segunda-feira, 30 de setembro de 2013

BREAKFAST NA REDAÇÃO


GOTHE E LAZIO ESTREIAM NOS LISOS EM CAXIAS E HOMENAGEIAM ADAUTO SAMBAQUY


Nem LeBron James dos Heats, o líder das estatísticas na atual temporada da NBA, nem Tom Brady do New England Patriots, marido da übermodel brasileira Gisele Bündchen e craque da NFL, para surpresa do meu amigo jornalista Antonio Bavaresco que passeava e fazia compras com esposa e filhas em Nova Iorque, a notícia do dia no grande e famoso painel de novidades da Times Square era mesmo o Editor e sua estreia com a Lazio em uma competição oficial de lisos da FGFM nos próximos dias 05 e 06 de outubro em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Não teve dúvidas, de seu celular enviou a foto imediatamente a Redação do Gothe Gol.

Gothe se juntará a "velhos novos" praticantes da modalidade no Estadual de Sênior e Junior, como o atual Campeão Brasileiro da categoria, só que nos cavados, Gilson Moreira de Passo Fundo, e Mário Bürgel da Franzen, entre outros neófitos. Enfrentará técnicos consagrados como os Campeões Carlos Kuhn, Breno Kreuzner, Sérgio de Oliveira e Lauro Moretto, e experimentados praticantes como os locais Crosa e Pizza Pai e ainda Osmar da Academia de Pelotas, como outros que competem na modalidade faz tempo.

A Lazio apesar de alguns torneios com a presença esporádica de seu técnico nos anos de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013 (inclusive com o título do Aberto de Aniversário de Porto Alegre), talvez seja de fato o time que não participa de competições regulares no liso e esta sendo considerada pela mídia, inclusive a americana, como uma grande novidade e ao mesmo tempo uma grande zebra do torneio.

Na edição do dia, o New York Times - NYT, de tendência democrata, festejou a estreia da Lazio em Caxias, mas criticou a presença em suas fileiras de Di Canio, que já fez parte da torcida Ultra do clube, tem uma tatuagem de Mussolini no corpo e após marcar um gol em clássico contra a Roma, fez a saudação fascista para sua torcida, o que lhe custou multa de 10 mil euros.


Já o liberal The Washington Post focou a questão esportiva, e afirmou que será difícil "os italianos" passarem da primeira fase, mas que inegavelmente o torneio ganha novas cores. Segundo o espaço esportivo do periódico, agora de propriedade de Jeff Bezos e fundado em 1877, ninguém mais vai para a mesa jogar contra o botonista Gothe, faz tempo que agora todos enfrentam 50 minutos diante do Gothe Gol e as possíveis notícias do dia seguinte, em caso de um tropeço nos lisos, principalmente.


A Sports Illustrated, mais conceituada revista americana de esportes, preferiu dar destaque a homenagem de Gothe com a Lazio para Adauto Sambaquy, subindo a Caxias do Sul pela primeira vez para jogar os lisos (a terra de Sambaquy), e o fazendo integrar o grupo de jogadores com a camisa 67, ano em que Sambaquy com o também gaúcho Gilberto Gizzy e o baiano Adhemar Dias de Carvalho, deu modernas feições a regra brasileira.

NA PRANCHETA

CONEXÃOHallal - Especial Europa

Pedrinho encontrou seu sósia, Pedrinho encontrou a esposa de um botonista da serra gaúcha, Pedrinho foi a Florença e assistiu Aldyr e Dr.Maia pela Liga Europa, Pedrinho revela o seu voto no PRÊMIO BÁVARO CAVADOR e justifica a escolha. Nesta quinta no Gothe Gol tem o CONEXÃOHallal - Especial Europa.






Não foi possível mais uma vez gostar do Bayern de Munique de Guardiola na Bundesliga, apesar da vitória na rodada. Contra um bom Wolfsburg com duas linhas de 4 marcando muito e com jogadores de qualidade, Diego, Olic, Luiz Gustavo e Naldo, entre outros, o time Bávaro com Lahm fazendo o meio e Rafinha na ala pela direita não funcionou como deveria. O único gol foi de Thomas Müller.

Valter Azevedo (foto) que está todos os anos no cast da Copa Gerd Wenzel de cavados na regra brasileira, foi o 3º colocado no torneio em Torres da regra gaúcha na Confraria dos Lobos. Outro do cast da GW que saiu premiado na Série Prata foi Fosca (4º colocado). O Campeão na Prata foi Júlio Costa e o vice Gustavo. Na Série Ouro o título foi de Ricardo Bernardes, com Breno de vice, Tiago em 3º lugar e Cassiano na 4ª posição.




São mais de 110 votos eletrônicos na ENQUETE, 60% dos votos projetados para serem recebidos por e-mail, o voto aberto do Editor e mais 10 votos de colaboradores já computados. Segue a escolha do PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL que vai dar ao vencedor uma Taça de cerveja autografada por todos os jogadores da seleção da Alemanha e lata de 1 litro da cerveja alemã Paulaner, comemorativa a Oktoberfest 2013 de Munique. Nos votos por e-mail, acertando o vencedor, o internauta participa de sorteio de um time cavado do Botafogo com a assinatura de Manoel Teixeira Gonçalves de Rio Grande/RS. Confira na barra lateral como participar.

O Estádio João Martins do 14 de Julho de Livramento não foi liberado pelos bombeiros para jogo ontem contra com o Garibaldi pela Divisão de Acesso gaúcha. Um absurdo, o Estádio do Vale para receber os ciganos vermelhos já foi liberado para jogos do brasileiro com temerárias arquibancadas improvisadas.

Bürgel nesta segunda vai estrear o seu novo Notthingham Forest e que estará no final de semana em Caxias do sul na serra gaúcha no Estadual Sênior de lisos da FGFM. O adversário será outro time estreante, a Lazio do Editor que também sobe a serra no sábado. Será um clássico de times estreantes com o comando de dois franco atiradores do próximo Estadual.

Começou a fase final da V Libertadores de cavados da AFUMECA de Cascavel no Paraná, destaque na 1ª rodada para Rangel com 100% de aproveitamento contra Paulinho e Durval.

Umberto e Everton farão a decisão do interno de cavados do COP - Círculo Operário Pelotense. Everton passou por Brasil nas semi e Umberto superou a Roberto.

Faltando apenas uma rodada, o título de Campeão da 5ª Etapa de cavados da AFUMERG está entre Vavá e Índio. Vavá que soma 2 pontos de vantagem, nos seus dois últimos jogos atropelou Marcio por 3 gols e Correa por 4 gols.

O que surpreende neste início de Premier League, é a campanha do United. Depois de uma chapuletada de 4 para o City no clássico, agora enfrenta o vexame de perder em casa para o West Brom de Lugano. A sorte ainda sorriu na rodada com a derrota do principal adversário, o City, para o time do Aston Villa, uma piada da Liga.


Depois de bater no Brasil em pleno Bento Freitas na decisão da Copa Regional Sul Fronteira, o Pelotas de virada superou o Passo Fundo fora de casa no 1º jogo das quartas da Copa Willy Sanvitto e tem a vantagem na briga por um lugar nas semi. O Pelotas concorre a uma vaga na próxima Copa do Brasil. Gilmar que também sapecou os Xavantes, marcou um gol e deu a assistência para o outro.



Se Portaluppi não dividir o salário do mês com o goleiro Dida, a injustiça vai estar instalada O futebol é mesmo apaixonante por permitir que o pior time vença, e foi o que aconteceu no Morumbi com Grêmio e São Paulo pelo brasileiro. E o mais curioso, com um gol marcado por Vargas, jogador que Portaluppi só utiliza quando por cartões ou lesões não consegue formar o seu horroroso 3-5-2. Se Portaluppi fosse para a roleta em Las Vegas, ficaria milionário.

O Editor com a vitória de seu Newell's Old Boys diante do Grêmio de Paulo Dias, saiu da rodada de sábado do interno de cavados do Geraldo Santana convencido que está classificado para a fase decisiva da competição, integrando o G6 de seu Grupo. O início "argentino" foi muito ruim, mas a recuperação aconteceu. Henrique e Daiam (foto), empataram sem gols na rodada.



Até onde pudemos apurar, a 6ª fecha do Apertura uruguayo não aconteceu por greve dos bilheteiros de estádios (os sindicatos por lá são muito fortes) e contratempos para a entrega do Centenário para a montagem dos equipamentos para um show internacional, do Aerosmith.

O Estadual Especial Sênior de lisos também está em nossa barra lateral com sua ENQUETE. Com quase 40 votos postados, Carlos Kuhn da AFUMEPA é até aqui o favorito dos internautas para levantar o caneco na serra (38% das escolhas), contra 25% para Breno da Franzen, 14% para Osmar da Academia e 11% para Crosa da AFM Caxias.

O 3º e último turno do interno de cavados da Light no Grajaú no Rio (a Taça José Lousia), está em sua reta final e apontará o Campeão da tradicional associação carioca neste 2013. Glaiton venceu a 1ª etapa e Leonardo Meirelles a segunda. No principal módulo Glaiton, Meirelles e Claudio Moreira são favoritos, mas todos seguem vivos. 






Vermelhos perderam como já esperado para o líder do brasileiro Cruzeiro no final de domingo. O colorado não tem jockey, mas pelo menos desta vez não se pode falar em mais um vexame, pela qualidade dos mineiros, e assim não haverá colunista reclamando na quarta feira dos termos utilizados pela Redação.

JOTINHA EM TIRAS








Clic nas imagens para ampliar











hat trick no Gothe Gol - Carlos Kuhn


















Em semana de Estadual Sênior de lisos em Caxias do Sul, o Gothe Gol não poderia deixar de trazer para os Web leitores a palavra de um de seus Campeões. Sempre com um jogo clássico e limpo de muita técnica, Kuhn é referência e agora fala no hat trick.

HT - Você foi o Campeão Estadual Sênior gaúcho dos lisos em 2011, qual foi o jogo mais marcante daquela campanha, a decisão ou outra partida em especial ? Por que ?

Kuhn - Todos os jogos foram marcantes, 07 jogos com 05 vitórias e 02 empates, fiz 08 gols e tomei 01, mas só a partir das quartas de final foi quando comecei a vislumbrar a possibilidade de alcançar o tão almejado título.

Lembro que foi um 0x0 contra o forte Zilber e ele ainda teve um último chute cruzado pela direita que felizmente foi para fora. Foi a única partida que não marquei, mas o empate me beneficiava. Estava feliz, pois já garantia uma premiação.

A semifinal foi contra Pizza-Pai, jogo sempre difícil (até então o único que havia marcado contra o Botafogo na segunda fase), mas tive a felicidade de ganhar por 2x0.

Estava na final.

O destino reservava uma surpresa: jogaria contra o velho amigo de treinos, de viagem, e de hospedagem (estávamos no mesmo apartamento), Lauro Moretto. Ganhei de 1x0, gol do nº 13, Carlito Rocha (homenagem ao grande ex-presidente botafoguense). Voltamos para Porto Alegre felizes com os dois principais troféus. Por tudo que se apresentou, o jogo mais marcante foi a final, com certeza.

HT - Dois anos depois você acredita que pode repetir o título ? O seu jogo de lá para cá teve mudanças, mudou time ou forma de jogar ?

Kuhn - É difícil, os adversários são fortes e a cada ano que passa ficamos mais velhos, aumentando assim nossas dificuldades. Para ser campeão tem que estar muito focado e contar com que naquele fim de semana de tudo certo (lançamentos, cavadas e chutes sejam certeiros e dos adversários não tanto).

Enquanto Deus permitir, tenho certeza que ainda irei incomodar os demais competidores. Quanto a mudanças sou meio conservador: permanece o mesmo jogo, o time é o mesmo, somente nas ocasiões que considero muito difícil aumento o nº de cavadores para 07. Convém lembrar que este time do Botafogo foi Campeão em 2011 e 3º lugar em 2012. Recebi esse time confeccionado por Nei Barbieri em 01.07.11, quatro semanas antes do Estadual. Andei lixando e testando sua corrida na própria mesa da sala de casa. Treinei algumas vezes sozinho na AFUMEPA, e acabei sendo recompensado na final. Ele tem um valor inestimável para mim.

HT - No que o título de Marcelo Vinhas na recente Copa do Brasil da modalidade influenciou o estado anímico dos botonistas para as próximas disputas fora do Rio Grande do Sul ? Você acredita que "um efeito Vinhas" já poderá ser sentido no Brasileiro de Caiobá no Paraná com melhores resultados dos gaúchos na média ?

Kuhn - Essa Copa do Brasil foi fantástica! Pela fórmula, pela condução da CBFM, pela confraternização entre pessoas amigas, e para culminar, com a brilhante conquista do amigo e grande botonista Marcelo Vinhas. Vinhas por sua educação, gentileza, postura, além de um jogador completo é daquelas pessoas que conta sempre com nossa torcida e admiração.

O jogo final foi eletrizante. Lembro da sua emoção e também da nossa emoção. Estávamos felizes e agradecidos pelo feito. Graças a Deus eu estava lá!

Respondendo efetivamente a pergunta: acredito que nós gaúchos somos muito determinados a novos desafios. A modalidade cresceu muito no Rio Grande do Sul (eu não jogo cavado desde o final de 2010, e não sinto saudades). Tenho certeza que passamos a ser mais respeitados pelos outros estados e melhores resultados irão se apresentar. Caiobá que nos aguarde.

Encerro agradecendo ao editor pelo convite. Ter sido lembrado em um meio de grandes botonistas me deixou muito honrado. Espero estar colaborando para o sucesso do blog.

Grande abraço!

iMAGEM
















Semana de lisos, o "cavador", nem sempre é Bávaro.

N@VEG@NDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Orlândia em São Paulo e Espumoso no Rio Grande do Sul. Abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Jaguarão, Vacaria, São Borja, Tapejara, São Lourenço do Sul, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Camboriú, Joinville, Lages, Blumenau, Caçador e Sombrio em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Maringá e Paranaguá no Paraná, São Paulo, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto e Ubá em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte em Minas Gerais, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Patos na Paraíba, Natal no Rio Grande do Norte, Tianguá no Ceará, Bangalore na Índia, Lisboa e Cascais em Portugal e Istambul na Turquia.









Times Square by Gothe Gol 
Lazio by Gothe Gol
Banner NA PRANCHETA by Gothe Gol
Valter by Valter Facebook
PRÊMIO BÁVARO CAVADOR by Gothe Gol
Bürgel by arquivos do Gothe Gol
United by Google
Pelotas by Google
Henrique e Daiam by Gothe Gol
Light by Futmesanews
JOTINHA EM TIRAS by Gothe Gol
Banner hat trick by Gothe Gol
Carlos Kuhn cortesia by Carlos Kuhn
iMAGEM by arquivos do Gothe Gol
Cidades by Google

8 comentários:

claudioaalight disse...

Amigos,
Em relação a bela coluna de ontem, gostaria de informar que o Marcos Barbosa (que foi um dos citados na matéria) está muito bem e na ativa.
Inclusive estará jogando o Estadual Sênior Liso neste final de semana.
E que foi pai a poucos meses ! está em grande fase (rsrs)

Futmesa disse...

Oi Gothe:

Não vacile. O camisa 67 Sambaquy será seu amuleto da sorte e deve ser titular e fará os gols decisivos. Craque não deve ficar no banco.

Um abraço,

Marcio Neves

Unknown disse...

Bom dia Márcio!

o Sambaquy só estreia em Caxias, no Estadual. Hoje na estreia só "testes físicos", vamos ver se o time está andando. O Sambaquy é o único jogador 25º do time, um diferencial. Espero mesmo que seja o craque, o amuleto e o goleador. Foi uma forma que encontrei de homenagear o Sambaquy, modesta homenagem, mas creio que vale.

Um grande abraço,
Gothe.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Gothe,
Sinto-me o "Rei da Cocada Preta" com essa homenagem. Sinceramente a emoção não permite que eu possa falar tudo aquilo que me invade o coração. Espero que a LAZIO, time que passei a torcer na Itália, doravante, seja campeã e o 67 possa marcar os gols que o Mário Neves preconizou que faria.
Obrigado do fundo do coração por essa homenagem que conseguiu fazer brotar lágrimas que os óculos esconderam, mas que a minha esposa notou, pois estava lendo aqui comigo. Boa sorte e que sejas feliz, pois a minha torcida, pela primeira vez não será por um caxiense...
Abração comovido.
Sambaquy

Unknown disse...

Amigo Sambaquy,

com certeza você é merecedor de estar figurando no time de um Campeão, e não de um jogador que nos seus melhores momentos é mediano, mas queria mesmo te homenagear pelo que representas para o nosso esporte.

Fico feliz que tenhas gostado e assim aproveito através do Blog para que a homenagem não fique escondida.

Tenho certeza que faço isso em nome de muitos dos apreciadores do Futmesa.

Muito obrigado e um grande abraço,
Gothe.

Gabriel disse...

Sanbaquy... pena que a Lazio irá fazer poucos jogos na competição!!!

Unknown disse...

Grande Gabriel,

obrigado pela motivação, rsrs...

Abraço,
Gothe.

Gabriel disse...

kkkkkkkkkkkkkk