terça-feira, 5 de março de 2013

STUDIO DE VERÃO - IVO

 


















Com espaço para o Futmesa onde ele estiver, o Gothe Gol segue sua política de ampliação destes espaços trazendo para o internauta o botonismo da Bahia. Ainda esta semana estaremos revelando o nome da coluna do Blog que tratará do esporte na Bahia, quando irá estrear e quem a assinará. A Bahia é celeiro de excepcionais jogadores na modalidade liso e nada melhor antes da estreia dos baianos por aqui, do que ouvir um deles, Ivo Couto Brandão, que figurou entre os 4 melhores do brasileiro disputado no ano passado na boa terra.

Como ele viu o desempenho dos baianos em Salvador no ano passado ? Como analisa o atual estágio dos gaúchos no liso ? Quem para ele é o melhor jogador de liso no Brasil na atualidade ? O Gothe Gol traz para a sua página essas e outras questões, traz o genuíno liso brasileiro no momento em que os gaúchos entusiasmam-se pela modalidade e correm atrás do desafio de conquistarem um caneco máximo, superando baianos, potiguares e outros técnicos com mais tradição e resultados no país. Com vocês Ivo, para uma conversa de mais um Studio de Verão. Agora o liso chegou de vez.

Gothe Gol - Há quanto tempo você se dedica ao Futmesa e em que associação joga em salvador ?

Ivo - Minha família inteira joga ou jogou futmesa, meu pai (Eurico) e meu tio (Carlinhos) criaram um clube no porão da casa de meus avós quando eu tinha 6 anos. Eu lembro de ter 8 anos e já estar jogando, com a ajuda de um banquinho, para alcançar a altura da mesa. Hoje estou com 32 anos. Esse clube é a Associação de Futebol de Mesa da Lapinha, de onde nunca sairei.

Gothe Gol - No último brasileiro de lisos, jogando em casa, talvez os baianos como um todo não tenham tido o desempenho esperado, qual a sua avaliação do resultado geral ?

Ivo - Sabíamos da dificuldade que seria a competição, o nível do futmesa nacional está cada vez maior. Vejo muita força nos Potiguares, Sergipanos, Capixabas e Gaúchos. Mas claro que esperávamos ter um resultado melhor, jogando em casa em nossas mesas bem propícias ao liso, com um maior número de participantes, mas não deu. Para o bem do futmesa a Bahia está com a hegemonia ameaçada, se é que não já perdeu.  

Gothe Gol - E sua expectativa pessoal foi preenchida no último brasileiro ficando entre os 4 melhores na Especial ?

Ivo - Os amigos aqui me cobram um título fora da Bahia. Eu não me cobro, gosto de jogar, de tentar lances bonitos, mesmo que não vença. Gosto do espetáculo. Já bati na trave algumas vezes no Nordestão e Brasileiro, um dia chego lá. Em relação ao Brasileiro de 2012, lamento pelo gol contra que fiz no final do jogo contra Franklin, e que acabou me tirando da final, mas faz parte do jogo e fiquei satisfeito sim com a minha campanha.  

Gothe Gol - O Rio Grande do Norte talvez possa ser considerado o maior vencedor do brasileiro de 2012, a que você credita os resultados dos potiguares ?

Ivo - Eles são muito disciplinados no jogo, e muito técnicos também. Estão numa ótima fase e nessa competição específica estavam iluminados. Venceram o campeonato por equipes com um gol fantástico de Franklin no último lance e chegaram com muita força nas outras modalidades. Foi merecido.

Gothe Gol - Qual a sua avaliação do fato do liso ser uma modalidade absoluta no nordeste do país, e apesar de ter crescido muito, não ter a mesma influência no sul e sudeste do Brasil ? O que teria definido esta geografia das modalidades já que o livre (cavados) predomina no sul/sudeste em matéria de regra brasileira ? 

Ivo - Eu não sei dizer o que influencia uma ou outra região. Mas acho que o liso está ganhando seu espaço no Sul. Acho que o liso tem mais força para penetrar em outra região do que o cavado. Ainda tem as modalidades de 12 toques, dadinho etc. Essas eu acho que levam vantagem pela logística: as mesas são menores e de menor custo, o que facilita o transporte, a montagem e a penetração na população de menor renda.

Gothe Gol - Você estará presente na Copa do Brasil em Caxias do Sul que acontece em março ? Qual a sua expectativa de resultados entre aqueles que virão do nordeste para jogar no Rio Grande do Sul em função da provável diferença entre as mesas que vocês usam e as que serão usadas na serra gaúcha ?

Ivo - Infelizmente não poderei ir por causa do trabalho. Irei ao Brasileiro no final do ano. Os nordestinos sentirão dificuldades, mas já ganhamos Brasileiros no Sul (lembro de Soneca e Diogénes). Mas acho que será uma parada dura, principalmente com o gaúchos. Vocês têm uma safra muito boa.

Gothe Gol - Uma das características do Futmesa no sul é a forte rivalidade e também as brincadeiras, gozações, cornetas. Depois deste último brasileiro, você ficou conhecido como o “matador de gaúchos” ou o “terror dos gaúchos”, pois pelos menos 3 perderam para você, Piruka, Silvio e Degani, todos aqui considerados feras locais. Como você viu este seu desempenho frente aos gaúchos ? Já era esperado ?

Ivo - KKKKKK... Eu não sabia disso. Gostei do apelido, mas é só brincadeira né. Eu respeito muito todos eles. Ainda tem Mário, Maciel, Vinhas... Todos são feras, mas acho que vieram com muita sede ao pote, achando que iam faturar tudo. Para mim o favoritismo acaba quando o jogo começa, as variáveis dentro de uma partida são muitas.

Gothe Gol - Como você enxerga o atual estágio dos gaúchos no liso ? Depois de 2010 com Vinhas da Academia de Pelotas numa final em Porto Alegre a expectativa cresceu, havia aqui alguns que já imaginavam um grande resultado em Salvador 2012 e terminou havendo uma certa decepção.

Ivo - Vinhas eu já conhecia a mais tempo, sempre impressionou pela precisão. Acho que quem migra do cavado para o liso tem muita força na cavada, virada e chute, mas não tem a malícia do jogo de liso. Mas isso é questão de tempo. Técnica todos têm. É isso, vejo muito potencial nos gaúchos, e não é por estar falando neste canal de comunicação, mas eu já comento aqui na Bahia a uns 2 anos que os gaúchos darão muito trabalho em um futuro muito breve, que nós (baianos) precisamos nos reciclar e treinar mais, para não sermos atropelados.

Gothe Gol - No futebol qual o seu time, ele é o mesmo nas mesas ? Qual seu projeto pessoal no Futmesa para este 2013 ?

Ivo - Meu time do coração é o Tricolor de Aço Baiano, Campeão de 88 no Gigante do Beira-Rio. Bora Baêa Minha Porra! Na mesa era o Guarani até 2011. Em 2012 resolvi apostar no meu Bahia. E deu bons resultados, vide o Brasileiro. 2013 será um ano difícil para mim no futmesa, por motivos profissionais terei pouco tempo para treinar, mas pretendo participar das competições da Federação da Bahia e da Confederação.

Gothe Gol - Para você, quem é hoje o melhor botonista brasileiro da modalidade liso ?

Ivo - Eu não gosto de escolher um como melhor. Acho que o jogador tem fases de altos e baixos. Então eu citaria 2 jogadores que estão em excelente fase: Aldemar (RN) e Gabriel (BA).

Nota do Editor: De 00:02 até às 06:30hs esta publicação apresentou problemas nos sitemas Internet Explorer e Mobile (smartphones), ficando incompleta e só visível na íntegra em Mozilla Firefox e Google Chrome. Depois deste horário os problemas técnicos foram superados. 

6 comentários:

Gabriel Melo disse...

Grande entrevista... o Gago é um craque nas mesas e fora dela!!! Ficamos felizes da entrevista ser por escrito, caso contrario iamos passar um mês para ouvir por inteira kkkkk

luizinho disse...

Verdade Gabriel, se fosse narrado so iriamos ter acesso mais ou menos dia 08 rsrsrssrsr.

Vlw gago pela entrevista e parabens ao blog!!!!!

Mário disse...

Grande Ivo!
Um baita amigo que o futebol de mesa me proporcionou. Joga muito, tecnicamente é um monstro!
Abraço meu velho!!!
Mário Afm/Caxias

Ivo disse...

Se fosse com áudio garanto que seria muito mais emocionante hehehehe.
Valeu Mário! Abração.

Augusto 2 - toques disse...

Victor Mecking deve ter adorado a frase de que o Alex veio com muita sede ao pote hehehe

Anônimo disse...

I got this site from my pal who informed me regarding this web page and at the moment this time I am
visiting this website and reading very informative content at this place.


my web-site acoustic guitar chords for beginners