quarta-feira, 31 de julho de 2013

COLUNISTAS

TAMO JUNTO !




















Por Dani Junqueira


Tudo na vida passa muito rápido e particularmente eu tento vive-la intensamente todos os momentos que ela me propõe, buscando sempre dividí-los com os meus, e esta semana especial eu estou completando minha 30º trigésima contribuição com meu grande amigo Ricardo Gothe e com o nosso Gothe Gol, desafio este muito difícil, principalmente pelos meus antecessores que dominam a arte da escrita como poucos, para mim esta sendo um aprendizado sem fim estar todas as semanas com vocês escrevendo sobre os assuntos de nossas paixões e rivalidades.


E neste dia 28 de Julho estamos completando 30 anos de nosso primeiro título internacional, conquistado em pleno Olímpico, superlotado por todos nós gremistas naquela tarde noite.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense ou simplesmente GRÊMIO, sagrou-se campeão, conquistou o primeiro grande título de nosso Estado com uma brilhante vitória sobre o grande Penharol do Uruguai que na época era o grande bicho papão do futebol latino americano, com gols de dois centroavantes, Caio e César, e lá eu estava com meu pai e meu irmão pintando Porto Alegre de azul, parabéns a todos os gremistas.

SONHO

Reverenciando nossas conquistas do passado e festejam os títulos a cada aniversário fico cada vez mais apreensivo porque esquecemos o caminho de sermos campeões, esta se tornando sonho a busca de títulos pelo Grêmio, e me pergunto, como nós nos perdemos e o que aconteceu com os nossos dirigentes ? Tá certo, durante este período chegamos algumas vezes, mas não vencemos, o problema é a sequência de anos sem triunfo nenhum e só assistimos tentativas frustradas de nossas Diretorias de reverter esta situação e acabamos igualando o mesmo período de anos que nosso arqui rival ficou sem grandes títulos.


SEMANA

Estamos tendo uma semana bem silenciosa lá no Grêmio, quase não se houve novidades ou notícias de nossa equipe, parece que os caras estão treinando muito para a partida deste fim de semana, tomara que consigamos retomar o nosso rumo.

DUNGA

Falando em silêncio, o trabalho de Dunga no Internacional esta se consolidando a cada rodada, particularmente não é surpresa nenhuma para mim, sempre o achei um bom treinador apesar da desconfiança de muitos amigos colorados, claro, só não pode se dar ao luxo de perder a liderança e ser goleado pelo Náutico, com todo o respeito ao Náutico.

FLUMINENSE

Brioso como sempre o tricolor carioca dificultou muito o trabalho da equipe gremista, dominando grande parte da partida e tendo maior posse de bola, mas o Grêmio estava em casa e aqui mesmo jogando mal tem que vencer seus jogos, é obrigatório.

CAMINHO

Com a vitória contra o Fluminense retomamos nosso caminho, só que temos que melhorar muito ainda, estamos longe de uma equipe organizada e equilibrada e não temos mais tempo, agora é o Corinthians na quarta e só depois é o GRENAL, não se tem barbada nenhuma e qualquer tropeço despencamos na tabela.

É pessoal, foi uma semana muito boa, e cheguei a minha 30º trigésima coluna, no dia do 30º aniversário da coquista da Libertadores, com o Kleber usando a camisa 30 e marcando o gol da vitória contra o Fluminense e fico aqui deixando 30 abraços a todos, até a semana que vem.

CAMPEÃO DE TUDO

























Por Alex Degani

O frio anda cavando para cima da gauchada. Aqui na ARFM, alguns de nossos botonistas ficam dividindo o edredom enquanto o horário de suas partidas não chega. Imaginem se fossemos de Pelotas?

R10
 
Há uma semana conquistou a América. Agora entende-se todo o esforço que os segundinos fizeram para contar com o craque. Ele é um gênio e sua contratação justifica qualquer festa, foguetório e até caixas de som...

Copa Academia
 
Mais uma vez o clima de descontração, entremeado ao espírito de competição, foi destaque. Aliás, que competição difícil... Só consegui ganhá-la quando fiz final contra o Pedrinho. E, como todos sabem, título contra o Pedrinho não vale... No final, o clã Pierobom fez a festa. E a final. Com vitória do "Papai Smurf"... O destaque negativo ficou para as ausências de Rodrigo Bernardes e Daniel Maciel.

Sérgio Oliveira
 
Estava insuportável no final de semana passado. Só falava no Grêmio: "Eu não gosto de futebol. Eu gosto do Grêmio!". Só falava na Arena: "Parece que estamos na Europa!", dizia hilariante. Com brilho nos olhos. Um nojo. Aliás, me provocou tanto no sábado que quase fiz com ele o que a Brigada fez com o "gaúcho da geral" no domingo. Disse, inclusive, com uma pitada de arrogância, que devido a nevrálgica mobilidade dos arredores, onde "quem vai de carro só assiste o segundo tempo", sempre desloca-se de trem. Certamente, um trem de segunda...

Grenal 397
 
E aproxima-se mais um clássico. Este, infelizmente, de torcida única. Será um clássico de grandes proporções. Não um clássico envolvendo o gremista Moreira (falastrão) e colorado Alam (Chorão)... Mas um derby entre titãs, tipo Silvio x  Careca! Estamos perto de um jogo que pode marcar a primeira festa do Clube do Povo na elitizada Arena. Mais do que isso, poderá consolidar o Colorado na ponta da tabela... 

Náutico
 
Mais uma vez as redes sociais presenciaram outro "triunfo" gremista. Obviamente, estou falando da vexatória derrota do Colorado frente ao aflito lanterna. O fragilizado Náutico. Mas, sinceramente, sigo preferindo perder para o Náutico na primeira do que vencê-lo na segunda.

D'Alessandro
 
Fez muita falta ao time. É o jogador referência. Cerebral. Cadencia as jogadas. Distribui os ataques. Sem ele o Inter parece perder o rumo. "O Inter sem D'Alessandro é como a AFM Caxias sem mim no Estadual por Equipes de Liso. Não vai longe!", afirmou o amigo Mário Cachaça via facebook.

Ronir
 
A Lenda riograndina, recentemente adotada pelo pigmeu portoalegrense, vai a Canguçú (terra do Eduardo e do Gabriel - dois bambis de bombacha) tentar o segundo título no Estadual Especial. O primeiro foi conquistado em 1984... Faz tanto tempo, mas tanto, que na época o Grêmio era o atual campeão intercontinental, e a bolinha tinha lados diferentes. Espelho ou bacia?

Brasileiro Livre
 
É no final de semana que se avizinha. Infelizmente não poderei estar presente. Uma pena. Um dois toques no último lance. Os últimos dois que joguei (2008 e 2012) trouxe o título para Rio Grande. Mas, a sapiência do Papa Francisco me inspira e me consola. "Uma árvore ruim quando cai, sempre faz mais barulho do que um bosque lindo quando nasce". Contudo, tenho certeza que os botonistas ausentes, tanto por inviabilidade de data quanto por atitudes adoradas apenas pelo Dana White, não ofuscarão a grandiosidade da competição. De longe, estarei na torcida pelos amigos da Afumeca e da FGFM, em especial à turma da Afumerg.

1 abraço a todos, em especial aos hipoglicêmicos tricolores...

Nenhum comentário: