quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

FutRIOmesa por Glaiton




















FutRIOmesa

Sinto-me honrado com o convite do Gothe para colaborar como um de seus colunistas neste Blog que dispensa comentários quando se trata de Futebol de Mesa.

Substituir o Alenio nas edições do FutRIOmesa não será uma tarefa fácil, mas será bem mais simples do que se eu tivesse que substituí-lo nas mesas.

Minha participação foi negociada para o ano de 2013 na qual assumo o compromisso de comentar e trazer informações mensais sobre o futmesa carioca.

Peculiaridades do esporte no Rio de Janeiro

No RJ todas as associações federadas estão localizadas na capital, o que facilita a organização de competições estaduais em termos de logística – pouco deslocamento e nenhuma necessidade de hospedagem. As competições ocorrem sempre em sábados.

Por outro lado, o trânsito do RJ e as distâncias dificultam muito as possibilidades de jogos e treinos nos dias úteis. Geralmente, quem quer jogar durante a semana necessita gastar algumas horas no trânsito para fazer geralmente uma, às vezes duas partidas e retornar para sua casa.

Além disso, você precisa ser um pouco louco da cabeça para deixar a praia e se enfiar numa sala fechada para jogar Futmesa num sábado ensolarado; mas são coisas da paixão.
 

Competições de 2013 no Rio de Janeiro

Ao todo serão 32 competições da Federação ao longo do ano, muitas delas acontecendo simultaneamente, caso da Série Ouro e Prata.

Os atletas do Especial, em sua maioria, irão participar de 12 competições da FEFUMERJ ao longo do ano (6 de Liso e 6 de Livre).

Para os atletas do Sênior serão 8 competições (4 de Liso e 4 de Livre), considerando ainda a possibilidade de participar no Especial.

Além dessas, teremos mais 2 competições que são os Estaduais por equipe Livre e Liso.

Entendendo o Estadual

Atualmente, a definição do Campeão Estadual do RJ ocorre no segundo semestre e reúne 8 atletas – os campeões das etapas ao longo do ano,  complementados pelos atletas com mais pontuação no ranking.

Os atletas disputam o Torneio Início (que é aberto a todos) e mais 3 etapas - Copa da Federação, Copa Rio e Taça Guanabara, que são divididas em séries (Ouro, Prata e Bronze), sempre pontuando para o ranking de acordo com a classificação final.

Na série Ouro participam 12 atletas, na série Prata outros 12 atletas e na série Bronze os demais inscritos, sempre levando em consideração a pontuação no ranking.

A cada etapa descem 3 atletas da série Ouro e 3 atletas da série Prata, consequentemente subindo 3 da Prata e 3 da Bronze.

Caso um atleta falte a uma etapa, independentemente da justificativa, ele não pontua e é automaticamente rebaixado de série. Neste caso a vaga para disputa do estadual fica bastante comprometida.

Próxima competição

A próxima competição será o Torneio Início Liso, que será realizado em 23/02. Nesta competição, além do jogo, a sorte no sorteio dos cruzamentos pode influenciar num caminho mais fácil para a decisão. Esta edição deverá ter a participação de aproximadamente 30 atletas.

Palpites do colunista:

Pode ser polêmico e arriscado palpitar, mas lá vamos nós. Os favoritos são Alenio, da Portuguesa; Robson e Marquinhos, do Vasco, além do André da Afumig.

Poderão chegar entre os 4: Jonas, da Portuguesa; Weber, do Vasco; Rogérinho, Sidney, Alexandre, Hércules e Thiago, da Afumig.

Depois do dia 23 a gente confere. E por hoje é só, um abraço galera !

COMEMORAÇÕES




















Além de grande figura, grande amigo, alguém com uma capacidade de aglutinação fora do comum. Por onde passa forma e sustenta grandes grupos, recupera ambientes. E de quebra uma apaixonado botonista que não mede esforços pelo esporte, hoje no Rio Grande do Sul um de seus grandes protagonistas, e os protagonistas não estão só levantando canecos. Por uma coincidência feliz, diria que até mesmo merecida, Daniel Junqueira comemora seu aniversário no dia em que se comemora a data dos botonistas (hoje, 14 de fevereiro), em função data de nascimento de Geraldo Décourt, reconhecido como o criador do Futebol de mesa no Brasil.

Nossa sempre lembrança ao Décourt que nos possibilitou esta paixão, parabéns a todos os botonistas e principalmente parabéns ao amigo Dani Junqueira. Tamo Junto !

No REVISTA de amanhã você irá conhecer as 3 logos finalistas da Promoção 2013 - 10 Anos de Gothe Gol que vai dar ao vencedor que será divulgado no LANCE DE DOMINGO uma camisa oficial do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense.

9 comentários:

lhroza disse...

LH.ROZA

Nossas saudações aos COLUNISTAS...

Em especial ao AMIGO DANI, pela sua data e que seja bem festejada jundo de seus familiares...

E para os demais amantes desse lazer, o FUTMESA, que tantas emoções e gratas amizades conquistamos...

Ao grande futmesista GLAITO,ficaremos no aguardo de grandes reportagens...

Até +

Anônimo disse...

Grande Dani, cara tu é merecedor de todos os destaques ressaltados pelo Alemão, de minha parte digo que principalmente você É UM GRANDE AMIGO, FELICIDADES, muita Saúde e Paz meu IRMÃO DE FÉ CAMARADA.
Tamo Junto...
Rogérinho

Rogério D. Feijó disse...

Grande Dani, cara tu é merecedor de todos os destaques ressaltados pelo Alemão, de minha parte digo que principalmente você É UM GRANDE AMIGO, FELICIDADES, muita Saúde e Paz meu IRMÃO DE FÉ CAMARADA.
Tamo Junto...
Rogérinho

Pedrinho Gmail disse...

Um abraço a todos os leitores chilenos do blog

Unknown disse...

Depois se negar que é colorado, não vale, rsrs...

Quer escrever o Campeão de Tudo ? O Degani não vai gostar desta intromissão, rsrs...

Abraços,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Respostas sobre essa e outras questões serão dadas na terça-feira que vem para todos os leitores, chilenos ou não.

Unknown disse...

Tá ficando difícil te defender Pedrinho, rsrs...

Abraço,
Gothe.

A.R.F.M disse...

Gothe, que tal uma edição extra da coluna vermelha?

Unknown disse...

Camarada !

Sempre confio na capacidade de antecipação de nossos colunistas e comentaristas sobre os fatos, por dois motivos.

Primeiro porque são os melhores, depois porque não são os comentaristas do "acontecido", o que convenhamos, aí qualquer um faz.

Mas o Gothe Gol é sempre um espaço aberto a todas as propostas, se desejar ser o primeiro a ser o "engenheiro de obras prontas", fique a vontade, rsrs...

Abraço,
Gothe.