sexta-feira, 7 de junho de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


















Se há um canal de esportes que gosto, são os canais ESPN. No caso específico do futebol, meu foco maior, na ESPN ele é visto de todos os ângulos, não só nas quatro linhas. Vejo diariamente o Sportcenter, nas segundas não perco sempre que posso o Linha de Passe, tem o Futebol no Mundo, o Bate-Bola e o Loucos por Futebol, além de uma série de bons programas e documentários. Assistir a Globo e sua pasteurização por interesses comerciais unicamente é insuportável.

Mas nem todos acertam tudo o tempo o tempo todo, e isso se aplica também a ESPN. Ultimamente o futebol jogado tem ficado quase esquecido para o foco numa crítica maciça a Copa do Mundo, Confederações, estádios, dirigentes, etc, etc, etc.

Não que não concorde com muitas delas, mas o excesso sempre exaure o conteúdo, em qualquer tema. O futebol está caro demais e estou de acordo plenamente, tanto quanto é verdade que o mercado ajustará isso tudo criando acessos mais baratos após Copa, ou alguém imagina o mercado praticando preços de Copa em Flu e Olaria no Maracanã ?

Agora, os amigos da ESPN na última segunda passaram da conta no Linha de Passe, e desrespeitaram inclusive o público que assistiu no Maracanã a Brasil e Inglaterra, ridicularizando sua forma de torcer (com certeza muitos de seus assinantes). Há regras para torcer ? Tão viajados pelo mundo eles não sabem que público de jogos de seleção são diferentes em qualquer parte do mundo ? Por que seria diferente no Brasil ?

Um Maracanã branco como expressou o jornalista José Trajano foi criticado como se o negro fosse a tradução única da pobreza, um preconceito desnecessário. Se fizéssemos uma pesquisa de domicílios ligados em programas de TV paga, como são os da ESPN, não se teria um perfil muito semelhante aquele visto em jogos de seleções ? O que se aplica a um estádio de futebol não deve valer para concessões públicas ? Não sejamos hipócritas.

O futebol no Brasil passa por uma transição e terá que procurar ajustes, principalmente após uma Copa do Mundo, espaços modernos são mais caros, mas será impossível praticar preços de Copa no dia a dia de nosso futebol, por exemplo. A realidade será implacável.

Os veículos lutam pela compra dos direitos dos eventos em função do que eles proporcionam de ibope e consequentes mídias pagas e financiamento de seus espaços e negócios, quando não conseguem fazê-lo, restam arestas e broncas que invariavelmente temperam posições. Ao invés de simplesmente criticar o comercial protagonizado por Ronaldo Nazário no programa da segunda-feira que passou, não deveria a ESPN ter se negado a veiculá-lo, justamente no próprio espaço patrocinador do Linha de Passe ? Por que discurso e prática se distanciam tanto ?

Legal foi ver o PVC, Paulo Vinícius Coelho, entrando direto de Goiânia após os presentes no estúdio em São Paulo e no Rio de Janeiro terem fulminado de alto a baixo a inauguração do Maracanã, e dizendo alto e bom som que não concordava com tudo o que diziam, enumerando na sequência uma série de pontos bastante positivos do evento amistoso, mesmo reafirmando uma parte das observações críticas, e na sequência se ocupando da seleção e seu futebol.

PVC já vem algum tempo se destacando como um jornalista equilibrado, com visão ampla dos fatos, mas sem o enjoado radicalismo que não faz bem nem ao extremo oba-oba da Globo e nem ao chatíssimo time desta segunda que apresentou o que se poderia chamar de Linha de Chatos Mesa Quadrada.

Vou continuar fã de carteirinha dos canais ESPN, vou querer conferir o futebol como eles fazem, por todos os ângulos, mas não tenho nada a ver com algumas diferenças que estabelecem com donos de direitos ou a concorrência e que as vezes eles procuram "resolver" com alguns excessos absolutamente desnecessários.

LANCES RÁPIDOS

O cara que já ganhou um bolão nacional da ESPN, do brasileiro de 2011, agora lança o seu próprio Bolão, da Copa do Mundo de 2014. O Bolão que contará com 500 participantes terá inscrição no valor de 100 reais através do e-mail prchallal@gmail.com e premiará o vencedor com um Gol 0km e como premiação aos demais colocados pela ordem, uma viagem de 5 dias com acompanhante para Fernando de Noronha e uma TV LED de 50 polegadas. Vai rolar também um churrasco de confraternização em Porto Alegre da turma do Bolão, incluído na inscrição. O blog www.bolaodopredrinho.blogspot.com.br vai gerenciar a brincadeira e proporcionar a zona de cornetas.

* Sábado de Copa Rio bronze nos lisos na sede da Lusa na Ilha do Governador.

* Libertadores nos cavados inicialmente prevista para este sábado na AFUMEPA, está oficialmente transferida para o dia 15 de junho.

Mais dois participantes confirmados para a Copa Gerd Wenzel 2013, o Hertha Berlin de Gilson de Passo Fundo que jogou no ano passado e o Armínia Bielefeld de Azambuja que em 2012 foi substituído e agora retorna. Se somam a Dortmund (Marcelo), Wolfsburg (J.Lucas), Werder Bremen (Marcus), Colônia (Paim), Schalke 04 (Cristiano), Hoffenheim (Lobato), Bayern (Gothe), Hamburgo (Lofrano), Bochum (Dani) e Nuremberg (Rogerinho), já confirmados. Restam ainda 4 vagas a confirmar.



* No Lourenciano Darcy Levien bateu a Fabiano e encostou na tabela do interno de cavados no líder Colares.

* Em Passo Fundo teve início no Manchester FM o torneio interno de lisos. Gilson bateu a Paim por 2 gols.

No Integração de cavados AABB Canguçu e COP, Círculo Operário Pelotense, o título ficou com Edison do COP em decisão contra Eduardo da AABB, o 3º lugar foi de Claiton do COP e a 4ª posição de Arlei da AABB.







*  Falando em COP, no Master de cavados da associação pelotense, o líder é Roberto seguido de Umberto, Virginio e Getúlio.

* Vencedor do Apertura e líder da chamada Tabla Anual, O Peñarol em dois jogos precisava de apenas uma vitória diante do Defensor (vencedor do Clausura) para ser o Campeão Uruguayo da temporada 2012/013. E a vitória veio no primeiro encontro com 3 gols de Pacheco no Estádio Centenário. Peñarol Campeão Uruguayo da temporada !

Quem desejar ver seleções em Porto Alegre em 2013 ou mesmo o Brasil até que ele retorne a própria Arena do Grêmio tem uma única oportunidade, na tarde deste domingo na Arena do Grêmio é claro. O Brasil enfrenta a França de Benzemá, Sagna, Gourcuff, Giroud & Cia. Pena a ausência de Ribéry, descansando depois da Tríplice Coroa conquistada com o seu Bayern de Munique. O jogo é às 16hs.





* No final do domingo às 18:30hs o SportTV mostra o clássico entre o Galo e o Grêmio, que será disputado em Sete lagoas, pelo brasileirão. Parada dura para o Tricolor contra o melhor time do memomento do Brasil na Libertadores e que está pressionado a conseguir sua primeira vitória no certame nacional.

* Falando em Grêmio, três pontos justos contra o Vitória na noite da quarta-feira na Arena, deveria ter sido menos sofrido. Fernando segue sem fazer falta, Elano em apenas uma só parte do jogo parece decisão equilibrada e não exatamente pelo gol de bola parada feito, mas para o bom funcionamento do meio campo e velocidade do time. O posicionamento de Barcos já melhorou um pouco e Bressan segue sendo uma grande preocupação.

* Já o Inter apenas confirma o que todos já sabiam, não tem elenco, tem um bom time titular e que ninguém nunca deve se enganar com campeonatos regionais. Tinha uma tabela extremamente favorável para chegar a pausa da Copa das Confederações na liderança do brasileiro e com gordura para queimar no retorno, não conseguirá nenhum e nem outro objetivo.

Ao contrário do que foi especulado (de que substituiria Mourinho no Real Madrid), na última terça Jupp Heynckes anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol, depois de nessa temporada ter conquistado a Tríplice Coroa pelo Bayern de Munique, Bundesliga, Champions League e Copa da Alemanha. No dia 1º de julho o espanhol Pep Guardiola assume o comando técnico no clube Bávaro.



* O Gothe agradece a todas as mensagens recebidas via Face, torpedos, e-mails, ligações, ZC, etc, pelo seu aniversário de 52 anos no dia de ontem e deseja a todos as mesmas considerações.

A ASFM que promove agora em julho o retorno do Fronteirão em Santana do Livramento, já a marca que estampará em suas camisas. Quem assina é Cristian Baptista e quem divulga para o mundo é Cícero.










iMAGEM NA AFUMEPA




















O campeão Sênior de cavados do Lagoão 2013, Carlos ex-Círculo Militar de Porto Alegre, é a nova aquisição da AFUMEPA. Por trás do novo integrante da mais tradicional Associação botonística de Porto Alegre, talvez do Estado, a carismática figura de Dani Junqueira, um agregador.

A AFUMEPA que fazia alguns anos não exibia tamanha vitalidade, viu plena recuperação com a chegada de Dani, hoje o coordenador do grupo e que já se somou a AFUMEPA trazendo vários jogadores e segue renovando os quadros do time que tem sua sede na Sociedade Amigos do Jardim Itú.

Carlos é uma grande aquisição, jogador de grupo, parceiro, colaborador de um ambiente sadio, mais um a dar novas cores a AFUMEPA, cores que nos últimos tempos vem consolidando novos contornos de integração ao Futmesa do Rio Grande do Sul.

N@VEG@NDO




















Incrível mesmo o que gira de gente no Futmesa via Gothe Gol. Nossa saudação especial aos novos amigos da nordestina Estância no Sergipe, de Dois Vizinhos no Paraná, da japonesa Iga e da argentina Merlo.

Abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Lajeado, Caxias do Sul, Santa Maria, Santiago, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Sombrio, Lages e Brusque em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Maringá no Paraná, São Paulo, Santos, Campinas, Baurú, Itatiba, São José dos Campos, Mogi Guaçu, São Bernardo do Campo, Osasco, Mogi das Cruzes e Sorocaba em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Campos dos Goytacazes no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte e Ouro Branco em Minas Gerais, Brasília no DF, Vitória e Vila Velha no Espírito Santo, Salvador na Bahia, João Pessoa na Paraíba, Arapiraca nas Alagoas, Natal no Rio Grande do Norte, Fortaleza no Ceará, Belém do Pará, Ji-Paraná em Rondônia, Paterson em Nova Jersey e Nova Iorque em NY (EUA), Cidade do México no México, Cidade do Panamá no Panamá, Calgary no Canadá, Nagoya no Japão e Montpellier na França.








PVC by Google
Pedrinho Hallal by arquivos do Gothe Gol
Emblemas Hertha e Armínia by arquivos do Gothe Gol
Premiados Integração AABB e COP by AABB Canguçu
Arena do Grêmio by arquivos do Gothe Gol
Jupp Heynckes by site oficial Bayern München
Emblema ASFM by Facebook Cícero
Carlos by Google
Cidades by Google

Nenhum comentário: