quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

JOTINHA EM FÉRIAS + EDITORIAL




















THE OSCAR GOES TO...

O Futmesa chega as telas do cinema ! Com estréia prevista para a Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul, vem aí “Ivo, o Terrível Baiano Exterminador de Gaúchos”. Comentários de quem já teve acesso ao filme é de que os Mercenários em todas as suas versões com Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jason Statham, Dolph Lundgren, Jean-Claude Van Damme, Chuck Norris, Bruce Willis e Jet Li, fica comendo poeira diante do Terrível Ivo.

FÓRMULA DE BÁSCARA

Teve colunista do Gothe Gol que depois de tanto cálculo e estatísticas com peso 1 e peso 2, chegou a conclusão que só está abaixo do eterno CB na história das taubinhas.

VIAGRA CUP

Tradicional entidade do sul do estado inova ao confirmar campeonato de veteranos nos lisos.Veteranos e nos lisos ? Os maldosos de plantão já apelidaram o torneio de Brocha's Cup.

O RUBOR DE GEISEL

Que frescura é essa de enquete e e-mail pra escolher camisa de gaúcho pra jogar as peleias ? Certo o presidente Maciel, ouviu os manda chuvas e tascou qual ia ser o poncho.

O EXORCISTA !

Em matéria de exorcismo, o Jader dá de 10 nos padres Karras, Merrin e Dyer que lutaram pra mandar a pqp a besta que havia tomado conta da menina Regan no famoso filme de 1973, “O Exorcista”. Merrin teve um infarto, Karras se jogou pela janela, mas Dyer (Ufa!) e Jader venceram.

RECORDE NA CBFM

Recorde ! CBFM completa dois meses sem punições em 2013.

VOLTA MÁRIO !

Blog da entidade Top One, campeã Intergaláctica, Interplanetária, Mundial, Brasileira, Européia, sente falta dos textos de Mário Ribeiro. Parece praça não capinada.

APERTEM OS CINTOS...

Alguém tem ouvido relatos sobre os campeonatos internos da UPFM ?

EX-CLÁSSICO

GRENAL de gauchão não precisava ser dirigido pelo Jean Pierre, podia ser dirigido pelo ator e diretor britânico Kenneth Branagh, conhecido pelo oscarizado filme “Muito Barulho Por Nada”.

SUBINDO A SERRA

Velho lobo do mar, digo, velho Xavante do mar, comentou que do jeito que a coisa vai, com o calendário do botão da FGFM mais inchado que bebum de praça do interior, os botonistas vão acabar indo mais a Caxias em 2013 do aquele time que ganhou o Centenário emprestado.

POR OSMOSE

Ninguém sabe como, mas João Garima caiu da Equipe de Lisos da Riograndina para o Estadual em Caxias graças ao implacável exorcismo da Jader. Não há o que não haja. 

EDITORIAL




















Fiz o convite por volta do último dia 15, mas sua aceitação só aconteceu nesta segunda-feira. A exemplo de Giuliano Taddheu em 2008, Guilherme Gonçalves em 2010 e Aline Bernardes na maior parte do ano passado, o Gothe Gol passa a ser editado por um colaborador a partir de 1º de março, amanhã. 

A razão é simples, a agenda segue pesada para o criador e Editor do Portal do Futmesa, e sem auxílio não será possível manter as atualizações diárias que já somam 5 anos ininterruptos, completados no dia 17 deste mês. Afinal, em agosto estaremos completando 10 Anos de rede !

Cleber da Silva Moreira é Jornalista formado pela PUC/RS, é pós graduado em Comunicação e Marketing pela ESPM, com extenção em Mercosul e Alca. Atuou na Rádio Guaíba AM, Rádio Gaúcha, Rádio Bandeirantes, TV Bandeirantes, TV2 Guaíba e Jornal Correio do Povo onde começou como repórter esportivo. Atualmente produz programa informativo no Canal 20 da NET e assessora também orgãos públicos da capital gaúcha. Cleber é Gremista de carteirinha e inclusive jogou nas escolinhas do clube. No Futebol de Mesa como muitos militou na infância, mas com duas filhas mulheres o destino não o manteve no esporte.

Cleber assume a Editoria diária do Gothe Gol que segue com todo o seu material e conjunto de informações sendo fornecidos pelo Editor que deixa a Redação hoje. A idéia é um trabalho a "4 mãos", com Cleber sendo o responsável direto pela Edição final, por tempo indeterminado.

A novidade a partir de então será a nossa aparição em inserções em qualquer Edição, sem definição de dia ou periodicidade, com os temas tradicionais do Gothe Gol e outros, exigência do novo Editor Colaborador para aceitar a empreitada. Ele mesmo estará anunciando o novo espaço e a marca de nossa coluna já amanhã quando estrearemos ao seu estilo.

Seja bem vindo Cleber !








Banner Jotinha by Gothe Gol
Cleber by Gothe Gol 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

COLUNISTAS

TAMO JUNTO ! por Dani Junqueira




















Tamo Junto na área.

É, conseguimos nos superar nesta Libertadores na ultima quarta feira contra o grande Fluminense lá no Engenhão, e com uma goleada inesperada. Até porque não realizamos uma grande partida no todo de nossa equipe.

O Fluminense tomou o gol gremista em seu melhor momento técnico do jogo, e teve que se abrir com o placar adverso. Com isto facilitou o trabalho do tricolor gaúcho que estava com sua defesa bem postada, saindo nos contra-ataques.

Enfim um alento para a torcida gremista, que com esta vitória e a boa atuação de Barcos que põem fim a qualquer especulação se é titular ou não, agora é ele mais um.

Outro que voltou melhor foi Fernando fazendo sua melhor partida até o momento no Grêmio, agora é dar continuidade. Pois Libertadores é um torneio difícil e o mês de março nos aguarda.

GRENAL
Fim de semana de decisão no campeonato Gaúcho, e para nossa decepção o Luxemburgo escalou os reservas para este duelo decisivo contra nosso arqui rival, que já era naturalmente favorito e se confirmou.

GRENAL 2
Agora é aguentar a corneta, graças ao Luxemburgo que entregou mais um Grenal de barbada este ano, o campeão de tudo se classificou com autoridade e merecidamente, jogando um futebol competitivo e aguerrido.

PREVISÃO
Semana passada eu previ que o Inter era o favorito para esta decisão e não deu outra, para quem conhece futebol sabíamos que quem se prepara, e esta focado, dificilmente perde uma partida decisiva e toda a escrita mostrava quem seria o vencedor, e não deu outra.

PLANEJAMENTO
Não sei o que é este tal de planejamento tão falado no Grêmio que impediu a equipe titular de jogar esta decisão, Luxa tem que saber que aqui na aldeia é muito importante esta disputa para todos os torcedores, é nosso clássico e tem que ser respeitado. Com estas duas derrotas em Grenais, eles continuam dominando o Estado e dificilmente perderão o titulo do primeiro turno, até porque o futebol Gaúcho é ridículo em toda sua extensão, são equipes modestas e fracas que não conseguem resultados fora de nossa fronteira a mais de vinte anos.

AGRADECIMENTO
Agradecemos ao Professor Luxemburgo por deixar de lado este campeonato Gaúcho, até porque ele estava caindo de maduro e não nos daria ritmo de jogo, nem conjunto para a equipe, nem moral para torcida e o clube, além de ser um titulo que não vencemos ha dois anos, muito obrigado Professor.  Sei que o senhor não gosta dos caminhos fáceis, o melhor é o caminho difícil, porque aproveitar para dar moral a sua equipe para a Libertadores ?

INVENÇÃO
Luxemburgo tem se complicado demais este ano com as formações de seus times, em vez de simplificar tem usado esquemas diferentes sem treinamento, tendo atuações confusas e mostrando equipes desorganizadas. Faz o fácil professor.

CONSTATAÇÃO
Com Marco Antonio no time não vamos ganhar nem mesmo do IAPI, equipe amadora de Porto Alegre, deve ter um padrinho muito forte lá no Grêmio, mais uma vez desaparecido, foi a Caxias do Sul, não vi. Outro que dói de ruim é este lateral Tony, pelo amor de Deus, manda via sedex para o Palmeiras que eu pago.

ARBITRAGEM
Até o arbitro Jean Pierre que realizava uma boa performance na partida, acabou dando uma força para nós,  marcando um pênalti inexistente que só não mudou o resultado do jogo porque a equipe Gremista estava desorganizada e foi extremamente incompetente nesta jornada.

GAUCHÃO
Para nós agora o Gauchão só daqui duas semanas, espero um melhor desempenho no segundo turno e que consigamos fazer a decisão do titulo.

GAUCHÃO 2
Como venho comentando todas as semanas, mais uma vez se confirmou, o Grenal em matéria de público foi um fracasso, só tivemos onze mil torcedores no maior clássico do Brasil, e se a Federação não fizer alguma coisa neste sentido o Gauchão vai morrer.  Aproveito e lanço uma idéia, se cada município converter seus times de campo para a modalidade de salão, teremos  o maior e melhor campeonato de futebol de salão do Brasil, saudades da ENXUTA de Caxias.

LIBERTADORES
Enquanto não sabemos ainda a onde será a partida contra o Caracas da Venezuela vamos treinando no Olímpico para este confronto, espero que Luxemburgo treine sua equipe para furar retrancas, pois até agora não tivemos êxito contra ninguém fechado e principalmente contra equipes pequenas.

ALEX DEGANI
Grande colorado, habilidoso corneteiro, multi campeão nas mesas, um jovem homem que conseguiu mais um oxigênio para suas sacadas inteligentes nesta semana, claro combustível dado por nossa incompetência futebolística. É camarada, escapou de ter seu caixão fechado neste fim de semana, mas como este campeonato Gaucho parece uma UTI hospitalar, teremos mais uma chance de fazer um destino diferente no segundo turno, um grande abraço. 

Abraço a todos

CAMPEÃO DE TUDO por Alex Degani

























Clássico 396
Não há como começar uma coluna pós gre-NAL sem auto-promoção! Desde que ocupo este espaço, o Colorado segue invicto em clássicos. O primeiro deles foi na "despedida" do Olímpico, quando os segundinos choraram - em vão - nas arquibancadas e, no campo, não conseguiram bater nosso time de sete. O segundo clássico, já pelo gauchão, Dunga deu seu cartão de visitas ao homem do "pojeto". E, o terceiro, bom este não precisa relembrar. Alice Bastos Neves, do Globo Esporte de segunda-feira, foi enfática: "deu a lógica". Realmente. O Inter atropelou o rival e carimbou sua vaga às semifinais da Taça Piratini. Enfrentará o enfraquecido Esportivo (uma espécie de Jéferson Ávila dos gramados) e rumará à finalíssima. De certo, apenas que a final será disputada no Centenário, entre o maior campeão gaúcho e o campeão da Taça Piratini 2012.

Diego Forlán
O melhor jogador da última Copa do Mundo parece ter reencontrado o seu futebol bom futebol. Jogador diferenciado (tipo o Grilo! Me refiro ao Gilvani obviamente!) e ousado, tem tudo para estourar em 2013.

Estadual de Equipes Liso
Pelo que ando conversando com os amigos botonistas, acho que Caxias do Sul terá uma participação reduzida de Equipes desfilando seus botões nas melhores mesas do RS. Inclusive, não ficarei surpreso se apenas seis equipes se fizerem presentes: AFM Caxias, Academia, ARFM, CMPA, Franzen e Afumepa. Este contexto evidencia a atual realidade do Liso no RS, o qual está cada vez mais forte nas associações em que é praticado, mas segue sem expansão demográfica. Por que?

1) Cadê o liso em Canguçú? Vamos sair da toca gurizada. Não adianta só comprar mesa de liso. "Ah, mas vamos ser saco de pancada!" Ninguém nasceu sabendo! 

2) APFM não vai jogar? Como o Gigante de Pelotas não irá se fazer presente? Difícil entender...

3) Santa Vitória também de fora? Agora entendo por que alguns falavam que os "mergulhões" não eram nada sem Robson Bauer, o grande propulsor da modalidade por aquelas bandas...

4) darwinismo botonístico: há associações sem expressão no cavado que, obviamente, não praticam a modalidade.

OPA
Você gosta de tomar uma boa cerveja? Já saboreou a cerveja OPA? Tipo pilsen, é produto de uma cervejaria artesanal de Joinville. Fica a dica! 

Abraço a todos os botonistas do RS!

CONFIRA AMANHÃ NO GOTHE GOL !

Amanhã é dia de Jotinha em Férias Especial, na sua versão de fevereiro. Confira o novo recorde da CBFM, quem leva o Oscar em filme de Futmesa, um novo torneio que vem por aí no liso gaúcho, depois de muita matemática quem é o melhor botonista gaúcho da história e muito mais.










EDITORIAL

Em Editorial conheça nesta quinta feira as novidades do Gothe Gol a partir de 1º de março.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

STUDIO DE VERÃO - MÁRIO VARGAS





















Não tem jeito de estrela do esporte como talvez transpareçam Vinhas, Cristian Baptista e Degani entre outros, mas foi quem mais "cavou" espaços na modalidade liso em 2012, e é sem dúvida candidato a canecos nesta temporada tanto quanto os mais badalados botonistas. O Studio conversa hoje com o caxiense Mário Vargas, jogador que começou no liso ao invés de boa parte que migrou dos cavados para desafiar nordestinos principalmente. Vamos conferir o que diz Mário Vargas.

Gothe Gol - A Riograndina tem Degani e mais alguns jogadores em formação, Sta.Vitória perdeu Robson Bauer, a Academia tem Vinhas, Mateus e os demais sem o mesmo nível destes, a AFUMEPA Rodrigo e Felipe se puderem jogar, enfim. A AFM Caxias mesmo respeitando à todos, assume seu favoritismo para conquistar o Tri do Equipes de lisos em 2013 jogando em casa ?

Mário - Sim. Esse favoritismo se deve a alguns fatores, como jogar em casa, conhecer as mesas, jogar somente a modalidade liso internamente, mas principalmente nas quatro edições da competição ter chegado em todas entre os dois finalistas, com dois vices e dois títulos, mesmo assim acredito que será  um torneio muito disputado e com a mudança da formula todas as equipes chegam com a condição do título.

Gothe Gol - Qual a Equipe da AFM Caxias para o Estadual da categoria que será jogado entre 15 e 17 de março próximo em Caxias do Sul ?

Mário - Maciel, Pizzafilho, Pizzapai, Carraro e Bauer.

Gothe Gol - Quem você acredita que seja no momento “e esporte é momento” o melhor jogador de lisos do Rio Grande do Sul ?

Mário - Alex Degani, sem dúvida nenhuma, mas sempre vale a referência a Marcelo Vinhas, o melhor jogador Gaúcho de Liso que eu vi jogar.

Gothe Gol - A expectativa de um grande brasileiro de lisos em 2012 não se confirmou em Salvador na Bahia, aqui também no Studio, Silvio da Riograndina disse que o liso gaúcho está longe da condição dos nordestinos, você concorda com esta avaliação e na sua opinião que motivos que os levou aos resultados de 2012 na Bahia ?

Mário - Concordo com o Silvio, eu diria que ainda estamos abaixo de algumas delegações nordestinas, incluindo os Capixabas. As mesas nordestinas são bem diferentes das nossas, a bola anda pouco, esse é um fator importante, precisamos dessas mesas, isso é primordial. A troca de jogo também é importante, mas estamos evoluindo a cada brasileiro, é óbvio que bons resultados não viriam de uma hora para outra.

Gothe Gol - Um botonista como Pica Pau, Campeão Brasileiro Junior em 2012, não estaria pronto para jogar uma Especial ou Equipes ? Não seria interessante pelo menos ser o 5º elemento do time que joga um Estadual de Equipes ?

Mário - Sobre o estadual por equipes sempre colocamos a melhor equipe em condição, ou seja, os cinco melhores rankeados de nossa associação, hoje Picapau é o oitavo colocado. Sobre o estadual especial Picapau vai jogar e tenho a esperança que ele vai incomodar muita gente.

Gothe Gol - Não temos dúvidas em afirmar aqui no Gothe Gol, que talvez o Mário Vargas tenha sido o jogador que mais evoluiu no liso Gaúcho no ano passado, na verdade se consolidou como um dos 5 melhores jogadores da modalidade no Estado ao lado de Degani, Vinhas, Robson e Daniel Maciel (eventualmente um destes nomes possa ser substituído por outro numa avaliação individual, quem sabe Mateus da Academia). A que você atribui este crescimento na temporada passada ?

Mário - Simples, esse crescimento se deve a evolução da AFM Caxias, sempre jogamos liso e começamos a jogar pela FGFM em 2006, de lá pra cá, são quase 8 anos participando de todas as competições, aprendendo com os grandes botonistas e hoje temos em nosso quadro de sócios uns 7 ou 8 botonistas em condições de título nacional ou estadual.

Gothe Gol - Qual sua expectativa pessoal quanto a resultados neste ano de 2013 ? Qual o principal objetivo ?

Mário - Como botonista jogar a Copa do Brasil e chegar entre os finalistas, meu sonho é vencer o estadual especial. Como presidente da AFM Caxias assumi o desafio de realizar em parceria com a FGFM, CBFM e FUNDEL (Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Lazer) a Copa do Brasil e espero que seja uma grande competição. Será um ano cheio para a AFM, sediaremos também os estaduais por equipes, especial, sênior e Junior, focado em uma grande organização e com o apoio dos amigos da AFM , do Secretário de Esportes de Caxias do Sul, o ex jogador Washington, obtermos o sucesso esperado.

Gothe Gol - Conversamos as vezes via Face sobre o Grêmio. Depois do fracasso na estréia para o Huachipato, e respondendo esta entrevista sem saber ainda do resultado diante do Fluminense pela Libertadores, qual a sua avaliação quanto ao futuro do Grêmio neste ano, considerando ainda o Campeonato Brasileiro ?

Mário - Sempre achei que para vencer a Libertadores não precisa de um grande elenco, são 14 rodadas somente, mas penso que o Grêmio está muito bem, e sem dúvida, um dos favoritos para a competição continental. Sobre o Brasileiro são 38 rodadas e com esse elenco do Grêmio vejo um time fortalecido e com mais condições de título do que a Libertadores.

Gothe Gol - O cavado segue sendo a modalidade mais jogada no Rio Grande do Sul, vocês na AFM Caxias foram por muito tempo uma ilha jogando liso na serra. Qual é o sentimento agora que o liso ganha grande destaque (mesmo sem o mesmo número de jogadores de cavados por aqui), destaque quem sabe até maior do que os cavados em função de botonistas importantes de outras associações terem aderido a modalidade ?

Mário - É o sentimento de valorização da modalidade no estado, o cavado é muito forte no RS, mas no Liso ainda não. Temos poucas equipes ainda, realizar um estadual especial com 64 botonistas ainda é difícil. O Liso cresce gradativamente, e espero que o Cavado siga paralelamente, tanto aqui como no Brasil.

Gothe Gol - Para encerrar. Uma vez posto o desafio de um gaúcho chegar ao título do Brasileiro de lisos, você acredita na possibilidade do liso terminar por reunir os melhores botonistas gaúchos e botonistas que já gostam da modalidade e o cavado acabar por ficar com um grande número (o maior número) de jogadores do Estado que mesmo com qualidade, por não serem TOP, não possuem o objetivo deste desafio ?

Mário - Acho que sim. Isso já está acontecendo, os botonistas TOP do RS estão realmente priorizando a modalidade Liso, claro que existem as exceções, é o caso do Silvio, Cristian, Michel, Vinicius, Cepel, mesmo assim somente o Cristian ainda resiste. Acredito que o Pedrinho também prefira o Cavado, pois no ano passado ele só jogou competições externas na respectiva modalidade.

Por fim quero agradecer a oportunidade e desejar a todos os botonistas independemente da modalidade, um grande ano!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BREAKFAST NA REDAÇÃO





















O próximo sábado maracará o reencontro da turma do Geraldo Santana. No final da tarde a cidade baixa (sede do Diretor de Futmesa do clube, tipo Assunção para a CONMEBOL de Nicola Leoz), será o ponto de encontro. Na pauta além de certamente algumas geladas, os ajustes para o começo do calendário oficial do GS. O Troféu Geraldo Santana já tem regulamento definido, embora a data de começo ainda aguarde uma definição. Os 22 botonistas nos cavados se enfrentarão em turno único, e os 6 melhores comporão na fase decisiva a Série Ouro, do 7º ao 14º colcado formarão a Série Prata e os demais a Série bronze. Na principal série, os 6 técnicos se enfrentam para que se conheça o Campeão do Troféu Geraldo Santana 2013. A novidade no encontro da Cidade Baixa será o sorteio para a Copa do Brasil, nova competição do calendário desta temporada, que contará ainda com mais um campeonato, o Troféu Porto Alegre Futmesa Clube no 2º semestre e outras 3 Copas, Geraldo Santana, Porto Alegre e Presidente.

LANCES RÁPIDOS

Semana de Jotinha em Férias, Edição de fevereiro. Será na quinta, último dia do mês. Bandeja eletrônica na Redação do Gothe Gol já repleta de colaborações dos Jotas espalhados por todo Brasil.








* Quem já começou sua temporada foi a AABB de Canguçu/RS. Rola o Torneio Início reunindo Arlei, Eduardo, Gabriel, Ricardo, Tadeu, Fábio, Benhur, Maicon e Barrocas.

* O Bayern de Munique atropelou pela Bundesliga ao Werder Bremen por 6 a 1 no sábado. Os Bávaros não cavadores são os virtuais Campeões da temporada 2012/2013 pré Pep Guardiola.

A versão 12 Toques do Botão Folia 2013, que já teve Campeão no Dadinho 9x3, teve como vencedor Ivo, com Oswaldo na 2ª posição. Destaque aqui para o amigo e colunista Sambaquy com o 3º lugar, Vilmar foi o 4º colocado. O torneio foi realizado no Marcílio Dias/Atlântico Sul em Itajaí, Santa Catarina.







* Deco foi craque na rodada do sábado da Taça AFUMECA em Cascavel no Paraná. O aproveitamento foi de 100% nos 3 jogos que enfrentou, atropelando Pelé por 6 a 0, fazendo 2 a 0 em Rato e 3 a 0 em Durval. Rangel também foi 100%, só que em duas partidas, onde igualmente teve direito a um 6 a 0 contra Josimar e uma vitória por 1 gol diante de Dado.

Amanhã é dia de mais um Studio de Verão, desta vez com o caxiense Mario Vargas, um dos grandes nomes do liso gaúcho. A AFM Caxias é a favorita para o Estadual de Equipes da modalidade ? Pica Pau já está pronto para formar no grupo principal da AFM ? Como avalia os resultados dos gaúchos no último brasileiro ? Confira nesta terça feira.






* Destaque para as mesas na semana que começa, fica para o Open da Franzen no próximo sábado que segundo seu realizador, deve reunir 20 botonistas para o torneio de liso, último de pré temporada, certamente contando com jogadores de Caxias do Sul, Rio Grande, Passo Fundo e Guaíba, além é claro de Porto Alegre.

Quem voltou a mesa depois de um descanso em Floripa foi Dani Junqueira. No Geraldo Santana no sábado com o seu Queens Park Rangers, empatou sem gols com o Grêmio Arena do Editor e depois venceu por 2 gols (foto), o 14 de Julho do Editor, que antes havia batido o São Caetano de Daiam por 1 gol, gol de Ricardinho.






* Quarta é dia de COLUNISTAS no Gothe Gol. Degani e o seu Campeão de Tudo se recuperam da secagem fracassada contra o FLU e uma coluna ufanista na semana que passou com a vitória no clássico local de domingo. Dani TAMO JUNTO ! Junqueira depois de arrasar no Engenhão vai ter uma semana com algumas explicações.

Na Lusa carioca foi disputado o Torneio Início dos lisos. Marcos Martins do Vasco da Gama foi o Campeão, com Rogerinho da AFUMIG em 2º, Horácio Jr da Portuguesa em 3º e David Becker da AFUMIG na 4ª colocação. O torneio foi na Portuguesa, na Ilha do Governador.





Osmar foi muito bem na fase classificatória do Torneio Abertura de lisos da Academia de Pelotas. Enfrenta a Cristian nas quartas no próximo sábado com a vantagem do empate. Mesma vantagem que Badia terá diante de LF, Mateus contra Zilber e Tiago Pierobom com Figueira.







* Quem também dá o ponta pé inicial a sua temporada é a premiada Riograndina. Mas não foram ainda para as mesas disputar pontos, mas sim para um churrasco que alinhavou a temporada 2013. Novas mesas de cavados, uma mesa de liso pernambucana, o começo de jogos no dia 28/2, o time que disputará o liso de equipes em Caxias, os planos para o Estadual de Equipes de cavados que jogarão em casa, estavam entre os pontos da agenda com carnes e cervejas.

AFM Caxias realizou o seu Torneio Início (lisos) dando começo as atividades de 2013. Carraro (foto) foi o Campeão, Daniel Maciel foi o 2º, Pica Pau o 3º e Mario Vargas ficou com a 4ª colocação.








* Os grandes do futebol uruguayo começaram mal o Clausura do campeonato uruguayo 2012/2013. O Peñarol saiu atrás e com um pênalti duvidoso buscou um empate diante do Fénix e o Nacional fez pior, perdeu por um gol o clássico contra o Defensor.

iMAGEM




















O GREnal teve um resultado esperado, como em Erechim, o time principal dos vermelhos é melhor que o 3º time do Grêmio, sem dúvida. Jogo duro e fundamental contra o Flu na quarta, duas viagens e não posso ser injusto com o Luxa, estava certo em preservar os titulares e não colocá-los no derby do regional. O choque de Alex Telles com Gabriel, de cabeça, e que terminou com afundamento de osso facial frontal do jogador foi lamentável (no momento desta publicação não havia diagnóstico de necessidade de uma provável cirurgia), é a demonstração cabal do acerto da medida. E se perdessemos Barcos ou Zé Roberto ? Ninguém gosta de perder um clássico, nem em jogo de cartas, mas há uma escala de proridades que deve ser mantida.

ESCALADAS NO GOTHE GOL


















Fim de férias, momento de voltar as Academias

N@VEG@NDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Riviere du Loup no Canadá e da nevada Freeland na Pensilvânia (EUA). Abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Canguçu, Taquari, Caxias do Sul,  São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Lages, Sombrio, Joinville, Blumenau e Camboriú em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel e Paranaguá no Paraná, São Paulo, Osasco e Santos em São Paulo, Rio de Janeiro e Cantagalo no Rio, Goiânia em Goiás, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte em Minas Gerais, Brasília no DF, Vila Velha no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Manaus no Amazonas e Brno na República Tcheca.









Logo Geraldo Santana by arquivos do Gothe Gol
Banner Jotinha by Gothe Gol
Botão Folia 12 Toques cortesia by Sambaquy
Studio de Verão by Gothe Gol
Dani Junqueira by Gothe Gol
Lisos carioca by Futebol de Mesa News
Osmar by arquivos do Gothe Gol
Carraro by arquivos do Gothe Gol
Alex Telles by Clic RBS
Escaladas by Google
Cidades by Google

domingo, 24 de fevereiro de 2013

BATE BOLA com Sambaquy




















Remexendo no passado – Regra Gaúcha

Sei que o assunto vai levantar opiniões contrárias, mas devo esclarecer a todos que eu vivi esses momentos e por isso falo abertamente sobre essa regra pioneira. Caxias do Sul iniciou a prática do futebol de mesa nessa regra, no ano de 1963. Nossas mesas foram adquiridas junto ao Lenine Macedo de Souza e estavam espalhadas em diversas agremiações. Com o tempo fomos construindo outras, nas mesmas medidas, mas feitas de pau marfim. Todos os botões utilizados eram puxadores, embora a AABB tenha adquirido dois times da marca Lione, os quais ficavam depositados no departamento à disposição daqueles que não tinham time para jogar.

Desde esse ano tentávamos jogar o campeonato estadual que era realizado sempre em Porto Alegre. Depois de dois anos de negativas fomos informados que necessitaríamos criar uma entidade que reunisse todos os clubes praticantes do futebol de mesa de Caxias. Foi então que, em 1965, foi fundada a Liga Caxiense de Futebol de Mesa.

Ao final do ano partimos para Porto Alegre, ladeando nosso campeão: Deodatto Maggi. Viajamos de ônibus, acompanhando e torcendo pelo nosso representante, juntamente com o amigo Sérgio Calegari. Da Rodoviária nos dirigimos à sede do clube “Piratas”, onde nos esperava Paulo Borges, campeão porto-alegrense. Chovia a cântaros e ficamos decepcionados com a falta de quorum. Éramos quatro pessoas no recinto, três caxienses e um porto-alegrense. Mas, como chovia atribuímos a isso a falta de assistência. O campeonato estadual foi realizado em uma única partida, na mesa de propriedade do próprio Paulo Borges, que acabou vencendo-a. Isso chamou a nossa atenção para a falta de comunicação da Federação com os seus filiados. Com isso procuramos conhecer a história dos estaduais gaúchos.

























Consultando jornais antigos (Folha da Tarde Esportiva, Folha da Tarde e Última Hora) do ano de 1962, tomamos conhecimento que os participantes daquele campeonato eram de Porto Alegre (Lenine Souza, Milton Mendonça, Silvio Bareta, Celso Plentz, Sidney Pardo, Túlio Casapicola representando diversas entidades), Rio Grande (Waldir Ferreira, Clair Marques, Jorge Alal, da Estrela Vermelha) e Santa Maria (Doutor João Adalberto Soares Behr e Eli Figueira).

Depois disso procuramos nos inteirar sobre o desenrolar dos campeonatos gaúchos, que afinal era a única promoção da Federação Riograndense de Futebol de Mesa, e ficamos sabendo que de 1962 até aquela data somente botonistas da capital o haviam vencido. As outras promoções que conhecíamos foram realizadas na cidade de Caxias: Torneio de Inauguração da LCFM e o Torneio de Primeiro Aniversário.





















No ano de 1966, a Federação era presidida por Gilberto Ghizi, e esse por ter participado dos torneios acima mencionados, nos solicitou que promovêssemos o Campeonato Estadual. Aceitamos, com a condição de podermos fazer os convites para as demais agremiações. E, assim, participaram do campeonato as cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Arroio Grande, Rosário do Sul, São Leopoldo e Caxias do Sul.

O campeão desse ano foi Carlos Saraiva, que representava o Internacional. Na noite anterior ao início do certame foi apresentado o anteprojeto da Regra Nacional, que seria apresentada na Bahia no mês seguinte, e que deu origem à nossa Regra Brasileira. Estiveram presentes Paulo Borges, Carlos Saraiva, Sérgio Duro, Fausto Borges, Clair Marques, além de Gilberto Ghizi e este que escreve essa crônica.

A intenção era a de promover o esporte, realizar campeonatos a nível nacional, conseguir juntar os botonistas de todo o país em torno de uma idéia de unificação, o que infelizmente jamais será conseguido em virtude da diversidade de regras disputadas. O resultado desse trabalho esbarrou em interesses comerciais que envolviam o senhor Lenine Macedo de Souza, proprietário da empresa que fabricava botões Lione, bolinhas, mesas e goleiras. Essa foi a razão da desunião que gerou praticamente uma guerra de botonistas porto-alegrenses contra os caxienses. A idéia que saiu vencedora foi a da nova regra, visto que iniciamos a participar de torneios e campeonatos em diversos pontos do país, desde então.

Campeões gaúchos na Regra Gaúcha




















Em janeiro de 2010, recebi do amigo Edú Caxias a relação de campeões da Regra Gaúcha que lograram escrever seu nome no rol dos grandes vencedores:

1962 – Lenine Macedo de Souza
1963 – José Androvani
1964 – Paulo Borges
1965 – Paulo Borges
1966 – Carlos Saraiva
1967 – Clair Marques/ Enio Vogues
1968 – Sérgio Duro
1969 – Jorge Mello
1970 – Julio Cantori
1971 – Antonio Azevedo
1972 – Claudio Schemes
1973 – Pedro Cruz
1974 – Pedro Cruz
De 1975 até 1996 não foram localizados registros da realização de Campeonatos Estaduais da Regra Gaúcha, levando a crer que não ocorreram.
1997 – Clóvis Pavão
1998 – Vinicius Bueno
1999 – Clademir Brazeiro
2000 – Jefferson Riffel (Cabelo)
2001 – Josias Guedes
2002 – Vinicius Bueno
2003 – Ricardo Bernardes
2004 –Eduardo Orci
2005 – Eduardo Orci
2006 – Eduardo Orci
2007 – Julio Costa
2008 – Vinicius Bueno
2009 – Thiago Leão

Indiscutivelmente a Regra Gaúcha, que também é mãe da Regra Brasileira, foi beneficiada com a criação desta, pois de uma única promoção dos primeiros anos, passou a contar com um calendário amplo, como: Aniversário de Porto Alegre, Copa Farroupilha (Santa Maria), Copa Amizade (Charqueadas), Copa Rio Grande do Sul – (União - Porto Alegre) e tantas outras realizações que deram um alento no engrandecimento dessa bonita modalidade de jogo. O grande impulso verificou-se com a adesão do Bazar Mimo, que nos anos noventa assume e realiza campeonatos concorridos e mais amplos, culminando com a fundação da Liga Gaucha, a qual coordena desde então.

Antes de 1970, o Rio Grande do Sul tentou promover um Campeonato Brasileiro

Os jornais antigos não deixam de cumprir sua missão. A Folha Esportiva, de dezembro de 1962, publicou e eu reproduzo integralmente: Gaúchos sozinhos no Brasileiro de Football de Mesa.

A Federação Rio Grandense de Football de Mesa tinha marcado para amanhã, na sede do Aeroclube do Rio Grande do Sul, av. Borges de Medeiros, 901, com início às 14 horas, o primeiro certame nacional do referido esporte. Mas, como a Federação Paulista informou por telegrama que não se fará representar e como a Federação Mineira até o momento de encerrarmos o nosso expediente não havia mandado confirmação da participação dos seus representantes, a FRGFM fará, na tarde de amanhã, apenas um torneio de encerramento do ano esportivo, com a participação dos disputantes do campeonato estadual, efetuado domingo último, e, às 18 horas procederá à entrega dos prêmios do certame brasileiro, aos vencedores do estadual, uma vez que os outros estados, por falta de comparecimento perderão por WO.

A FRGFM convoca, por nosso intermédio, os representantes do interior, que possam comparecer novamente na Capital, amanhã, a fim de receberem os títulos de campeões brasileiros e disputarem, durante a tarde, o torneio de despedida do ano de 1962.

Os prêmios ofertados para o certame brasileiro o foram exclusivamente pela Metalúrgica Abramo Eberle, de Caxias do Sul, além das bolsas de estudos no Instituto de Idiomas Yazigi.

Nesta oportunidade, o presidente Lenine Macedo de Souza fará a sua despedida do football de mesa, uma vez que somente voltará a participar de certames quando não mais for presidente da mater do botão.

Um depoimento importante de um campeão gaúcho




















Clair Marques, campeão em 1967, juntamente com Ênio Voges, publicado no Blog da AFUMECA – Associação de Futebol de Mesa de Cascavel, reportou-se à forma impositiva do presidente Lenine Macedo de Souza no tocante a utilização dos botões:

“Nesse campeonato em que terminamos empatados em pontos, eu e o Ênio Voges fomos declarados campeões. Foi um campeonato estadual realizado em Rio Grande, no Esporte Clube União Fabril, clube que ficava localizado em frente ao portão lateral  do cemitério de Rio Grande e já não existe mais. Eu estava na minha casa, já achando que o Lenine e os seus convidados não viriam mais, quando escutei o som de fogos de artifícios. Fui olhar no portão e estavam se dirigindo para a minha casa, num comboio de cinco ou seis carros e uma Kombi, com bandeiras da FRGFM e cartazes alusivos ao Campeonato Estadual de Futebol de Mesa, que seria disputado na cidade. Juntamos o pessoal de Rio Grande, demais convidados e  começamos a disputa do estadual. A finalidade maior desse campeonato estadual, descobri posteriormente, era promover os novos botões plásticos “LIONE” da fábrica de Lenine Macedo de Souza. Cada participante do campeonato tinha que retirar cinco dos botões de galalite de seu time e, obrigatoriamente, incluir no seu time cinco botões da marca “LIONE”. Esse detalhe o Lenine não tinha comunicado a ninguém de Rio Grande”. (Clair Marques).

Conforme é salientado no mesmo Blog: Lenine, numa atitude de desespero, chegou a obrigar os técnicos das associações filiadas à Federação Riograndense de Futebol de Mesa, a utilizarem 50% de botões LIONE em seus times, em competições oficiais. Esta atitude abalou a relação de Lenine com a grande maioria dos botonistas filiados. Com a sua transferência para o Paraná, nos anos seguintes a fábrica foi desativada e a FRGFM teve continuidade com outros presidentes, que revogaram a clausula que obrigava a utilização dos botões LIONE.

São fatos que aconteceram, mas jamais poderá ser contestado o pioneirismo de Lenine Macedo de Souza, no tocante a fundação da primeira Federação de Futebol de Mesa do país. Pena, foi a sua intransigência no sentido de uma união entre botonistas, persistindo sempre com a sua idéia original de a Regra Gaúcha ser reconhecida nacionalmente. Até hoje, não há unanimidade entre os que a praticam, pois dele já surgiram variantes que provocaram rupturas entre botonistas porto-alegrenses.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

FUTEBOL GAÚCHO, GRAMADOS & MESAS




















Olá pessoal, é com muito orgulho que venho novamente falar sobre o nosso querido futebol Gaúcho que promete pegar fogo neste final de semana, pois teremos os seguintes jogos das quartas de final:

São Luiz x Cerâmica, neste Sábado em Ijuí, com transmissão da Tv Com e PFC, o São Luiz vem fazendo um ótimo campeonato é o favorito para a vaga, mas o Cerâmica é uma equipe traiçoeira que em 4 jogos fora de casa venceu 2 e empatou 2, por isso olho vivo que pode dar surpresa. Meu palpite é decisão nos pênaltis.

Caxias x São José, neste Sábado em Caxias, com transmissão do PFC, não tem favorito pois as duas equipes vem de uma sequência de jogos sem vencer e pelo seu modo de atuar o São José pode chegar no Centenário e vencer ao Caxias no tempo normal. Meu palpite é vitória do Zequinha.

Lajeadense x Esportivo, no domingo em Lajeado, com transmissão do PFC, neste confronto o Lajeadense leva vantagem pelo seu retrospecto em casa onde simplesmente venceu os 4 jogos, meu palpite é Lajeadense.

Grenal, no domingo em Caxias com transmissão da RBSTV e PFC, neste confronto o favorito é o Inter, pois o Grêmio vai com os reservas imediatos, aí o confronto se torna desigual.

Na semana passada dos 8 confrontos acertamos 3 resultados e deu na trave em outros 2, espero melhorar minha média neste final de semana.

São José-RS


















Nossa preparação para o confronto com o Caxias foi excelente, pois os atletas trabalharam muito focados e com muita gana durante toda a semana. Tanto nos treinos físicos quanto táticos nós da comissão técnica sentimos o envolvimento de todos e a vontade de continuar fazendo história neste Gauchão. Todos os atletas estavam disponíveis para os treinamento, fato raro nos dias de hoje, nenhuma lesão. Mesmo com a imprensa dizendo que o gramado sintético prejudica os “queridos” altos salários da dupla Grenal, estamos mostrando que não prejudica, e que por sinal até melhora na relação saúde, pois nós da preparação física temos um cuidado todo especial com o homem e não somente com o atleta como ocorre geralmente. E nesta semana que muitas fotos foram mostradas com inundações, o gramado sintético do Passo D’areia continuou um tapete, sem nenhuma poça após esperar apenas 2 minutos.



















FutMesa
Na próxima semana começará mais um torneio na Viamonense, é a Copa Mimo, o segundo torneio de nossa instituição.