sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA

PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL


O espaço que deu nova leitura ao Futebol de Mesa na rede, vai eleger o BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL, afinal estamos completando 10 ANOS e nada melhor do que premiar o melhor botonista dos nossos anos de cobertura do esporte (2003-2013), justamente no mês de festa dos alemães, o mês da Oktorberfest. O Gothe Gol nasceu mais alemão do que nunca em 2003, se chamava Knopffüssball (em tradução livre, futebol de botão).

Eleito por internautas através de e-mails para o gothe@terra.com.br e em ENQUETE Especial em nossa barra lateral, o BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL ainda vai receber votos dos atuais colunistas e colaboradores do Portal do Futmesa e do próprio Editor. Farão parte da lista, 10 botonistas representando nossos 10 Anos na rede e que terão seus nomes divulgados na Edição deste próximo domingo.

O vencedor receberá o PRÊMIO BÁVARO CAVADOR, já que por aqui torcemos para o Bayern München (time da Bavária), para a seleção da Alemanha e para o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube gaúcho fundado por alemães.

O escolhido receberá uma Taça de cerveja com o autógrafo de todos os jogadores da seleção da Alemanha, produto original da cervejaria que patrocina a Nationaleft e a lata de 1 litro comemorativa da Oktorberfest 2013 de Munique, produzida pela cervejaria Paulaner, sponsor do Bayern, Campeão da Champions League.



Serão 10 pontos que estarão em jogo para a escolha, o vencedor da ENQUETE Especial receberá 2 pontos na disputa, o escolhido dos colunistas e colaboradores somará outros 2 pontos, o voto do Editor valerá 1 ponto e o mais votado por e-mails somará 5 pontos na briga pelo PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL.

E mais! Aqueles que acertarem o vencedor nos votos por e-mail, estarão concorrendo por sorteio a um time do Botafogo com a foto dos jogadores em sua arte, assinado por Manoel Teixeira Gonçalves de Rio Grande/RS, e que será recebido em casa, sem custos. Os votos enviados para gothe@terra.com.br não terão sua autoria revelada, será conhecido apenas ao final, o voto do vencedor do sorteio do time carioca.

Envie seu voto por e-mail para gothe@terra.com.br e vote também na ENQUETE Especial já a partir deste domingo no Blog, quando estaremos divulgando o nome dos 10 botonistas concorrentes. Faça o seu favorito vencer o PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL e concorra ao time do Botafogo de cavados assinado por um dos mestres da arte do Futmesa gaúcho.

O Botafogo a que concorrem os internautas tem feras históricas como Brito, Fischer, Paulo Cesar Cajú, Jairzinho, Alemão e Túlio Maravilha.







Loco Abreu, Seedorf, Mauro Galvão, Josimar, Gottardo, Rocha, Valtencir e Nilson Dias, entre outros, também compõem o time da estrela solitária.







A bola está no pé da Taça autografada pelos jogadores da seleção da Alemanha e com você, eleja o BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL que ganhará o PRÊMIO BÁVARO CAVADOR e ganhe também o seu prêmio.

GOTHE GOL 2013 - 10 ANOS de Futmesa com alma de esporte!

Começa neste domingo!









NA PRANCHETA

O Troféu de Encerramento dos lisos da Franzen teve seu início, destaque para o sempre elegante na forma de jogar Carlos Kuhn, que venceu seus 2 jogos da fecha noturna, com direito a um 3 a 0 diante de Sérgio de Oliveira.

No Rio de Janeiro final de semana para conhecermos o Campeão Estadual Especial 2013 do livre, como chamam os cariocas. Na briga Sidney e Alexandre da AFUMIG, Alenio, Horácio e Fernando da Lusa, Marfa e Weber do Vasco e ainda Waner do ECRSP.

Debate sempre importante sobre possíveis alterações na regra brasileira é travado nas redes sociais e aqui também no Gothe Gol com a publicação da coluna TAMO JUNTO! do amigo Dani Junqueira na última quarta. Com informações chegadas a Redação de fonte como sempre muito quente, é assunto de hoje de nossa coluna ao final desta Edição, o BÁVARO CAVADOR.

Pelotas e Brasil começam a decidir a Copa Regional Sul Fronteira na próxima segunda-feira na Boca do Lobo, às 20:30hs. Fica a expecativa de que pelo menos a TV COM transmita AO VIVO, para poder acompanhar e torcer pelo Lobão. Afinal como demonstram as estatísticas, o Xavante não perde faz muito tempo o embate local, o que só demonstra pela lógica, que é o Pelotas quem está mais perto da vitória.

É neste final de semana, no sábado e no domingo em Cascavel no Paraná, mais uma edição do Torneio Farroupilha de Futmesa da AFUMECA e que acontecerá no SESC Cascavel. Será que o amor eliminará da competição de cavados paranaense um dos principais favoritos ?


O Grêmio nos primeiros 45 minutos diante do Santos pelo brasileiro na quinta foi o mesmo time modorrento, errático e previsível de sempre com o 3-5-2. Quando Portaluppi abriu para o 4-4-2 tirando Bressan e colocando Elano e 6 minutos após colocou Vargas, o Grêmio foi outro. Pena ter mantido Barcos até os 43 minutos quando entrou Mamute. Vargas deveria ter entrado no lugar de Barcos e não no de Zé Roberto, o passe com qualidade do Tricolor. Portaluppi terá aprendido a lição ao somar 1 ponto em 6 em casa ou repetirá teimosamente o 3-5-2 diante do Vitória no Barradão em Salvador às 21hs de sábado ? Com o 4-4-2 desde o primeiro minuto na Arena como tenho pregado aqui exaustivamente, teríamos batido o Peixe e só não vê quem não quer. Jogo para PPV.

No inicio de agosto, Loco Abreu deixou o Nacional e foi para o Rosário Central da Argentina. Loco já fez seu primeiro gol, mas a situação não está boa por lá para os jogadores, inclusive com os muros da sede do clube pichados com ameaças de morte em função da fraca campanha no campeonato nacional (18º entre 20). O Rosário enfrenta o Arsenal de Sarandi em casa às 20:30hs deste sábado.



O Troféu Porto Alegre Futmesa Clube de cavados do Geraldo Santana segue no sábado do feriadão de 20 de setembro. No Grupo A Leon lidera seguido de Lofrano, Otávio e Saul e no Grupo B J.Lucas é o ponteiro seguido de Régis Castilhos, Gothe e Jefferson Oliveira.

O Bayern de Munqiue estreou sem sustos na briga pelo seu 6º caneco na Champions League, bateu em casa ao Spartak de Moscou por 3 gols. Marcaram Alaba, Mandzukic e Robben.

Renato bateu a Douglas nas penalidades e conquistou a Copa Petrópole 72 anos de cavados. O torneio jogado no domingo teve Nilmar e Caco nas semifinais. Segue normalmente a Copa Petrópole também nos cavados.

Pelo Apertura uruguayo o Peñarol segue atrás de recuperação contra o Danúbio, jogando em casa, jogo perigoso. O Nacional enfrenta o atual líder, o River Plate, também em seus domínios.

Com vitórias sobre Ildo e Thomas, Lobato assumiu a vice liderança do Lourenciano 2013 de cavados, Eduardo caiu para a 4ª posição, já que Dr.Hammes é o 3º colocado. Claudio Colares segue líder.

Jader Morales é outro que confirmou presença na Tischfussbal Pokal de cavados que rola em 12 de outubro em São Lourenço do Sul, por ocasião da Südoktoberfest. Jogará com o Hamburgo.



Quem curte o futebol na TV, pode começar hoje na FOX Sports com o Campeonato Argentino, pois as 20hs tem o Racing diante do Newell's Old Boys.

No sábado é imperdível na ESPNHD o clássico pela Bundesliga às 13:30hs com Shalke 04 e Bayern de Munique direto de Gelsenkirchen na Veltins Arena.

No domingo concentre sua atenção na FOX com o clássico da cidade eterna Roma e Lázio no Calcio às 10hs e o derby de Manchester, City e United às 12hs pela Premier League.

Não dá para perder também na ESPN Brasil às 13hs o confronto pelo campeonato turco entre Besiktas e Galatasaray. É forte, emocionante e normalmente fecha a rosca nesta que é uma das maiores rivalidades do futebol mundial.

Na última quinta teve início o Troféu Encerramento da Franzen, também nos cavados.

Pouca gente entendeu, o amigo Gabriel inclusive, que não passei na Fonte Nova recentemente para "ajudar" o Bahia contra o Cruzeiro, mas sim para abençoar as traves da Fonte Nova para futuro próximo. Os vermelhos seguem de fora do G4.





BÁVARO CAVADOR




















por Ricardo Gothe

LOOPING

Tanto nas redes sociais quanto na pertinente coluna do Dani na quarta aqui no Gothe Gol, foi fácil perceber que depois de anos de desmandos com alterações na regra brasileira, a grande maioria não quer nem ouvir falar em mudanças.

É preciso reconhecer que quando uma alteração é proposta com prazo para a sua avaliação, com aplicação em torneios não oficiais para a adequada observação e um debate mais aprofundado, que a iniciativa é válida. E por incrível que pareça, é justo que se diga que é desta forma que as alterações agora estão sendo estudadas, pelo menos desta vez.

A título de informação é preciso esclarecer que segundo apuramos, a maioria das propostas em debate foram apresentadas no último brasileiro de cavados em Florianópolis pelos donos da casa, os catarinenses. Depois de testadas serão objeto de aprovação ou não no brasileiro 2014 da modalidade (cavado/livre), em Livramento/RS.

As mesmas proposições serão votadas para os lisos no brasileiro que se realizará em novembro em Caiobá no Paraná. Ou seja, já está decidido que serão testadas para o cavado, mas uma decisão sobre elas será tomada igualmente no liso, teste ou não teste, aprovação ou não.

O que não dá crédito ao proposto no último brasileiro de cavados em Floripa, é um histórico de coronelismo que estas "alterações" ao longo dos anos produziram no Futmesa brasileiro. De uma forma geral nos esportes, as modificações não visam a atender exclusivamente o aperfeiçoamento de suas práticas e sim contemplar apelos comerciais. Não é o caso, evidentemente.

Tanto no Tênis quanto no Vôlei como exemplos, as alterações acontecidas procuraram encaixar o formato de seus jogos ao interesse da televisão e seus patrocinadores, e produziram os efeitos desejados, hoje são produtos bem consumidos.

O futebol sempre foi mais conservador porque faz muitos anos apresentou-se com um grau fantástico de interesse e popularidade que o obriga as grades de programação no mundo todo, sem a pressão para mudanças significativas. Sempre foi produto aceito sem grandes exigências. O golden gol foi uma tentativa de torná-lo mais adequado a TV nas decisões, mas não perdurou.

Concordo com o Vinhas em acreditar que o Futmesa por analogia (de jogo) deva seguir o mesmo caminho do conservadorismo da International Board, as alterações ao longo do tempo não resultaram diferenças importantes para o botonismo e para quem joga, e o Futmesa por não ser atrativo comercialmente não tem a necessidade de atender outros interesses, como dissemos.

Os ajustes se houverem não deveriam ter o objetivo de dinamizar o jogo propriamente, mas sim obedecer a lógica. Não mexer o goleiro deveria corresponder a necessidade de entendê-lo como um jogador como outro qualquer entre os 11 presentes a mesa (portanto uma jogada), e não para dar mais velocidade as partidas, ou outro objetivo qualquer.

Mais resultado seria possível alcançar quem sabe, para mais gols nos jogos, se qualquer bola fora das linhas laterais significasse o dois lances com direito ao chute, do que a "simples" falta técnica, afinal exigiria mais precisão no controle das jogadas e talvez também não resumisse muitos lances as cavadas descomunais sem a preocupação do erro, algo que as réguas patrocinam com toda a facilidade, nivelando "quase" tudo no degrau abaixo da qualidade. Recentemente aplicamos a experiência na decisão da Copa Gerd Wenzel de cavados com absoluto êxito.

Mas tudo é passível de debate e de várias opiniões e argumentos. O essencial talvez seja a "aposta" em dirigentes no caso do 1 toque, comprometidos de fato com as modalidades existentes de forma equilibrada.

Lembro do Gabriel me dizendo da impossibilidade de jogar o liso com o raciocínio de cavado em minha recente passagem por Salvador, não creio que seja diferente na hora de um dirigente conduzir os caminhos que surgem a sua frente no esporte, difícil não raciocinar sem a influência de suas preferências, talvez caiba ter no corpo diretivo das Federações e da Confederação, vice presidentes para cavados (livre) e lisos, separadamente, além dos Diretores Técnicos. A política do esporte no sentindo mais amplo é de responsabilidade de presidente e vices, aos Diretores cabe a questão executiva e sua aplicação.

Não é de hoje que alguns personagens do Futmesa tem participação controversa em momentos importantes e direcionamentos de decisões que afetam a todos, desde alterações na regra, passando por locais de competições, calendários, punições e outros assuntos.

JOTINHA EM TIRAS











VITRINE por Daiam Oliveira




















O cruzamento até foi feito, mas o goleirão saiu a tempo.

N@VEG@NDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Mendes no Rio de Janeiro, Inhambupe na Bahia, Westmount no Canadá (centro) e ainda São Manuel e Socorro em São Paulo. Abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Lajeado, Tapejara, Nova Petrópolis, Farroupilha, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Camboriú, Brusque, Joinville, Chapecó, Lages, Timbó e Sombrio em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá, Maringá e Foz do Iguaçu no Paraná, São Paulo, Campinas, São Caetano do Sul, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto e Limeira em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Cuiabá no Mato Grosso, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte, Uberlândia, Ibirité e Ouro Branco em Minas Gerais, Brasília no DF, Vitória e Serra no Espírito Santo, Salvador e Alagoinhas na Bahia, Recife e Goiana em Pernambuco, Natal no Rio Grande do Norte, São Luis no Maranhão, Aracoiaba no Ceará, Nova Iorque e Middletown em Nova Iorque (EUA), Lisboa e Guimarães em Portugal, Bygoszcz na Polônia, Zlin na República Tcheca, Fulda na Alemanha e ainda Florença, Pisa, Roma e Palermo na Itália.









PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL by Gothe Gol
Banner NA PRANCHETA by Gothe Gol
Banner Torneio Farroupilha by AFUMECA
Loco Abreu by Google
Lobato by GEL
Fonte Nova by arquivos do Gothe Gol
Banner BÁVARO CAVADOR by Gothe Gol
VITRINE cortesia by Daiam Oliveira
Cidades by Google

2 comentários:

Daniel disse...

Bem colocado meu caro Editor e importantes colocações, acho que o mundo do Fut.Mesa esta amadurecendo e as pessoas estão conseguindo debater, conversar e expor suas opiniões e idéias sem medo o que é importante para nosso esporte e não simplesmente ficar somente nos bastidores lavando as mãos deixando as situações se acomodarem e depois de decidido ficarem na corneta velada ou não velada.
Temos sim o dever com nosso Esporte de participar e mostrar aos que dirigem nossa Confederação a responsabilidade com que se deve tratar de qualquer assunto que possa mudar o destino do nosso futebol de mesa, meus amigos é muito importante a manifestação de todos de todas as Associações e digo ficar fora do debate é se omitir, venho observando a muito tempo e vejo que o descontentamento que não é exposto por todos nós.
Temos que nos manifestar para dar subsídios para nossos representantes, e deixo minha opinião pessoal não é a regra que devemos mudar e sim nosso código de hora e de disciplina outra é mostrar não só a Confederação como nossa Federação puxando o assunto para nosso lado, a onde há abundancia de competições há perda de qualidade e de interesse, temos competições de mais no momento e o futuro passa por aí, cada vez mais temos as competições com menos participantes pois repito é abundância de competições.
Mas o importante é todos nós juntos participarmos dando opiniões e sugestões. Grande Abraço.
Dani.

hamster adestrado disse...

Qualquer semelhança, é mera coincidência!