quarta-feira, 31 de julho de 2013

COLUNISTAS

TAMO JUNTO !




















Por Dani Junqueira


Tudo na vida passa muito rápido e particularmente eu tento vive-la intensamente todos os momentos que ela me propõe, buscando sempre dividí-los com os meus, e esta semana especial eu estou completando minha 30º trigésima contribuição com meu grande amigo Ricardo Gothe e com o nosso Gothe Gol, desafio este muito difícil, principalmente pelos meus antecessores que dominam a arte da escrita como poucos, para mim esta sendo um aprendizado sem fim estar todas as semanas com vocês escrevendo sobre os assuntos de nossas paixões e rivalidades.


E neste dia 28 de Julho estamos completando 30 anos de nosso primeiro título internacional, conquistado em pleno Olímpico, superlotado por todos nós gremistas naquela tarde noite.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense ou simplesmente GRÊMIO, sagrou-se campeão, conquistou o primeiro grande título de nosso Estado com uma brilhante vitória sobre o grande Penharol do Uruguai que na época era o grande bicho papão do futebol latino americano, com gols de dois centroavantes, Caio e César, e lá eu estava com meu pai e meu irmão pintando Porto Alegre de azul, parabéns a todos os gremistas.

SONHO

Reverenciando nossas conquistas do passado e festejam os títulos a cada aniversário fico cada vez mais apreensivo porque esquecemos o caminho de sermos campeões, esta se tornando sonho a busca de títulos pelo Grêmio, e me pergunto, como nós nos perdemos e o que aconteceu com os nossos dirigentes ? Tá certo, durante este período chegamos algumas vezes, mas não vencemos, o problema é a sequência de anos sem triunfo nenhum e só assistimos tentativas frustradas de nossas Diretorias de reverter esta situação e acabamos igualando o mesmo período de anos que nosso arqui rival ficou sem grandes títulos.


SEMANA

Estamos tendo uma semana bem silenciosa lá no Grêmio, quase não se houve novidades ou notícias de nossa equipe, parece que os caras estão treinando muito para a partida deste fim de semana, tomara que consigamos retomar o nosso rumo.

DUNGA

Falando em silêncio, o trabalho de Dunga no Internacional esta se consolidando a cada rodada, particularmente não é surpresa nenhuma para mim, sempre o achei um bom treinador apesar da desconfiança de muitos amigos colorados, claro, só não pode se dar ao luxo de perder a liderança e ser goleado pelo Náutico, com todo o respeito ao Náutico.

FLUMINENSE

Brioso como sempre o tricolor carioca dificultou muito o trabalho da equipe gremista, dominando grande parte da partida e tendo maior posse de bola, mas o Grêmio estava em casa e aqui mesmo jogando mal tem que vencer seus jogos, é obrigatório.

CAMINHO

Com a vitória contra o Fluminense retomamos nosso caminho, só que temos que melhorar muito ainda, estamos longe de uma equipe organizada e equilibrada e não temos mais tempo, agora é o Corinthians na quarta e só depois é o GRENAL, não se tem barbada nenhuma e qualquer tropeço despencamos na tabela.

É pessoal, foi uma semana muito boa, e cheguei a minha 30º trigésima coluna, no dia do 30º aniversário da coquista da Libertadores, com o Kleber usando a camisa 30 e marcando o gol da vitória contra o Fluminense e fico aqui deixando 30 abraços a todos, até a semana que vem.

CAMPEÃO DE TUDO

























Por Alex Degani

O frio anda cavando para cima da gauchada. Aqui na ARFM, alguns de nossos botonistas ficam dividindo o edredom enquanto o horário de suas partidas não chega. Imaginem se fossemos de Pelotas?

R10
 
Há uma semana conquistou a América. Agora entende-se todo o esforço que os segundinos fizeram para contar com o craque. Ele é um gênio e sua contratação justifica qualquer festa, foguetório e até caixas de som...

Copa Academia
 
Mais uma vez o clima de descontração, entremeado ao espírito de competição, foi destaque. Aliás, que competição difícil... Só consegui ganhá-la quando fiz final contra o Pedrinho. E, como todos sabem, título contra o Pedrinho não vale... No final, o clã Pierobom fez a festa. E a final. Com vitória do "Papai Smurf"... O destaque negativo ficou para as ausências de Rodrigo Bernardes e Daniel Maciel.

Sérgio Oliveira
 
Estava insuportável no final de semana passado. Só falava no Grêmio: "Eu não gosto de futebol. Eu gosto do Grêmio!". Só falava na Arena: "Parece que estamos na Europa!", dizia hilariante. Com brilho nos olhos. Um nojo. Aliás, me provocou tanto no sábado que quase fiz com ele o que a Brigada fez com o "gaúcho da geral" no domingo. Disse, inclusive, com uma pitada de arrogância, que devido a nevrálgica mobilidade dos arredores, onde "quem vai de carro só assiste o segundo tempo", sempre desloca-se de trem. Certamente, um trem de segunda...

Grenal 397
 
E aproxima-se mais um clássico. Este, infelizmente, de torcida única. Será um clássico de grandes proporções. Não um clássico envolvendo o gremista Moreira (falastrão) e colorado Alam (Chorão)... Mas um derby entre titãs, tipo Silvio x  Careca! Estamos perto de um jogo que pode marcar a primeira festa do Clube do Povo na elitizada Arena. Mais do que isso, poderá consolidar o Colorado na ponta da tabela... 

Náutico
 
Mais uma vez as redes sociais presenciaram outro "triunfo" gremista. Obviamente, estou falando da vexatória derrota do Colorado frente ao aflito lanterna. O fragilizado Náutico. Mas, sinceramente, sigo preferindo perder para o Náutico na primeira do que vencê-lo na segunda.

D'Alessandro
 
Fez muita falta ao time. É o jogador referência. Cerebral. Cadencia as jogadas. Distribui os ataques. Sem ele o Inter parece perder o rumo. "O Inter sem D'Alessandro é como a AFM Caxias sem mim no Estadual por Equipes de Liso. Não vai longe!", afirmou o amigo Mário Cachaça via facebook.

Ronir
 
A Lenda riograndina, recentemente adotada pelo pigmeu portoalegrense, vai a Canguçú (terra do Eduardo e do Gabriel - dois bambis de bombacha) tentar o segundo título no Estadual Especial. O primeiro foi conquistado em 1984... Faz tanto tempo, mas tanto, que na época o Grêmio era o atual campeão intercontinental, e a bolinha tinha lados diferentes. Espelho ou bacia?

Brasileiro Livre
 
É no final de semana que se avizinha. Infelizmente não poderei estar presente. Uma pena. Um dois toques no último lance. Os últimos dois que joguei (2008 e 2012) trouxe o título para Rio Grande. Mas, a sapiência do Papa Francisco me inspira e me consola. "Uma árvore ruim quando cai, sempre faz mais barulho do que um bosque lindo quando nasce". Contudo, tenho certeza que os botonistas ausentes, tanto por inviabilidade de data quanto por atitudes adoradas apenas pelo Dana White, não ofuscarão a grandiosidade da competição. De longe, estarei na torcida pelos amigos da Afumeca e da FGFM, em especial à turma da Afumerg.

1 abraço a todos, em especial aos hipoglicêmicos tricolores...

terça-feira, 30 de julho de 2013

NEWELL'S OLD BOYS PARA O INTERNO DO GS




















Com a assinatura de Daiam Oliveira, o Editor colocará na mesa um Newell's Old Boys para a disputa do interno de cavados do Geraldo Santana no retorno aos campeonatos internos no 2º semestre. A estreia dos "argentinos" acontece só no dia 24 de agosto, o campeonato inicia no dia 05, e os adversários da estreia serão José Pedro e Bopp. O desafio do Newell's é obter uma das 6 vagas de seu grupo a fase decisiva, que garante vaga na 1ª divisão do GS em 2014. O time base deverá ter Guzmán, Cáceres, Vergini, Heinze e Casco; Cruzado e Mateo; Figueroa, Maxi Rodríguez, Trezeguet e Scocco.

LANCES RÁPIDOS

* Na quinta o Gothe Gol completa 10 Anos de internet e o dia será marcado por texto de um de dos nossos colunistas falando de uma década do Portal do Futmesa na rede. É conferir.

* Nossa redação recebeu várias mensagens reclamando da ausência do registro de mais um vexame colorado no brasileiro, na edição de ontem. Só foi surpresa para que não acompanha futebol.

* Enquanto os certinhos de plantão da ESPN criticavam a média de público do brasileiro e insistiam na elitização do nosso futebol (que não deixa de ter sentido pelas transformações do esporte) no programa Linha de Passe desta segunda-feira, PVC trouxe números esclarecedores que mostram que há 40 anos o público é o mesmo no campeonato nacional, ruim, até mesmo melhorando um pouco em 2013. Trajano & Cia trocaram de pauta rapidamente. Contra dados não há argumentos, sempre.

* Não tenho dúvida de que o uruguayo Maxi Rodríguez ficará em Porto Alegre para que Vargas, Barcos e Riveros joguem contra o Corínthians na quarta pelo Brasileiro. Quem deveria ficar de fora do time do Grêmio é o argentino Barcos, que vem jogando muito pouco.

* Copa do Brasil de cavados do Geraldo Santana teve mais classificados as quartas com os jogos da noite de segunda. Cristian Costa eliminou a Cristiano Carneiro, J.Lucas confirmou vaga diante de Maurício, Jefferson Oliveira passou por Marcelo e Daiam confirmou passaporte contra Henrique.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

BREAKFAST NA REDAÇAO

























Semana de Brasileiro de cavados no Futmesa do país. A competição rola em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 02, 03 e 04 de agosto. Segundo nossos internautas via ENQUETE (na barra lateral), Alex Degani da Riograndina é o favorito e se vencer será o Bi Campeão Brasileiro (títulos em sequência). É provável que o caneco fique mesmo com os gaúchos e Careca que é gaúcho e joga por Santa Catarina, pode ser o obstáculo.

LANCES RÁPIDOS

Quem conhece, conhece. O mais sábio dos Pierobom ficou com o caneco da Copa Academia de lisos. Na decisão venceu ao filho Matheus e nas semi nem o temido Degani teve melhor sorte (quebrou a vantagem do adversário), depois de nas quartas ter administrado sua vantagem no empate com Christian. Degani foi o 3º colocado e Garima ficou com a 4ª posição.




* No Geraldo Santana o Troféu Porto Alegre Futmesa Clube começa no dia 05 de agosto.  Destaque na rodada de abertura para a difícil rodada dupla de Cristian Costa que tenta voltar a série ouro da fase decisiva. Terá pela frente Régis Castilhos (vice do Troféu Geraldo Santana) e Cristiano Carneiro, 3º do TGS. Ficar de fora da principal série decisiva neste 2º semestre, significará encarar a segundona em 2014.

Importante vitória do Grêmio na Arena sobre o Flu pelo brasileiro em tarde onde passado e presente se encontraram nos 30 Anos da Libertadores. Depois de um 1º tempo terrível, o time seguiu sendo mais vontade do que qualidade, mas fez os gols na etapa decisiva. É cedo, mas Riveros impressionou positivamente. O Grêmio segue sem organização, todos correndo atrás da bola, mas o resultado pode permitir um melhor trabalho, oxigênio. Renato substituiu corretamente.


* Semana de Copa Audi. No dia 31 de julho (quarta-feira) 13:15hs, Manchester City x Milan e às 15:30hs Bayern de Munique x São Paulo. No dia 1º de agosto (quinta-feira) 13:15hs, a disputa do terceiro lugar e às 15:30hs, a final. Tudo AO VIVO pelo site da ESPN, é ainda um título inédito para os sulamericanos.

No ar um novo blog, o do pessoal do Petrópole Futmesa, ex-Círculo Militar. Disponível em nossas DICAS na barra lateral, mostra que Nilmar venceu seus 3 últimos jogos e recuperou a liderança da Copa Petrus de lisos.


* Sabóia do ECRSP conquistou no final de semana a Taça Guanabara Sênior de cavados em decisão com Dantas da AFUMIG. A competição acontecida na sede da Light no Grajaú no Rio, teve Hércules da AFUMIG em 3º e Wanner do ECRSP no 4º lugar.

Com um gol sobre Cristiano Valadares, Gerson Novo conquistou o 3º Troféu Paladino 2013. O 3º lugar coube a Paulo Lofrano.









iMAGEM DA DERROTA




















Se Pep Guardiola imagina implantar o aborrecido "tic tac" espanhol (incluso o Barça) no futebol do Bayern de Munique, deve estar preparado para não ser um vencedor entre os Bávaros. Certo, em seu primeiro jogo decisivo no futebol alemão não contou com Manuel Neuer e Ribéry machucados, não teve a disposição Mario Götze, o novo reforço, mas é o principal responsável pela derrota em Dortmund pela Supercopa da Alemanha.

Sua obrigação é a de manter o Bayern de Jupp Heynckes vencedor, e não de impor sua assinatura na forma do time jogar. Seu desafio portanto é colocar o talento de Götze no grupo que venceu tudo na última temporada, e não começou bem. Por que Van Buyten no lugar de Dante, que com Boateng formou uma extraordinária defesa ?

Por que a constante troca de posições (Robben surgiu na direita, esquerda e direita, por exemplo) e a ausência de Javier Martinez e o não aproveitamento de Luiz Gustavo como volantes, utilizando o recém chegado Thiago Alcântara e Toni Kroos retornando de uma grave lesão ?

O Bayern sempre foi vencedor com um jogo de velocidade e sobretudo verticalidade, aliando técnica e força. Um Bayern sem uma referência marcante a frente com parece pretender Guardiola, sem um atacante característico ? Um Bayern de posse de bola e chato ? Nem pensar.

O Bayern foi um time confuso, com um miolo de zaga perdido, sem a conexão vertical e rápida conhecidas, um time desencaixado e em vários momentos dominado pelo futebol simples do Dortmund. É preciso rápido Guardiola repensar seus objetivos e perceber com muita rapidez que o Bayern é maior do que sua grife pessoal.

Por contradição, Robben que antes de marcar o gol que deu ao Bayern de Munique o seu 5º título de Champions, não fazia parte dos planos do clube e do espanhol com a chegada de Götze, marcou os 2 gols do time na derrota na Supercopa da Alemanha para o Borussia Dortmund.

N@VEG@NDO 




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Elk Grove na Califórnia (EUA), Montauban na França, Crato no Ceará, Porto Seguro na Bahia, Marietta na Georgia (EUA) e Delemont na Suiça. Abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Bagé, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Chapecó, Sombrio e Lages em Santa Catarina, Curitiba, Paranaguá, Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu no Paraná, São Paulo, Sorocaba, Santo André e São Caetano do Sul em São Paulo, Rio de Janeiro e Teresópolis no Rio, Goiânia em Goiás, Vitória e Vila Velha no Espírito Santo, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista na Bahia, Recife em Pernambuco, Estância no Sergipe, Teresina no Piauí, Fortaleza no Ceará, Manaus no Amazonas, Nova Iorque (EUA), Nova Déli na Índia e Funchal em Portugal.










Banner Brasileiro by CBFM
Sergio Pierobom cortesia by Badia
Gothe na Arena by Gothe Gol
Logo Petrópole by Petrópole Futmesa
Gerson Novo by Paladino
Pep Guardiola by Kicker.de
Cidades by Google

domingo, 28 de julho de 2013

LANCE DE DOMINGO




















Foi nas penalidades que o Tottenham de Cristiano conquistou o caneco da 9ª Copa da Liga Inglesa, disputada ontem na AFUMEPA. O adversário foi o Sunderland de Wilson, que nas semi bateu o Newcastle de Barth enquanto o Tottenham também nas penalidades passava pelo Blackburn de Carlão.O 5º lugar foi do West Ham de Junior e seguiram o Chelsea de Dani em 6º, Arsenal de João em 7º e City de Marcos na 8ª posição.

















LANCES RÁPIDOS

Quem começou vencendo no futebol alemão foi o Borussia Dortmund que bateu o Bayern de Munique por 4 a 2 no Iduna Park e fez a festa da conquista da Supercopa da Alemanha, primeiro jogo oficial da temporada. Com erros individuais do goleiro Tom Stark e do zagueiro Van Buyten nos dois primeiros gols, mal escalado e mal organizado em campo, o Bayern sucumbiu a um Dortmund que repetiu o time da final da Champions League na escalação e no desenho, não inventou, e mereceu vencer.

* A 2ª Divisão do futebol gaúcho inicia no próximo sábado. O Leão da Fronteira que mais uma vez o Gothe Gol acompanhará, estreia contra o Bagé na Pedra Moura as 15hs.

Domingo de Arena do Grêmio para o clássico diante do Flu pelo brasileiro. Reabilitação é a palavra de ordem no dia em que o clube comemora os 30 Anos da conquista da Libertadores pela primeira vez por um time do Rio Grande do Sul. Estreia Riveros e fica a expectativa que Portaluppi simplifique para buscar a vitória. Não é preciso tentar provar nenhuma visão espetacular sobre o grupo existente e apresentar "surpreendentes" soluções. A semana continuou preocupando os torcedores, pois depois de repatriarmos o Presidente Fabio Koff e Renato, falou-se em repatriar Douglas, faz tempo na reserva do Corinthians. Não temos como repatriar o tempo, pois quando comemoramos 30 Anos de Libertadores, Koff e Renato de fato deveriam estar presentes na Arena, como homenageados. Me resta torcer, lá estarei.

* Degani com 42% das escolhas é o favorito dos internautas para a conquista do Brasileiro de cavados em Florianópolis no próximo final de semana, segundo nossa ENQUETE na barra lateral. O atual Campeão tem 42% dos votos eletrônicos, contra 28% da opção "outro", 14% de Careca e 9% de Felipe.










Copa da Liga Inglesa cortesia by Dani Junqueira
Borussia Dortmund by Kicker.de
Cristal Arena by Gothe Gol

sábado, 27 de julho de 2013

FUTEBOL GAÚCHO, GRAMADOS & MESAS





















Por Jefferson Oliveira

Brasil- Pel Campeão da Série A-2

É CAMPEÃOOO !

Após 180 minutos, a torcida Xavante pode soltar o grito que estava preso na garganta. O Brasil de Pelotas, que havia vencido o segundo turno da Série A2 é o Grande Campeão do torneio, depois de vencer por duas oportunidades o São Paulo, de Rio Grande. O primeiro jogo, no meio de semana, foi vencido pelo rubro negro por 4 a 1, no estádio Aldo Dapuzzo. Neste último sábado, na noite fria em Pelotas, o time do técnico Rogério Zimmermann derrotou novamente a equipe do treinador Rudi Machado por 1 a 0, com gol de pênalti de Rafael Foster, um dos destaques do time pelotense nesta reta final da Divisão de Acesso. Após o apito do árbitro, a massa que estava lotando as arquibancadas do Bento Freitas tomou conta do gramado e comemorou o título junto com os jogadores. Depois da tragédia com ônibus Xavante que vitimou 3 membros da delegação que retornava de um amistoso, Régis, Giovani e o ídolo Cláudio Millar, a torcida rubro negra voltou a sorrir e voltou para o seu lugar, a elite. Parabéns torcedores, dirigentes e jogadores do Brasil de Pelotas pelo Título ! E parabéns ao Leão do Parque pelo Acesso ! A zona sul do estado sai fortalecida para o Gauchão de 2013 !

Aimoré o terceiro Classificado na Séria A

Sem chuva e com campo seco, algo raro nos últimos jogos, o índio capilé alcançou seu objetivo maior, chegar a elite do futebol gaúcho. Há 20 anos, a equipe de região metropolitana estava longe da Série A do Gauchão. Na noite deste domingo, Aimoré e Riograndense entraram em campo novamente após o jogo em Santa Maria, onde os visitantes venceram por 3 a 2. Com bola rolando o Periquito saiu na frente com gol de Rangel, porém no segundo tempo, o Aimoré chegou ao empate com Luan. Após o apito do árbitro, os jogadores e torcedores do Aimoré comemoraram a volta a elite. De outro lado a direção, os atletas e o técnico do Riograndense reclamaram muito contra o trio de arbitragem. O time de Santa Maria reclama de um pênalti não marcado pelo árbitro Marcio Chagas no segundo tempo e um impedimento polêmico no inicio da partida. Apesar de todas estes fatos, o jogo terminou empatado e quem fez a festa foi o Índio Capilé.





Caxias na Série C do Brasileiro

Duas partidas fora de casa e seis pontos somados. A S.E.R. Caxias conquistou contra o CRAC, em Catalão (GO), mais um resultado importante na luta pela classificação à segunda fase da Série C. A vitória de 1 a 0, conquistada com um gol do zagueiro Tiago Pagnussat, mantém a equipe grená na liderança do Grupo B com 13 pontos. O Caxias joga em casa neste domingo contra o Madureira as 16h.

Série D do Brasileiro - Juventude

O Juventude não tomou conhecimento do adversário na tarde deste sábado e, com todo o merecimento, venceu o Santo André por 2 a 0, gols de Bergson e Jardel, no Jaconi. Com a vitória, o time alviverde é novamente líder do Grupo A-7 e caminha a passos largos rumo à classificação para a segunda e decisiva fase da competição, o Juventude soma nove pontos e tem a melhor campanha da chave, com 75% de aproveitamento. Pela frente, há ainda todo o segundo turno. A próxima partida será contra o próprio Santo André, dia 03 de agosto, em São Paulo.

Lajeadense

O alvi-azul retoma no brasileiro neste final de semana em casa precisando da vitória para ainda ter chances de classificação, o adversário é o Londrina, líder do grupo com 9 pontos, a partida será no domingo as 16h.

FutMesa

Viamão

Lucas Di Leone é Vice-campeão em Livramento! Terminou do último domingo mais uma competição de futebol de mesa, foi o 17º Fronteirão em Santana do Livramento, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil onde se reuniram técnicos de todo o Estado, como também de Santa Catarina, um final de semana com muito frio e calor humano. Para quem acha que o futebol de mesa é coisa para gente velha se engana, pois na era dos vídeo games e celulares, o apoio da FGFM e trabalho das associações locais junto as comunidades vem fazendo crescer gradativamente o esporte entre a gurizada que voltou a colorir as salas de jogos. Viamão como vem mostrando nas últimas competições na categoria júnior deste ano, colocou novamente um técnico entre os finalistas, foi Lucas Di Leone, que conquistou o vice campeonato da competição perdendo para o campeão catarinense Douglas Ball, no terceiro lugar ficou Davi de Santana do Livramento e na quarta colocação o esteiense Bruno do Santos.

21ª Campeonato Municipal Viamonense Taça MA2 Imóveis

Ocorre neste sábado a partir das 14h, a definição do Campeão do 1ª Turno do Campeonato Municipal Viamonense Taça MA2 Imóveis FutMesa. Os jogos ocorrerão simultaneamente e definirão os semi finalistas que se enfrentarão às 15h, onde o vencedor do jogo 1 enfrenta o vencedor do jogo 4, e o vencedor do jogo 2 enfrenta o vencedor do jogo 3. Após, as 16hs, ocorrerá a grande Final. Lembramos que não existe vantagem e com empate no tempo normal a vaga será decidida nas penalidades máximas, confira os confrontos. Jogo 1 - Xandi Almeida x Tales ou Fernando, Jogo 2 - Cláudio Viegas x Guilherme Max, Jogo 3 - Fábio Di Leone x Rodrigo Fraga, Jogo 4 - Fábio Oliveira Cunha x Jefferson Oliveira. Paralelamente ocorrerá a decisão da série Prata onde pelas quartas de finais já ocorreram dois jogos. Lucas venceu a Régis nos pênaltis por 3 a 0 após empate em 0 a 0 no tempo normal, com isso enfrenta a Eduardo que venceu a Davi por 1 a 0. A outra semi final será definida na tarde deste sábado onde os vencedores de Fernando x Altair e Toninho x Edson, buscam a vaga na final. A decisão da Taça Prata está programada para as 16hs.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















A premiação dos canais ESPN já está com os organizadores, o Geraldo Santana preparado, a cantina do amigo Raul no GS com o almoço agendado, e quase todos os 16 participantes da Copa Gerd Wenzel 2013 - 50 Anos de Bundesliga definidos para o dia 17 de agosto em sua 6ª Edição. Restam duas vagas para a mais charmosa competição promocional do Futmesa de cavados. No início da próxima semana Rafa Tosh que no ano passado jogou com o Dínamo Drsden estará confirmando se estará presente com o Stuttgart este ano, e o 16º convidado também estará respondendo ao convite. Outros 7 jogadores permanecem aguardando a possibilidade de participar, 3 deles de Porto Alegre, um de Viamão, 2 de São Lourenço do Sul e outro de Itajaí em Santa Catarina.

A organização do Torneio solicita aos técnicos listados abaixo que confirmem através do email gothe@terra.com.br suas presenças de forma definitiva, para efeito de remanejamento caso necessário, com os técnicos em espera. Confira.

J.Lucas - Wolfsburg (atual Campeão) - Porto Alegre
Marcus - Werder Bremen - Porto Alegre
Lobato - Hoffenheim - São Lourenço do Sul
Rogerinho - Nuremberg - Porto Alegre
Lofrano - Hamburgo - Gravataí
Marcelo Silva - Borussia Dortmund - Gravataí
Colônia - Paim - Passo Fundo
Cristiano - Schalke 04 - Porto Alegre
Dani Junqueira - Bochum - Porto Alegre
Gilson - Hertha Berlin - Passo Fundo
Foschiera - St.Pauli - Torres/Porto Alegre
Armínia Bielefeld - Azambuja - Porto Alegre
1860 Munique - Valter - Porto Alegre
Bayern München - Gothe - Porto Alegre

LANCES RÁPIDOS

Destaque do botonismo no final de semana ? A 9ª Copa da Liga Inglesa que rola na AFUMEPA no sábado. O United de Rogerinho é o atual Campeão.





O Galo mereceu o título da Libertadores, o melhor deve sempre vencer para o bem do futebol, o pior ser vice já é uma grande conquista. Apostei no Galo aqui no Gothe Gol logo após a derrota em Assunção no 1º jogo, e antes da partida no Mineirão via Face repetimos a opinião. O pessoal da zona de conforto só veio a rede depois do resultado garantido. Tirando a corneta habitual, foi ruim para o futebol quando os vermelhos caíram para o time do Congo, assim como quando o Barça tropeçou no time brasileiro. Na espetacular foto do Terra, Leonardo Silva faz o cabeceio salvador.


* Falando em vermelhos, merecem estar liderando o Brasileiro. Em campeonato tão equilibrado, vencer 4 jogos seguidos merece elogios. Mais, ainda somam ao grupo Scocco e Alex. Mesmo com um goleiro fraco e uma defesa e volantes ruins, passa a ser candidato ao título depois de décadas. Enfrentando o Náutico no final de semana, continuarão líderes.

* O Grêmio enfrenta o Flu na Arena no domingo pelo Brasileiro, precisa vencer, estarei lá conferindo. Renato precisa parar de inventar e escalar o time que todos escalariam, contando com a ausência de Vargas, expulso diante do Criciúma. Dida, Pará, Werley, Rhodolfo (estreando) e Alex Telles; Riveros (estreando), Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Barcos. Gostaria de Lucas Coelho no banco e sua entrada caso a dupla de ataque enfrente problemas.

Uma das maiores bobagens que ouvi recentemente no futebol, foi aquela defesa de que Marcelo Grohe no Grêmio era melhor que Victor. Outra foi a de que Victor foi trocado por Werley, pois esquecem de 10 milhões de reais da transação. Aliás os Gremistas que defendiam Grohe, auxiliaram nesta decisão de que Victor poderia ser negociado, pois o "motorista de Kombi" garantiria o futuro.


A Supercopa Alemã dá o ponta pé inicial ao futebol europeu neste final de semana, às 15:30hs com transmissão da ESPN Brasil. É o 1º jogo oficial de Pep Guardiola no comando do Bayern de Munique, Bayern que na última quarta em amistoso derrotou o Barcelona com gols de Lahm e Mandzukic, Barça que "só" tinha de titulares Messi e outros 2 jogadores. O Bayern trocou todo time no intervalo. Com os dois times quentes, foi 7 a 0 no agregado pela Champions League no semestre que passou. Aliás, Bayern e Borussia Dortmund, reeditarão a final da Champions 2012/2013.

Começa no dia 05 de agosto o segundo campeonato de cavados da temporada 2013 do Geraldo Santana, o Troféu Porto Alegre Futmesa Clube. Serão 2 grupos onde os 6 melhores de cada disputarão o principal título e onde os demais também disputarão nas séries prata e bronze premiações. Confira os grupos. Grupo 1 com Leon Amaral, Lofrano, Saul Martini, Pirênio, Fábio, Paulo César, Maurício, Otávio Germano, Henrique, Daiam, João Vitor, Gabriel e Moises. Grupo 2 com Régis, Cristiano Carneiro, J.Lucas, Jefferson Oliveira, Marcelo, Cristian Costa, José, Bopp, Roberto, Paulo Dias, José Pedro, Cláudio e Gothe. A próxima Copa será a Copa Porto Alegre no dia 10 de agosto.




* Na AFUMERG a 4ª Etapa dos cavados caminha para os momentos finais. Diogo e Vavá farão uma das semi, J.Perez aguarda o seu adversário.

* Faz tempo que Tiago Leão é o melhor botonista da Franzen. É botonista para disputar em lisos e cavados os principais títulos do estado.

Para quem não conseguiu conferir ainda, aí está o registro com os premiados do Estadual Máster Gaúcho de cavados 2013, disputado no COP no último sábado. A partir da esquerda o Campeão Vinicius Auch, o vice Jader, Malhão o 4º e Getúlio o 3º colocado.







* Fantástico o Minerão moderno e seguro bombando em decisão de Libertadores. Nada de alambrados, marquises, superlotação e outros riscos.

A decisão draconiana que não permitirá a participação de Cristian Baptista da AFM Caxias no próximo brasileiro de cavados em Florianópolis foi mantida por conta dos incidentes na competição de Cascavel no Paraná ano passado. Que Victor e Cícero afastados da própria competição de Cascavel durante seu andamento sejam punidos é algo compreensível, mas alguém que foi até o final do torneio e inclusive ficou entre os 4 principais premiados, torna-se complicado justificar. Premiaram um infrator ? Aliás dupla punição, pois a perda de pontos em Cascavel fez Cristian ter de jogar em desvantagem em momento decisivo no Paraná, o que pode ser uma das razões para não ter disputado o título. Aparenta ser uma medida apenas para reforço do poder de dirigente contrariado, travestida de didática para futuros campeões. Perde como sempre o Futmesa para vaidades desnecessárias.

* Essa é pra fechar com chave de ouro. Depois de repatriar Fabio Koff e Renato Portaluppi, o Grêmio tenta a repatriação de Douglas, eterno reserva do Corínthians. Agora vai.

* Nova ENQUETE na barra lateral do Gothe Gol. Quem será o Campeão Brasileiro 2013 de cavados na categoria Especial em Florianópolis ?

JOTINHA EM TIRAS










iMAGEM




















O Bayern de Munique já lançou sua nova camisa para a Champions League 2013/2014 e a estreou no amistoso diante do Barça nesta semana. Bela camisa para a nova temporada e para tentar o 6º título europeu.

N@VEG@NDO




















Nossa saudação muito especial aos novos amigos da alemã Pomerode em Santa Catarina, das paulistas Conchal e Itapira e de Gent na Bélgica. O Gothe Gol só acumula acessos, abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Bagé, Santana do Livramento, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville, Sombrio, Caçador, Brusque, Lages, Indaial e Timbó em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Cianorte e Paranaguá no Paraná, São Paulo, São Caetano do Sul, Carapicuíba, Santo André, Itapetininga e Bauru em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Volta Redonda e Macaé no Rio, Goiânia em Goiás, Sete Lagoas em Minas Gerais, Brasília no DF, Vitória e Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Aracajú no Sergipe, Natal no Rio Grande do Norte, São Luis no Maranhão, Fortaleza no Ceará, Medellin na Colômbia, Nova Iorque (EUA), Belgrado na Sérvia, Montpellier na França e ainda Lisboa e Monte Mor em Portugal.










Copa Gerd Wenzel by Gothe Gol
Liga Inglesa by Blog Liga Inglesa
Leonardo Silva by Terra
Victor by Google
Supercup by Oficcial Site Bayern de Munique
Logo Geraldo Santana by Geraldo Santana
Estadual Máster cortesia by Jader Morales
Logo CBFM by CBFM
Jotinha by Gothe Gol
Camisa Bayern by Oficcial Site Bayern de Munique 
Cidades by Google

quinta-feira, 25 de julho de 2013

FutRIOmesa por Glaiton





















Rio de Janeiro no Brasileiro de Livres 

O Rio de Janeiro terá 10 representantes no Brasileiro de Livre que será realizado em Florianópolis entre 2 a 4 de agosto próximo. No especial, as principais ausências do Rio de Janeiro serão: Alenio, que já foi campeão brasileiro, Horácio que é um dos principais jogadores do Rio no Livre, e Sidney que ganhou as duas últimas etapas no estado e que vem apresentado um jogo eficiente e competitivo.

Livre Especial 

No especial seremos representados por Fernando e Andre (Portuguesa), Anderson (Afumig) e Weber e Robson (Vasco). Robson, Weber e Anderson são os mais experientes e isso será uma vantagem para tentarem uma boa colocação na competição. André e Fernando estarão ganhando experiência. André conseguiu uma ótima posição no último Centro Sul ficando com o 4º lugar. Fernando foi uma surpresa na última etapa carioca ficando com o 2º lugar. Apesar da pouca experiência, nada impede que surpreendam novamente.

Livre Sênior 

No Sênior os representantes são Pedro (AAP), Thomaz (Light) Moyses, Sabóia e Waner (EC Rio-SP). Todos têm chances de passar da primeira fase, e assim como fez o Waner no último brasileiro de liso (Máster), beliscar uma boa posição. A luta pelo título é difícil, mas não impossível.

Brasileiro de Equipes

Serão duas equipes representando o Rio de Janeiro.

Grupo A

EC-Rio-SP (RJ) – equipe formada por Moyses, Waner e Sabóia.

Será uma tarefa árdua passar para a semi-final. A primeira vaga deverá ficar com a Camag-SC.

Afumeca-PR (por estar desfalcada de Victor), Afumerg-RS e ECRSP brigam pela segunda vaga.

Grupo B 

AAP (RJ) – equipe formada por Pedro, Fernando e André.

Foi a primeira campeã brasileira de equipes, mas era representada na época por Alenio, Horácio e Jonas.

Acredito que uma vaga no grupo B já é da AFM de Caxias, mesmo desfalcada do Cristian.

A AAP briga por uma vaga na semi-final; o jogo decisivo será com a Afumtiba-PR.

Destaques do mês 

Sidney da Afumig é o grande destaque, venceu as três últimas competições da Fefumerj, conquistou a Copa da Federação no Liso, a Copa Rio e no último dia 13 a Taça Guanabara no Livre; está em grande fase!

Fernando (Portuguesa Carioca) ter ficado com o 2º lugar na Taça Guanabara Ouro Livre foi um grande feito, pois enfrentou adversários bem mais experientes.

Nathan (Afumig) – é uma cara gente boa que fica migrando entre a série ouro e prata das competições cariocas. Foi o vencedor da Taça Guanabara – Prata.

Por hoje é só e até o próximo mês.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

COLUNISTAS

CAMPEÃO DE TUDO

























Por Alex Degani

Brasileirão

Suas cores o vermelho e o branco! O patriotismo do seu povo uma marca histórica! Uma nação que exibe com orgulho a sua bandeira, independente da situação que atravessa, e não se furta de gritar e literalmente incendiar a Popular. Amor, veneração, apoio (in)condicional, características inerentes de quem nasce colorado. Um cidadão movido pela paixão. No seu hino frases significativas como “Segue Tua Senda de Vitórias" e "Colorado de Ases Celeiro". Um clube de Primeira. De fato.

E a vitória frente ao Flamengo mostrou a força da camisa vermelha. Três pontos conquistados na raça. Não mostramos um bom futebol, nem houve o brilho individual de nossas estrelas. Porém, o Colorado mostrou muita vontade e doação. E, como bem sabem os gaúchos, muitas vezes a vontade já nos satisfaz. Dito e feito. Jogamos à moda gaúcha e alcançamos o G4!

Fronteirão

Motivos profissionais me alijaram desta grande festa. Uma pena, pois desejaria muito ter estado presente em Santana do Livramento, que historicamente sempre foi um pólo de futebol de mesa. Mas, fica o contentamento de, mesmo distante, saber que o evento foi muito bem organizado, competitivo e traduziu fidedignamente o futmesa pujante dos santanenses. Agora, só falta os amigos da fronteira estarem inseridos e presentes nas competições oficiais da FGFM. O fato do grande campeão ter sido o folclórico João Carlos Custódio deu traços cinematográficos a competição. Um apaixonado pelo esporte, e que transpira futebol de mesa. Está de parabéns!

João Carlos Custódio

Custódio, no meu dicionário, significa botonista. Quer um sinônimo? Dou dois. Pierobom e Schemes. São mais do que sobrenomes. São passaportes à uma mesa de botão. Famílias que respiram futebol de mesa!

Mas, voltando a falar do campeão do "Fronteirão", quando comecei a jogar, em meados dos anos 90, gostava de observá-lo. Um bom botonista, com uma pitada generosa de mandinga e polêmica. Era raçudo. Muitas vezes até extrapolava o "gauchês" com o seu "Te berro na cara!". Ao mesmo tempo em que marejava seu olhos com palavras de afeto, era capaz de conquistar uma vitória na faca. Mas, parece que ele não traduz mais a imagem do gaúcho, rústico e testosteronizado. Está "quebrado" como diria a gurizada. Ou simplesmente "lascado" para nós botonistas. Agora ele até pinta o cabelo. Aliás, na região da fronteira deve estar enfrentando um inclemente e odioso preconceito. Puro provincianismo. Segundo botonistas da ASFM, João Carlos tem oscilado no tom das madeixas. "Um dia, loiro sueco. Noutro, ruivo rubi. E tem ainda 'luzes da primavera tcheca' talvez o meu preferido", segundo um colega santanense.

Dani Junqueira

Mais um colunista do GotheGol que não amarela em decisões. Agora, só falta o Pedrinho e o Gabriel "desencantarem"... Parabéns amigo pela conquista! Quando soube, fiquei "latindo" de felicidade.

Rogerinho

Dizem que o pigmeu mostrou futmesa de gente grande. O Ronir Oliveira, um de seus filhos mais famosos, anda dizendo aos quatro cantos que agora ganhou novos "irmãos"...

Libertadores

Hoje é dia da massa colorada torcer pelo esquadrão do Ronaldinho Gaúcho na conquista da América. A situação do "Galo" é complicada, mas não impossível! Via twitter, Ronaldinho afirmou que "Chegou a hora de usar as Caixas de Som!". Seriam as mesmas que foram recolhidas em Porto Alegre?

Abraço a todos, em especial aos botonistas de CRICIÚMA!

TAMO JUNTO !




















Por Dani Junqueira

TAMO JUNTO

Incrível como o Grêmio não se ajuda, as coisas mudam, o tempo passa, troca-se jogadores, troca-se treinador e a inércia da equipe continua numa boa, com todo o respeito com a comunidade de Criciúma e com o Esporte Clube Criciúma, não podemos nos dar o luxo de perder para eles nunca, em hipótese nenhuma. Há um abismo financeiro enorme entre os dois clubes, a folha salarial mensal do Grêmio paga três vezes o plantel deles, é incrível a incompetência demonstrada por este plantel atual, e nos deixa......., deixa a torcida sem argumentação para encarar nossos rivais. Tenha santa paciência.

MATHEUS

Perdeu a chance de se firmar como titular na equipe por falta de maturidade e só reforçou o que muitos dizem lá pelo Olímpico dele, que ainda não está pronto como jogador, sua expulsão foi justa e acabou dificultando as coisas.

VARGAS

Se Biteco foi falta de maturidade o que dizer de Vargas um jogador maduro de seleção, com duas expulsões na mesma partida o resultado não poderia ser outro.

TREINADOR

Equivocou-se na escalação de sua equipe, somando-se a inércia que o Grêmio vem jogando, e com mais duas expulsões acabou saindo barato a derrota por dois a um, só que terá uma tarefa muito difícil daqui para frente. Se perder para Fluminense, São Paulo e Internacional na sequência não teremos mais crise, teremos é a tragédia instalada de vez no clube, na equipe e na torcida, não queria estar na sua pele Renato. Por outro lado se conseguir vencer as três partidas será na REDENÇÃO.

RHODOLFO

Chegou um zagueiro com tamanho de zagueiro, tomara que jogue bola, mas mais que o Cris deve jogar, vamos esperar para ver.

CRIS

Falando em Cris, este rapaz tinha acabado de entrar na partida contra o Criciúma e consagrou o centroavante adversário em seu primeiro lance, deixando-o antecipá-lo na jogada do gol. Sinceramente eu pediria demissão e me aposentava. 

A DERROTA

Quando tudo dá errado não adianta fazer mais nada, aos 21 minutos Werley se machuca, 23 minutos a expulsão de Matheus, 25 minutos o gol do Criciúma,  aos 37 o gol do Grêmio do único jogador que se salvou desta tragédia, com 53 minutos a expulsão de Vargas e aos 74 minutos o fechamento do caixão, derrota justa com todo o mérito ao adversário que soube superar um Grêmio atrapalhado.

É pessoal, como tudo no futebol Brasileiro é resultado, os dias de Renato Portalupi ou Gaúcho como queiram, estão contados, pois depende dos próximos resultados de campo e nossos adversários são de grande porte, não será fácil superar o Fluminense, São Paulo e Internacional na sequência, principalmente porque não temos um time regular, somando-se a falta de padrão de jogo e a inércia que a equipe vem apresentando no semestre todo.

Grande abraço e até a semana que vem.

terça-feira, 23 de julho de 2013

FUTEBOL, FUTMESA, + FRONTEIRÃO E NOTA DO VICE DA FGFM























Como sempre faço em viagens, olho os jornais locais para conferir o que rola no esporte e fora dele. Loco Abreu foi a capa do Ovación, caderno de esportes do jornal El País de domingo, maior periódico uruguayo que conferimos na passagem por Livramento/Rivera. Loco volta ao grupo principal de jogadores do Nacional de Montevideo que joga hoje em pré-temporada contra o Lanús e quinta diante do San Lorenzo de Almagro na Argentina. Nas páginas centrais matéria sobre o Barça " Pasen y vean, hay GENIOS ", sobre a dupla Messi e Neimar com opiniões de Pep Guardiola, Fabio Capello e Johann Cruyff.

LANCES RÁPIDOS

* Falando em Barça, o novo técnico a substituir o enfermo Tito Vilanova é o argentino Gerardo "Tata" martino, que fez grande trabalho no Newell's Old Boys. Depois de Messi e do Papa Francisco, agora Martino, os argentinos estão em alta.

A Redação prometeu e vamos a mais algumas imagens do Fronteirão. Nessa a filha do careca festeja o pai, entre os 4 melhores. Retrato melho do que foi a competição, impossível.








* O Grêmio fechou com o zagueiro Rhodolfo do São Paulo. Não pode ser pior do que Cris com mais uma participação em gol adversário contra o Criciúma pelo brasileiro, e Bressan.

* Segundo Luiz Zini Pires do jornal zero Hora no espaço Bola Dividida, Luxa fez 37 pontos no 1º turno do brasileiro em 2012, Portaluppi precisará ganhar 7 jogos e empatar 4 para igualar a marca de seu antecessor. Luixa fez 34 pontos no 2º turno e somou 71 no brasileiro do ano passado.

* Russos oferecem um caminhão de reais por Damião. Só pode ser lavagem de dinheiro.

* Definidas as semi do Abertura de lisos da Franzen. Breno enfrenta a Alam e Leão cruza com André. Nas nossa Redação a opinião é de uma decisão entre Breno e Leão.

Muito frio, Futmesa e lareira, o Fronteirão transbordou boas imagens.









João Carlos Custódio, irmão de Dirnei Custódio, recebe o Troféu de Campeão do filho de Dirnei, Ronaldo Custódio.







Finais ! O Fronteirão foi iluminado com dois grandes jogos.








Rogerinho recebendo sua premiação, não teve ranking e história que assustasse o vice do campeonato.







A gurizada sendo premiada !









Dani emocionado, o Campeão da Série Prata.









Olavo da Academia Santanense, vice da Prata.









Robin, 3º colocado da prata.









Os premiados do Santanense na sexta, a partir da esquerda o 3º Marquinhos, o Campeão Luis, o vice Cícero e o 4º Padilha.










NOTA DO VICE PRESIDENTE DA FGFM - PEDRO HALLAL

No final de semana que passou, o COP sediou mais um campeonato estadual Master, com 14 botonistas que mostraram que o futebol de mesa não tem idade.

Parabenizo publicamente aos premiados, mas gostaria de utilizar esse espaço para, publicamente, pedir desculpas ao nosso Diretor Técnico, Jader Morales, pela ausência no decorrer do campeonato.

Sei o quanto é difícil jogar e organizar e, dessa vez, o Jader deveria ter tido o direito de apenas jogar.

Por falha de agenda, deixei de representar a FGFM e acabei sobrecarregando o Jader, que teve que jogar (foi vice campeão) e organizar (como sempre, foi campeão nisso).

Peço desculpas ao amigo Jader.

Abraços aos botonistas do RS

BRASILEIRO DE CAVADOS 2013 !

Confira ampliando a imagem abaixo, os Grupos para o brasileiro que rola neste início de agosto em Florianópolis, Santa Catarina.




























iMAGEM GERALDO SANTANA




















A noite de segunda foi de churrasco e premiação no Geraldo Santana em Porto Alegre. O caneco principal ficou com Leon Amaral no Troféu Geraldo Santana (coluna de fotos a esquerda), com Régis Castilhos como vice, Cristiano Carneiro em 3º e Lofrano em 4º lugar. Na Série Prata (coluna central) Jefferson Oliveira foi o vencedor com Pirênio de vice, Fábio em 3º e Marcelo na 4ª colocação. Na Série Bronze Bopp venceu com Otávio de vice, Henrique em 3º e Roberto em 4º lugar.

Foi noite também de assembléria que decidiu que o próximo campeonato, o Troféu Porto Alegre Futmesa Clube que começa no dia 03 de agosto, será definitório para a criação de duas divisões no GS no próximo ano. Com dois Grupos, os 6 primeiros de cada estarão na 1ª Divisão do Troféu Geraldo Santana de 2014 e estarão classificados para as finais 2013. Os demais disputarão o título da Série Prata da versão 2013 e estarão na 2ª Divisão em 2014, sendo que a novidade é que no próximo ano serão 3 e não 2 campeonatos além das Copas, e o acesso e descenso se dará a cada competição e não por temporada. A 2ª Divisão em sua fase decisiva ainda terá as sub-divisões de prata e bronze, para criar maior motivação e estimular a existência de jogos decisivos.

No próximo dia 10 de agosto acontecerá a segunda Copa da temporada em finais de semana, a Copa Porto Alegre, a última será a Copa Presidente, fechando o ano. No momento vem acontecendo a Copa do Brasil em jogos de ida e volta e que se desenvolve por toda a temporada. A assembléia também definiu a criação de uma comissão que ficará responsável pela formatação da Equipe do Geraldo Santana para o estadual da categoria em 2014, nas demais competições as vagas permanecerão definidas pelo ranking Interno.

N@VEG@NDO

Abraço especial hoje aos amigos Cristian Baptista de São Paulo e Claudio da A.A.Light no Rio de Janeiro.









Ovación by Gothe Gol
Fronteirão by Gothe Gol
Tabela Brasileiro 2013 by Facebook Deco
Geraldo Santana by Gothe Gol