quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TEMPERO BAIANO NO FUTMESA, NA DIVISA e O ESPÍRITO É SANTO

TEMPERO BAIANO NO FUTMESA

























por Gabriel Melo

Campeonato Brasileiro de Futebol

Desde que o novo presidente (Fernando Schmitd) assumiu o clube, estamos invictos no Brasileirão!!! Sendo 2x2 com o Criciúma; 2x2 com o Coxa; 2x0 Inter; 2x1 Botafogo. Estes dois últimos nada de surpresa, já que batemos neles tanto no primeiro tanto no segundo turno... agora só ano que vem, para tentarem descontar.

BAÊA 2X0 inter

O que vale é bola na rede!!! O BAÊA foi mais competente e conseguir fazer isso. Não entendo o choro do DR. (quando falo em choro so me lembro de um gaúcho nas escadas do hotel na BA, após perder de um senhor do máster no especial), visto que ele comemorou a vitória do PEPETA contar mim, sendo que o goleiro do mesmo, fez milagres no jogo, assim como Lomba e nossa trave.







BAÊA 2x1 botafogo

Já contra o vice líder, fomos muito superior, éramos para ter ganho demais!!! E como de costume ao fim do jogo foi muito “chororô” nas redes sociais! Não entendo porque, sempre perderam mais que ganharam em Brasileiro... vide Futpedia (http://futpedia.globo.com/confronto/bahia-x-botafogo#/anoInicio=1963/anoFim=2013/campeonato=-1/agregador=2)





BORA BAÊA MINHA PO..........!!!!!!!!!!!!!!!!

Futmesa na Bahia

Este período é de recesso, com os campeonatos internos próximos ao fim do segundo turno.

Competição só em outubro, servindo de apronto para o Brasileiro de 2013! Já posso dizer que a BAHIA vai com tudo e não tem para ninguém!!!

Botonista da Década

Muito interessante a idéia do Gothe. Porém faltaram muitos nomes nesta lista, como o Pedrinho (que se vangloria um empate comigo), o PEPETA (único gaúcho a me vencer, fora o Vinhas que é de outro patamar) e o editor, atual campeão do aberto de POA.

Porém, não tem muito o que votar nesta enquete. É a mesma coisa que perguntarmos quem é melhor que Alenio no RJ, ou melhor que Diógenes e Hamilton Junior na BA ou melhor que Aldemar no RN.

Vinhas ganha com o pé nas costas... ao menos que algum maluco crie vários emails para votar!!!!!

Quem mais se aproxima do Fenômemo gaúcho é o Silvinho, que esse, diferente do Augusto, VAI DAR BOM!!!!
 
O Espírito É Santo

Foi com muita satisfação que soube da estréia do amigo Tiago Feliz no blog. Agora temos mais um colunista para “cornetar”!!!!!

Boa sorte amigo!!

Abraços e até a proxima!!

NA DIVISA




















por Ítalo Petrecheli

É um prazer para mim voltar a escrever para este espaço botonístico brasileiro, gostaria de agradecer ao Gothe que aceitou o retorno após minha saída da Coluna Vermelha deste blog, mas creio que agora ela está em boas mãos, não é Alex Degani?

Porém volto com um desafio, falar do Futmesa Catarinense e suas várias Regras, o que não é fácil, mas como jogo em todas e em quantas mais aparecerem, vamos lá, “Bola, Disco e Dadinho pra frente”!!!!!!!

Disco 1 Toque

















Falando do assunto que mais chama a atenção dos gaúchos, os catarinenses e “cataúchos” estão em festa, não apenas pelo belíssimo local onde hoje são realizados os jogos do CAMAG, no Clube 6 de Janeiro em Floripa, mesmo clube onde em Agosto foi realizado o Campeonato Brasileiro da Regra, na modalidade Livre, mas também pelos resultados obtidos em tal competição, onde Santa Catarina ocupou os 3 primeiros lugares do pódium, Ítalo (este que vos escreve ) em 3º lugar, Fernando ficando com o Vice e o Grande Campeão, Bal, que nos últimos Brasileiros estava sempre beliscando a famosa “foto”.

Hoje Santa Catarina possui filiados em sua Federação vários botonistas de alto nível, isso foi mostrado no último Brasileiro que foi realizado “NA DIVISA” com o Rio Grande do Sul, berço esplêndido do “cavado”, só não tivemos mais representantes gaúchos inscritos, do que se a competição tivesse sido realizada em terras Gaúchas, como será no ano que vem.

Botonistas como Bal, Careca, Fernando, Ronaldo, Cláudio, podem chegar nas fotos em qualquer competição que disputem, eu mesmo depois de 1 ano e meio sem jogar na Regra, consegui desenvolver um bom futebol de mesa. Sendo assim já existem “conversações” sobre a realização de um Campeonato Catarinense da Regra Disco, Modalidade Livre, como os “gerentes” do futebol de mesa gostam de chamar a nosssa Regra.

Além disso no último final de semana 2 representantes do Futmesa Catarinense disputaram a famosa Taça Farroupilha da AFUMECA no Paraná e fizeram bonito, Bal e Ronaldo, chegaram nas fotos, 3º e 4º colocados respectivamente, competição que foi vencida pelo “pouco famoso” Panda, menos conhecido por Victor Meecking, tendo como Vice o Pato Chefe do Paraná, Rangel. Sendo assim meus amigos, se acostumem com as cores Verde, Vermelho e Branco brilhando por esse Brasil a fora representando este estado que me acolheu tão bem!!!!!!!

Dadinho 9x3














A regra mais jogada no Rio de Janeiro invadiu Santa Catarina há alguns anos atrás, trazida por Marcelo Heusi e Oswaldo Fabeni, que a instalaram em Itajaí e assim foi ganhando novos adeptos.

Hoje são + ou – 20 botonistas de 3 associações jogando o famoso “Dadinho”, mas se projeta um crescimento já no ano que vem, onde outras associações, aqui chamadas de Clubes, já manifestaram o interesse na Regra.

Conhecida pelos belos times de materiais brilhantes ou não, como o madrepérola e as fichas de poker, o galalite e o tão desejado paladom entre os botonistas de 1 toque, a Regra Dadinho 9x3, popular Dadinho mesmo, vem tomando conta do gosto dos botonistas por lembrar os jogos menos tensos e mais divertidos dos tempos do estrelão, panelinhas e puxadores.

Não é um leva-leva como muitos pensam, é um jogo rápido tanto no tempo (2 de 7 minutos), quanto nas jogadas, onde cada botonistas tem 8 toques para preparar a jogada e um 9º toque para executá-la, mas na maioria das vezes o chute vem antes, pois existe a possibilidade de rebote se a bola bater na trave, ou bater no goleiro e ao voltar bater em um jogador do time que chutou em gol, ou ainda lateral ou escanteio, da mesma forma que no futebol, goleiro espalmou, bateu no zagueiro e saiu, bola de quem chutou a gol.

É claro que também tem suas regras mais rígidas quanto as faltas técnicas, que fica difícil explicar aqui, só jogando pra ver. Fazer gol deve ser barbada, né ? Afinal dá pra ajeitar como quiser, chutar de pertinho. Que nada, o goleiro é quase do tamanho da trave e como o dadinho é bem diferente de uma bolinha ou um disco, onde se tem um maior controle onde a “bola” vai, o cara tem que ser muito bom pra mandar a bolinha sempre onde quer.

Então é sorte? Não, é habilidade, com treino e análise das maneiras que o dadinho fica pra você chutar, tanto com relação à força ou direção, você consegue uma média boa de gols. Resumindo, quem quer se divertir jogando botão, deve experimentar o Dadinho. Minha única preocupação no Dadinho é que o Alex Degani invente de jogar, porque o cara é fera, meu ídolo colorado no Futmesa. Se ele começar a jogar não vai ter pra ninguém, nem mesmo para mim que sempre perco pra ele de 1x0, tanto no liso quanto no cavado. Embora no Dadinho seja mais fácil empatar ou virar um jogo contra ele, pois não tem como se retrancar!

Na próxima coluna você irá conferir o Ranking Catarinense e como foi disputado o Sulbrasileiro da Regra.

Bolinha 12 Toques

















A paixão dos Paulistas é bem difundida em terras Catarinenses, temos um Campeonato Estadual forte, com 3 etapas e uma Grande Final, os torneios são mais rápidos do que os famosos 3 dias da 1 Toque, normalmente duram uma tarde ou manhã e tarde, jogos com 2 tempos de 10 minutos e formato diferente levam o botonista a jogar normalmente até o final do torneio e interagir com os amigos durante toda a “festa”.

Diferente do Dadinho, a 12 toques já é um jogo bem mais calculado, onde em qualquer palhetada errada pode entregar o jogo nas mãos do adversário. Como a bolinha é “redonda”, e isso não é uma redundância, fica mais difícil de controlar, manter a posse de bola ou ajeitar para chutar, é um jogo de paciência, inteligência e habilidade.

Teremos no dia 5 de Outubro a 3ª Etapa do Catarinense, onde será definido o TOP 10 do estado nas Categorias Adulto e Máster, os 10 melhores colocados no Ranking disputarão o Título Catarinense jogando todos contra todos em sua Categoria, 9 jogos para definir o Campeão do Estado, onde o 1º do Ranking poderá ficar em 10º lugar e o 10º colocado no Ranking poderá ser o Campeão, emocionante.

Amigos gaúchos, não posso deixar aqui de salientar que no RS existem algumas associações que jogam a 12 Toques como: GNU de Porto Alegre, AEVF de Rio Grande, AHFM de Tapejara, Manchester e ABP de Passo Fundo e pelo que sei o pessoal da AFM de Caxias também está jogando.

Quem ainda não experimentou, experimente, incentive e principalmente, deixe o preconceito de lado.

Na próxima coluna você confere o TOP 10 Catarinense e o Campeão Estadual por equipes em detalhes.

Encerrando a coluna de hoje gostaria de dizer aos meus amigos do Rio Grande do Sul que sinto a falta da companhia de vocês, em Pelotas ou em competições pelo estado inteiro, por isso diversas vezes no texto falei diretamente a vocês meu amigos, e farei isso a cada coluna, para que não se esqueçam do amigo de vocês que hoje reside em Santa Catarina, mas nunca deixará de ser GAÚCHO!!!!

Um abraço loco de Especial e até a próxima!!!!!

O ESPÍRTIO É SANTO




















por Tiago Feliz

Copa Espírito Santo chega a sua quinta etapa e o Interno da ABC pega fogo!

Neste final de semana teremos a quinta etapa da Copa ES de Futmesa, esse ano serão disputadas 6 etapas com a possibilidade de 2 descartes para cada botonista, ou seja, quem obtiver a melhor pontuação na soma de 4 etapas leva o caneco!!

O líder Rodolfo Feliz vem jogando muito e é seguido de perto por este que vos escreve e pelo botonista Gláucio Tovar, Emmanuel Guasti é o quarto colocado, mas um pouco mais distante do título. Na semana que vem divulgo os resultados.

Já no torneio interno da ABC quem está na liderança é o botonista Aloysio (invicto com 5 vitórias em 5 jogos) seguido por Fernando Miranda (4 vitórias e 1 empate) e Rodolfo Feliz (4 vitórias e 1 derrota). Na briga para ver quem cai para série B temos alguns fortes candidatos: Anderson Silva (não é o spider) e Leonardo já somam 5 jogos e nenhum ponto conquistado, Toninho com apenas 1 ponto em 4 jogos e o “grande”Rodrigo Aboudib com 3 pontos conquistados em 5 partidas.

Em quem você apostaria?

A sorte está lançada...

Um abraço a todos e até a próxima.

2 comentários:

lhroza disse...

LH.ROZA...
Já havia cumprimentado o ÍTALO pelo seu retorno ao GOTHE GOL...

Mas porque será ??? que o mesmo não colocou a FOTO do 1º BRA-PEL e seu RESULTADO ...

TIAGO ...realmente o ESPÍTO É SANTO, repasse 1 forte abç. aos amigos desse belo recando brasileiro.

Jorge Ramiro disse...

No outro dia eu vi D'Alessandro em Santo Amaro. Ele estava comendo em um restaurante. Talvez tem família ou amigos aqui. Porque não havia jogo de futebol aqui perto.