segunda-feira, 22 de julho de 2013

BREAKFAST NA REDAÇÃO





















Sempre afirmei aqui no Gothe Gol que o cavado nunca correria o risco de extinção, mesmo com o nítido avanço do liso no Rio Grande do Sul, sua adesão pelas principais feras do nosso botonismo e que alcançam cada vez mais sucesso. A base da nossa afirmação sempre contou com o fato do cavado representar sobretudo nossa maior tradição no esporte, e sem dúvida, refletindo um gosto pessoal pela modalidade. No mês de agosto o Gothe Gol completa 10 anos de rede e foi sempre espaço destas opiniões, argumentos e debates, lugar de todos os argumentos e teses.

Saí de Livramento onde pude participar do Fronteirão em sua 17ª Edição, Fronteirão que marcou um retorno verdadeiramente inesquecível, convicto de que o que sempre afirmei sobre o cavado pouco ou nada significa diante de sua real importânca como berço do amor do gaúcho pelo Futebol de Mesa, como paixão de prática esportiva, como a essência do Rio Grande do Sul no botonismo.

Os gaúchos com sua maneira muito particular de fomentar seus valores e sua cultura, com certeza reservam ao Futmesa idêntica devoção. Como na música, quando Elis Regina deixou a terra e mesmo sem parecer mais gaúcha exibiu seu extraordinário e reconhecido talento, teremos vários botonistas conquistando canecos em tantas modalidades quanto forem desafiados pelo Brasil, mas é no cavado que reside de fato o botonismo do Rio Grande do Sul, é nele que a história reverbera e de fato é reconhecida, sentida, é nele que estão as mais belas emoções.

E o motivo é simples, pois o cavado não é nem um pouco melhor do que qualquer outra modalidade, mas é no cavado que está a construção das melhores histórias de amizades que já duram décadas, de vidas cruzadas que jamais se desprenderão independente das distâncias, são estradas impossíveis de se construir sem milhares de anos e quilômetros, de se repetirem, e é só por isso que o cavado é único e eterno no Rio Grande do Sul.

Fantástica a homenagem ao Dirnei Custódio no final do evento, as imagens do passado que se torna o presente de todos porque está sempre vivo dentro de cada um, na lágrima que escorre no rosto, nas palhetas (fichas) com que todos jogam em Livramento sem renunciar a pureza da prática do botão, na alegria do reencontro, de fazer a história do Futmesa Gaúcho a cada jogo.

Parabéns aos santanenses pelo espetáculo que proporcionaram a todos. Agora o internauta vai acompanhar as informações deste BREAKFAST entre imagens da Taça Dirnei Custódio, o Fronteirão 2013.

LANCES RÁPIDOS

João Carlos, no centro da foto e de branco, foi o grande Campeão do Fronteirão, jogando com a vantagem do empate superou a Rogerinho de Porto Alegre por 2 gols. João Carlos é irmão do lendário Dirnei Custódio e por tudo, pela própria história e sentimento do torneio, o título ficou em ótimas mãos. Mas Rogerinho merecia ser o Campeão ? Deixou pelo caminho em jogos de mata "apenas" Robson Bauer e Careca. Isso responde ?



* Coube a Daniel Maciel de Caxias o 3º lugar do Fronteirão, Careca de Floripa, mas filho da terra foi o 4º colocado.

* Na sexta-feira rolou o Santanense 2013, Luis da Academia Santanense foi o Campeão, batendo na decisão a Cícero, filho de Livramento e morando em São Paulo. Marquinhos também da Academia foi o 3º e Padilha de Porto Alegre e também de Livramento ficou com a 4ª colocação.

É preciso realçar o trabalho dos organizadores do Fronteirão, Cícero (na foto), Sidnei, Fernando e tantos outros que se dedicaram por muito tempo para oferecer uma belíssima competição carregada de história, amizade e emoção e em excelentes condições na sede da AABB de Santana do Livramento.





* Se diz que poderia ter sido melhor sem as expulsões, é provável. Não vi o jogo pois estava em Livramento no Fronteirão, mas a anunciada escalação do time com Ramiro e Guilherme Biteco para começar contra o Criciúma pelo brasileiro no sábado, já não havia me agradado. Os comentários que li na imprensa nesta segunda pela manhã, dão conta que o time catarinense já estava melhor contra um Tricolor completo, e que depois é claro, só piorou o time de Koff & Cia. Fala-se aos quatro ventos que o ambiente hoje é melhor no Grêmio, que o vestiário está descontraído, alegre sob o comando de Portaluppi, então não posso entender o descontrole emocional para duas expulsões no grupo do Grêmio sob um novo astral. O certo é que em qualquer circunstância perder para um adversário menor como o Criciúma, mesmo fora de casa, é um péssimo resultado, e passa pelas escolhas do treinador, sem dúvida.

* No lado vermelho só boas notícias, além da vitória contra o Fla ao apagar da luzes, ainda as boas contratações de Scocco e Alex. Portaluppi vai precisar mais do que ser um bom motivador.

Rogerinho e João Carlos decidiram o Fronteirão 2013. Jogo de apaixonados pelo esporte.










* Aimoré se soma a São Paulo de Rio Grande e Brasil de Pelotas para a 1ª divisão do Futebol gaúcho em 2014, ano de Copa do Mundo.

* Noite de churrasco e entrega de premiação do Troféu Geraldo Santana na Luiz de Camões. Todos convocados a se fazerem presentes.

Foram 48 jogadores no Fronteirão e merecem igual destaque os 8 garotos que disputaram a série juvenil do torneio. O Campeão foi Douglas, filho do catarinense Bal (na foto entregando o troféu ao garoto), com Lucas de Viamão em 2º, Davi em 3º e Bruno na 4ª posição.






* Virgínio Auch foi o grande Campeão do Estadual Master de cavados disputado nesse final de semana no COP em Pelotas. Jáder foi o vice campeão e Getúlio o 3º, todos jogadores da casa. Malhão da Academia de Pelotas foi o 4º colocado.

* Próxima atração do Futmesa é o Brasileiro de cavados em Florianópolis nos dias 02, 03 e 04 de agosto.

Dani Junqueira de Porto Alegre fez valer a vantagem do empate contra Olavo da Academia Santanese e foi o Campeão da Série Prata do Fronteirão. Dani ganhou um título que ficará para sempre na lembrança na terra de seu pai. Não tem preço realmente. O 3º lugar ficou com Robin de Porto Alegre e filho de Livramento e a 4ª posição com Marcelo da Academia Santanense.




* Com o dólar em alta os preços em Rivera para quem se aventurou a comprar não estavam nada convidativos, só não escapou do cartão que levou as mulheres para os passeios. Mas tudo valeu muito a pena, sem nenhuma dúvida.

* La Picaña, Galpón, frio, tintos, Zillertal e cortes perfeitos, a culinária foi ponto forte deste Fronteirão 2013 fora das mesas, além da velha passada na City para os incomparáveis doces uruguayos.

Chamou a atenção a bela e caprichada premiação do Fronteirão. O Obelisco da Praça da Amizade e os marcos de fronteira merecem destaque.









* Na Franzen teve início a 2ª fase dos lisos. Leão com 100% passando por Pufal, Robin e Alam é o líder com 9 pontos conquistados.

* Longe do frio gaúcho, vai acontecendo a 2ª etapa do interno de cavados da Light carioca. A Taça Grajaú (bairro onde fica a associação), é disputada nos módulos azul e vermelho.

Livramento, o ar que se respira é o Futebol de Mesa do Rio Grande do Sul.










* Impressiona o cartaz do Jotinha na fronteira gaúcha, já está ganhando a América Latina.

* Amanhã no Gothe Gol, mais imagens do Fronteirão e mais Futmesa !

* Semana para a definição das duas últimas vagas da Copa Gerd Wenzel 2013 que acontece no dia 17 de agosto no Geraldo Santana. O tradicional torneio de cavados vai para a sua 6ª Edição com o apoio dos canais ESPN.

JOTINHA EM TIRAS








 Clic na imagem para ampliar

JOTINHA EM TIRAS II








 Clic na imagem para ampliar

JOTINHA EM TIRAS III








Clic na imagem para ampliar


iMAGEM




















Mesmo sendo um torneio de pré temporada, ainda sim o Bayern de Pep Guardiola começou com o pé direito. Conquistou a Telekom Cup batendo na decisão o Borussia Moenchengladbach por 5 a 1 com gols de Ribéry, Lahm, Thiago Alcântara, Robben e Thomas Müller. Nas semi havia batido o Hamburgo por 4 gol marcados por Boateng, Mandzukic, Toni Kroos e Thomas Müller. Os Bávaros jogam a Copa Audi em 31 de julho e 1º de agosto contra Milan, Manchester City e São Paulo. Nos torneios de pré temporada, cada tempo de jogo é de 30 minutos.

N@VEG@NDO


















Abraço em especial hoje aos amigos de Livramento no Rio Grande do Sul que tão bem receberam a todos para o Fronteirão 2013. Saudações aos internautas de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Guaíba, Caxias do Sul, Santa Maria, Bagé, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville, Lages e Sombrio em Santa Catarina, Cascavel, Ponta Grossa, Paranaguá e Foz do Iguaçu no Paraná, São Paulo, Botucatú, Campinas, Ribeirão Preto, Suzano, Leme e Piracicaba em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Belo Horizonte em Minas Gerais, Vitória no Espírito Santo, Salvador e Feira de Santana na Bahia, Recife em Pernambuco, Fortaleza no Ceará, Belém no Pará, Montevideo e Salto no Uruguay, Assunção no Paraguai, Boston e Nova Iorque (EUA), Dakar no Senegal, Praga na República Tcheca, Almada e Albufeira em Portugal, Belgrado na Sérvia e São Petersburgo na Rússia.









Fotos Fronteirão by Gothe Gol
Bayern de Munique by Google
Jotinha by Gothe Gol
Livramento by Gothe Gol

6 comentários:

Rogério D. Feijó disse...

O Fim de semana se traduz em uma única palavra: AFUDE!!!

Rogérinho Feijó

Rogério D. Feijó disse...

O DANI vai salir CAMPEON...

O DANI É CAMPEÃO!!!

Rogério D'avila Feijó

Daniel disse...

Camarada excelente narrativa, belas linhas que traduzem o sentimento de todos que por lá estavam.
Ao povo Santanense o meu muito obrigado pelo carrinho de como fui recebido por todos, e não podemos deixar passar a grande pessoa de Sidnei que foi o principal construtor deste evento um grande abraço a todos, e tenho dito tamo junto.

lhroza disse...

LH.ROZA
Vendo as "fotos" e lendo as narrativas, só temos que parabenizar o pessoal da FRONTEIRA.
Muitos foram os Torneios que pude comparecer, ainda nos tempos de COP.
Meus cumprimetos aos CAMPEÕES.
Até +

Rogério D. Feijó disse...

Meus amigos que baita final de semana, já vibrei com algumas poucas vitórias que alcancei, mas confesso que ficar feliz por ter perdido uma Final tão importante é a 1ª vez, o Sr. João Carlos conquistou esse Título jogando e jogando muito mesmo, levei dois gols de um Botão com nome e sobrenome, e quem estava lá presente sabe o quanto era importante esta conquista para ele, me sinto honrado por ter sido convidado e por ter participado, na minha humilde opinião todos nós somos e fomos protagonistas deste final de semana mas a frase que mais gosto de usar é que " FUTEBOL DE MESA VOCÊ JOGA COM AMIGOS", E FOI O QUE FIZ NESTE FINAL DE SEMANA, joguei botão com meus amigos antigos e os novos Amigos que fiz, eu estava pra lá de feliz. Muito obrigado ao povo de Santana do Livramento, espero voltar mais vezes se Deus assim permitir.
Abraço
Rogério D'avila Feijó

claudioaalight disse...

Gothe,
A edição está espetacular, parabens.
Passou o clima e emoção da competição.
Mesmo quem não esteve presente teve
a sensação de como se tivesse participado.
Qaunto ao cavado assino embaixo o seu texto.
Com votos de estima