domingo, 3 de março de 2013

LANCE DE DOMINGO




















Destacado aqui no Gothe Gol como o botonista dos lisos que mais havia evoluído na temporada 2012, no Studio de Verão, Mário Vargas começa 2013 tão bem quanto terminou o ano passado, quando conquistou a Taça RS da modalidade. Em final diante do parceiro de associação, Daniel Maciel, venceu por 3 a 1 e conquistou o Open da Franzen em Porto Alegre, torneio de pré temporada. A AFM Caxias terminou fazendo a decisão e mostrando porque é considerada pelos internautas do Portal do Futmesa, a favorita para o caneco do Estadual de Equipes, quando jogará em casa neste mês de março.

A OPINIÃO DO BÁVARO CAVADOR




















por Ricardo Gothe

Quanto custa o Futebol de Mesa ?

A resposta para quem não compete a rigor pode ser, pouco, custa pouco. Para quem está na estrada para disputar e se possível vencer, a resposta talvez seja outra, é caro. Em um calendário pouco racional, talvez mais caro do que o necessário, é verdade.

Quanto custa disputar dois torneios em Caxias do Sul no mesmo mês por exemplo ? Em boas condições é claro, sem “subterfúgios” para diminuir custos a qualquer preço. São finais de semana, ninguém vai deixar sua casa e a família num final de semana para passar trabalho, dormir mal, comer diferente do que comeria em casa.

O time nem precisaria ser computado no custo, falamos aqui de inscrição, deslocamento, hospedagem, alimentação e os extras. A inscrição da FGFM poderia ser menor do que é hoje ? É bem provável que sim, mas precisaria uma avaliação melhor do item. Não resta dúvida de que teremos jogadores de liso optando entre o Estadual de Equipes e a Copa do Brasil, Copa que é um torneio sem dúvida diferenciado, premidos pelos custos.

O calendário está inchado, há competições esvaziadas ? Não há nenhuma dúvida sobre isso, negar seria tapar o sol com a peneira. É preciso racionalizar de alguma forma ? Sim, é preciso que nossos dirigentes sentem e potencializem algumas competições e eliminem torneios que não se justificam. A realidade está a impor tal atitude.

Não são uma ou duas associações de Futmesa que hoje “vivem” em dificuldade, isto acontece em Pelotas, em Porto Alegre, em Passo Fundo, enfim. Estas associações pagam aluguéis com extrema dificuldade, seus jogadores pagam suas mensalidades com dificuldades, boa parte paga inscrições com dificuldades, poucos viajam para jogar porque há dificuldades financeiras objetivas.

Qual é hoje o caixa da FGFM ? Talvez esteja publicado na própria página da FGFM ou a informação veiculada aos Presidentes de associações, mas desconheço a informação. Seria importante que fosse uma informação pública, até para que o conjunto dos botonistas se concientizasse da impossibilidade da Federação amenizar valores, enfim, além do que é uma informação que por justiça deveria ser no mínimo do conhecimento dos Presidentes de associações filiadas, o mesmo serve para a Confederação em relação as Federações.

Todos sonhamos com muitos botonistas filiados junto a FGFM e a própria CBFM, mas com certeza na contramão deste objetivo concorre uma nova taxa (pequena é verdade) a ser recolhida anualmente de cada botonista para manter-se registrado na Confederação. Deve ter sido aprovada certamente em Assembléia, talvez seja justa, mas se ajusta a atual situação do Futmesa no país ? Qual é o número de filiados atualmente ? Temos que poder comparar com o que teremos no futuro com a cobrança da nova taxa.

Qual a taxa de retorno que a CBFM, ou mesmo suas Federações produzem para os seus filiados ? Tenho recebido algumas mensagens sobre o tema, há uma preocupação geral com um tipo de planejamento no esporte sem uma visão macro de suas “pequenas” decisões.

Hora de parar para refletir, de aproveitar uma competição para um mini seminário que seja, entre sua fase classificatória e sua fase decisiva de forma a “obrigar” uma maior participação e debater destinos. Certamente a competição ficará fora da rotina, antes não terão chegado todos, depois nem todos ficam, mas é preciso investir numa conversa séria.








Mário Vargas by arquivos do Gothe Gol
Banner Bávaro Cavador by Gothe Gol

2 comentários:

Daniel disse...

Assunto pertinente, Bavaro cavador, concordo com sua coluna.
Abraços.
Dani.

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Da mesma forma. Essas taxas liquidarão muitas entidades. A minha, por exemplo, que se dedica exclusivamente ao futebol de mesa há mais 30 anos (mantendo-se só com as contribuições de seus cada vez mais parcos mebros).