segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

BREAKFAST NA REDAÇÃO

O FATOR JADER




















É inegável que Jader Morales foi um dos maiores destaques do Futmesa do Rio Grande do Sul em 2012, e suas tarefas não foram poucas ou pouco espinhosas, mais, tinham alto grau de complexidade.

Na sua própria associação enfrentou o desafio de exorcisar um ambiente comprometido, que terminou por afastar grandes botonistas e levou o Círculo Operário Pelotense de time de ponta e tradicional, a condição de coadjuvante no cenário estadual.

No auxílio a Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, comandou com "mão de ferro" muitas das competições, onde não houveram anotações de erros técnicos por parte da mesa de coordenação, como em outras oportunidades em que esteve ausente.

Disciplinador mas amigo e com bom humor, observador de detalhes e regramentos sem abandonar a regra do bom senso, Jader foi o melhor ponto de equilíbrio das competições da Federação, algo não alcançado com outros em seu lugar.

Na própria casa, o seu COP, tomou para si o desafio de recuperar um grupo com problemas, devolveu ao Departamento uma liderança positiva, reviu situações, limou privilégios, restabeleceu a discilpina com camaradagem, e sabe que ainda tem um caminho a trilhar para recolocar o COP no merecido lugar.

As vezes olhamos para uma temporada que passou, e nos atemos ao óbvio das grandes feras, dos vencedores, dos Campeões, eles estão todos nas listagens de destaques, inclusive no Gothe Gol, mas esquecemos daqueles que com uma ação silenciosa mas efetiva, recuperam grupos e trabalhos, definem padrões de gestão em todos os níveis e terminam por ser a garantia de que o esporte pode até tolerar distorções eventuais, mas sobrevive a estas por lideranças como a sua, com capacidade de agregar, mas quando necessário, também exorcizar.

Pensando no todo do esporte, Jader com certeza em 2012 estaria no topo de qualquer lista, foi o Dirigente do Ano do botonismo gaúcho.

LANCES RÁPIDOS

* Do Rio de Janeiro surgem dois novos endereços para quem gosta de ler sobre Futmesa,
http://e-c-rio-sao-paulo-futmesa.webnode.com da ECRSP e www.liga-argentina-de-futbol-botones.webnode.com da Liga Argentina.

O Bayern de Munique segue fácil na liderança da Bundesliga. Na sexta teve direito a gol de bike de Mandzukic nos 2 a 0 fora de casa contra o Wolfsburg. O outro gol foi um balaço de Robben.








* Amanhã é dia de Champions League. Rola nos canais ESPN Arsenal e Bayern de Munique direto do Emirates em Londres.

* Quarta é claro, é dia de clássico brasileiro pela Libertadores. No Engenhão no Rio, o Grêmio enfrenta o Fluminense.

* Perdi a conta de quantas vezes bocejei no jogo do Grêmio diante do Veranópolis pelo ruralito, em campo o time foi modorrento contra um adversário totalmente retrancado. Mas com jogadores chegando, o Tricolor está mesmo sem um bom desenho, desentrosado. Vai ser preciso mudar bastante seu rendimento para obter um bom resultado contra o Fluminense.

* Os vermelhos com o time perto do principal empataram com o Cruzeiro, é bem verdade que não devem ter tido muita vontade de jogar, já classificado.

* GREnal no domingo pelas quartas do gaúcho é assunto imediato para os vermelhos, para os Gremistas só na quinta.

* O maior clássico dos gaúchos no Centenário em Caxias do Sul não parece ser uma boa idéia, os acessos e ruas são estreitos, uma complexidade para o encontro de duas grandes torcidas, por mais policiamento que se possa ter para garantir a segurança. Perto da capital, ao contrário de Erechim, receberá público tradicional da partida, é um jogo de altíssimo risco naquele local.

A terça será dia de Studio de Verão Especial, o Studio de Verão em Dose Dupla. O Editor do Gothe Gol entrevista Pedrinho Hallal, e Pedrinho entrevista o Editor. Como Pedrinho explica o primeiro ano difícil da atual gestão da FGFM ? Gothe acredita que Degani ou Cristian é o melhor botonista gaúcho ? Pedrinho concorda que é mais jogador no que ele chama de embarrados, do que no seu amado liso ? O que Gothe tem a dizer sobre o clássico portoalegrense diante de Breno durante alguns anos ? É amanhã !

Estreia hoje em nossa barra lateral a marca dos 10 ANOS de GOTHE GOL na rede, assinada por Paulo Lofrano de Gravataí/RS, que estará recebendo uma camisa oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. A escolha entre 54 trabalhos recebidos na PROMOÇÃO foi publicada na Edição de ontem do LANCE DE DOMINGO.








Como Gremista, Conselheiro do Grêmio e um dos gestores da área de urbanismo de Porto Alegre (na próxima quinta estarei com técnicos fazendo nova vistoria na Arena do Grêmio para poder conceder ou não seu habite-se), sou favorável ao espaço para que 8 mil torcedores assistam aos jogos em pé, nada tecnicamente impede, angulação de degraus, o formato da "mureta" que cerca toda a Arena junto ao campo, etc, há muita desinformação, isto é verdade. Mas li comentário de torcedor do Grêmio em espaço de colunista do jornal Zero Hora que relembra que as grandes conquistas do clube não contaram com a tradicional Avalanche e outras coisas ditas "tradicionais" e indispensáveis. Também tem razão. Estabelecem-se algumas lendas típicas de província, o que é normal, uma vez que culturalmente somos uma província de fato. A relação de amor e ódio com o novo equipamento para quem conhece a nossa realidade, não traz nenhuma surpresa. A resistência as mudanças é inerente a condição humana, nos cantos do mundo de forma mais expressiva.

* Definidos os botonistas classificados para o Decagonal Final da V Taça AFUMECA em Cascavel no Paraná. São eles Ademir, Durval, Rato, Rangel, Dado, Josimar, Clodimar, Paulinho, Deco e Pelé.

* O verão teve o final de seu horário especial, irá até 21 de março como estação, mas a pré temporada do Futmesa no Rio Grande do Sul (neste 2013 pobre em torneios), se verá encerrada no dia 02 de março quando Breno Kreuzner na Franzen realizar o seu Open da Franzen em sua 3ª edição, nos lisos. Deverá contar com botonistas de Caxias do Sul, Rio Grande, Passo Fundo, Guaíba e é claro, de Porto Alegre. A outra única competição desta pré temporada também aconteceu na capital, no Círculo Militar, para cavados e lisos.

iMAGEM




















Carlos Roberto Foschiera fechou mais uma temporada de grande trabalho no Projeto Criança da Sociedade Amigos da Praia de Torres - SAPT/RS. Voltado para crianças de 9 à 12 anos, Fosca ministrou clínicas de Futmesa, e na jornada final um torneio, onde participaram os 5 melhores meninos e as duas melhores meninas. Belimar Jr, Heitor e a menina Deusa foram os premiados e receberam times do Bazar MIMO, oferecimento de Domênico, sempre disposto a apoiar inciativas de promoção do botonismo. Mais uma vez os parabéns a Fosca por esta grande dedicação ao esporte e a inclusão social através de atividades com esta.

ESCALADAS DO GOTHE GOL

























Os smartphones fazem a festa dos "auto clic" neste verão

N@VEG@NDO






















Nossa saudação especial aos novos amigos de Murcia na Espanha.. Abraço hoje aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Lajeado, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Sombrio e Lages em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel e Paranaguá no Paraná, São Paulo em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Goiânia em Goiás, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, São Luis no Maranhão, Hialeah na Flórida (EUA) e Jiddah na Arábia Saudita.








Jader by arquivos do Gothe Gol
Mandzukic by Google
Studio de Verão by Gothe Gol
Logo 10 Anos by Paulo Lofrano & Gothe Gol
Arena by arquivos do Gothe Gol
Fosca by arquivos do Gothe Gol
Escaladas by Google
Murcia by Google

3 comentários:

Pedrinho Gmail disse...

CLAP CLAP CLAP.

Justíssima a homenagem ao Jader. Faltou mencionar que além de tudo o que foi dito ele também despendeu horas testando o novo sistema da FGFM, que será lançado no Estadual por Equipes.

Nota 10 para o Jader.

Unknown disse...

Camarada Pedrinho,

só faltou contar o que não havia sido contado, é só a confirmação da dedicação do Jader. E parabéns pela inciativa da FGFM que investe na qualificação de sua atuação.

Abraço,
Gothe.

jader disse...

Agradeço aos amigos pelas palavras de carinho em relação ao meu trabalho.
Minha maior realização é poder ver a satisfação de todos durante as nossas competições.
Comecei no futmesa em 1980 na APFM. Portanto a maioria dessa geração de hoje eu vi crescer.
Então nossa relação é de uma família. Muitos tem a idade de meus filhos.
Com a compreensão e respeito estamos conseguindo desenvolver nosso trabalho para que todos possam jogar o seu futmesa sem a preocupação com a organização, inclusive os presidentes Vinhas e Maciel.
Mais uma vez o meu agradecimento pelas palavas de carinho.