sábado, 15 de junho de 2013

FUTEBOL GAÚCHO, GRAMADOS & MESAS




















Por Jefferson Oliveira

Divisão de Acesso

Faltando duas rodadas para o fim do segundo turno, apenas o Brasil-Pel está classificado para os matas, todas as outras equipes ainda tem chances de classificação, algumas precisam vencer os dois jogos e contar com resultados paralelos, casos de Farroupilha, Glória, Guarani-CAM e Gaúcho. Os melhores jogos da rodada serão: Riograndense x Santo Angelo, Brasil-Pel x União Frederiquense e São Paulo x Panambi.

Brasil-Pel - Uma vitória deixaria o Brasil na liderança até a última rodada. E foi isso que aconteceu na noite desta quarta dos namorados, no estádio Bento Freitas. O rubro-negro recebeu o Internacional de Santa Maria em partida válida pela 6ª rodada do segundo turno do Gauchão Série A2, e venceu pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Cleiton e Alex Amado, ambos no segundo tempo. Os comandados do técnico Rogério Zimmermann pressionaram o adversário desde o início do jogo, e ainda desperdiçaram um pênalti no final do primeiro tempo. Depois do intervalo os ataques deram resultado, e o rubro-negro balançou as redes do Colorado duas vezes, decretando a vitória e a liderança isolada do Grupo B, com 13 pontos ganhos.

FGF - Segundo Semestre 

Ocorreu esta tarde na Sede da Federação Gaúcha de Futebol, o Congresso Técnico da Copa RS 2013. Durante o evento, os clubes que estiveram presentes, tiveram a oportunidade de conhecer e debater sobre a nova fórmula para o segundo semestre do Futebol Gaúcho. A ideia é dividir por regiões onde serão disputados três campeonatos regionais, nos moldes do campeonato gaúcho. O objetivo é que haja uma competição envolvendo equipes do sul, outra com times da região metropolitana e outra com representantes do norte do Estado. Cada uma delas será independente, com entrega de troféu para o campeão. Em paralelo as Copas Regionais, será disputada a Copa Willy Sanvitto em homenagem ao ex-presidente do Juventude. Essa competição será no sistema mata-mata com partidas de ida e volta como na Copa do Brasil. Os campeões dos campeonatos regionais e o vencedor da Copa Willy Sanvitto disputarão ainda um supercampeonato. A competição ocorrerá durante o congresso técnico do Gauchão, em uma única sede. A FGF pretende disponibilizar 10 datas a mais do que em 2012 para as competições, com o objetivo de aumentar o número de jogos. Os clubes têm até o dia 01 de julho de 2013 para confirmar a participação nas competições. O Presidente Novelletto aproveitou o encontro para apresentar oficialmente o novo Diretor de Projetos e Novos Negócios da FGF o senhor César Cidade Dias.

Série C - Caxias 

Jogando fora de casa, a S.E.R. Caxias venceu ontem o Betim por 1 a 0. Alisson marcou para a equipe grená na segunda etapa, com um belo chute de fora da área. Com o resultado, a S.E.R. Caxias lidera o Grupo B da Série C com seis pontos e ganha tranquilidade para trabalhar durante a pausa da Copa das Confederações.

A primeira etapa foi bastante equilibrada, com poucas chances de gol. O lance mais perigoso do Betim foi aos 23 minutos em falta cobrada por Patrick e defendida por Douglas Friedrich. A equipe grená quase marcou aos 35, em uma tabela de Zambi com Dener. O lateral finalizou perto da meta defendida por Jordan.

Na volta para o segundo tempo, o time comandado pelo técnico Picoli voltou melhor na partida. Com a entrada de Charles Chad aos 14 minutos, a equipe passou a atuar com três atacantes. Aos 21 minutos a equipe grená abriu o placar. O próprio Chad escorou para Alisson, que arriscou de primeira da intermediária e acertou o ângulo.

Com desvantagem no marcador, o Betim tentou buscar o empate. Aos 25, um lance perigoso com uma finalização ao lado de Leleco. No final do jogo, a equipe mineira ainda tentou pressionar, mas não conseguiu tirar a vitória da equipe grená. Com as duas vitórias conquistadas no início da competição, a S.E.R. Caxias aguarda os jogos de amanhã para saber a posição que ocupará ao final da rodada. Por conta da Copa das Confederações, a Série C vai ficar parada até o final do mês. O próximo confronto da equipe grená é no dia 7 de julho, às 10h, no Estádio Centenário, contra o Guarani de Campinas.

Série D - Lajeadense e Juventude 

Lajeadense - Na noite deste sábado o Lajeadense empatou pela segunda vez no Brasileirão da Série D. Jogando fora de casa, em Blumenau contra o Metropolitano, o alvi azul não conseguiu tirar o zero do placar. O time de Flávio Campos encontrou muitas dificuldades no decorrer da partida. Na primeira metade do primeiro tempo o Lajeadense teve uma boa atuação, com oportunidades de gol, e obrigando o goleiro Dida do Metropolitano a fazer boas defesas. Mas o time lajeadense não conseguiu manter o ritmo, caindo de produção, e sendo envolvido pelo adversário pelo restante do primeiro tempo e por boa parte do segundo. Uma prova da caída de produção do alvi azul foi a boa atuação de Eduardo Martini, o goleiro do Lajeadense fez excelentes defesas salvando a equipe nas várias chances que foram criadas no decorrer do segundo tempo pela equipe adversária. Placar final, 0 a 0. O Lajeadense volta a campo somente depois da Copa das Confederações pela série D do Brasileirão. O time trabalha até quinta-feira, quando recebe folga.

Juventude - Com dois gols de Zulu, o Juventude derrotou o Marcílio Dias de virada, nesta quarta-feira, no Alfredo Jaconi, pela segunda rodada do Grupo A7 da Série D do Campeonato Brasileiro. Agora, os gaúchos lideram o grupo com seis pontos conquistados, enquanto o time catarinense é o terceiro, com apenas um ponto. Os gols da partida só começaram a sair no final da primeira etapa. André Luís cobrou falta e colocou o Marcílio Dias na frente. No segundo tempo, o Juventude reagiu. Zulu empatou aos 22, e, aos 48, virou o jogo.

FUTMESA - AVFB 

Ocorreu no último sábado, mais uma rodada do Campeonato Municipal Viamonense de Futebol de Mesa, regra brasileira e Léo Rocha após as vitórias continua líder absoluto e já classificado para a segunda fase da competição, também matematicamente já estão classificados Alexandre Guimarães e Fábio Di Leone, os matemáticos afirmam que com 24 pontos é assegurada a classificação para a próxima fase.

Léo Rocha como mencionamos é o líder na classificação geral e o técnico a ser batido nesta competição, somente ele e Alexandre Guimarães estão invictos nesta primeira fase, Taça Viamópolis.

O sábado foi especial pois tivemos o início dos jogos no período da manhã, 09:30, e terminou as 17:00, o destaque é o crescimento de Cláudio Viegas que já ocupa o 11º lugar na tabela de pontos com 8 pontos em 6 jogos, a briga é muito acirrada entre os técnicos. Hoje fora da zona de classificação os que podem subir e conquistar uma vaga são, contando com o Cláudio que já mencionamos, Tales Reboredo, Antônio Suminski, Edison Almeida e remotamente Régis Souza.

Nenhum comentário: