terça-feira, 19 de março de 2013

STUDIO DE VERÃO - JOTINHA




















Ídolo para alguns, verdadeiro demônio para outros, o "filho" da Aline Bernardes, que foi a Editora Colaboradora em 2012 do Gothe Gol, se submete a uma bateria de perguntas nesta última Edição do Studio de Verão, espaço veículado desde a 3ª semana de janeiro até o final da estação. Pelo Studio passaram figuras de peso do botonismo, e muitos deles são os que fazem as questões a este personagem que marcou o Futmesa na rede no ano passado. É provável que o Studio não desapareça, que seja mantido em outro formato a ser estudado, sem a mesma freqüência, afinal foi um grande sucesso. Fique agora com o Jotinha entrevistado por várias feras do esporte, nas mesas ou mesmo fora delas.

Marcelo Cepel - Buenas!!! Jotinha, antes da "reveleção" (diga-se de passagem, a maior cagada do Pedrinho), muitos queriam saber a tua real identidade, agora já revelada, como ficarão às cornetadas? Será que os "colaboradores" não ficarão receosos em ajudar na elaboração da coluna ?

Jotinha - O suspense quanto ao meu RG um dia teria que terminar, ele tinha mais a tarefa de catapultar meu espaço do que proteger "as falas" e deu muito resultado. Mas a etapa do suspense estava desgastada. Com tanta informação, já tinha ficado muito claro que canalizava uma série de pessoas, pelo menos o Pedrinho se acomodou, hehehe. Sinceramente, não sinto nenhum constrangimento nos Jotinhas, a diversão segue a mesma, ninguém abandonou o barco, ou a barca como prefere o D'Ale.

Marcelo Vinhas - Jota, sempre joguei com o Coritiba. Gostaria de saber qual é o teu time no Futmesa e por que ?

Jotinha - Analisando o todo e sobretudo respeitando a maioria, posso dizer que sou muito mais Xavante, mas com um bom sotaque Gremista e com traços de alguns outros, hehe. Olha, no botão só eu já daria para fazer um torneio maior que o estadual de equipes de liso. Bayern de Munique, River Plate, Barcelona, Grêmio, Brasil de Pelotas, Coritiba e por aí vai.

Pedrinho Hallal - Além de Gothe, Aldyr, Dani, Vinhas, Silvio, Pedrinho, quem são os demais colaboradores principais do Jotinha ? Não vale pipocar...

Jotinha - Seria errado classificá-los como principais ou não, todos foram ou são fundamentais para o sucesso da coluna e foram colaboradores diretos ou indiretos. Não posso deixar de fora da lista em diferentes momentos e intensidades Ricardinho, Chambinho, Yoki e Cepel. Peço desculpas se estiver esquecendo alguém.

Silvio Silveira - Em um lance difícil para a arbitragem, você acha que a maioria dos botonistas se acusam ou não ? Existe o chamado Fair Play ou a maioria age desta forma ?

Jotinha - Quem já viu vários torneios, quem viu por exemplo a finaleira do liso no ano passado, sabe que não dá para acreditar em Papai Noel.

Alex Degani - Há algum tempo, cogitou-se de ambulância visando o pronto-atendimento de nossos atletas em caso de alguma intercorrência que inviabilize o término de alguma partida. Hoje, questiona-se a presença da Brigada Militar para apaziguar os ânimos. Qual a sua opinião ?

Jotinha - Na regra brasileira no início dos anos 80 foi preciso polícia de choque para terminar campenato brasileiro num ginásio em Salvador, terminaram reconhecendo dois campeões. Ano passado o brasileiro de Cascavel quase lembrou os velhos tempos e há vários episódios principalmente nos anos 80 e 90 que beiraram o pugilismo. Se jogo de futebol exige policiamento e ambulância, não vejo porque no botão as coisas tenham que ser diferentes. Tem é gente muito preconceituosa.

Chambinho - Jotinha, a candidatura do editor Ricardo Gothe para a Presidência da FGFM é real ou boato ? Qual a tua opinião sobre esta candidatura e quais são as chances do mesmo assumir a FGFM ?

Jotinha - Na entrevista conjunta no studio de verão do Pedrinho e do Gothe, os dois negaram uma candidatura, por falta de tempo e etc e tal. Em política a coisa funciona mais ou menos assim, se negaram, é melhor achar que as possibilidades são grandes.

Ricardo Bacci Acunha - O que o diferencia dos outro colunistas ?

Jotinha - Essa é fácil amigo. Falo o que todos eles, inclusive os que não escrevem, gostariam de falar.

Cristian Baptista - J, tu és o rei da polêmica, portanto não podes ficar em cima do muro. Na tua opinião, quem é o responsável pela falta de renovação de pessoas, idéias e propostas no nosso esporte e quais são as ações necessárias, tanto individuais, quanto de FGFM e CBFM, para garantir um futuro melhor do Futebol de Mesa na Regra Brasileira ?

Jotinha - Seria  "forte" colocar a culpa da decadência do botão nesta ou naquela pessoa. Acontece com o botonismo o que ocorreu com a igreja católica, o mundo mudou e continuamos em insistir que não é permitido usar camisinha e que mulheres não podem ser ordenadas. É claro que os conservadores que dirigiram a Federação ou dominaram o botão durante anos ajudaram bastante para a criação do buraco, são os principais responsáveis, mas temos que lembrar que ficamos todos na sacada do Vaticano dando bençãos, aplaudindo e não mudando nada. Aceitamos que chefiassem a nossa igreja.

Aldyr - Como te sentiste, ante a remota suspeita de que pudesses ser a identidade secreta do Rogerinho ?

Jotinha - Outro dia dirigia desatento e atropelei um placa que dizia "cuidado com o Rogerinho". É deste que você está falando ?

Gothe - Você tem muitos fãs, mas também uma turma que não te engole. Como é conviver com a turma do azedume ?

Jotinha - Quem gosta do Jotinha é quem tem bom humor acima de tudo, mas não há dúvidas que se não fossem os bronqueiros de plantão, eu não teria alcançado tanto sucesso. É preciso agradecer os dois tipos de leitores.

4 comentários:

Dr.Maia disse...

Infelizmente os entrevistadores não tocaram numa questão crucial dentro do futebol de mesa. Tal questão é a presença, cada vez maior, da boiolice dentro do nosso esporte, bem como, a incrível e comprovada (cientificamente) ligação da prática do LISO com a inclinação pela "dação de fiofó". Enfim, esperávamos por muito mais polêmica nessa entrevista.

Saudações!

lhroza disse...

LH.ROZA
JOTINHA...Já na sua 1ª aparição EU fui apaziguado pelo R.GOTHE.

Posteriormente,via e-mail, fui informado de que se trataria de + 1 coluna aberta as criticas,bem como sugestões que nem sempre foram aproveitadas.

Quando ao "BURACO" que vem causando o desparecimento de novos botonístas, muitas são as razões desde a não contribuição dos mais antigos por razões pessoais e/ou falta de espaço em CLUBES para se criarem Dptºs de FUTMESA.

As fortes emoções em grandes competições sempre irão acontecer,pois essa nossa paixão assim nos conduz.

Hoje nos meus 67 ANOS de estrada, se não me emocionar até com o GOL CONTRA em favor do SAMBAQUY la em Caxias não teria + razão de continuar batendo uma bolinha.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Jota,
O campeonato mencionado no inicio dos anos 80 não foi em Salvador, mas em Itapetinga (Ba). E para que fossem os dois considerados campeões foi necessária uma reunião de caciques no Rio de Janeiro, pois um deles não queria repartir o osso.
Diga-se de passagem que foi o primeiro título conquistado por um gaúcho, com méritos.

Dr.Maia disse...

O Jotinha já foi bem mais polêmico. Diante da ausência de controvérsias e polêmicas eu declaro: vocês não merecem falar comigo e nem com os meus anjos.
Há braços!