quarta-feira, 24 de julho de 2013

COLUNISTAS

CAMPEÃO DE TUDO

























Por Alex Degani

Brasileirão

Suas cores o vermelho e o branco! O patriotismo do seu povo uma marca histórica! Uma nação que exibe com orgulho a sua bandeira, independente da situação que atravessa, e não se furta de gritar e literalmente incendiar a Popular. Amor, veneração, apoio (in)condicional, características inerentes de quem nasce colorado. Um cidadão movido pela paixão. No seu hino frases significativas como “Segue Tua Senda de Vitórias" e "Colorado de Ases Celeiro". Um clube de Primeira. De fato.

E a vitória frente ao Flamengo mostrou a força da camisa vermelha. Três pontos conquistados na raça. Não mostramos um bom futebol, nem houve o brilho individual de nossas estrelas. Porém, o Colorado mostrou muita vontade e doação. E, como bem sabem os gaúchos, muitas vezes a vontade já nos satisfaz. Dito e feito. Jogamos à moda gaúcha e alcançamos o G4!

Fronteirão

Motivos profissionais me alijaram desta grande festa. Uma pena, pois desejaria muito ter estado presente em Santana do Livramento, que historicamente sempre foi um pólo de futebol de mesa. Mas, fica o contentamento de, mesmo distante, saber que o evento foi muito bem organizado, competitivo e traduziu fidedignamente o futmesa pujante dos santanenses. Agora, só falta os amigos da fronteira estarem inseridos e presentes nas competições oficiais da FGFM. O fato do grande campeão ter sido o folclórico João Carlos Custódio deu traços cinematográficos a competição. Um apaixonado pelo esporte, e que transpira futebol de mesa. Está de parabéns!

João Carlos Custódio

Custódio, no meu dicionário, significa botonista. Quer um sinônimo? Dou dois. Pierobom e Schemes. São mais do que sobrenomes. São passaportes à uma mesa de botão. Famílias que respiram futebol de mesa!

Mas, voltando a falar do campeão do "Fronteirão", quando comecei a jogar, em meados dos anos 90, gostava de observá-lo. Um bom botonista, com uma pitada generosa de mandinga e polêmica. Era raçudo. Muitas vezes até extrapolava o "gauchês" com o seu "Te berro na cara!". Ao mesmo tempo em que marejava seu olhos com palavras de afeto, era capaz de conquistar uma vitória na faca. Mas, parece que ele não traduz mais a imagem do gaúcho, rústico e testosteronizado. Está "quebrado" como diria a gurizada. Ou simplesmente "lascado" para nós botonistas. Agora ele até pinta o cabelo. Aliás, na região da fronteira deve estar enfrentando um inclemente e odioso preconceito. Puro provincianismo. Segundo botonistas da ASFM, João Carlos tem oscilado no tom das madeixas. "Um dia, loiro sueco. Noutro, ruivo rubi. E tem ainda 'luzes da primavera tcheca' talvez o meu preferido", segundo um colega santanense.

Dani Junqueira

Mais um colunista do GotheGol que não amarela em decisões. Agora, só falta o Pedrinho e o Gabriel "desencantarem"... Parabéns amigo pela conquista! Quando soube, fiquei "latindo" de felicidade.

Rogerinho

Dizem que o pigmeu mostrou futmesa de gente grande. O Ronir Oliveira, um de seus filhos mais famosos, anda dizendo aos quatro cantos que agora ganhou novos "irmãos"...

Libertadores

Hoje é dia da massa colorada torcer pelo esquadrão do Ronaldinho Gaúcho na conquista da América. A situação do "Galo" é complicada, mas não impossível! Via twitter, Ronaldinho afirmou que "Chegou a hora de usar as Caixas de Som!". Seriam as mesmas que foram recolhidas em Porto Alegre?

Abraço a todos, em especial aos botonistas de CRICIÚMA!

TAMO JUNTO !




















Por Dani Junqueira

TAMO JUNTO

Incrível como o Grêmio não se ajuda, as coisas mudam, o tempo passa, troca-se jogadores, troca-se treinador e a inércia da equipe continua numa boa, com todo o respeito com a comunidade de Criciúma e com o Esporte Clube Criciúma, não podemos nos dar o luxo de perder para eles nunca, em hipótese nenhuma. Há um abismo financeiro enorme entre os dois clubes, a folha salarial mensal do Grêmio paga três vezes o plantel deles, é incrível a incompetência demonstrada por este plantel atual, e nos deixa......., deixa a torcida sem argumentação para encarar nossos rivais. Tenha santa paciência.

MATHEUS

Perdeu a chance de se firmar como titular na equipe por falta de maturidade e só reforçou o que muitos dizem lá pelo Olímpico dele, que ainda não está pronto como jogador, sua expulsão foi justa e acabou dificultando as coisas.

VARGAS

Se Biteco foi falta de maturidade o que dizer de Vargas um jogador maduro de seleção, com duas expulsões na mesma partida o resultado não poderia ser outro.

TREINADOR

Equivocou-se na escalação de sua equipe, somando-se a inércia que o Grêmio vem jogando, e com mais duas expulsões acabou saindo barato a derrota por dois a um, só que terá uma tarefa muito difícil daqui para frente. Se perder para Fluminense, São Paulo e Internacional na sequência não teremos mais crise, teremos é a tragédia instalada de vez no clube, na equipe e na torcida, não queria estar na sua pele Renato. Por outro lado se conseguir vencer as três partidas será na REDENÇÃO.

RHODOLFO

Chegou um zagueiro com tamanho de zagueiro, tomara que jogue bola, mas mais que o Cris deve jogar, vamos esperar para ver.

CRIS

Falando em Cris, este rapaz tinha acabado de entrar na partida contra o Criciúma e consagrou o centroavante adversário em seu primeiro lance, deixando-o antecipá-lo na jogada do gol. Sinceramente eu pediria demissão e me aposentava. 

A DERROTA

Quando tudo dá errado não adianta fazer mais nada, aos 21 minutos Werley se machuca, 23 minutos a expulsão de Matheus, 25 minutos o gol do Criciúma,  aos 37 o gol do Grêmio do único jogador que se salvou desta tragédia, com 53 minutos a expulsão de Vargas e aos 74 minutos o fechamento do caixão, derrota justa com todo o mérito ao adversário que soube superar um Grêmio atrapalhado.

É pessoal, como tudo no futebol Brasileiro é resultado, os dias de Renato Portalupi ou Gaúcho como queiram, estão contados, pois depende dos próximos resultados de campo e nossos adversários são de grande porte, não será fácil superar o Fluminense, São Paulo e Internacional na sequência, principalmente porque não temos um time regular, somando-se a falta de padrão de jogo e a inércia que a equipe vem apresentando no semestre todo.

Grande abraço e até a semana que vem.

2 comentários:

Pedrinho Gmail disse...

Falando em amarelar, sempre lembro de um jogo no COP...

... 50 minutos

... uma baleia sem camisa

... lágrimas

... mão na bola

... mais lágrimas

Gabriel disse...

de amarelar o Pedrinho entende!!!