terça-feira, 2 de julho de 2013

40 ANOS DEPOIS !

JOTINHA EM TIRAS












40 ANOS DEPOIS !




















Um dos mais venerados álbuns da história da música foi concebido no mágico ano de 1973, da assinatura única de Pink Floyd, The Dark Side of Moon. O ano de 1973 também foi palco do primeiro Campeonato Estadual Gaúcho da regra brasileira, em Canguçu, a mesma Canguçu que estará recebendo a competição 40 anos depois de sua primeira Edição, nos dias 24 e 25 de agosto deste 2013.

























No mês de novembro de 1973, nos dias 2, 3 e 4 a cidade recebeu botonistas de Livramento (Dirnei Custódio), Flores da Cunha (Sérgio Silva), de Caxias do Sul (Airton Dalla Rosa, Marcos Fúlvio Barbosa, Marcos Antonio Zeni, Sambaquy e Adaljano Barreto), de Giruá (Raul Machado Ferraz de Campos), entre outros.





















Nos cinemas o grande escândalo de 1973 era o filme Último Tango em Paris com Marlon Brando e Maria Schneider

O Clube Harmonia recebeu a abertura da competição com a tradicional Assembléia comandada por Vicente Sacco Netto que trouxe o Futebol de Mesa para o Rio Grande do Sul, Talai Djalma Selistre Presidente da Associação Canguçuense, o carioca Antonio Carlos Martins Presidente da Associação Brasileira de Futebol de Mesa e ainda Claudio Mussi e Sambaquy.

























Sambaquy na oportunidade apresentou a proposta que se tonaria a semente de uma futura Federação Gaúcha de Futebol de Mesa sugerindo a criação de órgão que desse norte as diversas Ligas da época que praticavam a regra brasileira.





















O prédio do jornal Zero Hora em Porto Alegre incendiou no ano de 1973

Nas mesas o título ficou com os donos da casa na 1ª Edição do Estadual Gaúcho, Vicente Sacco Neto foi o Campeão contra o também local Luiz Felipe da Costa Figueira. A 3ª colocação foi de Dirnei Custódio de Livramento e o 4º lugar de Airton Dalla Rosa de Caxias do Sul.

Cristian Baptista segue sendo o maior vencedor do Estadual Especial de cavados com 5 títulos, o atual campeão Silvio Silveira tem 4 conquistas, Robson Bauer e Alex Degani venceram duas vezes cada um, venceram uma vez Vicente Sacco Neto, Airton Dalla Rosa, Rodiney Custódio, Sérgio Luiz Pierobom, Ronaldo Custódio, Paulo Roberto Schemes, Ad Farias Telesca, Ronir, Alvaro Acosta, Claudio Schemes, André, José Felipe, Getúlio, Robin, Juarez Fuão, Aldyr, Leão, Gilvani, Victor Meecking, Vinhas, Rodalles e Duda. Nos últimos 5 anos o título de Campeão fica com um jogador da Riograndina.

O Estadual Especial deste 2013 em Canguçu tem todos os ingredientes para se tornar não só uma grande competição, como a maior de todas as celebrações do Futmesa do Rio Grande do Sul, um momento que merece um registro mais do que marcante pelo o curso destes 40 anos e todos os seus significados.

Fonte: Fotos e dados de textos by Sambaqui, AABB Canguçu e Google. 

Um comentário:

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Alô, Sambaquy: a propósito das fotos do Iº Campeonato Estadual que disponibilizaste aqui no GG, seria legal se desses uma olhada no Facebook, no grupo "Futebol de Mesa". O Zilber e eu publicamos lá fotografias do pessoal que jogou esse campeonato (em Canguçu) e o seguinte (em Jaguarão). Consegui identificar a maioria dos que aparecem nas "figurinhas", mas só tu, eu acho, podes desvendar os nomes dos (até agora) não identificados. Abração!