quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CAMPEÃO DE TUDO por Alex Degani




















Colorado das Glórias
Nos anos 70 o colorado tomou conta do Brasil, chegando a conquistas nacionais. Era, literalmente, "colorado das glórias, orgulho do Brasil". Trazendo para a mesa, foi uma espécie de Cláudio Schemes na década de 80.

Já o Colorado deve esquecer os anos 80. Além de ser o apogeu azul (Copa Intercontinental Toyota), foi o tempo do "quase". Quase ganhou o Brasileiro de 1987. Para gracejo dos segundinos "quase" ficamos com a taça no ano seguinte, frente ao Bahia. Resumindo, ganhamos apenas torneios amistosos. Está explicado por que o Carraro é colorado?

Nos anos 90, o Inter venceu uma Copa do Brasil. E só. Década marcada pelo Grenal dos 5 x 2. Todos lembram, né? Uh, Fabiano! Outra alegria foi a façanha das gazelas ao conquistarem o primeiro acesso a Segunda Divisão!

Na década seguinte, veio o ápice vermelho... Em 2004, o bi-rebaixamento azul, ano este em que os azuis do campo em muito lembravam os azuis da mesa (capitaneados pelo blogueiro pseudo-botonista). Em 2005, o Brasileiro nos foi furtado, bem à moda Michel Texugo. Em 2006, vencemos apenas a Libertadores e o Mundial. Em 2007, só a Recopa. Em 2008, a Sulamericana. 2009 passou em branco, mas no ano seguinte veio o repeteco da Libertadores. 2011 vencemos mais uma Recopa. Pena que 2012 foi um ano tipicamente gremista...

Papai é o Maior
Domingo o maior vencedor de grenais contabilizou mais uma vitória na sua conta... Deu a lógica! E o melhor é escutar a choradeira, seja via Blog, seja por meio do facebook...

Tomografia Computadorizada do Colorado
Penso que esta história de "Tamo Junto" em muito faz lembrar o episódio (da poltrona 36 do ônibus Trovão Azul) envolvendo Fábio Bilica e Capone. Mesmo assim vamos, ao estilo Dani Junqueira, analisar o time:

- Muriel: foi o mesmo de sempre. Um frangueiro, mais parecia um goleiro da Regra Gaúcha... Quem já teve Manga, Taffarel, entre outros, ver Muriel atuando machuca o ego. Esperar que Muriel se agigante no gol colorado é o mesmo que a Afumerg mandar o Jorgito para o Estadual e acreditar que ele pode ser campeão.

- Gabriel: foi um cavador lascado. Não passa de um Roberto Moreira dos gramados. Acha que joga alguma coisa, mas fala muito e produz pouco. A única diferença entre eles é que o "Favorito" é bem mais mascarado...

- Ronaldo Alves: outro cavador lascado e, ainda por cima, empenado. Fraco tecnicamente, sem imposição pelo jogo aéreo, não inspira confiança. Trazendo para a mesa, joga tipo o Jéferson Ávila (vulgo camelô). Um cavador que engana direitinho.

- Moledo: um típico botão do Becker... Imprevisível, afoito, atabalhoado e provido de pouca técnica. Uma espécie de Gilson Grilo de Passo Fundo.

- Fred: é o miocárdio do meio-campo colorado. Joga muito e tem bom poder de marcação, além de eventualmente comportar-se como elemento surpresa lá na frente. Se lembrarmos da sua juventude e da sua qualidade de jogo, logo nos vem a cabeça o talentoso Gustavo Pica-Pau.

- Fabrício: limitado, porém voluntarioso e aguerrido. Parece render mais que o habilidoso, porém descomprometido Kléber. Pode-se dizer que o Fabrício é um Cristian Costa das mesas...

- Willians: bom marcador, corre o campo todo, e apresenta um bom passe. Parece que vai fazer-nos esquecer do Cholo Guiñazú. 

- Dátolo: acertadamente, deve ser o companheiro do cabezón na articulação da equipe.

- D'Alessandro: líder do time, craque com a bola nos pés, sempre foi visto como referência. Respeitado pelo que joga e por tudo que conquistou. E gosta de uma "derrubada". Em muito lembra o Careca... Defeito de D'Alessandro? Repetitivamente, comporta-se como o Piruka, tentando complicar sempre.

- Damião: não é tudo que parecia ser. Pintou como um exímio jogador, quiçá os mais precipitados o comparassem com o fenômeno Ronaldo. Porém, nada mais é que um rascunho do Jardel. Ou seja, surgiu como um Marcelinho (menino de ouro da APFM) e hoje nada mais é do que um ultrapassado Edson Sapo.

- Forlán: um ponteiro onze graus. Um jogador diferenciado, técnico e matador. Joga fácil, bem ao estilo do agora longelíneo - Victor Panda.

Treino Intensivo?
Há botonista treinando forte para a Temporada 2013. E, digamos, em horários "alternativos". Quase secretos. Recentemente, foi avistado adentrando a sede da sua associação, na calada da noite, para realizar um treino de cavadas. O abonado cientista estava usando uma calcinha do Brasil de Pelotas, e uma camiseta branca com a estampa "I Love London". E ainda levava na mão um tubo de KY. Seria para o botão deslizar melhor?Certamente, tal treino não terminou zero a zero. Fica apenas uma dúvida: Com quem ele estava treinando? Tomou uma cavada do Kid Bengala? Ou cedeu dois toques pro Alexandre Frota? O certo é que o jogo terminou com a sua defesa desguarnecida!

Um comentário:

Daniel disse...

Alo querido Alex, aqui não tem este papo de poltrona 36 é só tu marcar o motel e aguentar o tranco tamo junto alemãozinho. O negocio é prazer, vai um Dorflex via oral ou via .....