terça-feira, 25 de junho de 2013

O SCOUT DO ESTADUAL

JOTINHA EM TIRAS







Clic na imagem para ampliar



O ESTADUAL NO DETALHE

Um rápido olhar sobre os números aponta para Silvio Silveira da Campeã Riograndina como o melhor jogador da competição. Silvio foi o único a jogar todas as partidas (9), não sofreu um único gol e marcou 10 vezes, venceu 7 jogos e empatou outros 2, portanto foi Campeão invicto.

É claro, estamos falando de um torneio de Equipes, mas para efeito de dados (e os dados aqui são do Gothe Gol e portanto não oficiais), vamos avaliar além do resultado coletivo, os desempenhos individuais de managers. Consultamos alguns participantes para de forma além dos resultados, perguntar quem para eles do ponto de vista técnico foi o melhor botonista, e as respostas em quase maioria recaíram sobre o mesmo nome, Luis Antônio Rodalles.

" Parece um polvo, está em todos os cantos da mesa com uma técnica incrível ", nos disse um deles. Rodalles foi sempre um jogador de ponta no Rio Grande do Sul, parece que está definitivamente de volta.








CURIOSIDADES

* O ataque mais eficiente foi o da Campeã Riograndina, foram marcados pelo seu quinteto 43 gols.

* Quem menos achou as redes foi Viamão, foram apenas 7 gols em 5 partidas disputadas.

* O pior curinga, aquele que estrategicamente é escalado a poucos minutos do início dos jogos para estabelecer uma vantagem tático/técnica para a sua Equipe, foi Benhur da AABB Canguçu, pois substituiu 5 vezes em 7 jogos alguém de seu time e venceu apenas um jogo, perdendo os outros 4 jogos.

* O melhor curinga veio mesmo dos Campeões, Alex Degani foi escalado 7 vezes em 9 jogos e venceu 5 partidas empatando duas.

* A defesa mais vazada foi a do Manchester Passo Fundo, que valentemente foi para disputa com dois jovens jogadores, que naturalmente sentiram a falta de experiência. Foram 55 gols sofridos.

* A melhor defesa não foi a dos Campeões. O HPC de Santa Vitória do Palmar sofreu 7 gols em 8 jogos disputados.

* Além de Silvio, entre os Campeões, Rodalles e Degani também terminaram sem perder.

* Pedrinho da Academia foi outro invicto em 8 jogos disputados.

* Vinicius do HPC e Aldyr da APFM também terminaram invictos, jogaram 4 vezes cada nos 7 jogos de suas Equipes.

* Individualmente quem mais marcou gols foi Rodalles da Riograndina, 12 gols.

UM GIRO PELAS EQUIPES

Manchester Passo Fundo

Não pipocou e veio para o Estadual mesmo com dois jovens jogadores. Terminou na lanterna sem somar pontos no Grupo 1, mas marcou pontos.

Viamão

Nem a coluna de Degani publicada no Gothe Gol e utilizada nos vestiários evitaram no final que ficassem na cola da tabela, mas também tem méritos pela participação.

AFUMERG

Talvez por também jogar em casa a expectativa é de que estaria ao menos nas quartas de finais, Índio e Diogo ficaram bem abaixo do que podem jogar.








COP

Com jogadores experientes também decepcionou, cada um de seus jogadores obteve apenas uma vitória em 5 confrontos.






Geraldo Santana

Não se pode falar em má campanha do time da Luiz de Camões que terminou a 1 ponto da zona de classificação. Haviam dois jogos chaves, contra a AFUMERG em que venceram e diante da AABB Canguçu, quando a derrota não poderia ter acontecido.






AFUMEPA

Entrou largando pedaços nas quartas, mas nas circunstâncias de quem quase estava se despedindo foi um grande resultado. No primeiro mata pegou a Riograndina, faltou sorte.


 
AABB Canguçu

Apontamos o time de Canguçu como aquele que poderia ser o penetra entre os tradicionais, e foi o que aconteceu. Caiu nas quartas para a AFM Caxias o que é normal, Vergara e Roberto foram bem.

Academia

Em 2013 se viu de tudo na Academia, menos torneio de cavados. Mais, Marcelo Vinhas nem fazia parte do time, mas assim mesmo a Academia de Pelotas chegou a final e mostrou que é a maior rival da imbatível Riograndina. Juarez Fuão foi seu melhor jogador.

HPC Sta.Vitória

Robson Bauer foi para Caxias, e o Hermenegildo Praia Clube seguiu o seu caminho, este ano já colocou as mãos nos canecos de Campeão e vice do Sênior nos cavados com Umberto e Roberto e chegou a premiação no Equipes com um belo 4º lugar, a melhor defesa e dois jogadores invictos. Fernando Tillmann foi o melhor do quinteto.

AFM Caxias

Com dois cascudos dos cavados e dois inveterados botonistas dos lisos a AFM Caxias fez bonito e chegou as semifinais. Coube a Chambinho e Cícero, os verdadeiros embarrados, levarem o time com força ao 3º lugar.




Franzen

Tinha time para ficar entre os 4 melhores, mas não conseguiu quebrar a vantagem do empate do HPC nas quartas. Leão e Róbin carregaram o piano.







APFM

Com a espetacular campanha na fase classificatória se projetava para brigar pelo título, mas caiu nas quartas diante da Academia mesmo jogando com a vantagem do empate. Na boa campanha, equilíbrio completo no desempenho de seus jogadores.





Riograndina

A diferença é grande para as demais, não só no histórico dos últimos anos, como no desempenho, de forma direta, principalmente quando se fala de Silvio, Rodalles e Degani. A Riograndina venceu 8 de seus 9 jogos, marcou 43 gols e sofreu 10, Silvio venceu 7 jogos em 9 e Rodalles venceu 6 vezes em 8 jogos, Degani 5 em 7 jogos, os 3 invictos. Ronir e Sandro somaram 5 vitórias. Em jogos de mata qualquer time poderia tropeçar, eles também, mas o certo é que não tropeçaram e foram nitidamente melhores do que os demais, Campeões, Tri Campeões com justiça.

Confira alguns dos canecos das prateleiras da Riograndina

2006 Estadual Especial e Estadual de Equipes de cavados
2007 Centro Sul Brasileiro de cavados
2008 Estadual Especial, Estadual de Equipes e Brasileiro Especial de cavados
2009 Estadual Especial de cavados
2010 Estadual Especial, Brasileiro de Clubes e Taça RS de cavados
2011 Estadual Especial (cavados e lisos), Estadual de Equipes e Brasileiro de Clubes de cavados
2012 Estadual Especial (cavados e lisos), Taça RS de lisos, Estadual de Equipes e Brasileiro Especial de cavados
2013 Estadual de Equipes (cavados e lisos) e Estadual Especial de lisos










Jotinha by Gothe gol
Rodalles by Facebook Daiam Oliveira
Logos clubes by arquivos do Gothe Gol

2 comentários:

Cristian Ferreira da Costa disse...

pô, jotinha, vou cobrar uma graninha pelos direitos autorais...

Dr.Maia disse...

Nada obstante a busca pela autoria da frase é preciso dizer que esta 100% certa.
Dá-lhe Jotinha !!!