quarta-feira, 6 de março de 2013

COLUNISTAS


CAMPEÃO DE TUDO por Alex Degani

























O mês de fevereiro já nos abandonou. Agora, "são as águas de março fechando o verão" e abrindo oficialmente o calendário 2013 da FGFM, hoje presidida pelo competente Daniel Maciel, o qual tenta dar seguimento a linha adotada pela vitoriosa gestão anterior.

Há exatos 111 anos era fundado o clube merengue de Madrid. Na data de hoje ainda temos o aniversário do inesquecível Shaquille O'Neal. Quanta inspiração. Seja pela "estante" do esquadrão do Santiago Bernabéu, seja pelo espírito de garra e irreverência do eterno astro da NBA. E, por falar em Real Madrid, o coloradaço Alam Casartelli enfim ganhou um troféu... Novos tempos?

Zico 60

Domingo passado, o "Galinho de Quintino" se tornou sexagenário. 60 anos - seja com a bola nos pés ou um time nas mãos - dedicados quase que integralmente ao futebol. Um craque que, quis o destino, não premiara nosso povo com a conquista da Copa do Mundo, quando capitaneava o timaço canarinho de 1982. Porém, nos deixou o legado do futebol arte. A foto acima ilustra o craque Zico em Rio Grande (Estádio Aldo Dapuzzo) no ano de 1980, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Por isso que o esporte é fascinante... E surpreendente... O Zico já pisou no esburacado Aldo Dapuzzo!!! O "framenguista" Pedrinho já chegou em uma final de Taça... O Huachipato carimbou a Arena... O Breno ganhou do Diógenes... O Kidiaba parou o Colorado... É, está certo que falta menos de um mês para o primeiro de abril, mas tudo isso é verdade...

Semi do Gauchão
O Esportivo deixou transparecer toda a sua limitação. Ficou a impressão de que foi longe demais na Taça Piratini. Aliado a deficiência do adversário, o Inter ainda contou com algumas individualidades que fizeram a diferença. Porém, é notório que em termos de conjunto, o Inter não empolga.

São Luiz
Finalíssima do Gauchão em Ijuí? Um tanto inusitado a partida final ser no interior. Mas, com méritos. O estádio acanhado aliado ao fanatismo do seu torcedor, pode ser fator decisivo para as pretensões do alvi-rubro do interior. Porém, se o Inter jogar dois terços do que sabe o jogo será mera formalidade... O Colorado deve levar a Taça Piratini e carimbar sua presença na Final do Gauchão 2013!

"Doblete de Forlán"
Forlán é um craque, na essência da palavra. De habilidade congênita e toque macio. Capaz de levar qualquer zaga a precordialgia. Tem como marca tiros ao gol violentos e calibrados, como se fosse um botão nove graus. A cada semana, sinto-me obrigado a cravejar seu futebol de superlativos... Doce rotina. E minha obrigação. Estiloso - tipo Rodrigo Bernardes - de tiara nas madeixas, enfrenta um inclemente e odioso preconceito devido a sua variabilidade estética. Puro provincianismo. Apenas Pelotas entende que o mesmo é, digamos, metrossexual... Por aquelas bandas é normal pintar a cabeleira... O Jéferson, vulgo camelô, é uma prova viva. Ora aparece usando um tom cajú acobreado, ora surge com um ruivo rubi. E, para completar, agora comercializa pentes via rede social... O certo é que o gringo Forlán tem pedigree e, depois de amealhar dólares no Velho Continente, volta a América do Sul para desfilar seu futebol. Craque. Fim de papo. E dor de cotovelo do pessoal da Arena de papel...

Dunga
Seja como treinador, seja como um volante marcador, tem sua imagem atrelada ao profissionalismo. Muitas vezes, exacerbado pelo seu espírito aguerrido. Sempre foi um cara de condutas retas e exemplos bacanas. Mas, sua declaração quando saía do gramado pode lhe complicar... Mania de perseguição ou máfia do apito? "Pode perguntar pro Guerrinha!".

Futmesa
Feliz ao saber via facebook que a cidade de Passo Fundo se fará presente no Estadual de Equipes Liso. Grilo's, Paim e demais associados estão de parabéns. O Grilo, embora retranqueiro (o mais velho, obviamente) tem boa desenvoltura em um jogo mais franco como é o liso! Darão trabalho na Terra das Uvas...

Temporada 2013
Ontem coloquei o meu colorado na mesa... Meus (nem tão) bons e velhos botões do Inter. Começada a caminhada de treinos para o Equipes de Cavados, que realizar-se-á aqui em Rio Grande. Mas a estréia foi complicada, pois meu colorado tomou um banho da Lenda Ronir Oliveira. Será difícil a caminhada rumo ao Octacampeonato por Equipes...

Reflexão
"Matar um leão por dia é fácil, difícil mesmo é desviar das antas"

1 abraço a todos, em especial ao Sr Ênero (de São Lourenço, que segundo o Gothe é um exímio batedor de penalidades) e demais amigos do GEL!


TAMO JUNTO ! por Dani Junqueira





















TAMO JUNTO ! na área

Final de semana sem futebol para o Grêmio Porto Alegrense, quero dizer, sem partida oficial, nossa equipe passou a última semana treinando e fazendo jogos treinos contra Aimoré e Cerâmica.

O homem do Pojeto teve o que queria, tempo para acertar, preparar e treinar bem sua equipe para enfrentar o Caracas na Arena, então o assunto é o coirmão Internacional.

SEMIFINAL

Se alguém tinha duvida que o Internacional não estaria na final, não era eu. O Esportivo fez o seu papel, correu os noventa minutos atrás dos jogadores colorados sem chutar uma bola contra o gol de Muriel e fez muito. A partida transcorreu como se fosse um jogo treino, o Internacional  tocou a bola com tranquilidade sem correria e ganhou naturalmente mostrando seu maior poder técnico.

O DIFERENCIAL

Forlán mostrou toda sua categoria com dois belos gols, passeando diante do Esportivo com a maior naturalidade, é diferenciado.

O EQUILÍBRIO

Não é de hoje que o principal jogador do Internacional é este meia de articulação que poucas equipes tem, D’Alessandro realmente conduz sua equipe com maestria e desfila toda sua categoria em campo, é craque e mais uma vez tomou conta de sua equipe.

A DECEPÇÃO

Realmente o centroavante Damião não atravessa um bom momento técnico e mais uma vez foi inexpressivo diante um adversário modesto, ficou devendo novamente.  Será que perderam de vendê-lo ? Tomara que se recupere.

A DECEPÇÃO 2

E se confirmou que o publico não vem se agradando com este Gauchão, foi-se o tempo que a dupla GRENAL ia jogar em qualquer lugar do interior e o campo sempre lotava.  Em Caxias foi um vexame o público, pouco mais de três mil pessoas foram assistir a semi- final e a pergunta para o Degani é, onde estavam os cem mil torcedores que o Internacional anunciava no ano passado na mídia durante o ano todo ?  O papel aceita tudo.  

FINAL

Agora é o São Luiz que fez um belo primeiro turno e chegou nesta final bem credenciado,  mas a diferença técnica com o Internacional é um abismo, só que no futebol tudo pode acontecer, mas não acredito nisto, o Inter para mim já é Campeão.

FUTEBOL DE MESA

Mais um sucesso a promoção que vem Lá da FRANZEN,  o IIIº Open Liso, onde desfilaram  vários talentos de nosso estado na modalidade e não deu outra, mais uma vez os amigos de Caxias do Sul  em dobradinha fizeram a final, sagrou-se campeão Mário com 3x0 sobre Maciel.

Alguém tem dúvida de que será muito difícil tirar o titulo por equipes dos Caxienses ? É como parir uma bigorna.

Enquanto isto a movimentação para o Estadual vai ocorrendo silenciosamente em todos os cantos do estado e para o desespêro de Degani ainda não sabemos com quantas equipes contaremos neste Estadual. Não está sendo fácil para as Associações driblarem todas as dificuldades financeiras e naturais para participarem. Vamos ficar no aguardo.

GRÊMIO

Tudo pronto para o confronto contra o Caracas, time escalado, Arena pronta, torcida se encaminhando, polêmicas de lado e eu estarei lá para ver o Grêmio superar o nosso adversário (enviei a coluna ao Editor antes da realização do jogo). Vou preparado porque acho que teremos muitas dificuldades nesta partida, estou esperando o Caracas retrancado saindo nos contra-ataques e com um toque de bola ousado com muita catimba, mas não importa, temos que somar três pontos.

GRÊMIO 2

A equipe está escalada com os titulares, é o que temos de melhor em cada posição, Luxemburgo teve o tempo que precisava para acertar o esquema e suas variações, tomara que sua equipe consiga fazer uma boa partida e quebrar o tabu de enfrentar equipes pequenas e retrancadas.

Então pessoal, espero nesta quarta feira estar comemorando mais uma vitória tricolor, até semana que vem. E para encerrar vai aí uma foto do Odone com o Dani, mandando aquele beijo para o Degani. Abraços a todos.

5 comentários:

Unknown disse...

Bom dia ! Vocês estão ficando cada vez melhores !

Caro Doutor, não há nenhuma dúvida que o Seu Ênero, pelo menos nas penalidades, é o "meu Ivo", rsrs...

Ah! Tinhas pedido um beijo do Odone não é ? Ontem o Dani fez o registro e tá te mandando a beijoca requerida, rsrs...

Abraços,
Gothe.

A.R.F.M disse...

Tá certo!! Nada como começar o dia com um beijo do ex-presidente do rival o qual me faz relembrar dos anos de segundona... Prefiro receber um beijo do Koff, um vencedor... E que jamais usará seu cargo como trampolim... Entendeu, "Camarada"?

Em um dia como o de hoje transparece a importância do Clube do Povo. Pois ontem, o Portoalegrense teve uma vitória imponente sobre o campeoníssimo Caracas em partida válida pela Libertadores (a qual o Colorado venceu 2 das ultimas 7 edições), e ainda por cima o gramado estava bom e a arquibancada não desabou... E nada disso foi referido pelo colunista admirador do "azulzinho"... Prefere ocupar suas linhas com o Colorado!!! Obrigado pelo reconhecimento... Inter Grande do Sul! Hoje tivemos DUAS colunas vermelhas!!!!

Unknown disse...

Como dizia meu falecido pai, espernear é um direito, rsrs... O importante é que a bejoca que tu pediu do Odone, veio. Vamos arrumar uma do Koff também, fica tranquilo.

Abraços,
Gothe.

Daniel disse...

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs, rsrsrsrrsrs, rsrsrsrsrdr, abração meu querido.
Pelo menos eu sei admitir as qualidades do meu co-irmão parabéns.
rsrsrsrsr, rsrsr.
Dani.

Unknown disse...

O policiamento já me pegou, corrigindo, é beijoca e não bejoca.

Abraço,
Gothe.