terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

STUDIO DE VERÃO - Silvio Silveira




















Silvio Silveira da Riograndina literalmente dispensa apresentações. Mais um dos grandes botonistas do Rio Grande do Sul, vencedor múltiplo nos cavados, agora também "arrisca-se" nos lisos. Robson Bauer, Marcelo Cepel e agora Silvio, o Studio desfila craques para um bate papo com os internautas no aquecimento de mais uma temporada. E não vamos ficar por aqui, pois o próximo Studio de Verão traz ninguém menos do que Cristian Baptista, um dos maiores Campeões do botonismo brasileiro. Agora vamos ficar com Silvio Silveira.

Gothe Gol - Seria errado dizer que entre os maiores nomes atuais do Futmesa gaúcho, você é aquele que melhor tem equilibrado a condição de jogar o liso sem deixar o cavado, já que Degani (apesar do título brasileiro de cavados em 2012), Vinhas e Robson Bauer, para citar 3 exemplos, praticamente migraram em definitivo para os lisos ?

Silvio - Seria, pois no liso ainda não consegui me firmar, apesar de ter  feito um excelente estadual, era a melhor campanha entre os oito, e no Brasileiro não ter ido mal, cheguei entre os 16, venci dois baianos (Soneca  e um outro que não lembro), acredito estar ainda muito aquém dos amigos Alex, Vinhas e Robson (citados), talvez no nível do João Garima (hehehehe), o problema é justamente esse, pois jogamos com times diferentes (no liso menor e mais baixo), com régua mais dura, e esses fatores com o tempo contribuirão para o desequilíbrio em uma ou outra modalidade, o fato é que a diversão deve predominar, e sinceramente eu gosto da duas modalidades, então...

Gothe Gol - Depois do Tetra campeonato Gaúcho na categoria Especial em 2012, qual o desafio para 2013 ?

Silvio - Olha sinceramente não sei, sempre sonhei em vencer uma Taça RS, já bati na trave em 2008 onde perdi para o Amigo Leandrinho, mas hoje nem consigo mais jogar 3 partidas consecutivas, é um saco, esse sonho parece ter se perdido no tempo, quando penso em desafio, me vem a mente minha associação, será que conseguiremos nos manter mais um ano com tantos títulos, daí lembro do equipes de cavados em nossa terra, organizado por nós, esse então é o desafio, tentar o penta, o tri consecutivo!!!!
-
Gothe Gol - A expectativa em torno dos gaúchos no Brasileiro de lisos no ano passado era bastante grande. Tínhamos um Degani Bi Campeão Gaúcho, os caxienses Campeões estaduais por Equipes, Vinhas que havia feito uma final de brasileiro. Na sua opinião, a nossa distância para os nordestinos na modalidade segue sendo grande ou um título nacional já está ao alcance na próxima competição ?

Silvio - Essa é boa, olhando de fora eu achava que o Alex iria vencer, mas já no equipes contra o pessoal do Rio Grande do Norte, comentei com o João que os caras jogavam muito mais que nós, notei ali uma distância enorme, que somente alguém num final de semana muito especial poderia vencê-los, ao invés de diminuir a distância, pelos menos em minha cabeça, acredito que aumentou muito, temos de evoluir para tentar buscar o caneco, realmente estamos abaixo deles.

Gothe Gol - Qual a receita da Riograndina para ter um grupo tão vencedor de botonistas ? A tradicional união e amizade que sempre aparece fácil no discurso dos que ganham ou na verdade muito treino e dedicação em alto nível ?

Silvio - Inicialmente talento, desculpe a franqueza, mas com certeza é um misto de união e treino, nos reunimos no mínimo três vezes por semana, nas sextas sempre tem um churrasco, acompanhado de competições de chutes, jogos de duplas, ou simplesmente partidas valendo o churrasco (o João já pagou uns quantos), somos amigos de todos os momentos, ir a algum show, passear com as patroas e quando alguém viaja sozinho sempre se lembra de um presentinho, demos a sorte de conviver com outros que gostam tanto como cada um gosta, que faz do futmesa um pouquinho da vida, não é fácil manter a turma unida, de vez em quando temos recaídas normais, mas enquanto prevalecer a amizade termos sucesso!!! Os títulos são conseqüência, se um dia não vierem mais teremos que aumentar os treinos e com certeza dará separação no casamento... hehehe.

Gothe Gol - Indo para os gramados, dá para o colorado Silvio esperar um título brasileiro este ano do seu time depois de um ano passado tumultuado ?

Silvio - Nós torcedores sempre esperamos, é difícil permanecer no topo ganhando títulos, a década passada foi demais para nós colorados, lembro que nos anos 90 (faz tempo hein), eu quase tinha orgulho do Grêmio (quase), pois fazia feitos memoráveis, enquanto meu Inter era muito inferior, hoje somos mais organizados e temos um bom plantel, não podíamos ter vendido o Dagoberto, mas sei lá coisas da direção, mas não basta só esperar, eu faço minha parte, sou sócio e contribuo para que as coisas possam dar certo.

Gothe Gol - Dunga nunca treinou um clube, treinou antes a seleção brasileira. O que o torna mais confiável do que outros ex-ídolos como Falcão e Fernandão no comando do time ?

Silvio - Pois é, falar do Falcão e do Fernandão não é fácil, o Falcão parece ser aquele sujeito todo certinho que no vestiário deve conversar com a turma em bom tom, não sei se é o certo, mas tem muita malandragem nesse meio, o Fernandão é meu ídolo maior, se tivesse um filho homem o nome seria Fernando por sua causa, mas também acho que não tem pulso (ainda) para comandar uma grande equipe, o Dunga é uma incógnita, mas ao menos tem pulso, vibração, torço muito por ele!!!

Gothe Gol - Voltando para as mesas, num universo de extraordinários botonistas que o Rio Grande do Sul produziu, quem entre os que atuaram ou atuam foi o mais completo que você já viu jogar ? (Aqui não estamos falando do melhor, mas do mais completo)

Silvio - Alex Degani - Muito à frente dos demais.
 
Gothe Gol - De sua trajetória, qual foi sua melhor temporada no Futmesa ? Por que ?

Silvio - Acho que 2006, pois voltei a jogar no final de 2005 e em 2006 vencemos o equipes e eu venci o especial individual, ninguém me conhecia e de mansinho aconteceu um milagre!!!!

Gothe Gol - Se tivesse que escolher um único torneio em uma única modalidade para ser Campeão entre os do calendário da FGFM, escolheria qual ?

Silvio - Equipes sem dúvida, é a competição que mais gosto de jogar. Nos cavados já estamos acostumados (hehehehe, só um pouco de Alex Degani), mas imagina se pudéssemos vencer nos lisos, seria bom demais, sinceramente acho que ainda não estamos “prontos” para esse feito, mas não podemos nos entregar antes da competição, será um grande campeonato.

Gothe Gol - Vamos fechar a conversa. Seu melhor resultado em uma Taça RS de cavados, o maior rally de botonismo que se conhece no Brasil, com uma sequência de jogos que pode atingir 10 ou 11 partidas num único dia para se alcançar uma quartas de final, semifinal e final no dia seguinte, é uma decisão na cidade de Pelotas em 2008, onde terminou vice-campeão. É um troféu que faz falta em sua prateleira, o de Campeão da Taça RS ?

Silvio - Como comentei anteriormente, sempre sonhei em vencer a Taça RS, em 2008 fui vice, ah ! e como é duro chegar numa final e perder, mas enfim perder é do jogo, mas dói, a Taça tem se tornado ao longo dos anos uma competição muito cansativa, acho que a idade está chegando, hoje não almejo mais, talvez  falta de capacidade técnica, talvez falta de paciência, não sei ao certo, que seria bom não tenho dúvidas, mas voltando à 2008, acho que pelo final de semana todo, foi justo o título ter  ficado nas mãos do Leandrinho, e futebol de mesa não tem a ver com justiça, mas dessa vez teve!!!

Não podia deixar de falar das alegrias que o futebol de mesa nos dá, o retorno do amigo de infância: Alam (Hoje emprestado á Franzen) foi muito legal, é um grande sujeito e um grande amigo, joga muito, se não tivesse parado já teria vencido muita coisa, e com seu retorno está retornando ao nosso convívio na ARFM outro amigo, Marcio Machado, mas deste não falarei nada, com certeza todos irão conhecer!!!

Mandar um grande abraço aos amigos da ARFM, muita gente que faz da própria ARFM sua segunda casa, em especial ao João, Duda, Alex, Leonardo, Ademir (sensacional), Mário, Perazo, Ronir, Leonardo, Guga, Sandrão, Buzina, Jesus, Alex Martins, Azevedo, Cristiano, Jéferson, Michel, Luís Antônio, Marcio, etc...

Agradeço a oportunidade e parabenizo-o pelo excelente serviço prestado ao futebol de mesa.

Um comentário:

Mário disse...

Silvio, Alex, Rodalles, Michel, João e Duda, se com esse elenco vocês não estão "prontos" para vencer o equipe de lisos, "tamo tudo loco"
Muito legal a entrevista.
Abração meu velho!
Mário
Presidente Afm/Caxias.