do site oficial da CBFM, o que demonstra uma certa falta de cuidado com a atualização do principal meio de comunicação da Confederação com seu público, filiados e interessados. Quem preside hoje a CBFM é Marfa, embora o principal articulador da parceria com a TAM não tenha sido citado com erro, é mesmo Gabriel, o agora Diretor Técnico para o Norte/Nordeste.

* O ex-colorado Bolívar, trocou de ares e já mostra desempenho. Marcou um dos gols diante do Duque de Caxias na abertura do carioca, Andrezinho que é outro ex-colorado também marcou pelo Botafogo. É de se pensar o que Dagoberto voltará a jogar agora com a camisa do Cruzeiro, e o que poderia jogar o excelente Forlán com outra camisa.

Além é claro de Porto Alegre e outras cidades gaúchas, casa do Gothe Gol, a Promoção 2013 - 10 Anos de Gothe Gol já recebeu trabalhos de Salvador, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Florianópolis. Todos concorrem a camisa oficial do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense. Envie seu trabalho para gothe@terra.com.br e concorra. Maiores detalhes em nossa barra lateral.






* Com um grupo desintegradado por lesões e principalmente para a montagem do time C para o gauchão, o Grêmio terminou eliminado da Copa São Paulo de Futebol Junior pelo Bahia. Lutou muito e chegou até mesmo a estar empatando o jogo depois de sair em desvantagem, mas depois de ter um jogador expulso e só com 3 jogadores no banco (um goleiro), não conseguiu resistir. Foi o último time do Rio Grande do Sul a se despedir do torneio.

iMAGEM




















O iMAGEM normalmente dedicado a relembrar, hoje se volta para o futuro. Afinal Lucas Coelho & Cia, gurizada que montou com Werley e Léo Gago o time C para a estreia no gauchão, foi muito bem na vitória diante do Esportivo em Bento por 2 gols. Já tínhamos aqui no Gothe Gol chamado a atenção para estes jogadores que atuavam na Copinha em São Paulo, com destaque. Lucas Coelho que lembra um pouco a Baltazar e ontem abriu o placar com um balaço, Gustavo Xuxa, o lateral Tinga, o zagueiro Gerson, enfim.

Além da boa vitória outros nomes puderam ser observados. Gostei muito do volante Ramiro que veio no pacote de contratações junto ao Juventude da Caxias do Sul, de onde também veio Paulinho, autor do 2º gol. Calyson tem talento, mas é pouco objetivo e Jean Deretti vindo do Figueirense impressionou pelos seu primeiros movimentos.

Se somarmos a isso as boas notícias deste começo de temporada sobre Yuri Mamute, o jovem atacante que está com o time em Quito e que ontem marcou um dos gols na vitória do jogo-treino contra o El Nacional, é possível acreditar numa nova geração de bons jogadores. As categorias de base do Grêmio ao contrário do pensamento de alguns, vem trabalhando com correção desde os ajustes de 2011, com prioridade na formação, ficando os canecos para quando for possível. Formar é o primeiro objetivo.

ESCALADAS DO GOTHE GOL




















A Aline me convence cada vez mais a gostar das lutas dos marmanjos, rsrs...

N@VEG@NDO











Nossa saudação aos novos amigos de Oxford no Mississipi (EUA). Abraços aos Web leitores de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Tramandaí, Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo, Bagé, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Itajaí, Sombrio, Camboriú, Blumenau, São José, Videira, Lages e Joinville em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá e Foz do Iguaçu no Paraná, São Paulo, Santo André, Guarulhos, Carapicuíba e Presidente Prudente em São Paulo, Rio de Janeiro e Chachoeiras de Macacu no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte em Minas Gerais, Salvador na Bahia e Brno na República Tcheca.








Open Rio by Futmesanews
Sucursal Litoral Gothe Gol by Gothe Gol
Kidiaba by Lance
Bayern de Munique by arquivos do Gothe Gol
Banner Studio de Verão by Gothe Gol
Banner Promoção 2013 - Gothe Gol 10 Anos by Gothe Gol
Lucas Coelho by ClicRBS
Escaladas by Terra
Oxforf by Google