quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

COLUNISTAS

TAMO JUNTO !
por Dani Junqueira




















Quem já não teve ou tem um time europeu preferido e bem caracterizado desfilando pelas mesas de suas associações pelo Rio Grande a fora ?  É o fenômeno dos campeonatos europeus bem organizados que com as transmissões ao vivo dos mesmos, tem feito novos torcedores ou simpatizantes pelo território brasileiro e pelo mundo do futebol de mesa.

Mas o Brasil vem se recuperando novamente, nossos principais times estão se estruturando e com bons patrocínios montando belas equipes. Nossa temporada está recém começando enquanto na Europa está na sua metade, outra diferença é que temos para o Brasileiro pelo menos dez equipes com poder de disputar o titulo, já no território europeu os principais campeonatos em sua maioria tem dois ou três times grandes disputando o titulo de seu país.

Como na Espanha onde só Real Madri e Barcelona disputam o titulo, e o Barça já está com a Taça na mão, cumprirá sua tabela na sua eficiência de sempre.

Na Alemanha o grande Bayern de Munique segue soberano deixando os demais beliscar de vez em quando, este ano já está com doze pontos na frente do segundo colocado, dificilmente perde o titulo.

Na Itália, a velha senhora, a Juventus, está passeando perante seus adversários e assistindo os outros dois grandes do país, Milan e Internazionale, dividindo a quarta posição do campeonato, com uma grande diferença de pontos é outra que só perde o titulo se houver um dilúvio.

E na Inglaterra não é diferente, o quase imbatível Manchester United empilha títulos ano após ano, deixando também eventualmente os demais ganharem um. Este ano já está morta a peleia, a diferença de pontos para o segundo lugar é muito grande.

Por todos estes motivos não devemos comparar nosso futebol com o europeu, e sim copiar e transformar o que deu certo lá para a nossa realidade.

Já no Futebol de Mesa a nossa temporada oficial começará no final de março com o V Estadual por Equipes em Caxias do sul na modalidade Liso.

Como nosso calendário está cheio de competições, nossos atletas estão escolhendo em qual competição participar, pois está impossível encarar todas, é muito caro, este fenômeno chegou na Afumepa e chegará nas demais Associações.

Como não gosto de ficar no muro, em minha opinião a AFM de CAXIAS fatura o tricampeonato por equipes, os caras estão treinando muito e nos últimos torneios e campeonatos sempre chegando ou levantando o titulo. É um esquadrão de elite de alto nível técnico.

A pergunta é quem formará este time, Carraro, Mario, Crosa, Maciel, Robson, Pizza... é muita fera junto, vamos ficar no aguardo deste desfecho.

Talvez a Academia ou a Riograndina possam fazer frente aos caxienses, mas vai ser uma tarefa difícil, correndo por fora fica a Afumepa, Franzen e o Circulo Militar.

Outra pergunta é quantas equipes estarão nesta competição, tomara que todos possam ter representação, mas no íntimo por todas as dificuldades, vai ser difícil, fico com no máximo seis Associações, espero errar feio.

O fenômeno que aconteceu no ano passado que muitos chamaram de Mercado da Bola, onde muitos botonistas em todo nosso estado trocaram de Associações pelos mais diversos motivos não se repetiu, isto é muito bom, devemos sim manter nossos amigos e colegas juntos e fortalecer sempre nossas Associações, dando manutenção nas relações humanas e tentando agregar novos valores para que nosso esporte sobreviva.

Que as agremiações consigam ter um ano cheio de alegrias e principalmente que todos consigam se fazer presentes nas competições oficiais.

GRÊMIO

Gostei das contratações da semana passada, o Adriano tem tudo para dar certo em nosso time, tem o DNA tricolor e a troca de André Lima por Welliton também é boa, apesar de não conhecer este atacante, mas o vamos pagar para ver até porque o André já deu o que tinha para dar.

O importante é que Rui Costa está atento as necessidades do Grêmio e mostra que apesar da falta de experiência está se saindo muito bem na função e pelos rumores internos ainda busca os laterais, um zagueiro e um articulador.

Amanhã começa de vez a Libertadores e vamos em busca da vitória contra este time de nome esquisito o tal de Huachipato do Chile, confesso que nunca houvi falar desta equipe o que aumenta nossa responsabilidade neste Grupo, temos que classificar junto com o Fluminense de qualquer maneira. Então vamos lá torcedor.

(A coluna de Dani Junqueira foi enviada a redação já na última sexta-feira em virtude de viagem)

CAMPEÃO DE TUDO

por Alex Degani




















Quarta-Feira de Cinzas
No Catolicismo Romano, hoje é um dia de jejum e abstinência. Portanto, ficaria mais de acordo se fosse publicada a coluna azul... Mas, prefiro lembrar que 13 de Fevereiro é  também o Dia Mundial do Rádio. Dia de celebrar o Rádio como meio de comunicação. Como esquecer o Pedro Ernesto Denardin narrando em 2006 que “O Inter liquida o São Paulo, o Inter rasga a camisa do São Paulo e pisa em cima dela... No gol de Sóbis, o menino de Erechim, cara de gaúcho, pinta de gaúcho, roupa de gaúcho e o Inter é gaúcho. Destroçado, humilhado, rasgado, demolido, o Campeão do Mundo se rende ao grande Sport Club Internacional, que vai ser Campeão da América". No mesmo ano, escutei ainda outra inesquecível narração... “Chooora torcedor colorado, você está vendo o seu Inter ser Campeão do Mundo. Prepare a festa torcedor, o Inter vai ser campeão do mundo, o Inter vai cortar os cabelos do Ronaldinho, os cabelos do Puyol, vai rasgar a camisa do Barcelona, o Inter vai ser campeão do mundo, o famoso, rico, milionário Barcelona está sendo inapelavelmente abatido pelo Internacional.” Nós colorados até podemos não combinar com o jejum da Quarta-Feira de Cinzas, mas temos que nos render ao Rádio...

Pobre Lobo
No último final de semana, o Colorado atropelou o debilitado Pelotas, impiedosamente, por três tentos. Um Pelotas suprimido, que em nada lembra o Pelotas da taubinha, capitaneado pelo artista Victor (ex) Panda Mecking. Destaque para a atuação diferenciada de Diego Forlán. O dono do meio-campo novamente foi Fred. Novo Tinga dos pampas? Quanto ao resultado, não podemos nos iludir, pois - em tempos de carnaval - batemos em bêbado... Vencer o Pelotas não é garantia de que estamos no caminho certo.

Caxias
Hoje o Inter tem pela frente o time azul-grená da serra gaúcha. O jogo será disputado no chiqueiro Centenário. Se o Inter jogar com os titulares, vencerá sem dificuldades. Atualmente, temos um banco de reservas fragilizado tecnicamente. E, dessa forma, o grupo fica dependente de seus principais jogadores. E a bruxa anda solta pelos lados da Padre Cacique. O volante Willians foi vitimado por uma lesão ligamentar em joelho esquerdo e deve desfalcar o time por quatro semanas. O elenco não disponibiliza de reposição a altura do seu futebol. Outro lesionado é Dátolo, que ficará no estaleiro por 15 dias devido a lesão na coxa esquerda. Também não há reserva com a sua qualidade. Dois problemas para o Dunga. Tomara que a solução não seja um cavador, como o limitado Josimar...

Futmesa
Coisa boa a gente falar sempre - eu disse sempre - o que pensa, estando livre de amarras, máscaras ou interesses que não ultrapassam a própria região periumbilical. Penso - e torno notoriamente público - que debates são sempre proveitosos para o crescimento do nosso esporte. Infelizmente, há quem condene-os. Há quem diga que discussões públicas não contribuem para nada. Por outro lado, há uma vertente que condena outras discussões. Bem mais públicas. Presenciais (in loco, como diria o Bávaro Cavador) e floridas por palavras de baixo calão. O certo é que a canção "Somos Todos Iguais", dos Engenheiros do Hawaii, não ultrapassa a barreira de seus próprios refrões. Temos, apenas, que respeitar nossas diferenças, ao invés de polemizar.

Por fim, me vem a cabeça outra música: Eduardo e Mônica do Legião Urbana... "E o Eduardo gostava de novela e jogava futebol de botão com seu avô". Todos nós jogamos futebol de botão (independente da regra ou modalidade). Mas uma coisa é certa, não é só o Eduardo que gosta de uma novela... 

1 abraço a todos os botonistas, espalhados pelos quatro cantos do Brasil!

Amanhã volta o FutRIOmesa agora com a estreia no Gothe Gol de Glaiton, direto do Rio de Janeiro. Fique sabendo de tudo do futebol de mesa carioca. O calendário, o formato das competições, os principais botonistas, resultados e muito mais.

9 comentários:

Cristian Baptista disse...

Reflexões:
"A carapuça é sob medida pro culpado no cartório".
"Passa o tempo mas o bom filho nunca abandona o bom pai".

A.R.F.M disse...

Amigo Gothe:
O blog está sensacional. Aliás cada vez mais consolidado como o principal meio comunicador mesafutebolístico online. Cheio de atrativos, conteúdos variáveis, entrevistas, colunas, espaço para nossos "baluartes" (Mestre Sambaquy), reflexões, etc. Fico envaidecido também de saber que estou sendo aprovado como teu funcionário em todas as quartas, tentando estar sempre atualizado. Mesmo sabendo que é difícil agradar a gregos e troianos, digo colorados e gremistas. Agora, Bávaro Cavador, falta incentivarmos todos os espaços online para que se mantenham atualizados, visando o crescimento do nosso esporte.

Queria te fazer um pedido, meu amigo. Furtaram meu MacBook e fiquei sem algumas fotos que tinha do último Brasileiro de cavados, realizado em Cascavel. Terias, nos teus anais um registro da premiação com os quatro primeiros colocados? Obrigado pela atenção e aguardo ansiosamente!

Recado ao Dani... Quinta, se perderem para os cavados lascados do Chile, não quero choro nem vela! rsrsrs... Se não vou te mandar assistir a "Maria do Beco"!

Abraço a todos os botonistas!

Pedrinho Gmail disse...

O dia promete...

Unknown disse...

Camarada ARFM,

pelo "Bávaro Cavador" suponho que quem assina é o Dr.Alex, nosso colunista. Devo ter em arquivo a foto solicitada, vou verificar e enviar. Caso contrário com certeza o blog da AFUMECA deve ter a foto.

Abraço,
Gothe.

A.R.F.M disse...

"Camarada" Gothe
Hoje estou ocupado com pendências particulares no cartório. E, ainda por cima, de plantão! Sem tempo para resolver pormenores do futmesa. Enquanto a "taubinha" não pagar minhas contas, assim será!
Abraço Bávaro Cavador!
Alex Degani

Unknown disse...

Camarada Degani,

os proventos pagos por sua coluna semanal no Gothe Gol, em euros, em pouco tempo lhe garantirão a aposentadoria, rsrs...

Abraços,
Gothe.

hamster adestrado disse...

Que calor, né... Dia quente eh eh eh

Cristian Baptista disse...

Bah, que perseguição que não leva a lugar nenhum! Nem quieto me salvo. É saudade! Ok, estou voltando pra Rio Grande. Vamos treinar chute gol, cavada... Vou assumi-lo. Aproveita e faz o registro no cartório... :)

A.R.F.M disse...

"Eduardo gostava de NOVELA e jogava futebol de botão com seu avô"...