sexta-feira, 14 de junho de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


Por Ricardo Gothe - Não sou da turma do “Imagina na Copa” ou do tipo favorável a presídios desde que não seja no meu bairro. A Copa já aconteceu em países sólidos como Alemanha, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão e Coréia do Sul e ainda Espanha, França e Itália (hoje nem tão sólidos assim), e em países com problemas de desenvolvimento, México (duas vezes), Uruguai, Argentina, África do Sul e agora no Brasil depois de 1950.

Tenho posição favorável a Copa no país por um motivo simples, nem é real que resolverá todos os problemas das cidades que a receberão, muito menos é verdadeiro que as demais mazelas serão superadas se ela não acontecer. Aliás, como sempre as posições radicais nada produzem.

Existem na minha avaliação erros no projeto brasileiro para a Copa, o Presidente Lula a época insistir em mais sedes do que 8 em território tão grande para agradar a todas as regiões não tem racionalidade logística. A abertura e fechamento da Copa das Confederações que começa amanhã poderiam ser no Maracanã, Brasília não tem tradição em futebol e um estádio daquele porte com o custo que representou não se justifica e o mesmo serve para Manaus e Cuiabá, no mínimo.

Olhando para os projetos específicos de mobilidade nas cidades, eu por exemplo, ficaria com a opção no caso do Rio de Janeiro para a linha 3 do metrô que transportaria 1,5 milhão de pessoas passando por São Gonçalo e Niterói e não para a 4 que está sendo providenciada, mesmo que reconheça a necessidade de transporte para a população da Rocinha e do Vidigal, mas esta linha na realidade ligará a zona sul a Barra transportando menos pessoas.  

Se há abigeato a solução nunca foi deixar de criar gado e sim prender quem o rouba. Se há superfaturamento de obras e desvios a solução é condenar quem o faz e há instituições republicanas de sobra para realizar isso, tribunais de contas, ministérios públicos, judiciário. A 4ª Câmara aqui no Rio Grande do Sul segue prendendo prefeitos por improbidade e outros atos, por que não pode fazê-lo até mesmo o STF com governadores e presidentes ? O problema no Brasil nunca foi falta de legislação ou regras, mas a falta de aplicação destas, do feirante ao juiz.

Podemos ter o chamado complexo de avestruz, mas nasci em 1961 e de lá para cá não vi nenhuma Copa do Mundo no Brasil e não assisti mudanças importantes na aplicação de recursos em saúde e educação, o velho discurso de todos, de quem promete e não faz e de quem o dá por base de sua indignação.

É bom estancarmos de vez com qualquer tipo de hipocrisia e admitirmos que sem uma reforma tributária que tire da União os 65% ou mais do bolo, deixando para os municípios (onde a vida acontece) os restos para dividir ainda com os Estados, que de fato nada irá mudar significativamente. Temos todos que reconhecer que enquanto de fato nos orçamentos públicos as aplicações previstas constitucionalmente forem para “inglês ver”, que com ou sem Copa a saúde de São José do Norte estará em 2020 muito pior do que está hoje. Municipalizar a saúde e a educação básica não basta, é preciso transferir os recursos na mesma proporção.

Porto Alegre pensou a Copa um tanto diferente, em primeiro lugar optou pela não aplicação e comprometimento financeiro com os estádios. Como tem a tarefa de ser a alavanca do processo, incentivou através de índices construtivos o parque esportivo, e fez o que pela lei deve fazer, definir regimes urbanísticos para áreas institucionais, ou seja, áreas sem índices previstos no Plano Diretor da cidade.

Uma vez que o Governo federal decidiu por conceder recursos em condições especiais, estabeleceu suas prioridades em mobilidade urbana para aquilo que representaria uma recuperação do passivo viário da cidade e não inventou a roda. A rigor não há uma única obra de porte que não estivesse já gravada no Plano Diretor da capital a pelo menos 30 ou 40 anos. Teremos de 75 a 80% delas prontas até o final de 2014, talvez mais, afinal nem mesmo são obras para a Copa, são para a cidade. Há divergências, obstáculos, complexidades, mas devem ser vencidas, pois mesmo um bom omelete não é feito sem que se quebre os ovos.

A Copa trará benefícios inequívocos a infraestrutura de algumas áreas das cidades-sedes, aumentará em cerca de 15% o mercado turístico do país no pós Copa, injetará recursos diretos e indiretos, gerará oportunidades de trabalho, novos investimentos, no caso específico de Porto Alegre, produzirá mudanças visíveis no seu cenário urbano com 10 grandes obras viárias a muito necessárias, BRT's e outras intervenções de qualidade como a repaginação da orla do Guaíba com o projeto de Jaime Lerner, a definitiva utilização do espaço do Cais do Porto como centro cultural, gastronômico e de lazer, a devolução da beira do Guaíba na área do estaleiro ao acesso da população (eu tenho 52 anos e nunca pude caminhar lá a beira do rio), a balneabilidade de Ipanema a partir do PISA que coloca Porto Alegre com o melhor índice de tratamento de esgoto entre as capitais, o aumento da malha de ciclovias em dimensões inéditas, etc.

Mente quem diz que a Copa tem o condão de beneficiar a cidade como um todo, nem seria possível, nem mesmo tem esta pretensão, nenhuma medida ou evento tem este alcance, mas com planejamento se pode por exemplo revitalizar moradias populares em função de suas intervenções como se está fazendo com quem “morava” em uma das duas vilas numa das cabeceiras da pista do Aeroporto Salgado Filho ou na Vila Tronco dentro do próprio traçado já existente ou gravado da avenida que corta a Cruzeiro do Sul. São mais de 3 mil famílias realocadas em melhores condições e não para a periferia da cidade como o que resultou no nascimento da Restinga nos anos 70, mas em mais de 43 áreas adquiridas pelo poder público para que com justiça permaneçam em seus próprios bairros, mantendo suas relações, preservando sua história e suas identidades.

Na transição deste processo todo haverá disputas, políticas inclusive, divergências técnicas, conceituais, insatisfações pessoais e de grupos diante de mudanças que não são nada fáceis e exigem tolerâncias. Moradias de emergência, perda de receitas em pontos comerciais, menores opções de tráfego, são desafios duríssimos, mas é um investimento de pessoas, recursos e tempo que trará avanços históricos para uma Porto Alegre que não conhece investimentos desta dimensão por décadas.

Quem faz corre o risco de acertos e erros, aqui em Porto Alegre os projetos e suas execuções são acompanhados desde o início por equipes do Tribunal de Contas do Estado que sempre que assim entendem, questionam decisões, contratos, medições, qualidade, etc, solicitam modificações e providências que são imediatamente atendidas pelos gestores, para que se algo não estiver adequado, não haja necessidade de cobranças judiciais futuras e que na verdade nunca devolvem ao erário de fato os prejuízos eventulamente havidos. Uma parceria positiva, que dá segurança a quem deseja fazer bem feito e dá segurança a população da aplicação dos recursos.

O desafio foi aceito, afinal, é preciso fazer.  









LANCES RÁPIDOS

O 1º turno do interno de cavados do COP - Círculo Operário Pelotense é de Vinícius Auch. Em que pese ainda serem realizados alguns jogos em atraso, ninguém alcançará seus 34 pontos em 14 partidas disputadas, com 11 vitórias, 1 empate e duas derrotas. Vinicius é o Campeão da Taça Presidente Edo Buss, pois nessa temporada cada turno será em homenagem a um ex-Presidente circulista.





* Mais uma tentativa de utilização de nossa parte do módulo de ENQUETE do Blogger, faz algum tempo com defeito. Que clube conquistará o Estadual de Equipes cavados gaúcho em 2013 que acontecerá em 21, 22 e 23 próximos em Rio Grande na Praia do Cassino ? Na ENQUETE rápida até aqui a dona da casa, a Riograndina, lidera com folga segundo a opinião dos Web leitores.

* Copa Cidade de Canguçu de cavados após 3 rodadas tem Fábio na liderança seguido de Arlei, Juliano e Eduardo.

Atração do final de semana do futebol na TV só poderia ser o começo da Copa das Confederações do Brasil FIFA 2013. Os brasileiros estreiam no Mané Garrincha em Brasília no sábado diante do Japão às 16 horas. No domingo a Itália enfrenta o México no Maracanã às 16 horas e na Arena Pernambuco jogam às 19 horas Espanha e Uruguay. Nigéria e Taiti estreiam na segunda feira às 16 hs em Belo Horizonte no Mineirão.




* Depois de muito tempo Índio não lidera o interno de cavados da AFUMERG, o líder é Márcio com Índio em 2º, Vavá em 3º e Diogo na 4ª posição. Enquanto Márcio bateu a Oneli e Jorgito, Índio ficou no empate com Diogo e J.Perez.

* Na Franzen no Troféu Abertura de cavados, Jarnnis terminou em 1º a fase classificatória. Para a fase decisiva o Grupo A terá Jarnnis, Cajú, Padilha e Mauro e o Grupo B Pufal, Róbin, Bürgel e Xico.

Rodrigo é o Campeão da Copa Círculo Militar de cavados. Nos últimos 3 jogos emendou 3 vitórias, a última na decisão diante de Renato, onde com desempenhos iguais, inexistia a vantagem do empate no jogo final. Nilmar ficou com a 3ª posição e Junior foi o 4º colocado. A Copa Petrus, nos lisos, já acontecerá nas novas dependências do Petrópole Tênis Clube.





* Amanhã tem Copa das Confederações no JL Shopping em Cascavel no Paraná. O torneio é promovido pela AFUMECA nos cavados.

* Nestes dias de Copa das Confederações fico sozinho no timão do Gothe Gol. O amigo, editor colaborador e jornalista Cleber Moreira está escalado para a fazer a cobertura do evento da FIFA em Brasília e no Rio de Janeiro. Até a volta !

Semana para as lideranças mudarem de mãos, aconteceu na AFUMERG e acontece também no GEL onde no Lourenciano 2013 de cavados Darcy Levien tomou a ponta da tabela de Claudio Colares. Darcy bateu a Netto enquanto Colares ficou no empate com Dr.Hammes. Os dois se encontram na próxima rodada e o resultado poderá definir o Campeão do 1º turno em São Lourenço do Sul.





Mais uma vez o Grêmio só passou a jogar quando já estava em desvantagem e foi inicialmente mal escalado por Luxa com 3 atacantes, e não pela ausência de Elano, mas pela falta de "funcionalidade" da equipe. Elano foi o melhor do Grêmio contra o São Paulo, mas o foi justamente por ter entrado só no 2º tempo, tivesse jogado o 1º e não teria pernas para jogar o que jogou na etapa final. O lado esquerdo da defesa segue um buraco só, e a Direção depois de Max Rodriguez e Cristian Riveros volta a falar em contratar gente para o meio, e para a defesa como fica ? Uma certeza, Fernando confirmado para o Shakhtar não fará falta no Tricolor.

iMAGEM




















É neste sábado a Copa Libertadores 2013 de cavados promovida por Dani Junqueira na AFUMEPA. Confirmados Marcus, Rogerinho, João Luiz, Cristiano, Carlão, Dornelles, Paim, Caju, Valdir, Dani, Medeiros, Barth, Ernesto, Bürgel, Gilson e Matheus. Ano passado presentes com o Nacional do Uruguay, este ano compromissos profissionais nos tiram do torneio e também da assistência da estreia do Brasil na Copa das Confederações contra o Japão.

N@VEG@NDO




















Segue muita gente navegando por aqui, saudação especial aos novos amigos de Capanema e Nova Londrina no Paraná, Cairns na Austrália (centro), Sinsheim na Alemanha e Votuporanga em São Paulo.

Abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Gramado, Parobé, Bagé, São Borja, Santo Angêlo, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville, Lages, Brusque, São José, e Sombrio em Santa Catarina, Curitiba, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cascavel, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Umuarama no Paraná, São Paulo, Campinas, Marília, Ribeirão Preto e Bragança Paulista em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Goiânia e Anápolis em Goiás, Belo Horizonte, Governador Valadares, Uberaba, Uberlândia, Barbacena e Ouro Branco em Minas Gerais, Brasília no DF, Salvador e Alagoinhas na Bahia, Recife em Pernambuco, Várzea Grande na Paraíba, Maceió nas Alagoas, Fortaleza no Ceará, Manaus no Amazonas, Montevideo e Salto no Uruguay, Nova Yorque em NY (EUA), Almada e Faro em Portugal, Milão na Itália, Madrid na Espanha e Brno na República Tcheca.









Logo Copa do Mundo by FIFA
Fotos Porto Alegre/Cpa do Mundo by PMPA
Vinicius Auch by Google
Copa das Confederações by Google
Rodrigo by Google
Darcy Levien by GEL
Kleber by Terra 

2 comentários:

Dr.Maia disse...

Atletico Mineiro campeão e eu concordando com o Gothe, sinal dos tempos!!!

Anônimo disse...

Amigo Gothe: colocações muito lúcidas, explicativas e coerentes, sem radicalismos em suas posições.
Parabenizo o companheiro pelo seu texto muito oportuno, porque parte de alguém que conhece os problemas da cidade pois trabalha há alguns anos na Administração Municipal.
Aliás, até me atrevo a sugerir a sua candidatura a uma vaga na Câmara de Vereadores da Capital.
Acho que se elegeria facilmente, com os milhares de relacionamentos que possui. Pense seriamente na idéia. Saudações botonísticas e abraço. Enio Seibert.