sábado, 16 de fevereiro de 2013

FUTEBOL GAÚCHO, GRAMADOS & MESAS




















por Jefferson Oliveira

É com muito orgulho que assumo a responsabilidade de falar sobre o futebol gaúcho dentro de campo, com opiniões fortes, falar sobre jogos no interior do estado (quero ao máximo evitar de falar sobre a dupla Grenal) e claro também falar sobre Futmesa, esporte que sou apaixonado e hoje representando Viamão.

São José RS
Começamos o ano de 2013 com tudo! Em janeiro ganhamos a Copa Centenária, que reuniu os times que completam 100 anos, entre eles o Cruzeiro, Juventude e o Santa Cruz. Vencendo na semifinal ao Cruzeiro nos Pênaltis e na Final ao Juventude.

Nossos primeiros jogos foram sensacionais, com uma arrancada de 4 vitórias, sobre Pelotas, Novo Hamburgo, Cruzeiro e Passo Fundo. Perdemos para o Grêmio, com uma ajuda de um juiz muito atrapalhado e tendencioso, e empatamos na sexta rodada com o Cerâmica. Na última quarta, estivemos em Lajeado jogando com o Lajeadense, abro aspas para falar que o estádio Alvi-Azul está lindo, e perdemos por 1 a 0 numa bobeira de nossa defesa. Agora vamos para o jogo de Domingo com o Caxias precisando ao menos de um empate para garantir a classificação aos matas.















Gauchão 2013
Bem, vou começar falando do Gauchão sobre a rodada decisiva deste Domingo (todos os jogos serão no mesmo horário, as 16h) é a última do primeiro turno, então vou passar jogo a jogo :

Grupo A x Grupo B

Cruzeiro (9 pts) x Inter (14 pts) em Canoas, passa na RBSTv, o Cruzeiro conseguiu perder em casa na última partida para o fraco Esportivo, neste o Inter vence com folga.

Grêmio (9 pts) x Veranópolis (4 pts) no Olímpico, pelo PFC, o Veranópolis está de mal a pior, se o Grêmio jogar com os reservas vence o jogo, se for com os titulares atropela!

Caxias (12 pts) x São José (13 pts) em Caxias, pelo PFC, tanto Caxias quanto o Zequinha fazem boas campanhas e com o empate os dois se classificam, qual será o resultado...

Pelotas(6 pts) x Canoas (6 pts) em Pelotas, os dois clubes brigam! Brigam para não cair, aposto num jogo ruim e horroroso, empate em 0 a 0.

Novo Hamburgo (5 pts) x Esportivo (10 pts) em Novo Hamburgo, o Noia está desesperado para fugir da zona de rebaixamento e o Esportivo vem empolgado com a vitória sobre o Cruzeiro. Jogão de bola, mas vai dar Nóia, 2 a 0.

Cerâmica (9 pts) x Juventude (11 pts) em Gravataí, passa na TVCom, outro bom jogo, o Cerâmica tem uma defesa consistente e o Juventude um fraco ataque, termina 0 a 0.

Lajeadense (15 pts) x Santa Cruz (7 pts) em Lajeado, o Lajeadense agora nova sensação do campeonato está embalado, deve vencer fácil ao Santa Cruz que na última rodada tomou 5 do time C do Grêmio, 3 a 0.

Passo Fundo (8 pts) x São Luiz (14 pts) em Passo Fundo, esse é outro jogão da rodada, pois o Passo Fundo se recuperou na última quarta ao vencer por 2 a 0 e o São Luiz está em grande fase! Mas acredito em vitória do Passo Fundo, 2 a 1.

Na próxima semana falo sobre os resultados e as previsões para as quartas de final do Gauchão!

FutMesa
Quero começando por me posicionar sobre a discussão que se instalou no estado sobre o calendário de competições. Sei que muitos amigos de outras associações jogam tanto cavados quanto lisos, e quero dizer que a federação comete um erro quando divulga o calendário das duas modalidades juntas. Deve como vem fazendo, adequando as duas modalidades, mas deveria divulgar em separado!

Pois acho que aqueles que jogam uma única modalidade, no nosso caso, Viamão, consideram o calendário da FGFM abaixo da expectativa, pois temos apenas 3 competições para jogar, inclusive este ano que seremos sede da Taça RS em Novembro, realizaremos em Setembro uma competição apronto, a Taça Metropolitana (mas aberto a outras associações de fora, inclusive Caxias confirmou presença), pois além de querermos nos preparar de modo adequado, oferecendo o melhor para os melhores, também queremos adquirir mais experiência em competições! E essa discussão de cavados e lisos é igual ao futebol de campo quando temos profissional e o tal sub-23. Quem quer jogar os dois acaba tendo que se desdobrar em dois, gasta mais e tal! Faz parte!

AVFB – Início da temporada 2013

















A equipe da AVFB formada por Fábio Cunha, Fábio Di Leone, Xandinho e por este colunista, promete em 2013. Queremos fazer mais torneios intercambios pois nossa meta é em 2 anos estarmos entre as 4 melhores do RS. 

Teve início na noite desta sexta (15/02) a temporada 2013 de Viamão (AVFB), que contou com a presença de 8 dos 14 atletas já confirmados para a temporada. Os participantes foram divididos em 2 grupos com 4 jogadores, onde se classificaram os 2 primeiros de cada grupo. A particularidade, ficou por conta do tempo de jogo em 25 min únicos, como forma de treinamento e agilidade em mais jogos e disputas, ao estilo Europeu de Torneios de Verão.

Nas semifinais Fábio Di Leone (Campeão Viamonense 2012) venceu a Leomar nos pênaltis por 3 a 2, na outra disputa, Jefferson Oliveira (Campeão Municipal 2011) venceu a Adriano Alvez por 2 a 0 nos pênaltis.

















Em grande final, Fábio e Jefferson travaram um verdadeiro jogo de Titãs, com grandes lances e chances claras para ambos os lados, e no final Fábio venceu de forma apertada e sofrida, com muita catimba nos minutos finais por 1 a 0.

Parabéns ao Fábio Di Leone, Campeão do Torneio 2013. Também foi confirmado nesta sexta a parceria com a Prefeitura de Viamão, onde a nossa Associação realizará seus torneios e treinos no Ginásio Municipal, no centro da cidade e em conversas preliminares com o Secretário de Esportes a real possibilidade de montagem de oficinas para ensino do Futmesa aos alunos da Rede Municipal de Viamão.

Na próxima semana falo mais sobre a parceria.

É NESTE DOMINGO !




















É neste domingo que vamos conhecer o vencedor da PROMOÇÃO 2013 - 10 ANOS DE GOTHE GOL, é neste domingo que o Portal do Futmesa completa 5 anos de atualizações diárias initerruptas, levando botonismo, futebol e muito mais a todos os internautas dos 4 cantos da rede.

Qual a logo será vencedora e dará uma camisa oficial do Grêmio Foot Ball Portoalegrense ao seu autor ?

Xico da Franzen, Paulo Lofrano de Gravataí e Paulo Lomando de Porto Alegre estão na reta final da disputa.

É conferir amanhã no Gothe Gol !




























Coluna Futebol Gaúcho by Jefferson Oliveira
Banner Promoção by Gothe Gol
Logos finalistas, montagem by Gothe Gol

Nenhum comentário: