quinta-feira, 21 de março de 2013

BAHIA & RIO DE JANEIRO NO GOTHE GOL


























TEMPERO BAIANO... NO FUTMESA

por Gabriel Melo

O QUE ACONTECEU NA BAHIA

No mês de Março, tivemos a realização dos seguintes eventos:

TCI – Taça Cidade do Interior

Disputada por todas as associações que se encontram na região interiorana do nosso estado (Santa Amaro, Ilhéus, Serrinha, Alagoinhas e Juazeiro).

Teve a participação de 16 atletas, divididos em 4 grupos de 4, classificando 3 de cada. Na segunda fase, 4 grupos de 3, classificando 2 de cada e as eliminatórias.

Murilo, após ser vice da copa dos campeões, faz uma bela campanha e reverteu a vantagem sobre Lucas na final, ganhando por 2x1.

Segundo dizem, o CAMPEÃO VOLTOU!!!!

Lucas tinha feito a melhor campanha até a final. Nós que estávamos longe, ficamos surpreendidos com este feito do Maluquinho, não pelo futmesa e sim pela sua participação. Dizem pelas bandas de Alagoinhas, que tem uma força superior (ENTENDAM COMO QUISEREM), que não deixa o mesmo participar de todos os eventos!

Neste evento também Hamilton Junior voltou a mais ou menos 30 anos atrás, quando ganhava o jogo para o Lucas na semi, e faltando menos de um minuto chutou uma bola para marcar o terceiro... Resultado, bateu e voltou na cara para o Maluquinho empatar! Coisa de jovem de 15 anos que acredita que quanto mais, melhor!




















TCS – SERIE A – A Taça cidade de Salvador 

Assim como a TCI, é disputada, exclusivamente pelas associações que se encontram na capital do estado.

Tivemos a participação de 32 atletas brigando pelo titulo e contra o rebaixamento... que por vezes é mais animado que a disputa do titulo.

Através de nossa bolsa de aposta, Facebook, a maioria das fichas apostavam em Tosta, Ivo, Rogério Horta, Gabriel, Diógenes, Jefferson e Teta. Alguns desses chegaram, outros ficaram pelo meio do caminho. O nível é muito alto, não dá para cravar o nome!

A Associação Baiana fez cabelo, barba, bigode e até os pelos do pé! Conseguiu colocar 3 atletas entre os 4 melhores, mas em compensação, rebaixou dois atletas.

Nas semis tivemos os seguintes confrontos:

Gabriel x Diógenes, no qual, o ultimo citado, teve um dois lances no início do jogo e perdeu. Daí tivemos um jogo com poucas chances, até o fim do primeiro tempo. Na metade do segundo tempo EU conseguir chutar uma bola, bem cortante de zagueiro que acabou indo na trave. Logo depois achei uma parecida, só que mais cortante ainda, desta vez acertei o cantinho e marquei 1x0, aumentando a minha vantagem, já que jogava pelo empate. Diógenes pressionou até o fim do jogo, quando teve a chance de empatar na ultima bola, porém chutou para fora. Ainda bem, pois caso contrário eu jogaria na desvantagem da final.

Fera x Teta, Fera chegou com a melhor campanha, igual a minha e jogava pelo empate. O jogo teve muitas chances para ambos os lados. Com Fera sempre tendo a chance primeiro que Teta. Faltando pouco menos de 5 minutos, Fera foi cobrar um tiro de meta, isso mesmo, TIRO DE META e o botão pulou a bola, raspando por baixo, o suficiente para a bolinha sair da grande área e sobrar na cara para o botão de Teta. Este que chutou e perdeu o gol. Ao fim da partida me confidenciou que não conseguiu chutar por querer rir o tempo inteiro do lance e da cara do nosso Major Fera. Ao fim, Teta tentou atrasar uma bola e fez gol contra, o que valeu a igualdade de pontos entre Fera e a minha pessoa.

Na grande final, entre Gabriel x Fera, a maioria absoluta torcia pelo Major, não por ser contrario a Gabriel e sim pelo fato de Fera ter a chance de conquistar seu primeiro titulo em eventos da FBFM. Eu até torci para ele, mas não deu!!!

Assim como na semi final, EU tentei virar uma bola e dei dois toques. E daí a história se repetiu, Fera lançou, de forma equivocada, perto do seu atacante, ao invés de lançar na entrada da área e acabou perdendo o gol. Para minha alegria!!! E desespero da sua torcida... que incluía Diógenes, Teta e cia.

Bolinha vai, bolinha vem e após pressão do BAHIA (meu time) pelo lado direito, Fera tenta cortar uma bola e dá dois toques. Daí ensinei a ele como lança um dois toques e pus a bola na cara do centroavante... daí já sabe né? Souza, o CAVEIRÃO TRICOLOR, guardou!!! Abrindo 1x0 no placar!!

No segundo tempo, demorou para os atletas terem chances. Quando aconteceu foi do lado do BAHIA, que achou uma bolinha na tradicional porquinha pelo lado esquerdo e fechou o placar com o botão Gabriel, não o traíra que foi para o flamídia e sim eu mesmo, o DONO DO TIME!!! Fechei o placar e as chances de Fera ganhar seu primeiro titulo!!!





















Entre os rebaixados tivemos Afrânio (Lapinha) Serginho e Jorjão (Baiana) e Serjão (Academia).
Bob (Lapinha), Walter Ribeiro (Cepe 2004), Duda (Lapinha) e Ferfon (Cepe 2004) escaparam por pouco de voltar a segundona! Bob comemorou e tudo sua permanência!!!!

COPA DO BRASIL

É isso amigos, agora todas nossas atenções se voltam para Caxias do Sul, aonde iremos em busca de mais um titulo nacional para a Bahia!!!!

Acho que os GAÚCHOS vão incomodar; Aldemar(RN) sentirá a falta de apoio dos amigos potiguares que não vão em peso; os SERGIPANOS vão brigar pelo título; os CAPIXABAS vão depender de Fernando, não por falta de qualidade e sim por falta de confiança dos demais; os CARIOCAS, Weber precisará ficar mais tempo na mesa diretora e Robson chega se jogar contra mim; Jorge (PE), vai sentir falta do passeio a Gramado e o Josué(AL) realmente não lembro quem é... tomara que eu não enfrente ele para não querer me mostrar quem ele é na mesa!!!

Ah, ia esquecendo dos BAIANOS... vamos ganhar!!!!!!!!!!!!

Cito apenas, em relação ao especial... nas demais categorias deixa para vocês!!!!

Este último parágrafo foi em homenagem ao meu amigo capixaba, Fernando Miranda, que diz que sou polêmico!!!!

De uma coisa tenho certeza, a Diretoria Disco estará fazendo seu melhor para a organização do evento.

Como diretor da CBFM, aproveito para informar que o canal de divulgação dos jogos e resultados será:

Abraços e até a edição sobre a Copa do Brasil, que deve ser no dia 04/04/2013 ou na quinta-feira anterior!!!!

FutRIOmesa




















por Glaiton

Na coluna anterior tentei explicar como são as competições no Rio de Janeiro e como o calendário está organizado para 2013; hoje irei discorrer sobre as associações que praticam a Regra Brasileira no Rio de Janeiro e a participação carioca na Copa do Brasil que será realizada em Caxias do Sul.

As Associações do Rio de Janeiro

Afumig - Associação de Futebol de Mesa da Ilha do Governador (criada em 1982). apesar do nome a atual sede encontra-se em Ramos, onde a preferência é pela prática do Liso. É a entidade com os atletas mais nivelados, com eles não tem jogo fácil. A Afumig é a associação mais vitoriosa em competições no estado e é a atual campeã de equipes no Livre.

AAPP – Associação Atlética Portuguesa Carioca – é a mais vitoriosa nos últimos tempos. Conta com a melhor estrutura para o Futmesa no Rio de Janeiro e quase sempre sedia as grandes competições. Apesar de a estrutura ser com mesas de Liso, pratica Liso e Livre. Conta com o atual campeão carioca no Liso – Alenio.

Vasco da Gama, possui uma boa estrutura para a prática do Liso, associação que somente se dedica a esta modalidade, mas que participa das competições estaduais de Livre. No momento não é uma associação numerosa, mas tem qualidade, tanto que é a atual campeã de equipes no Liso e conta com o atual campeão carioca no Livre – Robson.

Light – criada em 1999 se dedica quase que exclusivamente a prática do Livre, alguns atletas participam de competições externas de Liso. É a associação com a faixa etária mais elevada, galera que na sua maioria, quer praticar um futmesa mais pela diversão do que pela competição. Assim como Portuguesa e Afumig, tem um campeonato interno com um número significativo de participantes (aprox.18 atletas).

EC Rio SP – Esporte Clube Rio São Paulo foi criado em 2009, assim com a Light se dedica principalmente ao Cavado, mas tem atletas que também jogam o Liso. Juntamente com Light e Urubuzada “corre por fora” nas competições.

Urubuzada - Associação criada em 2010 por integrantes da torcida organizada do Flamengo. Se dedica exclusivamente ao Cavado. É a associação que tem menos integrantes filiados, a que menos treina, mas conta com atletas competitivos; às vezes incomoda os grandes, como no último estadual de equipes Livre onde ficou com o vice-campeonato.

Rio de Janeiro e a Copa do Brasil

A delegação do Rio de Janeiro será pequena na Copa do Brasil que será realizada em Caxias do Sul. Apenas 3 atletas irão participar: no Especial  serão Robson e Weber (ambos do Vasco da Gama) e no Master o Wanner (EC Rio-SP). As duas grandes ausências são de Marquinhos (Vasco da Gama) e Alenio (Campeão Brasileiro em 2010).

As chances para o Rio são do tamanho de sua delegação, afinal com equipes fortes como a Gaúcha e a Baiana, é uma questão estatística, e as probabilidades estão contra nós. Não seria algo inédito Robson e Weber figurarem entre os 8, eles já fizeram isso em Campeonatos Brasileiros.

Desconheço os participantes dos demais estados, mas o título no Especial deverá ficar entre Rio Grande do Sul e Bahia que possuem as maiores delegações. Os gaúchos levam vantagem de conhecer melhor as mesas, o estadual de equipes deve ter ajudado neste quesito. Os baianos tiveram dificuldades no último brasileiro de Porto Alegre, talvez isso se repita por eles não estarem adaptados às mesas do sul. 

Abraços e até o próximo FutRIOmesa!

Amanhã é dia de REVISTA no Gothe Gol com tudo do Futmesa em final de semana de Copa do Brasil de lisos e Aberto de Porto Alegre com cavados e lisos, tudo do futebol e ainda A OPINIÃO DO BÁVARO CAVADOR com o Gothe falando de lisos e a Copa do Brasil, as projeções, as presenças e as ausências

Um comentário:

claudioaalight disse...

Excelente as duas colunas, conseguindo passar informações muito legais sobre o futmesa nos dois estados.
Colocaram o Blog em um nível nacional, fazendo uma integração entre diferentes realidades.
Seria interessante que mais estados
tivessem colunistas.
Saudações