sexta-feira, 10 de maio de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















Talvez a expressão crise tenha traços de cores muito fortes, talvez sejam mesmo as circunstâncias, mas são evidentes os obstáculos que as associações de Futebol de Mesa enfrentam para manter a prática do esporte. Exceção a 4 ou 5 das associações do botonismo gaúcho, a maioria se depara com problemas comuns, preocupantes de fato.

Grupos e espaços diminuídos, busca de novos espaços, desmobilização de seus grupos, custos, alto grau de inatividade, estas são algumas das realidades. Soma-se a isso fatores externos e outros próprios do esporte e o quadro serve a reflexão.

A modalidade liso não alcançou do ponto de vista de sua prática nas associações o patamar imaginado por um lado, os cavados certamente se ressentiram do avanço do liso por outro, nem o cavado tem o cenário que já possuiu, nem o liso o status que deveria, há um meio caminho nas duas modalidades, e este é apenas um elemento no todo, exitem outros tantos.

É possível que algumas realidades não possam ser mesmo modificadas em cidades onde há uma única associação ativa, ultrapassando possíveis diferenças e "rivalidades" é provável que o mais racional em outras praças passe pela necesssidade da fusão de clubes, mesmo nos chamados grandes centros.

Ao "folhear" as páginas do Futmesa na rede, elas bem retratam o momento, a maior parte possui enormes lacunas de "atualização" ou navegam em amenidades, não há pautas facilmente disponíveis, já houveram tempos de intensa atividade.

Ressonância de muitos contatos, a maioria das mensagens recebidas, das conversas empreendidas com a nossa Editoria, tem estes temas na pauta, o assunto tem ocupado aqueles que são as lideranças de cada uma das associações, as preocupações se acentuam.

LANCES RÁPIDOS

Depois de uma sequência de duas vitórias, Claudio Colares agora divide a liderança do Lourenciano com Ênero Cabaldi, ambos com 13 pontos, mas Claudio com um jogo menos disputado. O 3º lugar é de Darcy Levien e a 4ª posição de Fabiano Rocha.







* Confirma-se a informação inicial de que o Centro Sul Brasileiro de Vitória e o Brasileiro de cavados de Florianópolis em 2013 poderiam ter novidades entre seus inscritos. Os incidentes do Brasileiro de Cascavel em 2012 determinou algumas punições inadequadas que com o tempo começam a ser corrigidas. O Centro Sul poderá contar com jogadores que não poderão estar no Brasileiro Especial e que poderão estar no Brasileiro de Clubes e um jogador inicialmente punido com ausência na edição 2013, poderá estar no Brasileiro desta temporada. Os ares de CONMEBOL vão aos poucos se dissipando para os lados da CBFM. É salutar.

* O Geraldo Santana deve estar representado no Estadual Sênior e Junior que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio na Franzen em Porto Alegre. Pirênio e Gothe no Sênior, João Vitor e José Pedro nos Juniores. Neste sábado mais uma rodada do Troféu interno nos cavados.

* Vinicius é o líder do interno de cavados do Cìrculo Operário Pelotense, o COP. Na última rodada em 04 de maio bateu a Jader, Brasil e Eduardo e caiu para Fernando. Roberto é o 2º colocado e Fernando divide com Edison a 3ª colocação.

* O Troféu AFUMEPA de cavados segue e tem na liderança Felipe, seguido por André. Na segundona Gaieski lidera seguido de Pedro.

Quem comemorou aniversário foi a AFUMECA de Cascavel no Paraná. Em muito pouco tempo mostrou um grande trabalho de promoção do esporte não só em sua região, mas no Brasil. A realização no ano passado do Brasileiro da modalidade cavado em condições de infraestrutura bem acima das tradicionais nas competições,  revelou um modelo de dedicação e organização a serem copiados por todo o país na prática do botonismo. Os parabéns do Gothe Gol ao Rangel, ao Deco e a todo pessoal que faz da AFUMECA mais um motivo de alegria para quem é apaixonado pelo esporte.




* Tem Dadinho 9 Toques em Curitiba neste sábado. No Clube Dom Pedro II no bairro Rebouças acontece o 1º Torneio Sul Brasileiro, etapa Paraná. A etapa Santa Catarina será no dia 18 de agosto em Itajaí. Os Campeões das duas estapas se enfrentarão para definir o 1º Campeão Sul Brasileiro de Dadinho.

* Boa notícia a de que Werley vai se recuperando e poderá estar no time contra o Santa Fé na Colômbia pela Libertadores na próxima semana. Werley faz tempo é o melhor zagueiro Gremista e uma composição com Bressan e Gabriel estaria completamente desprovida de experiência.

Em 31 de julho e 1º de agosto o Bayern de Munique estará realizando mais uma Audi Cup (abrindo a temporada (2013/2014). Desta vez para evitar que o quandrangular não tenha apenas atrações internacionais, os convidados foram escolhidos, e não definidos por resultados, que as vezes podem ser eventuais. Além dos Bávaros, foram convidados o Manchester City e o Milan da Europa e da América do Sul o convidado é o São Paulo, Tri da Libertadores e Bi Campeão Mundial. O Santos alega ter sido convidado e diz não ter aceitado em função da tabela do Brasileiro e quer que a CBF impessa o São Paulo de participar. O Bayern deverá receber o caneco de mais uma Bundesliga neste próximo sábado contra o Augsburg na Allianz Arena, no dia 18 fecha sua participação no Campeonato Alemão fora de casa diante do Borussia Moenchengladbach, no dia 25 faz a final da Champions contra o Dortmund e no dia 1º de junho decide a Copa da Alemanha em partida com o Stuttgart.

Sir Alex Ferguson, o manager escocês que transformou a história do United (27 anos no comando), aposenta-se no final da Premier League, tem mais dois jogos pela frente, no Old Traford diante do galês Swansea e a despedida fora de casa com o West Bromwich. Um dos mais vitoriosos técnicos do futebol deixa os gramados com sabedoria, ainda um Campeão. O técnico David Moyes do Everton o substituirá. Guy Roux do Auxerre é o recordista de permanência como técnico no futebol mundial, 44 anos. O escocês Willie Maley comandou o Celtic por 43 anos.

* Contra o Galo existe a fama de time azarado, mas como nunca o Atlético de Cuca parace o time a ser batido nesta Libertadores. Goleou o São Paulo nas oitavas, tem defesa forte, meio criativo e um ataque eficiente. Cruza nas quartas com Palmeiras ou Tijuana, é favorito.

* O Flu passou pelo Emelec do Equador, não esperava outro resultado, Fred é mesmo um artilheiro nato.

* O Nacional de Montevideo caiu na Libertadores para o Real Garcilaso do Peru nas penalidades jogando no Centenário, os peruanos serão o adversário nas quartas do vencedor de Grêmio ou Santa Fé da Colômbia. Pelo Clausura uruguayo o Peñarol em casa enfrenta o Progreso no sábado e o Nacional o Juventud fora no domingo.

Uma dúvida deve estar incomodando o técnico Luis Felipe Scolari da seleção brasileira. Levar o vice goleador do torneio local gaúcho, ou levar o artilheiro da Libertadores para a Copa das Confederações ?





* O futebol na TV começa cedo no sábado e na Premier League estão em jogo as vagas diretas para a próxima Champions League. Às 08:10hs rola na ESPN Aston Villa e Chelsea.

* Às 10:15hs é hora de conferir o Bayern de Munique recebendo o seu 23º caneco na Bundesliga pela ESPN Brasil, direto da Allianz Arena diante do Augsburg.

* Na ESPN Brasil às 13hs tem a decisão da Copa da Inglaterra com Manchester City vs.Wigan.

* Ainda no sábado tem clássico português no SporTV às 20:30hs, Porto e Benfica se encontram no Estádio do Dragão.

* Já no domingo às 09:25hs o Tottenham fora de casa continua tentando uma vaga a próxima Champions enfrentando o Stoke City de Peter Croush pela Premier League na ESPN.

* A dica no Calcio fica para Milan e Roma às 15:40hs na FOX Sports.

* No domingo tem segundona na TV COM com Riograndense de Santa Maria e Brasil de Pelotas às 15hs. O Xavante vai com a vantagem do empate pois venceu no Bento Freitas em Pelotas por 3 a 2, a série não está fechada pelos dois gols que o Riograndense fez fora de casa e que com vitória simples coloca o time de Santa Maria na decisão do 1º turno da segundona. Na outra semi, sem TV, o São Paulo de Rio Grande que encaminhou a classificação ao vencer o Glória por 2 gols, agora joga em Vacaria o chamado jogo da volta.

PEDRINHO, iMAGEM DA ALEMANHA




















Chegando a Alemanha, nosso colaborador Pedrinho Hallal constatou que depois do Tri no Especial de lisos gaúcho, Alex Degani é mesmo moda entre os germânicos. Numa avenida de Berlin uma loja vende bandeiras e flâmulas do Tri campeão da Riograndina. Esperava na verdade encontrar o nome Gothe por todos os cantos, mas até agora nem uma plaquinha. Alex Degani confidenciou a Redação do Gothe Gol que agora virá de Bayern de Munique e que está providenciando o novo time. 

N@VEG@NDO



















Nossa saudação aos novos amigos de Birigui em São Paulo. Abraços aos amigos de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Guaíba, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bagé, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville, Sombrio, Lages, Criciúma, Brusque e São José em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá e Foz do Iguaçu no Paraná, São Paulo, Mogi-Guaçu, Taubaté, Ribeirão Preto, Piracicaba e Sorocaba em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Macaé no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte e Ouro Branco em Minas Gerais, Serra no Espírito Santo, Salvador e Ilhéus na Bahia, Fortaleza no Ceará, Maputo em Moçambique, Cambridge no Massachusetts e Hialeah na Flórida (EUA), Hannover, Dusseldorf e Berlin na Alemanha,








Associações by Gothe Gol
Colares e Lobato by GEL
AFUMECA by AFUMECA
Audi Cup by Terra
Ferguson by Google
Jô by Google
Berlin cortesia by Pedrinho Hallal
Birigui by Google

Um comentário:

indio disse...

Grande Gothe, ótimo texto com poucas palavras reproduziu o atual cenário do nosso amado esporte. Como um dos editores do blog da AFUMERG vejo grande numero de acessos e poucos comentários acredito que sua visão seja a mesma guardando as proporções é claro. a WEB é uma arma para motivação e marketing do nosso esporte. pois somos poucos falados nos outros meios de imprensa, acho que movimentar os blogs das associações é uma forma, motivar os comentários, criar pautas atrativas (EX O SUCESSO JBR), talvez seja uma saída para alavancar.
Criarmos uma campanha entre os blogs para aumentar o numero de comentários pois isso movimenta e cria uma rivalidade sadia assim como eu que viajo diariamente por todos os blogs deve haver mais desocupados que façam isso hehehe, internamente nosso blog cria rivalidades e alavanca os confrontos no nosso interno sei que as vezes passamos da conta mas foi a forma achada por nós aqui da AFUMERG para movimentar usando o lado bom da rivalidade para sacudir.
Espero que pense nisto e possamos criar uma campanha "COMENTE AI" em todos os blogs ( acho que é uma saída ). qto mais matérias mais comentários mais barulho tudo isso vai servir para alavancar nosso esporte. ABRAÇOS