segunda-feira, 30 de setembro de 2013

BREAKFAST NA REDAÇÃO


GOTHE E LAZIO ESTREIAM NOS LISOS EM CAXIAS E HOMENAGEIAM ADAUTO SAMBAQUY


Nem LeBron James dos Heats, o líder das estatísticas na atual temporada da NBA, nem Tom Brady do New England Patriots, marido da übermodel brasileira Gisele Bündchen e craque da NFL, para surpresa do meu amigo jornalista Antonio Bavaresco que passeava e fazia compras com esposa e filhas em Nova Iorque, a notícia do dia no grande e famoso painel de novidades da Times Square era mesmo o Editor e sua estreia com a Lazio em uma competição oficial de lisos da FGFM nos próximos dias 05 e 06 de outubro em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Não teve dúvidas, de seu celular enviou a foto imediatamente a Redação do Gothe Gol.

Gothe se juntará a "velhos novos" praticantes da modalidade no Estadual de Sênior e Junior, como o atual Campeão Brasileiro da categoria, só que nos cavados, Gilson Moreira de Passo Fundo, e Mário Bürgel da Franzen, entre outros neófitos. Enfrentará técnicos consagrados como os Campeões Carlos Kuhn, Breno Kreuzner, Sérgio de Oliveira e Lauro Moretto, e experimentados praticantes como os locais Crosa e Pizza Pai e ainda Osmar da Academia de Pelotas, como outros que competem na modalidade faz tempo.

A Lazio apesar de alguns torneios com a presença esporádica de seu técnico nos anos de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013 (inclusive com o título do Aberto de Aniversário de Porto Alegre), talvez seja de fato o time que não participa de competições regulares no liso e esta sendo considerada pela mídia, inclusive a americana, como uma grande novidade e ao mesmo tempo uma grande zebra do torneio.

Na edição do dia, o New York Times - NYT, de tendência democrata, festejou a estreia da Lazio em Caxias, mas criticou a presença em suas fileiras de Di Canio, que já fez parte da torcida Ultra do clube, tem uma tatuagem de Mussolini no corpo e após marcar um gol em clássico contra a Roma, fez a saudação fascista para sua torcida, o que lhe custou multa de 10 mil euros.


Já o liberal The Washington Post focou a questão esportiva, e afirmou que será difícil "os italianos" passarem da primeira fase, mas que inegavelmente o torneio ganha novas cores. Segundo o espaço esportivo do periódico, agora de propriedade de Jeff Bezos e fundado em 1877, ninguém mais vai para a mesa jogar contra o botonista Gothe, faz tempo que agora todos enfrentam 50 minutos diante do Gothe Gol e as possíveis notícias do dia seguinte, em caso de um tropeço nos lisos, principalmente.


A Sports Illustrated, mais conceituada revista americana de esportes, preferiu dar destaque a homenagem de Gothe com a Lazio para Adauto Sambaquy, subindo a Caxias do Sul pela primeira vez para jogar os lisos (a terra de Sambaquy), e o fazendo integrar o grupo de jogadores com a camisa 67, ano em que Sambaquy com o também gaúcho Gilberto Gizzy e o baiano Adhemar Dias de Carvalho, deu modernas feições a regra brasileira.

NA PRANCHETA

CONEXÃOHallal - Especial Europa

Pedrinho encontrou seu sósia, Pedrinho encontrou a esposa de um botonista da serra gaúcha, Pedrinho foi a Florença e assistiu Aldyr e Dr.Maia pela Liga Europa, Pedrinho revela o seu voto no PRÊMIO BÁVARO CAVADOR e justifica a escolha. Nesta quinta no Gothe Gol tem o CONEXÃOHallal - Especial Europa.






Não foi possível mais uma vez gostar do Bayern de Munique de Guardiola na Bundesliga, apesar da vitória na rodada. Contra um bom Wolfsburg com duas linhas de 4 marcando muito e com jogadores de qualidade, Diego, Olic, Luiz Gustavo e Naldo, entre outros, o time Bávaro com Lahm fazendo o meio e Rafinha na ala pela direita não funcionou como deveria. O único gol foi de Thomas Müller.

Valter Azevedo (foto) que está todos os anos no cast da Copa Gerd Wenzel de cavados na regra brasileira, foi o 3º colocado no torneio em Torres da regra gaúcha na Confraria dos Lobos. Outro do cast da GW que saiu premiado na Série Prata foi Fosca (4º colocado). O Campeão na Prata foi Júlio Costa e o vice Gustavo. Na Série Ouro o título foi de Ricardo Bernardes, com Breno de vice, Tiago em 3º lugar e Cassiano na 4ª posição.




São mais de 110 votos eletrônicos na ENQUETE, 60% dos votos projetados para serem recebidos por e-mail, o voto aberto do Editor e mais 10 votos de colaboradores já computados. Segue a escolha do PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL que vai dar ao vencedor uma Taça de cerveja autografada por todos os jogadores da seleção da Alemanha e lata de 1 litro da cerveja alemã Paulaner, comemorativa a Oktoberfest 2013 de Munique. Nos votos por e-mail, acertando o vencedor, o internauta participa de sorteio de um time cavado do Botafogo com a assinatura de Manoel Teixeira Gonçalves de Rio Grande/RS. Confira na barra lateral como participar.

O Estádio João Martins do 14 de Julho de Livramento não foi liberado pelos bombeiros para jogo ontem contra com o Garibaldi pela Divisão de Acesso gaúcha. Um absurdo, o Estádio do Vale para receber os ciganos vermelhos já foi liberado para jogos do brasileiro com temerárias arquibancadas improvisadas.

Bürgel nesta segunda vai estrear o seu novo Notthingham Forest e que estará no final de semana em Caxias do sul na serra gaúcha no Estadual Sênior de lisos da FGFM. O adversário será outro time estreante, a Lazio do Editor que também sobe a serra no sábado. Será um clássico de times estreantes com o comando de dois franco atiradores do próximo Estadual.

Começou a fase final da V Libertadores de cavados da AFUMECA de Cascavel no Paraná, destaque na 1ª rodada para Rangel com 100% de aproveitamento contra Paulinho e Durval.

Umberto e Everton farão a decisão do interno de cavados do COP - Círculo Operário Pelotense. Everton passou por Brasil nas semi e Umberto superou a Roberto.

Faltando apenas uma rodada, o título de Campeão da 5ª Etapa de cavados da AFUMERG está entre Vavá e Índio. Vavá que soma 2 pontos de vantagem, nos seus dois últimos jogos atropelou Marcio por 3 gols e Correa por 4 gols.

O que surpreende neste início de Premier League, é a campanha do United. Depois de uma chapuletada de 4 para o City no clássico, agora enfrenta o vexame de perder em casa para o West Brom de Lugano. A sorte ainda sorriu na rodada com a derrota do principal adversário, o City, para o time do Aston Villa, uma piada da Liga.


Depois de bater no Brasil em pleno Bento Freitas na decisão da Copa Regional Sul Fronteira, o Pelotas de virada superou o Passo Fundo fora de casa no 1º jogo das quartas da Copa Willy Sanvitto e tem a vantagem na briga por um lugar nas semi. O Pelotas concorre a uma vaga na próxima Copa do Brasil. Gilmar que também sapecou os Xavantes, marcou um gol e deu a assistência para o outro.



Se Portaluppi não dividir o salário do mês com o goleiro Dida, a injustiça vai estar instalada O futebol é mesmo apaixonante por permitir que o pior time vença, e foi o que aconteceu no Morumbi com Grêmio e São Paulo pelo brasileiro. E o mais curioso, com um gol marcado por Vargas, jogador que Portaluppi só utiliza quando por cartões ou lesões não consegue formar o seu horroroso 3-5-2. Se Portaluppi fosse para a roleta em Las Vegas, ficaria milionário.

O Editor com a vitória de seu Newell's Old Boys diante do Grêmio de Paulo Dias, saiu da rodada de sábado do interno de cavados do Geraldo Santana convencido que está classificado para a fase decisiva da competição, integrando o G6 de seu Grupo. O início "argentino" foi muito ruim, mas a recuperação aconteceu. Henrique e Daiam (foto), empataram sem gols na rodada.



Até onde pudemos apurar, a 6ª fecha do Apertura uruguayo não aconteceu por greve dos bilheteiros de estádios (os sindicatos por lá são muito fortes) e contratempos para a entrega do Centenário para a montagem dos equipamentos para um show internacional, do Aerosmith.

O Estadual Especial Sênior de lisos também está em nossa barra lateral com sua ENQUETE. Com quase 40 votos postados, Carlos Kuhn da AFUMEPA é até aqui o favorito dos internautas para levantar o caneco na serra (38% das escolhas), contra 25% para Breno da Franzen, 14% para Osmar da Academia e 11% para Crosa da AFM Caxias.

O 3º e último turno do interno de cavados da Light no Grajaú no Rio (a Taça José Lousia), está em sua reta final e apontará o Campeão da tradicional associação carioca neste 2013. Glaiton venceu a 1ª etapa e Leonardo Meirelles a segunda. No principal módulo Glaiton, Meirelles e Claudio Moreira são favoritos, mas todos seguem vivos. 






Vermelhos perderam como já esperado para o líder do brasileiro Cruzeiro no final de domingo. O colorado não tem jockey, mas pelo menos desta vez não se pode falar em mais um vexame, pela qualidade dos mineiros, e assim não haverá colunista reclamando na quarta feira dos termos utilizados pela Redação.

JOTINHA EM TIRAS








Clic nas imagens para ampliar











hat trick no Gothe Gol - Carlos Kuhn


















Em semana de Estadual Sênior de lisos em Caxias do Sul, o Gothe Gol não poderia deixar de trazer para os Web leitores a palavra de um de seus Campeões. Sempre com um jogo clássico e limpo de muita técnica, Kuhn é referência e agora fala no hat trick.

HT - Você foi o Campeão Estadual Sênior gaúcho dos lisos em 2011, qual foi o jogo mais marcante daquela campanha, a decisão ou outra partida em especial ? Por que ?

Kuhn - Todos os jogos foram marcantes, 07 jogos com 05 vitórias e 02 empates, fiz 08 gols e tomei 01, mas só a partir das quartas de final foi quando comecei a vislumbrar a possibilidade de alcançar o tão almejado título.

Lembro que foi um 0x0 contra o forte Zilber e ele ainda teve um último chute cruzado pela direita que felizmente foi para fora. Foi a única partida que não marquei, mas o empate me beneficiava. Estava feliz, pois já garantia uma premiação.

A semifinal foi contra Pizza-Pai, jogo sempre difícil (até então o único que havia marcado contra o Botafogo na segunda fase), mas tive a felicidade de ganhar por 2x0.

Estava na final.

O destino reservava uma surpresa: jogaria contra o velho amigo de treinos, de viagem, e de hospedagem (estávamos no mesmo apartamento), Lauro Moretto. Ganhei de 1x0, gol do nº 13, Carlito Rocha (homenagem ao grande ex-presidente botafoguense). Voltamos para Porto Alegre felizes com os dois principais troféus. Por tudo que se apresentou, o jogo mais marcante foi a final, com certeza.

HT - Dois anos depois você acredita que pode repetir o título ? O seu jogo de lá para cá teve mudanças, mudou time ou forma de jogar ?

Kuhn - É difícil, os adversários são fortes e a cada ano que passa ficamos mais velhos, aumentando assim nossas dificuldades. Para ser campeão tem que estar muito focado e contar com que naquele fim de semana de tudo certo (lançamentos, cavadas e chutes sejam certeiros e dos adversários não tanto).

Enquanto Deus permitir, tenho certeza que ainda irei incomodar os demais competidores. Quanto a mudanças sou meio conservador: permanece o mesmo jogo, o time é o mesmo, somente nas ocasiões que considero muito difícil aumento o nº de cavadores para 07. Convém lembrar que este time do Botafogo foi Campeão em 2011 e 3º lugar em 2012. Recebi esse time confeccionado por Nei Barbieri em 01.07.11, quatro semanas antes do Estadual. Andei lixando e testando sua corrida na própria mesa da sala de casa. Treinei algumas vezes sozinho na AFUMEPA, e acabei sendo recompensado na final. Ele tem um valor inestimável para mim.

HT - No que o título de Marcelo Vinhas na recente Copa do Brasil da modalidade influenciou o estado anímico dos botonistas para as próximas disputas fora do Rio Grande do Sul ? Você acredita que "um efeito Vinhas" já poderá ser sentido no Brasileiro de Caiobá no Paraná com melhores resultados dos gaúchos na média ?

Kuhn - Essa Copa do Brasil foi fantástica! Pela fórmula, pela condução da CBFM, pela confraternização entre pessoas amigas, e para culminar, com a brilhante conquista do amigo e grande botonista Marcelo Vinhas. Vinhas por sua educação, gentileza, postura, além de um jogador completo é daquelas pessoas que conta sempre com nossa torcida e admiração.

O jogo final foi eletrizante. Lembro da sua emoção e também da nossa emoção. Estávamos felizes e agradecidos pelo feito. Graças a Deus eu estava lá!

Respondendo efetivamente a pergunta: acredito que nós gaúchos somos muito determinados a novos desafios. A modalidade cresceu muito no Rio Grande do Sul (eu não jogo cavado desde o final de 2010, e não sinto saudades). Tenho certeza que passamos a ser mais respeitados pelos outros estados e melhores resultados irão se apresentar. Caiobá que nos aguarde.

Encerro agradecendo ao editor pelo convite. Ter sido lembrado em um meio de grandes botonistas me deixou muito honrado. Espero estar colaborando para o sucesso do blog.

Grande abraço!

iMAGEM
















Semana de lisos, o "cavador", nem sempre é Bávaro.

N@VEG@NDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Orlândia em São Paulo e Espumoso no Rio Grande do Sul. Abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Jaguarão, Vacaria, São Borja, Tapejara, São Lourenço do Sul, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Camboriú, Joinville, Lages, Blumenau, Caçador e Sombrio em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Maringá e Paranaguá no Paraná, São Paulo, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto e Ubá em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte em Minas Gerais, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Patos na Paraíba, Natal no Rio Grande do Norte, Tianguá no Ceará, Bangalore na Índia, Lisboa e Cascais em Portugal e Istambul na Turquia.









Times Square by Gothe Gol 
Lazio by Gothe Gol
Banner NA PRANCHETA by Gothe Gol
Valter by Valter Facebook
PRÊMIO BÁVARO CAVADOR by Gothe Gol
Bürgel by arquivos do Gothe Gol
United by Google
Pelotas by Google
Henrique e Daiam by Gothe Gol
Light by Futmesanews
JOTINHA EM TIRAS by Gothe Gol
Banner hat trick by Gothe Gol
Carlos Kuhn cortesia by Carlos Kuhn
iMAGEM by arquivos do Gothe Gol
Cidades by Google

domingo, 29 de setembro de 2013

BATE BOLA com Sambaquy




















Na próxima semana teremos em Caxias do Sul a disputa do Gaúcho Senior de Lisos. Tenho tomado conhecimento das grandes realizações que os meus conterrâneos estão promovendo, sempre com um brilhantismo notável. Nem sempre foi assim, pois os deslocamentos eram muito mais difíceis do que na atualidade. Geralmente recebíamos a visita de radialistas, como Oldemar Seixas, narrador de jogos do Bahia e Ivan Lima, já falecido, que era o grande nome do esporte pernambucano. Vinham a serviço a aproveitavam para bater uma bolinha com os iniciantes gaúchos que só utilizavam a modalidade liso.

A visita de Ivan Lima, da TV Radio Clube de Recife
  
Ivan Lima foi dessas pessoas que entram na vida da gente para sempre. Apesar de já haver falecido há alguns anos, continua na memória de muitos amigos que praticam o futebol de mesa, na Regra Brasileira.
Ivan foi o realizador do 2º Campeonato Brasileiro, realizado nas dependências do Ginásio Geraldo Magalhães, o Geraldão, na Imbiribeira, em Recife. Lá, no ginásio, alojou todas as delegações, fornecendo-lhes alimentação. Foi um grande passo numa época bastante difícil.

Mas, em 20 de novembro de 1969, Ivan veio até Caxias do Sul. Entrou em contato comigo e, como bom anfitrião, solicitei uma dispensa no Banco e passei o dia com esse amigo, juntando dois promissores botonistas que levaria a Salvador, em janeiro, para o Primeiro Brasileiro: Airton Dalla Rosa e Jorge Compagnoni. Na AABB realizamos um quadrangular, onde pudemos aquilatar a nossa preparação para a grande disputa que iniciaria a história do futebol de mesa, a nível nacional. Ivan não foi páreo para nenhum dos três gaúchos. Eu empatei meus jogos com os dois meninos e o Jorge acabou vencendo ao Airton e ficando com um dos mais lindos troféus até hoje apresentados no futebol de mesa. A mim coube o segundo lugar. Nessa época éramos assistidos pela MAPRO – Materiais de Propaganda, que trabalhava com acrílico, a qual nos ofertou os troféus, devidamente gravados.

Em janeiro nos encontramos em Salvador, e Ivan foi incansável com toda a turma gaúcha. Ele que era baiano, mas vivia em Pernambuco há muito tempo, defendia o Galícia, seu time de coração. 

As visitas do Jomar Moura à Caxias do Sul

O então presidente da Associação Brasileira de Futebol de Mesa, Jomar Antonio de Jesus Moura, frequentemente visitava a nossa cidade, incentivando à prática do futebol de mesa. Em fevereiro de 1971, realizamos um torneio na AABB, com a sua presença e mais os botonistas caxienses Sylvio Puccinelli, Marcos Fúlvio de Lucena Barbosa e esse botonista que escreve esses Bate Bolas falando do passado. Jomar ganhou dos dois e empatou comigo, ficando com o título de campeão.

Em julho de 1972, juntamente com Orlando Nunes, representou a Bahia no 3º Campeonato Brasileiro, realizado sob o patrocínio do Conselho Municipal de Desportes pela Liga Caxiense de Futebol de Mesa, onde conseguiu ficar com o 4º lugar da competição. Gostou de tudo o que viu, pois passou a voltar para a Pérola das Colônias e jogar o seu futebol de mesa, com o seu Santos F. C., impulsionado pelo seu famoso pente. (Isso deve ter dado origem às réguas tão utilizadas na atualidade.)

Em setembro de 1972, retornou a Caxias e nos procurou. Organizamos um Torneio, sempre na AABB e convidamos o Mário de Sá Mourão, presidente do Conselho Municipal de Desportos, que havia recebido de presente um Botafogo F. R., das mãos do Orlando Nunes.

Para esse torneio, o Sá Mourão mandou confeccionar uma medalha comemorativa, com os dizeres: AO 1º COLOCADO NO TORNEIO R.G.S. x BAHIA – C.M.D. – L.C.F.M. – CAXIAS DO SUL.
Participavam do Torneio Marcos Barbosa (LCFM), Almir Manfredini (Guarany), Jorge Resende (Vasco da Gama), Mário de Sá Mourão (CMD-CX SUL), Adauto Celso Sambaquy (AABB) e Jomar Moura (Bahia).

Primeiro jogo: Sambaquy 1 x Jomar 0. Depois disso ninguém mais conseguiu segurar o Flamengo caxiense. O Jomar ainda perdeu para o Almir Manfredini. Os meus jogos seguintes foram Marcos Barbosa (São Paulo) 1 x 1, Almir Manfredini (Internazionale) 1 x 1, Jorge Resende (Vasco da Gama) 5 x 2 e Mário de Sá Mourão (Botafogo) 4 x 0.

Consegui ficar em primeiro, pois os restantes ficaram embolados. Era a primeira vez que um gaúcho vencia um torneio em que os baianos participavam. Talvez isso fosse inacreditável na época, mas a medalha ficou comigo para provar. Faz parte do meu acervo.

Isso mexeu com os brios do Jomar. Perdeu uma chance de ter mais um troféu em sua galeria e no mês seguinte, isto é, em outubro, voltou a Caxias. Veio com ganas de ganhar e novamente em um torneio não perdoou ninguém. Venceu com méritos e levou para casa a sua medalha que o CMD fornecera. Nessa ocasião me venceu por 3 x 0. Estava com o espinho entalado na garganta.

Como podem notar, as promoções eram feitas na base do improviso, aproveitando a passagem de algum botonista notório na cidade. Bem diferente do que está sendo visto atualmente, pois são promoções bem elaboradas e muito bem cuidadas por essa valorosa turma do futebol de mesa, da entidade que, daqui vinte e um meses estará completando o seu primeiro cinqüentenário de fundação. Quero estar vivo para poder estar lá e abraçar a cada um dos botonistas daquela cidade, recordando a noite de junho de 1965, nas dependências do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, ajudamos a fundá-la para a glória e grandeza de nosso esporte.

Até o próximo Bate Bola.

sábado, 28 de setembro de 2013

FUTEBOL GAÚCHO, GRAMADOS & MESAS




















por Jefferson Oliveira

Futmesa - AVFB é mais que uma simples Associação! 

Com o intuito de mostrar a sociedade Viamonense seu empenho em ajudar o município em outras atividades e buscar no contexto cognitivo a aprendizagem para as crianças e adolescentes, mas também abertos a todas as idades, é que a Associação Viamonense de Futebol de Botão (AVFB) vai criar dois novos departamentos.

Com a parceria do Conselho Municipal dos Desportos de Viamão, Secretaria de Cultura e Esportes e a Prefeitura de Viamão, juntamente com seus associados, serão criados os Departamentos de Xadrez, que será de responsabilidade de Jefferson Oliveira, e o Departamento de Esportes Aquáticos.

O Departamento de Xadrez funcionará todas as terças à noite (entre 20h e 22h) no ginásio municipal de Viamão, já com início nesta semana, e será aberto a todos os praticantes e amantes deste esporte que quiserem se reunir num local tranquilo e com orientação. Serão disponibilizadas as peças e o tabuleiro. Oficinas para quem quiser aprender o esporte estão sendo programadas. Até o final de novembro será organizado pela entidade, com o apoio da Secretaria de Cultura e Esportes de Viamão, o Primeiro Campeonato Municipal de Xadrez.

Já o Departamento de Esportes Aquáticos terá sua primeira atividade no próximo domingo através da participação no evento Colorindo o Lago Tarumã, a partir das 9h, com diversas atividades.

Neste sábado teremos mais uma rodada cheia no Ginásio Municipal, teremos jogos tanto pelo 21º Municipal - 2º Turno - Taça MA2, quando pela Taça Diário de Viamão, vamos aos jogos: 13:30 - Jefferson Oliveira x Tales Reboredo - A1 13:30 - Fábio Di Leone x Rodrigo Fraga - A1 13:30 - Fabio De Oliveira Cunha x Xandi Almeida - A1 13:30 - Lucas Fernandes Di Leone x José Fernando Reboredo - A2 13:30 - Antonio Suminski x Altair Coelho Junior - A2 13:30 - Davi Cunha x Eduardo Nunes - A2 14:30 - Alexandre Guimarães x Rodrigo Padre - A1 14:30 - Fábio Cunha x Fábio Di Leone - A1 14:30 - Cláudio Viegas x Tales Reboredo - A1 14:30 - Antônio Suminski x Lucas Di Leone - A2 14:30 - Altair Coelho x Fernando Reboredo - A2 14:30 - Eduardo Nunes x Edison Almeida - A2 15:30 - Cláudio Viegas x Alexandre Guimarães - Taça 15:30 - Edison Almeida x Antônio Suminski - Taça.

Futebol pelo Interior do Estado 

Após confusão, Bra-Pel termina aos 35 minutos do 2º Tempo. PELOTAS SAI CAMPEÃO DO TURNO ! 

Na noite desta quinta, no estádio Bento Freitas, o Pelotas venceu o clássico Bra-Pel por 3 a 0 e conquistou o título do primeiro turno, na Copa Sul Fronteira. Bruno Coutinho, duas vezes, e Gilmar, marcaram os gols da vitória áureo-cerúlea. O jogo começou equilibrado, com chances para os dois lados, mas, aos 28 do primeiro tempo, Bruno Coutinho recebeu de Gilmar e mandou no ângulo do goleiro Luis Müller, abrindo o placar para o Lobão.

No segundo tempo o Brasil voltou buscando o ataque a todo momento, no entanto, na primeira chegada do Pelotas, após cobrança de escanteio, Gilmar mandou para o gol e ampliou para 2 a 0. Aos 30min, Felipe Garcia fez boa jogada, passou para Bruno Coutinho e o meia colocou com categoria, longe do alcance do goleiro Xavante e fechando o placar em 3 a 0 para o Lobão.

Após o gol, um torcedor do Brasil invadiu o campo, agrediu o auxiliar José Eduardo Bernardi e, por falta de segurança, o árbitro Marcio Chagas da Silva encerrou o jogo.

São José-Poa de virada vence o Juventude por 3 a 2 pela Copa Willy Sanvitto 

Em um confronto aberto, com polêmica, expulsões e com muitas alternativas, o São José venceu, de virada, o Juventude, por 3 a 2, na primeira partida das quartas de final da Copa Willy Sanvitto. Itaqui e Rafael Pereira, em cobrança de pênalti fizeram para o Ju, mas Jean Silva, Ramos e Fernando marcaram para os visitantes. O confronto de volta será na segunda-feira, em Porto Alegre. Aos oito, Douglas foi derrubado nas proximidades da grande área e Itaqui acertou um chutaço na cobrança de falta para abrir o placar. Em um contra-ataque rápido, Arthur ganhou na velocidade e tocou para Jean Silva, que dominou livre e rolou no canto do goleiro André Sangalli. Aos 40, após uma confusão no meio-campo, o árbitro Diego Almeida Real expulsou o centroavante Zulu e o zagueiro Marcelo Oliveira, do São José-PoA.

No segundo tempo, logo aos oito minutos, Douglas fez jogada pela direita e rolou para Murilo. Quando o lateral tentou o drible foi derrubado dentro da área. Pênalti que Rafael Pereira não desperdiçou: 2 a 1. Só que aos 21, mais uma vez, a zaga alviverde bobeou, após cobrança de escanteio, Navarro recebeu livre e chutou cruzado. Ramos completou para o gol, 2 a 2. Logo depois, mais uma bola parada entrou na defesa do Ju. Após cobrança de falta na meia esquerda, Fernando cabeceou, a bola bateu na trave, nas costas de André Sangalli, e entrou para o gol: 3 a 2.

Por reclamação, o técnico Lisca foi expulso logo após o lance. O São José atuou com Luis Carlos, Bindé, Fernando, Marcelo e Jeanderson; Borges, Ramos, Rafinha e Guedes; Jean Silva e Arthur. Técnico Beto Campos. O Juventude atuou com André Sangalli; Murilo (Dê), Rafael Pereira, Diogo e Gerley (Mika); Rodrigo Possebon, Itaqui (Romano), Paulo Josué (João Henrique) e Rogerinho (Brenner); Douglas e Zulu.

TERCEIRONA GAÚCHA 

Quarta-feira
Guarany-BG 1x014 de Julho
Nova Prata 2x2 Sapucaiense
Marau 0x0 Garibaldi
Rio Grande 2x1 Tupi
15 de Novembro 2x2 Bagé

Novo Hamburgo é Campeão da Copa Metropolitana 

O time Anilado quase perdeu o título do primeiro turno da Copa Metropolitana em casa. O Índio saiu na frente, na noite desta segunda-feira (23), abriu o placar no Estádio do Vale, mas em seguida o Nóia conseguiu buscar a diferença, deixou tudo igual e levou a taça. O lance causou polêmica e a partida chegou a ser interrompida para que juiz e árbitros decidissem se o gol anilado seria válido. O jogo foi favorável ao Nóia no primeiro tempo. Os jogadores do time da casa tiveram maior posse de bola nos 45 minutos da etapa inicial. Perderam pelo menos duas chances de bola na rede, mas ainda assim, seguiam em vantagem com relação ao Aimoré. No entanto, foi no segundo tempo que o Índio Capilé mostrou jogadas mais ofensivas do que no início e cresceu dentro de campo. O time de Gilmar Iser ainda conseguiu segurar o empate em 0 a 0, mas aos 35 da segunda etapa Luquinhas marcou para o Aimoré. A virada veio quase no final do jogo, quando Lucas Santos, em um lance polêmico, chutou a bola na rede do adversário e marcou. Foram momentos de sufoco até sair o resultado sobre a legalidade do gol. A decisão de não anular o lance causou indignação dos jogadores do Índio.

Juventude empata em casa e sobe para a Série C do Brasileiro! 

Acabou o inferno da Série D para a torcida do Juventude. Na tarde deste domingo a equipe alviverde entrou em campo em busca de um único objetivo, não perder para o Metropolitano, no estádio Alfredo Jaconi. Missão dada e missão cumprida. Os comandados de Lisca empataram em 0 a 0 com a equipe de Santa Catarina e comemorou o acesso a Série C do Futebol Brasileiro. Como havia empatado o primeiro jogo, fora de casa, em 2 a 2, a vantagem era do time de Caxias. Após o apito do árbitro, a festa foi toda do Juventude, os torcedores invadiram o gramado e comemoraram junto com os atletas e dirigentes, a volta a Série C do Brasileirão ! PARABÉNS JUVENTUDE !

Caxias fica no empate com o Madureira atuando fora de casa 

Na tarde do último sábado (21), a S.E.R. Caxias garantiu mais um ponto importante na fase de classificação da Série C do Campeonato Brasileiro. Jogando no Rio de Janeiro, a equipe grená ficou no 1 a 1 com o Madureira, no Aniceto Moscoso. Com o resultado, o Caxias soma 25 pontos, em 15 jogos disputados, se mantendo no G4. A equipe grená volta a campo neste domingo (29), às 15h30, no Estádio Francisco Stedile (Centenário) diante do Vila Nova.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA

















Quem gosta de futebol não pode deixar de ter na cabeceira a placar Especial - Guia Europeus, que traz tudo sobre os campeonatos mais badalados do planeta, ou seja, do velho continente. Alemão, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Português, Russo, Ucraniano, Turco e Holandês, além da Liga Europa e da Champions League. As fichas de 207 jogadores e estatísticas e curiosidades de times, craques e torneios.

Quem mais treinou na Champions ? O escocês Alex Ferguson com 206 partidas ?

Mazzola no Milan foi o brasileiro que mais marcou na Champions ? Ou foram Ronaldo Nazário, Romário, Jardel ou Rivaldo ?

Quantos títulos nacionais tem o Mônaco de Falcao Garcia ?

Os únicos Campeões invictos da Bundesliga são Viktoria Berlin, Nuremberg, Hamburgo, Schalke 04 e Dresdner. Verdade ?

O melhor ataque da história do Calcio em uma temporada foi da Juve, Inter ou Milan ? Ou foi o do Torino ?

Quantos milhões de euros custou Özil aos cofres do Arsenal de Wenger ?

O Galês Gareth Bale hoje no Real Madrid começou no Southampton ou no Tottenham ?

O Sheriff que jogará na Liga Europa no Grupo K é da Irlanda do Norte, da Escócia, da Lituânia ou da Romênia ?

Fica a dica do Gothe Gol para a leitura neste final de semana, junto com as edições diárias do Gothe Gol, é claro.

NA PRANCHETA

Você que já está votando no BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL, agora tem mais uma opção de Enquete em nossa barra lateral. Responda, quem será o Campeão 2013 do Estadual Sênior de lisos que será jogado nos dias 05 e 06 de outubro em Caxias do Sul ? Nas opções, Breno, atual Campeão e Campeão em 2010, Carlos Kuhn, Campeão em 2011, Sérgio de Oliveira Campeão em 2009 e ainda Osmar da Academia de Pelotas e os jogadores da casa Crosa e Pizza Pai.

Todos os colunistas e colaboradores já votaram, e são muitos os votos já computados via e-mail para o gothe@terra.com.br para que se eleja o vencedor do PRÊMIO BÁVARO CAVADOR (confira em nossa barra lateral como participar), mas não estaremos divulgando resultados parciais. Na ENQUETE os resultados parciais podem ser acompanhados e com quase 100 votos eletronicamente postados. Em todos os módulos é possível votar até o dia 25 de outubro. A votação por e-mail já alcançou mais de 50% do projetado por nossa Editoria. O voto do Editor que tem o exato peso 1, está divulgado no final desta Edição. O resultado final será publicado no dia 28 de outubro.

A disposição já no link exclusivo, o CROMO de Gilson Moreira de Passo Fundo, o último dos 42 até aqui publicados. O atual Campeão Brasileiro do Sênior nos cavados está em nossa barra lateral no GOTHE CROMO GOL.

Por pura desatenção, não tínhamos ainda ao alcance dos internautas nas DICAS DE LINKS do Portal do Fumtesa, a coluna de Adauto Sambaquy, o seu blog pessoal. A falha já está corrigida, é só navegar.

Apesar da promessa de gols na modalidade, só empates sem gols na última rodada do Sênior da Academia de Pelotas. Badia e Luis Fernando e ainda Zilber e Figueira não saíram do zero. Resultado ? Jogando com a vantagem do empate, Badia e Zilber (foto) chegaram as semifinais do torneio.





Sugiro uma navegada pelo blog do Guido, um artista na confecção de maletas para Futebol de Mesa. Minha primeira maleta com qualidade foi assinada pelo Guido e de lá para cá são muitos os trabalhos fantásticos. Aliás tem muita gente no mercado também com extraordinária qualidade, ganha o Futmesa podendo contar com gente que trabalha muito bem e que ama o esporte. O blog do Guido você encontra nas nossas DICAS.






Conferimos os rankings de acessos ao Gothe Gol neste 2013. Entre as cidades gaúchas, as 10 primerias em acessos são Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Gravataí, São Leopoldo e Santa Maria. Entre cidades de outros estados São Paulo lidera seguida de Rio de Janeiro, Salvador, Cascavel, Lages, Curitiba, Brusque, Joinville, Goiânia e Blumenau. Fora do Brasil, Paris, Addis Abeba, Londres, Assunção, São Petersburgo, Berlin, Montevideo, Chicago, Nova Iorque e Florença.

A cobertura do Estadual Sênior e Junior de lisos 2013 em Caxias do Sul você começa acompanhar desde já no Gothe Gol, e tudo indica que o internauta poderá contar com uma cobertura especial nesta temporada. Além da ENQUETE que já está a disposição na barra lateral, no domingo poderemos lembrar de Caxias e seus torneios na pena eletrônica de Sambaquy. Os caras eram mesmo pioneiros! O Bate Bola com Sambaquy vai trazer histórias que só ele pode contar, no domingo do Gothe Gol. Já na segunda no BREAKFAST matéria especial e outras informações, além de uma entrevista no hat tirck. Qual o campeão de lisos do Sênior que estará no hat trick ? Confira.

Claudio Colares é o campeão do 2º turno do Lourenciano 2013. Claudio, Darcy Levien (Campeão do 1º turno) e outros 3 times decidirão em um pentagonal o campeonato de cavados de São Lourenço do Sul.








A Redação do Gothe Gol recebeu e-mail emocionado de botonista pelotense. Agradecia de forma veeemente ao JOTINHA, pois chegaram as tais mesas da serra. Disse o botonista que o Jotinha merecia a santificação e sugeriu um "Fale com o JOTINHA".

Sábado de um jogo para o Newell's Old Boys do Editor no interno de cavados do Geraldo Santana. Pela frente Paulo Dias e creio que o seu Grêmio na briga por uma das seis vagas do Grupo B as finais.

O Editor do Portal do Futmesa já havia projetado, fazia tanto tempo que o Pelotas não tinha alguma vantagem sobre o Brasil, que estava mais próximo de uma vitória e de uma conquista do que o Xavante. E não deu outra, em pleno Bento Freitas o time da cidade que frequenta a mais tempo a 1ª Divisão do futebol gaúcho conquistou o 1º turno da Copa Regional Sul Fronteira da FGF com arrasadores 3 a 0 no placar. O Pelotas já tinha merecido a vitória na primeira partida na terça, e não levou no detalhe.

Começou mal o 2º turno do 14 de Julho de Livramento na Divisão de Acesso gaúcha, perdeu por 1 gol para o Guarany em Bagé.

Com alguns remanejos começou ontem a Taça AABB de cavados de Canguçu.


Pela fecha do Apertura uruguayo neste final de semana, um Peñarol em crise sai para jogar contra o Wanderers, já o Nacional também sai para cruzar com o El Tanque Sisley.

O que mais me preocupa no momento no Grêmio é a completa falta de ambição. A cena de Portaluppi fazendo sinal aos seus jogadores de que o tempo tinha estourado na Pacaembu e a evidente satisfação com o empate sem gols com o Corínthians, diz tudo. Barcos titular e capitão enquanto Zé Roberto é queimado no banco, responde pela filosofia egocêntrica do técnico. Que contra o São Paulo pelo brasileiro tenhamos sorte, muita sorte.


O futebol na TV começa na sexta na FOX Sports com o Campeonato Argentino, tem às 20:05hs Estudiantes de La Plata vs. Velez Sarsfield.

Sábado é possível amanhecer com a Premier League e o clássico Tottenham e Chelsea às 08:30hs na ESPN Brasil.

Sábado também de Bayern de Munique contra o Wolfsburg pela Bundesliga na ESPNHD+ às 10:30hs. O jogo é na Allianz Arena.

Fechando o sábado rola o clássico espanhol em Madrid com o Real de Bale contra o Atlético de David Villa, às 17hs na ESPN.

Madrugada para quem não perde o Calcio no domingo. Tem o derby de Turin às 07:30hs, tem Torino e Juventus na FOX Sports.

As 16hs em TV aberta o brasileiro com São Paulo e Grêmio para fechar o final de semana.

André bateu a Leão e Alam Casartelli eliminou Breno pela vantagem do empate nas semifinais do Abertura de lisos da Franzen. O caneco ficou com André que não tomou conhecimento de Alam na decisão e fez 4 gols. O 3º lugar foi de Leão e a 4ª posição de Alam Casartelli. Já está em andamento o torneio de Encerramento, mas só agora o Abertura foi decidido.

Na Copa Petrópole de cavados Caco perdeu a invencibilidade, mas não a liderança do torneio. Havia gordura suficiente para tropeços.

É conferir. Final de semana de regra gaúcha com a Confraria dos Lobos em Torres, no Hotel Farol.

O Zonal Sul vai sendo programado e pode acontecer nos dias 09 e 10 de novembro. Rio Grande, Pelotas, Bagé, Livramento, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar podem estar presentes. A competição será nos cavados e lisos.

Vermelhos conseguiram um empate ruim na Copa do Brasil, até pior que o empate do Grêmio. Dunga segue mantendo o emprego de Portaluppi.

Quem casa amanhã na Igreja da Dores com direito a festa no clássico Leopoldina Juvenil em Porto Alegre, é a minha amiga e parceira de trabalho Gabriela Verissimo. Depois é curtir com o Beto a Itália e a Inglaterra, onde tudo começou. A Gabi também esteve aqui no Gothe Gol com um espaço de Gastronomia e dicas de locais descolados para comer e curtir a noite, o espaçoGABI. Felicidades a Gabi que nesta foto estava nas suas últimas 48 horas de solteira.






O VOTO DO EDITOR




















Eu dividiria a lista criada aqui na Redação do Blog em "camadas", não tenho o direito e nem pretendo influenciar o voto de ninguém para o PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL, mas na primeira delas estariam (sem nenhuma ordem) Vinhas, Degani, Cristian Baptista e Silvio, na segunda Rodalles, Gilvani e Victor Meecking, na terceira Mallet, Duda e Cepel.

Em escolhas deste tipo nunca entram apenas o fator resultados ou técnica, sabemos disto. Quem convive com eles, nas mesas inclusive, vai levar para o voto simpatia, rivalidade, amizade, histórias, enfim. O voto nestes casos é sempre uma equação.

Como tenho 1 voto e com peso 1, o menor peso entre as categorias de voto da premiação, a ENQUETE vale 2 pontos, o vencedor entre os colaboradores 2 pontos e os votos por e-mail 5 pontos, decidi primeiro qual deveria ser o perfil do voto a ser dado.

Decidi que o meu voto não poderia ser simplesmente o de um botonista, ou mesmo de um Web leitor, o meu voto deveria ser o de Editor. Sendo assim meu voto não poderia ser outro, Alex Degani. Se Degani está na mesma camada de Vinhas, Cristian e Silvio, é um voto tecnicamente bem resolvido, títulos não lhe faltam, e não lhe falta aquilo que todo Editor em momentos cruciais deseja de um dos protagonistas do esporte.

Opinião forte, muitas vezes no limite do politicamente incorreto, as vezes além dele, alguém que aqui como colaborador se revelou um belo texto, competitivo ao extremo e portanto belicoso na bola dividida, resumindo, notícia.

Talvez não tenha o carisma e a simpatia do nosso Ferderer, o Vinhas, nem a seriedade competitiva de um Cristian Baptista, ou o foco centrado de um Silvio, é uma mistura da irreverência de um Djokovic somada a aspereza de um John McEnroe, nenhum esporte ou espaço pode prescindir de tal silhueta.

Degani é o voto do Editor, talvez pelos mesmos motivos que muitos deixem de elegê-lo. Pelo que jogam, todos os 10 merecem expressiva votação.

DESCOLOU ?




















Abrimos um novo espaço e o internauta pode colaborar com suas fotos. No DESCOLOU ? vai surgir gente do Futmesa que não anda muito ativa por aí e o mesmo vale para os outros esportes, futebol, basquete, volêi, automobilismo, e até outros objetos, botões, toca discos, fitas de vídeo, garrafas de refrigerante, produtos que não estão mais nas gôndolas, mas já fizeram sucesso e o que mais a imaginação produzir.

Estreamos com uma das maiores figuras do botonismo gaúcho nos lisos, o Gigante da Colina Claudio Carvalho. Morador de Caxias do Sul (pelo menos na época), jogou um bom tempo no Futmesa do Grêmio. Como não temos registro de estar jogando regularmente em alguma associação, fica a pergunta: onde estará Claudio e suas 658 réguas, no mínimo uma para cada jogador do seu Vasco da Gama que tinha (ou tem) cerca de "600 jogadores" ou mais ?

Mande sua foto para gothe@terra.com.br para publicação neste espaço ou se você souber, envie a resposta para a solução dos enigmas que irão aparecer por aqui. Onde anda Claudio Carvalho ? Se for da preferência do internauta, nomes de fontes não serão revelados.

VITRINE por Daiam Oliveira




















Se com a Dilma no gol, Barack Obama já não encontrou moleza, imagine contra um time só de Presidentes brasileiros, e com direito a Costa e Silva, JK, Sarney, Itamar Franco & Cia ?

N@VEG@NDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Torrejon de Ardoz na Espanha, Molde na Noruega, Paraty no Rio de Janeiro e Sarandi no Rio Grande do Sul. Abraços aos internautas (muitos mesmo) de toda a rede, de Porto Alegre, Guaíba, Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Torres, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Maria, Caçapava do Sul, Passo Fundo, Santa Rosa, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Camboriú, Joinville, Brusque, São Miguel do Oeste, Chapecó, Lages e Itapema em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Maringá, Apucarana, Cruzeiro do Oeste e Paranaguá no Paraná, São Paulo, Santos, Campinas, Presidente Prudente, Barueri, Guarulhos, Cruzeiro, São Caetano do Sul e Piracicaba em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé e Niterói no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte, Araguaína, Patos de Minas, Uberlândia e Ouro Branco em Minas Gerais, Vitória e Vila Velha no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Aracajú no Sergipe, Recife em Pernambuco, Natal no Rio Grande do Norte, Fortaleza no  Ceará, Montevideo e Salto no Uruguay, Buenos Aires na Argentina, Addis Abeba na Etiópia, Boston no Massachusetts (EUA), Tours na França e Brno na República Tcheca.










Placar Europeus by Gothe Gol
Banner NA PRANCHETA by Gothe Gol
Zilber by Academia de Pelotas
Banner by Guido Maletas by Guido
Sambaquy by Google
Claudio Colares by GEL
Gothe by arquivos do Gothe Gol
Barcos e Paulo André by Globo.com
Gabi e Gothe by Gothe Gol
Degani e Gothe by arquivos do Gothe Gol
Claudio Carvalho by arquivos do Gothe Gol 
VITRINE by cortesia Daiam Oliveira
Cidades by Google

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TEMPERO BAIANO NO FUTMESA, NA DIVISA e O ESPÍRITO É SANTO

TEMPERO BAIANO NO FUTMESA

























por Gabriel Melo

Campeonato Brasileiro de Futebol

Desde que o novo presidente (Fernando Schmitd) assumiu o clube, estamos invictos no Brasileirão!!! Sendo 2x2 com o Criciúma; 2x2 com o Coxa; 2x0 Inter; 2x1 Botafogo. Estes dois últimos nada de surpresa, já que batemos neles tanto no primeiro tanto no segundo turno... agora só ano que vem, para tentarem descontar.

BAÊA 2X0 inter

O que vale é bola na rede!!! O BAÊA foi mais competente e conseguir fazer isso. Não entendo o choro do DR. (quando falo em choro so me lembro de um gaúcho nas escadas do hotel na BA, após perder de um senhor do máster no especial), visto que ele comemorou a vitória do PEPETA contar mim, sendo que o goleiro do mesmo, fez milagres no jogo, assim como Lomba e nossa trave.







BAÊA 2x1 botafogo

Já contra o vice líder, fomos muito superior, éramos para ter ganho demais!!! E como de costume ao fim do jogo foi muito “chororô” nas redes sociais! Não entendo porque, sempre perderam mais que ganharam em Brasileiro... vide Futpedia (http://futpedia.globo.com/confronto/bahia-x-botafogo#/anoInicio=1963/anoFim=2013/campeonato=-1/agregador=2)





BORA BAÊA MINHA PO..........!!!!!!!!!!!!!!!!

Futmesa na Bahia

Este período é de recesso, com os campeonatos internos próximos ao fim do segundo turno.

Competição só em outubro, servindo de apronto para o Brasileiro de 2013! Já posso dizer que a BAHIA vai com tudo e não tem para ninguém!!!

Botonista da Década

Muito interessante a idéia do Gothe. Porém faltaram muitos nomes nesta lista, como o Pedrinho (que se vangloria um empate comigo), o PEPETA (único gaúcho a me vencer, fora o Vinhas que é de outro patamar) e o editor, atual campeão do aberto de POA.

Porém, não tem muito o que votar nesta enquete. É a mesma coisa que perguntarmos quem é melhor que Alenio no RJ, ou melhor que Diógenes e Hamilton Junior na BA ou melhor que Aldemar no RN.

Vinhas ganha com o pé nas costas... ao menos que algum maluco crie vários emails para votar!!!!!

Quem mais se aproxima do Fenômemo gaúcho é o Silvinho, que esse, diferente do Augusto, VAI DAR BOM!!!!
 
O Espírito É Santo

Foi com muita satisfação que soube da estréia do amigo Tiago Feliz no blog. Agora temos mais um colunista para “cornetar”!!!!!

Boa sorte amigo!!

Abraços e até a proxima!!

NA DIVISA




















por Ítalo Petrecheli

É um prazer para mim voltar a escrever para este espaço botonístico brasileiro, gostaria de agradecer ao Gothe que aceitou o retorno após minha saída da Coluna Vermelha deste blog, mas creio que agora ela está em boas mãos, não é Alex Degani?

Porém volto com um desafio, falar do Futmesa Catarinense e suas várias Regras, o que não é fácil, mas como jogo em todas e em quantas mais aparecerem, vamos lá, “Bola, Disco e Dadinho pra frente”!!!!!!!

Disco 1 Toque

















Falando do assunto que mais chama a atenção dos gaúchos, os catarinenses e “cataúchos” estão em festa, não apenas pelo belíssimo local onde hoje são realizados os jogos do CAMAG, no Clube 6 de Janeiro em Floripa, mesmo clube onde em Agosto foi realizado o Campeonato Brasileiro da Regra, na modalidade Livre, mas também pelos resultados obtidos em tal competição, onde Santa Catarina ocupou os 3 primeiros lugares do pódium, Ítalo (este que vos escreve ) em 3º lugar, Fernando ficando com o Vice e o Grande Campeão, Bal, que nos últimos Brasileiros estava sempre beliscando a famosa “foto”.

Hoje Santa Catarina possui filiados em sua Federação vários botonistas de alto nível, isso foi mostrado no último Brasileiro que foi realizado “NA DIVISA” com o Rio Grande do Sul, berço esplêndido do “cavado”, só não tivemos mais representantes gaúchos inscritos, do que se a competição tivesse sido realizada em terras Gaúchas, como será no ano que vem.

Botonistas como Bal, Careca, Fernando, Ronaldo, Cláudio, podem chegar nas fotos em qualquer competição que disputem, eu mesmo depois de 1 ano e meio sem jogar na Regra, consegui desenvolver um bom futebol de mesa. Sendo assim já existem “conversações” sobre a realização de um Campeonato Catarinense da Regra Disco, Modalidade Livre, como os “gerentes” do futebol de mesa gostam de chamar a nosssa Regra.

Além disso no último final de semana 2 representantes do Futmesa Catarinense disputaram a famosa Taça Farroupilha da AFUMECA no Paraná e fizeram bonito, Bal e Ronaldo, chegaram nas fotos, 3º e 4º colocados respectivamente, competição que foi vencida pelo “pouco famoso” Panda, menos conhecido por Victor Meecking, tendo como Vice o Pato Chefe do Paraná, Rangel. Sendo assim meus amigos, se acostumem com as cores Verde, Vermelho e Branco brilhando por esse Brasil a fora representando este estado que me acolheu tão bem!!!!!!!

Dadinho 9x3














A regra mais jogada no Rio de Janeiro invadiu Santa Catarina há alguns anos atrás, trazida por Marcelo Heusi e Oswaldo Fabeni, que a instalaram em Itajaí e assim foi ganhando novos adeptos.

Hoje são + ou – 20 botonistas de 3 associações jogando o famoso “Dadinho”, mas se projeta um crescimento já no ano que vem, onde outras associações, aqui chamadas de Clubes, já manifestaram o interesse na Regra.

Conhecida pelos belos times de materiais brilhantes ou não, como o madrepérola e as fichas de poker, o galalite e o tão desejado paladom entre os botonistas de 1 toque, a Regra Dadinho 9x3, popular Dadinho mesmo, vem tomando conta do gosto dos botonistas por lembrar os jogos menos tensos e mais divertidos dos tempos do estrelão, panelinhas e puxadores.

Não é um leva-leva como muitos pensam, é um jogo rápido tanto no tempo (2 de 7 minutos), quanto nas jogadas, onde cada botonistas tem 8 toques para preparar a jogada e um 9º toque para executá-la, mas na maioria das vezes o chute vem antes, pois existe a possibilidade de rebote se a bola bater na trave, ou bater no goleiro e ao voltar bater em um jogador do time que chutou em gol, ou ainda lateral ou escanteio, da mesma forma que no futebol, goleiro espalmou, bateu no zagueiro e saiu, bola de quem chutou a gol.

É claro que também tem suas regras mais rígidas quanto as faltas técnicas, que fica difícil explicar aqui, só jogando pra ver. Fazer gol deve ser barbada, né ? Afinal dá pra ajeitar como quiser, chutar de pertinho. Que nada, o goleiro é quase do tamanho da trave e como o dadinho é bem diferente de uma bolinha ou um disco, onde se tem um maior controle onde a “bola” vai, o cara tem que ser muito bom pra mandar a bolinha sempre onde quer.

Então é sorte? Não, é habilidade, com treino e análise das maneiras que o dadinho fica pra você chutar, tanto com relação à força ou direção, você consegue uma média boa de gols. Resumindo, quem quer se divertir jogando botão, deve experimentar o Dadinho. Minha única preocupação no Dadinho é que o Alex Degani invente de jogar, porque o cara é fera, meu ídolo colorado no Futmesa. Se ele começar a jogar não vai ter pra ninguém, nem mesmo para mim que sempre perco pra ele de 1x0, tanto no liso quanto no cavado. Embora no Dadinho seja mais fácil empatar ou virar um jogo contra ele, pois não tem como se retrancar!

Na próxima coluna você irá conferir o Ranking Catarinense e como foi disputado o Sulbrasileiro da Regra.

Bolinha 12 Toques

















A paixão dos Paulistas é bem difundida em terras Catarinenses, temos um Campeonato Estadual forte, com 3 etapas e uma Grande Final, os torneios são mais rápidos do que os famosos 3 dias da 1 Toque, normalmente duram uma tarde ou manhã e tarde, jogos com 2 tempos de 10 minutos e formato diferente levam o botonista a jogar normalmente até o final do torneio e interagir com os amigos durante toda a “festa”.

Diferente do Dadinho, a 12 toques já é um jogo bem mais calculado, onde em qualquer palhetada errada pode entregar o jogo nas mãos do adversário. Como a bolinha é “redonda”, e isso não é uma redundância, fica mais difícil de controlar, manter a posse de bola ou ajeitar para chutar, é um jogo de paciência, inteligência e habilidade.

Teremos no dia 5 de Outubro a 3ª Etapa do Catarinense, onde será definido o TOP 10 do estado nas Categorias Adulto e Máster, os 10 melhores colocados no Ranking disputarão o Título Catarinense jogando todos contra todos em sua Categoria, 9 jogos para definir o Campeão do Estado, onde o 1º do Ranking poderá ficar em 10º lugar e o 10º colocado no Ranking poderá ser o Campeão, emocionante.

Amigos gaúchos, não posso deixar aqui de salientar que no RS existem algumas associações que jogam a 12 Toques como: GNU de Porto Alegre, AEVF de Rio Grande, AHFM de Tapejara, Manchester e ABP de Passo Fundo e pelo que sei o pessoal da AFM de Caxias também está jogando.

Quem ainda não experimentou, experimente, incentive e principalmente, deixe o preconceito de lado.

Na próxima coluna você confere o TOP 10 Catarinense e o Campeão Estadual por equipes em detalhes.

Encerrando a coluna de hoje gostaria de dizer aos meus amigos do Rio Grande do Sul que sinto a falta da companhia de vocês, em Pelotas ou em competições pelo estado inteiro, por isso diversas vezes no texto falei diretamente a vocês meu amigos, e farei isso a cada coluna, para que não se esqueçam do amigo de vocês que hoje reside em Santa Catarina, mas nunca deixará de ser GAÚCHO!!!!

Um abraço loco de Especial e até a próxima!!!!!

O ESPÍRTIO É SANTO




















por Tiago Feliz

Copa Espírito Santo chega a sua quinta etapa e o Interno da ABC pega fogo!

Neste final de semana teremos a quinta etapa da Copa ES de Futmesa, esse ano serão disputadas 6 etapas com a possibilidade de 2 descartes para cada botonista, ou seja, quem obtiver a melhor pontuação na soma de 4 etapas leva o caneco!!

O líder Rodolfo Feliz vem jogando muito e é seguido de perto por este que vos escreve e pelo botonista Gláucio Tovar, Emmanuel Guasti é o quarto colocado, mas um pouco mais distante do título. Na semana que vem divulgo os resultados.

Já no torneio interno da ABC quem está na liderança é o botonista Aloysio (invicto com 5 vitórias em 5 jogos) seguido por Fernando Miranda (4 vitórias e 1 empate) e Rodolfo Feliz (4 vitórias e 1 derrota). Na briga para ver quem cai para série B temos alguns fortes candidatos: Anderson Silva (não é o spider) e Leonardo já somam 5 jogos e nenhum ponto conquistado, Toninho com apenas 1 ponto em 4 jogos e o “grande”Rodrigo Aboudib com 3 pontos conquistados em 5 partidas.

Em quem você apostaria?

A sorte está lançada...

Um abraço a todos e até a próxima.