segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BREAKFAST NA REDAÇÃO


























Temos certeza de que se tratou apenas de uma coincidência.

Pois no dia em que o Gothe Gol lembrou no iMAGEM de sua Edição de 08 de fevereiro (última sexta), a falta de divulgação por parte da FGFM do resultado da camisa escolhida para ser usada pelos gaúchos na temporada deste ano (prometido para 02 de fevereiro), a entidade enviou aos cadastrados de seu mailling via newsletter, link para o seu site com a publicação da "Coluna do Presidente", coluna que entre bolinhas, compensados, troca de filiados, Copa do Brasil de lisos, Estadual de lisos, etc... também divulga o tal resultado.

Não houve o destaque dado anteriormente a escolha, como o acontecido por ocasião do lançamento da novidade por parte da Federação em seu blog, surgiu diluído no espaço do Presidente. O informe da escolha da camisa assinada por Vinícius Auch não trouxe o número de votos obtidos e tão pouco o universo de votos total. Sendo apenas entre os filiados e nominal via e-mail, seria até possível e interessante a divulgação dos botonistas votantes (sem o voto de cada um é claro), ato que daria crédito ao sistema escolhido e que substituiu um sistema que sofreu interferências externas.

A camisa é bonita, mesmo que dentro de um conceito de mais do mesmo, fundo branco e detalhes nas cores do Estado, mas sem dúvida bem acima de outros trabalhos apresentados. Segundo um alto dirigente da FGFM, é provável que a votação por e-mail não tenha sido expressiva, e isso justificaria não ter havido nenhum acompanhamento da votação ao longo desta e a não apresentação de seus números finais. Um número não significativo de filiados poderá ter escolhido a camisa para 2013.

A demora na divulgação do resultado (fora do prazo prometido) e falta de seus números objetivos, o não acompanhamento da votação, sua divulgação apenas quando de uma "cobrança pública", a possível pouca transparência, pode ensejar que a camisa escolhida no processo inicial, o da Enquete (mesmo com interferências no sistema escolhido), a camisa laranja, tenha sofrido veto de alguns cardeais que não a aprovavam.

Não há como se afirmar nada quanto estas possíveis variáveis, expressamos aqui tudo "na condicional", mas os procedimentos deixam a questão em aberto e terminam por transformar uma grande idéia em um processo que poderia ter sido no mínimo melhor conduzido, e que compromete desnecessariamente seu resultado final. Os gaúchos vestirão branco com a cor laranja nas competições externas de 2013.

LANCES RÁPIDOS

Amanhã é dia de Studio de Verão, o espaço do Gothe Gol que vem trazendo grandes botonistas e personagens do Futmesa para uma conversa leve com os nossos Web leitores. No Studio desta terça o Gothe Gol conversa com um dos maiores Campeões da história de nosso esporte, considerado por alguns até aqui o maior de todos os vencedores. O Studio de Verão conversa com Cristian Baptista. É só conferir.





* Já transcorriam alguns minutos do 2 º tempo quando passei a acompanhar o Grêmio diante do Ju pelo gauchão, o suficiente para concluir que em que pese a inexistência do pênalti para os caxienses que nele momento determinou o empate, o resultado final foi justo. Deretti e Marco Antônio perderam gols quando o Banguzinho ainda vencia, perdas que não podem ficar impunes.

* Vermelhos vestidos de Náutico tiveram uma vitória fácil e previsível diante do Pelotas. A diferença de titulares de Grêmio e vermelhos diante dos times do nosso interior é violenta. Falando em time, os vermelhos seguem com um 11 de muito boa qualidade, mas desmancharam o seu banco, não há mais ninguém que possa substituir a altura alguém vítima de lesão ou suspensão. A crise financeira bateu feia nos vermelhos.

O "argentino" Horácio e ainda Roberto no Sênior foram os Campeões da Copa da Folia 2013 disputada no sábado de carnaval na sede da Light no Grajaú no Rio de Janeiro. O torneio foi dusputado nos cavados (livre).








* O Bayern de Munique goleou o Schalke 04 por 4 gols e lidera fácil a Bundesliga 2012/2013. O Bayern abriu 15 pontos na ponta da tabela para o Brorussia Dortmund que mesmo jogando em casa foi goleado pelo Hamburgo por 4 a 1 no Signal Iduna Park.

* Semana de Champions League. Quem estiver descansando em casa neste carnaval poderá já na chamada terça gorda curtir Jonas no Valência e Lucas no PSG no Nestalla em Valência na abertura das oitavas da competição. Na quarta de cinzas as laberadas retornam com Real Madrid e United no Santiago Bernabeau em Madrid, sempre às 17:45hs nos canais ESPN.

* Mas a semana promete mesmo muito futebol e também pela Libertadores. Na terça vou conferir às 20hs Loco Abreu em Montevideo com Nacional e Barcelona de Guayaquil na FOX Sports. Na quarta às 22hs rola um interessante Galo e São Paulo na Globo, SporTV e FOX. Na quinta para quem for vermelhinho é bom se ligar em Newell's Old Boys e Olímpia às 19:25hs na FOX, os Gremistas claro, estarão no mesmo horário na Arena para acompanhar a estreia do Tricolor na 2ª Fase da Libertadores contra os chilenos do Huachipato.

* Evidente que quem foca o ruralito dos pampas terá lá suas atrações na semana. Os reservas do Grêmio jogam no Olímpico na quarta diante do Santa Cruz, mas os focados vermelhos com seus titulares jogarão em casa, digo, na casa do Caxias, ou melhor, no Centenário em Caxias contra o Caxias. Os jogos da dupla serão às 19:30hs na quarta.

Em Itajaí/SC Felippe fez a festa no Botão Folia 2013, torneio Dadinho 9x3 disputado na sede do Marcílio Dias. Marco foi o vice campeão, nosso ex-colunista vermelho Ítalo o 3º e André ficou com a 4ª colocação.








* A AFUMERG, primeira associação gaúcha a realizar competição oficial de seu calendário em 2013, segue realizando a sua 1ª Etapa de cavados. Índio lidera com Diogo em 2º, Jorgito em 3º, Ely em 4º, Marcio em 5º, Gabriel em 6º, Vavá em 7º, Monteiro em 8º, Celito em 9º, Terroso em 10º, M.Corrêa em 11º, Rodrigo em 12º, Fábio em 13º, Zé Ricardo em 14º, J.Claudio em 15º e Onely em 16º lugar. Entre eles há diferente número de jogos disputados.

* Já chega a 48% em nossa ENQUETE o favoritismo da AFM Caxias para a conquista do Tri do Estadual de Equipes de lisos que abre a temporada oficial do calendário da FGFM. São 18% os que acreditam que a maior adversária dos caxienses que jogarão em casa será a Academia de Pelotas.

* A próxima quinta deve marcar a abertura da temporada na Viamonense de cavados com o Torneio de Verão.

Vendo a decisão da Copa Africana (vitória da Nigéria sobre Burkina Faso por 1 gol), confesso que ao ouvir o som das vuvuzelas no Soccer City em Johanesburgo, senti uma boa saudade da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Uma Copa é sem dúvida uma experiência marcante, única. Vamos ter todos esta chance de vivê-la agora no Brasil. A Nigéria que cheguei a ver em Durban contra a Coréia do Sul, estará na Copa das Confederações este ano no Brasil.




* Duas estréias nesta semana na programação do Gothe Gol. Na quinta o já anunciado retorno do FutRIOmesa com Glaiton, direto do Rio de Janeiro, e no sábado um novo espaço que vai falar muito do futebol do interior gaúcho, além dos times da região metropolitana de Porto Alegre, fora a dupla GREnal, e também Futmesa é claro. Vem aí o FUTEBOL GAÚCHO - GRAMADOS & MESAS com a assinatura de Jefferson Oliveira, botonista da Viamonense e peparador físico do São José de Porto Alegre. A opinião sobre o nosso futebol por profissional que trabalha nele no dia a dia e que igualamente convive conosco no Futmesa. É conferir na semana que também conta com o Studio de Verão, o Campeão de Tudo por Alex Degani e o TAMO JUNTO ! por Dani Junqueira, mais o REVISTA na sexta.

 * Uma camisa Adidas no interior do Estado, muito legal. O Pelotas veste Adidas, estou atrás de uma para minha coleção de camisas. Quem pode me auxiliar na tarefa de comprar uma ? 

O FATOR ARENA




















Muita coisa se diz sobre a Arena do Grêmio e sobre o espaço ocupado pela torcida que deseja ver os jogos em pé. Ver os jogos em pé é democraticamente um direito do torcedor e os estádios alemães estão aí para demonstrar que isso é possível com segurança.

Os incidentes na própria Arena e a tragédia em Santa Maria não podem de forma passional balizar uma decisão que deve se eminentemente técnica. Para a Brigada Militar e seu Corpo de Bombeiros, muito mais tranquilo é ter todos os torcedores sentados, facilita a sua atuação, compreende-se. Para o Presidente Fábio Koff, ver um conjunto de torcedores que não o apoiaram nas eleições desmobilizados, é no mínimo interessante.

A pergunta que deve ser feita é, a Arena oferece ou não segurança ? O Corpo de Bombeiros eleogia todas as condições de segurança da Arena e só não cocede o alvará definitivo da área que lhe compete, em função da indefinição do que será feito com o setor norte, nível 1, que inclusive estará interditado para o jogo da Libertadores no próximo dia 14, por decisão do próprio Grêmio e da Arena Portoalegrense.

A Secretaria de Urbanismo de Porto Alegre expediu no último dia 6 a prorrogação da certidão de funcionamento da Arena, certidão que vem vigindo desde a inauguração em dezembro, assinada por seu titular, Secretário Cristiano Tatsch.

O Ministério Público chamou todas as partes na última sexta, a de carnaval, para um encontro, e declarou não aceitar a certidão emitida pela Secretaria de Urbanismo, então foi feita uma reunião longuíssima na tarde da sexta. Entendemos que a certidão concedida, com prazo de vencimento ao final deste mês de fevereiro era o suficiente, afinal a Arena do Grêmio hoje está muito melhor do que na inauguração, do que no jogo contra a pobreza e que no jogo diante da LDU em 31 de janeiro. O MP seguiu ameaçando entrar com medida judicial para impedir a realização do jogo do dia 14 de fevereiro.

A negociação entre as partes definiu pela emissão de nova certidão de uso da Arena por parte da Secretaria de Urbanismo, que estarei assinando na tarde da próxima quarta feira (já que o titular da pasta está em viagem), autorizando a realizando do jogo pela Libertadores no dia 14 contra o Huachipato, sendo que após deverá acontecer vistoria do orgão municipal, sem a qual, derivando em um habite-se definitivo, a Arena não poderá receber a partida do dia 05 de março do Grêmio frente o Caracas da Venezuela.

A Arena então poderá ser interditada ?

Sim, ela não oferece nenhum problema a segurança aos torcedores, mas os Bombeiros exigem a colocação de cadeiras no setor norte nível 1 até o dia 19 de fevereiro e tem poder de interdição. A Prefeitura através da Secretaria de Urbanismo realizará em dia próximo vistoria completa da Arena para cocessão ou não de habite-se (cabe a Prefeitura).

As questões que a Secretaria de Urbanismo identifica necessárias de ajuste por parte dos gestores da Arena são de ordem de projeto arquitetônico (sua responsabilidade), e não na prática questões de segurança. A legislação exige que a edificação esteja conforme o projeto arquitetônico, é isto que nos cabe cobrar e fiscalizar, e é isso que pode autorizar o poder público municipal a vetar depois do dia 14 o uso do equipamento.

iMAGEM




















Foi um prazer receber mais uma vez o amigo Glaiton da Light do Rio de Janeiro para amistosos no Geraldo Santana, acontecidos neste sábado de carnaval. Como sempre os empates se repetiram, primeiro do Nacional de Montevideo do Editor diante do Grêmio de Glaiton, sem gols, após do Grêmio Arena contra o mesmo Grêmio por 1 gol. O Grêmio Arena abriu o placar com gol de falta de Souza, mas Glaiton buscou o empate. Glaiton estreia no FutRIOmesa nesta próxima quinta feira trazendo tudo do botonismo carioca em cavados (livre) e lisos.

ESCALADAS DO GOTHE GOL




















A semana que antecedeu o carnaval recebeu em São Paulo um dos maiores encontros/feiras de nerds e informática do mundo. Em todos os stands, alguns monumentos a "decorar" o ambiente. Nerds ?

N@VEG@NDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de São Francisco do Sul em Santa Catarina e Hialeah na Flórida (EUA). Abraço oas internautas de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Tramandaí, Santa Rosa, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Sombrio, Joinville, Itajaí, Blumenau, Lages e Araranguá em Santa Catarina, Curitiba, Maringá, Cascavel, Paranaguá e Londrina no Paraná, São Paulo em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Goiânia em Goiás, Cuiabá no Mato Grosso, Belo Horizonte e Ouro Branco em Minas Gerais, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Montevideo no Uruguay, Phoenix no Arizona (EUA), Coimbra em Portugal, Brno na República Tcheca e Belgrado na Sérvia.








Camisa e-mail FGFM by FGFM Online
Studio de Verão Cristian Baptista by Gothe Gol
Copa da Folia Rio de Janeiro by Futeboldemesanews
Botão Folia 2013 by Gol à Gol
Soccer City by arquivos do Gothe Gol
Arena do Grêmio by arquivos do Gothe Gol
iMAGEM by Gothe Gol
Escaladas by Gothe Gol

2 comentários:

Pedrinho Gmail disse...

Putz, uma crítica tão anunciada e elaborada não deu IBOPE algum na zona de comentários... mas deve ter sido CAMPEÃ de acessos...

Unknown disse...

Prezado colunista do Gothe Gol,

o BREAKFAST não importa o conteúdo é sempre o post mais acessado, isso é histórico, por alguma razão a publicação da segunda feira sempre foi a preferida dos nossos leitores.

Se há uma marca registrada no Gothe Gol é a opinião sobre os temas, e a nossa na questão da camiseta, como sempre, desde o início foi sempre a mesma.

Se estivéssemos preocupados com um maior número de acessos e comentários, não teríamos publicado em pleno feriadão de carnaval, publicaríamos após sua passagem.

As suas colunas aqui (CONEXÃOLiso) muitas vezes não recebem um único comentário, e assim mesmo as avalio como muito boas, e tenho certeza que os Web leitores também.

Um abraço,
Gothe.