quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COLUNISTAS

CAMPEÃO DE TUDO por Alex Degani





















Huachipato
Como não falar deste tema? Quinta passada a torcida que não ganha nada estava faceira. Antes do jogo era só empolgação. E a Arena da OAS estava linda. Como diria Aldyr Schlee, "imagina se tivesse grama e luz!". Não vou comentar o jogo, mas imagino como seria assistir o Huachipataço junto com o falastrão César Keneucke , ou com o Bávaro Cavador fã do Odone, ou com o homem que masturba o botão antes de jogar (Sérgio Oliveira). O jejum de 12 anos persistirá... Com certeza. E amanhã? Dá-le Fluzão!!! Neeeenseee....

Gauchão
O Colorado fez um primeiro tempo pífio. Jogou pouco. Não balançou as redes. Damião nem de longe lembrava os milhões de dólares que já valeu. Alisson, arqueiro colorado, foi destaque nos primeiros 45 minutos. Resumindo, na etapa inicial, o Inter lembrava o Cacolorado nas mesas...
No segundo tempo, nada mudou. O Inter seguiu ineficiente. Saiu na frente no placar com Damião. Nos minutos finais, o apático Cruzeiro empatou o jogo. Placar justo para um time sem conjunto e sem raça.
Prematuramente, teremos greNAL já nas quartas-de-final da Taça Piratini!

Freio-de-Ouro
O bairro Humaitá será palco da maior competição de cavalo crioulo do mundo. O evento ocorrerá na Cabanha Arena...

Futmesa I
No mês vindouro, Caxias vai respirar futmesa. E de alto nível, sem coberturas. Serão tempos de muita "torcida" para uns, e para outros mais uma chance de mostrar que a prática do Liso vai muito além da ambição de golear um baiano. Serão dois grandes campeonatos. 
De 15 a 17/03, teremos o Estadual por Equipes. Acho que Caxias é teoricamente a melhor equipe do RS - no Liso - e deve confirmar o favoritismo na taubinha. Principalmente, se disputarem com o quarteto mais forte: PizzaFilho "O Comandado", a fanta Daniel "Ceceu", Mário Cachaça e o Big Nose. Carraro deve viajar para compor o grupo e fornecer isotônico para os titulares, como um reserva de luxo.
No final de semana seguinte, ocorrerá a I Copa do Brasil de Lisos. O RS poderá mostrar sua força na principal modalidade do futmesa nacional. Torcemos para que nós gaúchos estejamos representados entre os finalistas. Infelizmente, a estrada é longa. De certo, apenas o fato de que enfrentaremos os melhores do Brasil.

Futmesa II
Nós gaúchos, sempre bem amparados pela FGFM, temos um circuito de competições que se repetem anualmente e que já se tornaram tradicionais. Competições de nível estadual (onde cada um de nós representa sua associação) e de nível nacional (quando temos a responsabilidade de representar a FGFM). Campeonatos sempre acirrados. Cada um com sua peculiaridade, seja Liso ou Cavado.

Enfim, há duas formas de ordenarmos as competições oficiais, seja da FGFM, seja da CBFM. Por importância e por dificuldade. E só. Assim como acontece no futebol. Nos gramados, todos concordam que vencer o Brasileirão é mais difícil que vencer o Mundial FIFA? Na mesa não é diferente. É o que veremos...

Vamos começar analisando nossa categoria mais tradicional...

1) Cavado Classificado Por Importância
- Primeiro: Brasileiro
- Segundo: Centro-Sul Brasileiro
- Terceiro: Estadual Especial
- Quarto:Taça RS

É incontestável que os dois primeiros campeonatos - de nível nacional - têm maior visibilidade e, consequentemente, maior importância. Uma questão geográfica. Como dizer que vencer o RS é mais importante que vencer o RS, SC, PR e RJ em uma mesma competição? Uma questão óbvia.

2) Cavado Classificado Por Dificuldade
- Primeiro: Estadual Especial
- Segundo: Taça RS
- Terceiro: Centro-Sul Brasileiro
- Quarto: Brasileiro

Não há dúvidas de que sagrar-se Campeão Estadual - no RS - é bem mais difícil que vencer um Brasileiro. Além de sermos referência na modalidade, seu formato de disputa faz com que qualquer descuido possa valer a classificação. Depois, vem a Taça RS com seu formato por pontos corridos, o qual permite que, mesmo com resultados adversos, o botonista possa reabilitar-se. E, bem atrás, nossas duas competições a nível nacional. 

Agora vamos analisar a Categoria Liso...

1) Liso Por Importância
- Primeiro: Brasileiro
- Segundo: Centro-Sul Brasileiro
- Terceiro: Estadual Especial
- Quarto: Taça RS

Por "Importância", independente da modalidade, temos que analisar a faixa territorial que abrange a competição. Portanto, a classificação mantêm-se igual em ambas modalidades.

2) Liso Por Dificuldade
- Primeiro: Brasileiro
- Segundo: Centro-Sul
- Terceiro: Estadual Especial
- Quarto: Taça RS

De longe, o campeonato mais difícil de ser conquistado é o Brasileiro. Um campeonato, literalmente, nacional. Engloba todos estados do Brasil, representados por seus melhores botonistas. Logo em seguida, vem o Centro-Sul Brasileiro, que além da gauchada conta com o RJ e o ES, dois estados com mais expressão que o RS na modalidade.
Por último, vem nossos dois "regionais".

Jáder Morales
O puxa-saco do Odone acertou. Homenageou o inigualável Jáder, um expert quando se fala em organização de uma competição. Sabe como ninguém conduzir uma competição no caminho da normalidade. No futebol, se diz que "bom árbitro é aquele que não aparece". O mesmo vale para o Jáder. Competente, discreto e sempre prestativo. 

Abraço a todos, em especial ao pessoal de Talcahuano!

TAMO JUNTO ! por Dani Junqueira





















Tamo Junto tá na área.

Esta ficando evidente que a comissão técnica e a Direção se equivocaram no planejamento do Grêmio neste inicio de temporada, não estamos fazendo boas apresentações nem no Gaúchão e nem na Libertadores, o que é preocupante.

Tá certo que no caso do Gaúchão algumas partidas estão antecipando partidas da Libertadores, o que nos impede de treinar a equipe principal e prepará-la para a mesma, e também está muito confuso a maneira que nossas equipes estão sendo escaladas, até o momento não conseguimos fazer uma boa partida e estamos sobrevivendo de atuações individuais.

Está correto o amigo vermelinho  Alex Degani  sem chororó, sem choradeira, sem usar o campo como desculpa, não estamos e não jogamos nenhuma partida bem este ano, sofremos em todas as competições, é a nossa realidade.

Luxemburgo está repetindo o mesmo caminho que fez no ano passado, temos que ter calma, ele está fazendo todas as experiências para acertar e achar o esquema perfeito o que leva tempo, com isto fatalmente vai errar ali ou aqui , o brabo é que estamos sempre com uma decisão a nossa porta a todo o momento. E ainda não temos um esquema definido, um padrão de jogo, o que dificulta mais, mas é a nossa realidade.

Desta maneira deixamos brechas para as cornetas do lado vermelho o que é natural, mas o importante é que devagar estamos montando uma equipe que poderá nos trazer de volta a estrada de títulos, é a nossa realidade.

O homem do futebol mostrou que está trabalhando muito nas contratações, dá lhe Rui Costa, deixando Luxemburgo com muitas alternativas, ainda falta um lateral direito e um articulador, está é nossa realidade.

Portanto está certo o Alex Degani em tudo e em todas as cornetas que faz de nós gremistas, é a nossa realidade.

Contudo o mundo é redondo, e o que parece é que esta realidade está mudando.

Grêmio  1   
A derrota para o time chileno na semana passada foi justa, não jogamos nada e encontramos uma equipe bem equilibrada com um bom toque de bola e objetiva. Pena que conhecemos eles desta maneira.

Grêmio 2 
O que aconteceu com este jogador, Marcelo Moreno desapareceu e suas atuações estão beirando ao ridículo e seu custo benefício esta muito caro. Vai dançar !

Gauchão 
A partida contra o lanterna Veranópolis foi de doer, achamos um gol de cabeça com Werley e não conseguimos mais nada. Estava retrancado o time adversário e daí, quem é o Veranópolis no futebol brasileiro, tenham paciência.

Gauchão 2 
Continua o baixo interesse do público no Gauchão 2013, as arquibancadas estão vazias, é só conferir os números, talvez agora nas fases seguintes tenhamos um maior público, o que não acredito, é um problema para a Federação resolver.

Gauchão 3 
Todos sabem que aqui na aldeia Grenal é Grenal, e é uma competição a parte, então abre os olhos Luxemburgo, tá na hora de acertar as contas com a sua torcida.

Gauchão 3 
Era tudo o que o Internacional queria, este Grenal caiu no momento certo para os vermelhos que são favoritos não só porque o Grêmio vive um momento técnico ruim, mas porque o Internacional terá toda a semana para se preparar enquanto o Grêmio terá uma pedreira pela frente, um  jogo de vida ou morte no meio da semana contra o Grande Fluminense.

Libertadores 
Luz vermelha acesa, nos dois sentidos, de perigo e de corneta Degani, não podemos perder para o Fluminense na quarta feira a noite, que se dará início a uma crise interna. Tá tudo contigo Luxemburgo, mãos a obra que teremos uma semana de decisões.  

FUTEBOL DE MESA

Todos os preparativos estão voltados para Caxias do Sul onde teremos inicio de nossa temporada oficial na modalidade Liso, primeiro com V Estadual por Equipes nos dias 15 a 17 e depois na próxima semana com a III Copa do Brasil nos dias 22 a 24 de Março.

Teremos um final de mês bem agitado com duas competições, onde torcemos para que todos os grandes jogadores desta modalidade consigam se fazer presentes, ficamos na expectativa.

Semana passada coloquei minha opinião pessoal de quem é o favorito para ganhar o titulo do V Estadual,  e fui cobrado pela mesma.

Senhores, opinião é opinião, não é decretação de que os demais não possam  vencer, ou deixar de acreditar ou não em alguma Associação, ou desmerecer alguém. É só uma opinião, pois não fico em cima do muro e não tenho medo de me expor.

Só tive por base os números da temporada passada e algumas informações que me chegaram. É fato que os Caxienses amadureceram o seu jogo e estão muito mais competitivos e são os atuais campeões.  Assim como no cavado o domínio é da Riograndina.

Então pessoal, cabe aos demais treinarem se quiserem desbancar o domínio destas Associações nestas modalidades.

Até mais e tenho dito, Tamo Junto !

Nenhum comentário: