terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

STUDIO DE VERÃO - MÁRIO VARGAS





















Não tem jeito de estrela do esporte como talvez transpareçam Vinhas, Cristian Baptista e Degani entre outros, mas foi quem mais "cavou" espaços na modalidade liso em 2012, e é sem dúvida candidato a canecos nesta temporada tanto quanto os mais badalados botonistas. O Studio conversa hoje com o caxiense Mário Vargas, jogador que começou no liso ao invés de boa parte que migrou dos cavados para desafiar nordestinos principalmente. Vamos conferir o que diz Mário Vargas.

Gothe Gol - A Riograndina tem Degani e mais alguns jogadores em formação, Sta.Vitória perdeu Robson Bauer, a Academia tem Vinhas, Mateus e os demais sem o mesmo nível destes, a AFUMEPA Rodrigo e Felipe se puderem jogar, enfim. A AFM Caxias mesmo respeitando à todos, assume seu favoritismo para conquistar o Tri do Equipes de lisos em 2013 jogando em casa ?

Mário - Sim. Esse favoritismo se deve a alguns fatores, como jogar em casa, conhecer as mesas, jogar somente a modalidade liso internamente, mas principalmente nas quatro edições da competição ter chegado em todas entre os dois finalistas, com dois vices e dois títulos, mesmo assim acredito que será  um torneio muito disputado e com a mudança da formula todas as equipes chegam com a condição do título.

Gothe Gol - Qual a Equipe da AFM Caxias para o Estadual da categoria que será jogado entre 15 e 17 de março próximo em Caxias do Sul ?

Mário - Maciel, Pizzafilho, Pizzapai, Carraro e Bauer.

Gothe Gol - Quem você acredita que seja no momento “e esporte é momento” o melhor jogador de lisos do Rio Grande do Sul ?

Mário - Alex Degani, sem dúvida nenhuma, mas sempre vale a referência a Marcelo Vinhas, o melhor jogador Gaúcho de Liso que eu vi jogar.

Gothe Gol - A expectativa de um grande brasileiro de lisos em 2012 não se confirmou em Salvador na Bahia, aqui também no Studio, Silvio da Riograndina disse que o liso gaúcho está longe da condição dos nordestinos, você concorda com esta avaliação e na sua opinião que motivos que os levou aos resultados de 2012 na Bahia ?

Mário - Concordo com o Silvio, eu diria que ainda estamos abaixo de algumas delegações nordestinas, incluindo os Capixabas. As mesas nordestinas são bem diferentes das nossas, a bola anda pouco, esse é um fator importante, precisamos dessas mesas, isso é primordial. A troca de jogo também é importante, mas estamos evoluindo a cada brasileiro, é óbvio que bons resultados não viriam de uma hora para outra.

Gothe Gol - Um botonista como Pica Pau, Campeão Brasileiro Junior em 2012, não estaria pronto para jogar uma Especial ou Equipes ? Não seria interessante pelo menos ser o 5º elemento do time que joga um Estadual de Equipes ?

Mário - Sobre o estadual por equipes sempre colocamos a melhor equipe em condição, ou seja, os cinco melhores rankeados de nossa associação, hoje Picapau é o oitavo colocado. Sobre o estadual especial Picapau vai jogar e tenho a esperança que ele vai incomodar muita gente.

Gothe Gol - Não temos dúvidas em afirmar aqui no Gothe Gol, que talvez o Mário Vargas tenha sido o jogador que mais evoluiu no liso Gaúcho no ano passado, na verdade se consolidou como um dos 5 melhores jogadores da modalidade no Estado ao lado de Degani, Vinhas, Robson e Daniel Maciel (eventualmente um destes nomes possa ser substituído por outro numa avaliação individual, quem sabe Mateus da Academia). A que você atribui este crescimento na temporada passada ?

Mário - Simples, esse crescimento se deve a evolução da AFM Caxias, sempre jogamos liso e começamos a jogar pela FGFM em 2006, de lá pra cá, são quase 8 anos participando de todas as competições, aprendendo com os grandes botonistas e hoje temos em nosso quadro de sócios uns 7 ou 8 botonistas em condições de título nacional ou estadual.

Gothe Gol - Qual sua expectativa pessoal quanto a resultados neste ano de 2013 ? Qual o principal objetivo ?

Mário - Como botonista jogar a Copa do Brasil e chegar entre os finalistas, meu sonho é vencer o estadual especial. Como presidente da AFM Caxias assumi o desafio de realizar em parceria com a FGFM, CBFM e FUNDEL (Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Lazer) a Copa do Brasil e espero que seja uma grande competição. Será um ano cheio para a AFM, sediaremos também os estaduais por equipes, especial, sênior e Junior, focado em uma grande organização e com o apoio dos amigos da AFM , do Secretário de Esportes de Caxias do Sul, o ex jogador Washington, obtermos o sucesso esperado.

Gothe Gol - Conversamos as vezes via Face sobre o Grêmio. Depois do fracasso na estréia para o Huachipato, e respondendo esta entrevista sem saber ainda do resultado diante do Fluminense pela Libertadores, qual a sua avaliação quanto ao futuro do Grêmio neste ano, considerando ainda o Campeonato Brasileiro ?

Mário - Sempre achei que para vencer a Libertadores não precisa de um grande elenco, são 14 rodadas somente, mas penso que o Grêmio está muito bem, e sem dúvida, um dos favoritos para a competição continental. Sobre o Brasileiro são 38 rodadas e com esse elenco do Grêmio vejo um time fortalecido e com mais condições de título do que a Libertadores.

Gothe Gol - O cavado segue sendo a modalidade mais jogada no Rio Grande do Sul, vocês na AFM Caxias foram por muito tempo uma ilha jogando liso na serra. Qual é o sentimento agora que o liso ganha grande destaque (mesmo sem o mesmo número de jogadores de cavados por aqui), destaque quem sabe até maior do que os cavados em função de botonistas importantes de outras associações terem aderido a modalidade ?

Mário - É o sentimento de valorização da modalidade no estado, o cavado é muito forte no RS, mas no Liso ainda não. Temos poucas equipes ainda, realizar um estadual especial com 64 botonistas ainda é difícil. O Liso cresce gradativamente, e espero que o Cavado siga paralelamente, tanto aqui como no Brasil.

Gothe Gol - Para encerrar. Uma vez posto o desafio de um gaúcho chegar ao título do Brasileiro de lisos, você acredita na possibilidade do liso terminar por reunir os melhores botonistas gaúchos e botonistas que já gostam da modalidade e o cavado acabar por ficar com um grande número (o maior número) de jogadores do Estado que mesmo com qualidade, por não serem TOP, não possuem o objetivo deste desafio ?

Mário - Acho que sim. Isso já está acontecendo, os botonistas TOP do RS estão realmente priorizando a modalidade Liso, claro que existem as exceções, é o caso do Silvio, Cristian, Michel, Vinicius, Cepel, mesmo assim somente o Cristian ainda resiste. Acredito que o Pedrinho também prefira o Cavado, pois no ano passado ele só jogou competições externas na respectiva modalidade.

Por fim quero agradecer a oportunidade e desejar a todos os botonistas independemente da modalidade, um grande ano!

2 comentários:

Maurício disse...

Esse é o SUPER MÁRIO (limpa vidro) meu presosente!!!

Valeu, abração!!!

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Grande Mário,

Como caxiense foi criado na modalidade liso e assim será para sempre. Ainda vou ver o Mário campeão brasileiro...
Por favor não demore muito, pois estou idoso...
Um abração meu presidente e que esse ano seja repleto de realizações.