sexta-feira, 1 de março de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


















Por Cleber Moreira - Resistentes, talvez seja a melhor palavra para desvendar as reais condições dos botonistas de hoje, gente que joga um esporte que muitos imaginam que não exista mais. Vamos combinar que a grande maioria depois de jogá-lo na infância, dele se perde nas primeiras curvas da adolescência e depois muito mais.

Conheci o Gothe nas condições da foto acima, por volta de 2000 ou 2001, tava na mesa, mas de terno e gravata, sempre na ponta de um grande projeto (como na imagem o caso da Copa do Mundo de 2014, a foto é de 2010) e outras grandes encrencas de profundas responsabilidades, sei que ele aprecia as broncas.

Com a fisionomia séria e invariavelmente amarrada, foi com surpresa para mim que em nossa primeira conversa de bar, tenha puxado como tema principal o que eu chamava simplesmente de botão. Então fui através dele descobrindo um mundo que pensava como tantos outros, que estava completamente esvaído desde os meus primeiros anos de jovem.

Não é de hoje que conheço razoavelmente o Gothe Gol, ele fala desta página com um extraordinário entusiasmo e orgulho, já andou me mostrando relatórios de acessos, tanto os números que jamais projetaria como são, quanto a este Gothe sem terno e gravata, me surpreenderam.

Li durante quase 15 dias diariamente o blog antes de aceitar o convite, entendo não haver grandes dificuldades em dar sequência ao seu trabalho, são muitos os colaboradores, o próprio Gothe seguirá sendo a fonte, fará as coberturas dos torneios, tudo sem mistérios.

Fiz uma única exigência ao criador do Gothe Gol ao aceitar assumir esta missão, que escreva também, de preferência todos os dias, pelo menos um pequeno espaço. Fiz ver a ele que por mais que a página tenha se tornado universal com a opinião de muitos, não será o Gothe Gol se seu texto não estiver aqui. Serei o compilador, o diagramador, vou aos poucos colocar meu texto e meu estilo, mas sua presença é a identidade do espaço, ele terá então sem obrigação de dia e hora uma coluna, podendo estar misturada ao todo do conteúdo, ou ilustrando em destaque algumas das edições.

Pelo que li nestes quase 15 dias, escolhi eu o nome da sua coluna aproveitando a forma como um de seus colunistas o chama, e que sem que eu o conheça na mesa de jogo, me parece que de qualquer forma retrata com perfeição sua postura diante de suas atividades diárias, Bávaro Cavador. A alcunha de autoria do colunista colorado Alex Degani dará nome ao seu espaço por aqui, se chamará " A Opinião do Bávaro Cavador ", e estreia comigo hoje.

Espero que gostem deste tempo que não sei qual será e que ficarei a frente da Edição do Gothe Gol, resistentes como vocês, merecem uma página como esta, dedicada e de qualidade. Por ser diária e já a quase 10 anos na internet, é sem dúvida uma idéia de formato e periodicidade um tanto ousados, também devo confessar. Vamos lá !

O QUE É QUE A BAHIA TEM ? VAI TER A BAHIA NO GOTHE GOL !




















Se alguém imaginou que as novidades de março do Gothe Gol eram apenas a troca de Editor e uma nova coluna com o Gothe que estreia hoje, se enganou. Se reinventar o tempo todo e trazer novidades é uma das principais características do Portal do Futmesa.

Quem já se acostumou a encontrar por aqui muitas vezes notícias do Futmesa do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, até de Copa de dadinho em Brasília e ainda contar com uma coluna falando do esporte no Rio de Janeiro, agora vai saborear a partir deste mês o típico tempêro baiano no esporte, porque o Futmesa baiano está chegando ao Gothe Gol e de uma forma muito especial.

Mensalmente o internauta vai poder saber de tudo do Futmesa da Bahia em coluna que estreará ainda nesta primeira quinzena de março e assinada por um dos maiores botonistas baianos da atualidade, um dos maiores do Brasil. Na próxima semana o Web leitor vai ficar sabendo o dia da estréia, quem assinará o novo espaço e o nome da coluna que contará resultados, comentará e analisará um dos mais fortes estados brasileiros na arte de jogar a modalidade liso, sonho de muitos dos melhores jogadores gaúchos.

E mais ! Para dar o pontapé inicial na "invasão" baiana do Gothe Gol, o Studio de Verão da próxima terça feira traz ninguém mais e ninguém menos do que o craque Ivo Couto Brandão, o terror dos gaúchos no brasileiro. Como ele analisa o desempenho baiano no último brasileiro quando jogaram em casa ? Como viu sua atropelada nos gaúchos em Salvador 2012 ? Quais os seus planos para 2013 ? Como enxerga o atual estágio do liso no Rio Grande do Sul ? Quem para ele é o melhor jogador de liso no Brasil na atualidade ? O que espera dos visitantes na Copa do Brasil de lisos que acontece em Caxias do Sul nos próximos dias ?

Antes que alguém se precipite, é bom saber que não será Ivo o colunista baiano que o Gothe Gol anunciará na próxima semana. Continue ligado, o Futmesa da Bahia já está no Portal do Futmesa e quem navegar por aqui vai continuar encontrando cada vez mais informação e novidades, com a qualidade da marca Gothe Gol.

LANCES RÁPIDOS

Seria exagêro dizer que Pelotas é a capital do Futmesa no Rio Grande do Sul ? Provavelmente não. O número ainda de associações existentes, mas principalmente de jogadores aponta para tal, fora a inegável paixão. A pergunta que cabe é, como em 2013 acontecerá na cidade de Pelotas um único torneio do calendário da FGFM ?





* Atração isolada do esporte neste final de semana no Rio Grande do Sul é o Open da Franzen de lisos, amanhã. A presença de jogadores de fora de Porto Alegre poderia ser ainda mais expressiva se março não se mostrasse um mês de alto custo para a modalidade com o Estadual de Equipes e a Copa do Brasil em Caxias do Sul também programadas. O próprio Estadual poderá sofrer as consequências de um calendário que todos sabem, talvez não "converse" com a capacidade média financeira dos botonistas. Mais cedo ou mais tarde a FGFM vai ter que racionalizar seu calendário, até porque algumas competições ao longo do tempo não tem dado uma boa resposta em termos de presença de técnicos, e não conseguem justificar suas permanências no calendário.

* Em e-mail distribuído por seu coordenador, Cristian Costa esclarece as datas de início do calendário oficial do Geraldo Santana de Porto Alegre. A Copa Geraldo Santana será no dia 09 de março, um sábado, o Troféu Geraldo Santana inicía no dia 11 de março, uma segunda feira. Sempre nos cavados (tenho que me lembrar disso).

* Já que o Geraldo é pauta, vale dizer que a turma se reúne a partir das 17hs no Bar Nicus na Cidade Baixa neste sábado para confraternizar e acertar detalhes do Futmesa do clube para este 2013.

Pedi licença para o Gothe no sentido de eliminar com o espaço das ESCALADAS do Gothe Gol e ao mesmo tempo que peço desculpas, explico. Nos tempos em que se fumava, até de cinzeiros tive que desviar, cinzeiros caprichosamente arremeçados pela minha parceria de casa. Como ela certamente passará a ser assídua conferente desta página, mesmo sem ter o menor interesse em Futmesa e futebol, é uma medida para mim salutar.




* Se tenho algo em comum com o Gothe, é o gosto pelo futebol vamos dizer assim, platino. Percebi que ele acompanha o futebol do Uruguai (só pode ser por causa da volta do Loco Abreu ao Nacional). Na última Copa América acompanhei alguns jogos na Argentina, inclusive do Brasil. Seguindo na balada então, registro que na segunda fecha do Clausura da República Oriental do Uruguai, o Nacional tenta se recuperar da derrota na estreia para o Defensor enfrentando na cidade de Melo ao Cerro Largo enquanto o Peñarol que empatou com o Fénix joga contra o River Plate.

* Aqueles que curtem o futebol local vão ter mesmo que encarar o nosso tradicional gauchão e suas semifinais do 1º turno neste final de semana nos gramados, jogo grande por aqui agora só no dia 05 de março pela Libertadores. O colorado cruza com o Esportivo de Bento no domingo e São Luiz de Ijuí e Caxias fazem a outra semi no sábado.

Fora de nossa aldeia a atração é a disputa da Copa da Federação nos cavados/livres (Série Bronze), no Rio de Janeiro. O torneio será no Grajaú, na sede da Light. Agora na cidade maravilhosa os torneios vão classficando botonistas para os estaduais individuais, Alenio Cheble nos cavados e Martins nos lisos que venceram os torneios início, já tem vaga garantida.






* Na quarta o Bayern de Munique bateu na Allianz Arena ao Borussia Dortmund com um golaço de Arjen Robben e garantiu passagem as semifinais da Copa da Alemanha.

Se por um lado Sta.Vitória sentiu a saída de Robson Bauer e inclusive estará ausente do Estadual de Equipes de lisos em Caxias agora em março, igualmente é verdade que Umberto faz em silêncio um excelente trabalho e já há cerca de 20 botonistas praticando os cavados em Santa Vitória do Palmar. Se pode esperar que breve alguns destes jogadores apareçam em torneios não oficiais como o Lagoão e até mesmo em competições da FGFM.









* Ao contrário do Grêmio que buscou atacantes (Vargas, Barcos, Wellinton e W.José), os colorados se atiram aos volantes nas contratações, um já chegou, Airton, para o outro parece que não há os 750 mil euros para bancar, a grana anda curtíssima para os lados do Beira Rio. Das duas uma, ou o faz por ter um técnico volante, ou porque reconhece que os times principais de Grêmio, Corínthians, Fluminense, São Paulo, Atlético MG & Cia só poderão ser parados no brasileirão com uma boa retranca.

* A boa notícia no Tricolor gaúcho são o retorno do atacante Kleber de grave lesão e o retorno ao futebol de Fábio Aurélio. Os dois paticiparam do jogo treino do time diante do Aimoré.

* Na opinião deste escriba, boa a vitória de virada do Flu contra o Huachipato no Chile para a classificação do Imortal a próxima fase da Libertadores.

* O clássico de Londres Tottenham e Arsenal que será transmitido às 12:15hs pela ESPN é a dica de futebol na TV para este final de semana. Só pelo que joga Gareth Bale, já vale muito a pena. A FOX Sports tem em sua programação jogos do inglês, calcio e do argentino, mas não publica quais são estes jogos.

A OPINIÃO DO BÁVARO CAVADOR




















por Ricardo Gothe


 A GRANDE CARONA (Os tais 15 segundos de fama)

Por deter informações diretas sobre o tema, até que o Presidente Fábio Koff na última quarta feira enviasse correspondência oficial a CONMEBOL confirmando a Arena do Grêmio, como local para a partida diante do Caracas no próximo compromisso pela Copa Libertadores 2013, evitei aqui e nas redes sociais tecer comentários sobre os acontecimentos.

É duro ouvir tanta desinformação a respeito, incluindo aí os próprios homens do esporte de rádios, jornais, internet e TV's e não colocar a colher. Nem me refiro ao circense Cacalo no Sala de Redação, que na própria quarta, mesmo sendo um advogado, disse que estava na hora do Grêmio desconhecer o que assinou e fazer isso e aquilo. Quem contrataria um advogado desses para cuidar de seus interesses ?

Cacalo igualmente defende o projeto do Vereador Pedro Ruas (PSOL) de tombar o Estádio Olímpico e transformá-lo em um "Centro Cultural", mesmo que saiba que a Prefeitura não teria recursos para tal investida, que é inconstitucional a proposta por determinar despesas ao executivo sem definir fontes, mesmo sabendo que o Olímpico custa 4 milhões de reais ao ano e que como "Centro Cultural" custaria mais do que isso, conta a ser paga por todos.

Mas o principal é esclarecer agora, que a tarefa da Arena Porto-Alegrense e OAS no que compete as exigências da Secretaria Municipal de Urbanismo quanto a Arena, são na prática pequenos ajustes do projeto arquitetônico com a execução da obra, de baixa e média complexidades, que os reponsáveis tem totais condições de realizar no tempo necessário.


A Arena melhora a cada dia, não se pode exigir que os torcedores que frequentavam o Olímpico a 20, 30, 40 anos ou mais, tenham com ela o mesmo entrosamento e adaptação. Os "atalhos", os caminhos, as rotas mais rápidas, etc, serão conhecidas a cada jogo, e não em menos de três meses.

Fui aos 4 jogos realizados até hoje na Arena, em 4 locais diferentes, utilizei estacionamentos da Arena e também os de rua, e nada impediu que pudéssemos assistir aos jogos com completo conforto e que as dificuldades de deslocamento fossem diferentes da final com o Boca no Olímpico ou do show de Paul McCartney no Beira Rio, aos quais estive presente.

O gramado da Arena ainda está longe do ideal ? Sou fã de carteirinha do Luxa, mas não me peçam para creditar o fracasso diante do Huachipato as condições do campo de jogo. Os jogadores terminam a partida com um maior cansaço ? Acredito. Mas depois do jogo em 06 de março contra o Caracas da Venezuela, a próxima partida importante na Arena também pela Libertadores será só em 10 de abril, mais de um mês depois, convenhamos, haverá tempo suficiente para descansar. Afinal o ruralito não conta e merece de nós com certeza times resevas misturados com a gurizada.

iMAGEM




















O tradicional Lagoão chega neste ano a sua 15ª edição para a alegria de todos. A boa notícia da semana que vai fechando é a confirmação das datas de 13 e 14 de abril em São Lourenço do Sul onde está previsto na programação além do 15º Lagoão, a 6ª Copa Sênior da Costa Doce, o 15º Lagoinha e a 3ª Edição do Lagoão Juvenil.

N@VEG@ÇÃO




















Saudação especial aos internautas que chegam de Alcobendas na Espanha e seu belíssimo Centro de Artes, Cruzeiro do Oeste no Paraná (ao centro na foto) e de Kitakyushu no Japão. Uma abraço hoje aos amigos de Garibaldi e São Leopoldo no Rio Grande do Sul, Jaraguá do Sul e Itajaí em Santa Catarina, Barueri e Campinas em São Paulo, Porto Real no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Juiz de Fora em Minas Gerais, em especial em Salvador na Bahia, Teresina no Piauí, Macapá no Amapá e Setúbal em Portugal.









Gothe arquivo pessoal by Gothe
Salvador Bahia by Google
Doces de Pelotas by Google
Freiras by Google
Logo FEFUMERJ by FEFUMERJ
Umberto by Google
Banner Bávaro Cavador by Gothe Gol
iMAGEM by arquivos do Gothe Gol
Cidades by Google

6 comentários:

AFUMECA disse...

ParabÉns Gothe e Cleber por essa primeira edição nessa nova fase do Gothe Gol E MUITO SUCESSO para todos!

SALVE O FUTMESA!

RangeL

lhroza disse...

LH.ROZA...

Seja bem vindo CLEBER MOREIRA, desejando que fiques por longo tempo nesse nosso "MUNDO ESPORTIVO"...

Pois tornou-se um habito nacional acompanhar as ultimas desse "lazer" que tantas emoções nos proporciona.

De JOINVILLE-SC 1 forte ABRAÇO...

claudioaalight disse...

Com certeza o sucesso é garantido.
E o Blog continuará tendo o mesmo nível e sendo leitura obrigatória.
Aproveito para agradecer o espaço que é dado ao futmesa carioca.
Com votos de estima.

A.R.F.M disse...

Cléber, tens tudo para ser um golaço no blog... Principalmente, porque o sobrenome MOREIRA é o mais respeitado quando o assunto é o binômio futebol-futmesa. Trata-se do sobrenome do craque dos gramados (Ronaldinho Caixas de Som) e do craque das mesas (Favorito)... O Bávaro Cavador certamente te contratou por cifras paladônicas, e o Moreira foi fundamental...
Abraço e seja bem vindo!
Alex Degani

Unknown disse...

Não tinha me ligado, rsrsrs... Sensacional esta associação de nomes, rsrsrs...

Abraço Doutor,
Gothe.

Futmesa disse...

Pergunto ao Gothe e ao Cléber Moreira:

Deveriam as equipes brasileiras de futebol de campo ter um trabalho em suas divisões de base de formação de armadores? acho que atacantes e volantes temos, mas será que temos armadores com qualidade e quantidade suficiente no futebol brasileiro?
Questiono: será que não falta um trabalho de formação de armadores nas divisões de base no futebol brasileiro? Os armadores são os responsáveis pela criatividade no meio-campo.
É a minha sugestão de tema para análise no blog.

Um abraço,