quarta-feira, 7 de agosto de 2013

COLUNISTAS

CAMPEÃO DE TUDO

























Por Alex Degani

Começarei a semana informando os resultados do Campeonato Interno da ARFM... "Pegadinha do Malandro!". Hoje temos uma coluna musical. Escrevo este breve espaço escutando o mestre Renato Russo: "Quando o que eu mais queria, era provar pra todo mundo, que eu não precisava provar nada pra ninguém". Mas, a musicalidade de hoje se dá devido ao Colorado estar "jogando por música". Certo? Não! Errado. Não há coloradismo que diga isto. Hoje os versos, rimas e refrões estão em festa por outro motivo.

Em 07 de agosto de 1942 nascia Caetano Veloso. Um artista ímpar. De uma biografia invejável. O Diógenes dos refrões. Uma de suas canções, "Céu de Santo Amaro", não me agrada desde que fui derrotado pelo sildenafílico baiano Hamilton Mutti. Porém, escutar seu timbre em "Aquarela do Brasil" muito me agrada. E, como diria a canção, "meu Brasil brasileiro" tem um novo dono. Trata-se de Bal (SC) o qual atingiu o ápice e sagrou-se Campeão Brasileiro Livre. E o nosso maragato Gilson Moreira? Gaúcho da gema, de epíteto "Grilo", uma das pessoas que mais admiro em nosso nicho, colocou seu lenço vermelho no pescoço e rumou para Floripa. Lá na vizinha SC "O Brasil, samba que dá" se rendeu ao futmesa de Passo Fundo, terra esta que sempre caminhou a passos largos rumo a grandes conquistas. Tem alguma duvida? "Ô, abre a cortina do passado"... Porque agora é do Grilo o "Bamboleio que faz gingar".

Na verdade, nunca achei que o Grilo venceria este BBE (Brasileiro Geriátrico & Embarrado). Depois desta grata surpresa, não duvido de mais nada. Nem do empeachment da Dilma, nem do Ronir na próxima Taça RS, nem do Zilber no Brasileiro de Caiobá. Aliás, a paleta estava impossível neste campeonato. Bal e Grilo chegaram ao título revestidos por toda a magia da boa e velha paleta (não esqueçam que "ficha" é coisa de homoafetivo). Ambos executaram, segundo o Jéferson Camelô (único botonista que joga com sapato de golfista!), jogadas inviáveis até mesmo para o canivete suíço do MacGyver. Desenterrei o Macgyver, né?! Seriado da mesma época que o coloradaço Ronir Oliveira ainda ganhava alguma coisa...

Seguindo minha homenagem ao grande Caetano Veloso, agora é hora de falar de "Meu mulato inzoneiro". Meu lendário Saci, acostumado a pregar peças em seus adversários. Um clube que já atingiu o brilho do Mundial FIFA sem precisar visitar o barro da segunda divisão. No último domingo, o Colorado não esteve bem. Defesa desorganizada, tipo Aldyr Schlee. Meio campo faltoso (Só falta menos que o Chambinho!) e ataque impotente, estilo Terroso (Afumerg) em Floripa, jogando com dez cavadores... Tirando D'Alessandro, que comandou o time e ditou o ritmo da partida, o resto foi o resto. Dunga deve rever o esquema tático da equipe, pois apenas empatar na Arena é indicativo de que algo está errado! Se pelo lado colorado foi o "gringo" que brilhou, pelo lado adversário quem mais preocupou nossa meta foi o tal Fabrício Corrêa. Um árbitro de segunda, em sintonia com uma reduzida e apática torcida, e apitando jogo de um mandante de segunda. Bávaro Cavador, não seria melhor a coluna gremista ser publicada na "segunda"?

Ao apito final do desclalificado árbitro Fabrício Corrêa, reluzia no placar um conservador 1 a 1. Um clássico que começou eletrizante e terminou à moda Dormonid... Damião voltou a ser decisivo e "El Cabezón", como sempre, comandou a equipe colorada. Scocco apenas estreiou. E só. Nos vinte minutos em que ficou em campo, nada mostrou. Parecia o Victor Mecking no último Brasileiro de Clubes, quando enterrou a equipe paranaense. E Willians? Esteve do céu ao inferno. Pecou ao cometer pênalti no atacante gremista, e teve sua redenção ao fazer uma linda jogada individual que culminou com o gol de Damião.

Copa do Brasil 

O Campeão de Tudo enfrentará o Salgueiro (PE) pelas oitavas. Mais barbada do que isso, só enfrentar o Cajú nos lisos. Depois seu adversário sairá do confronto entre Palmeiras e Atlético Paranaense. O co-irmão também foi favorecido pelo sorteio, pois enfrentará um Santos respirando por aparelhos.

Termino a coluna desta semana com versos do aniversariante Caetano Veloso, destinados aos amigos gremistas, todos carentes por conquistas importantes, há mais de uma década:

"Saudade até que é bom
Melhor que caminhar vazio
A esperança é um dom...
Não tem desespero não"

Abraço a todos, em especial aos amigos de Passo Fundo!

TAMO JUNTO !




















Por Dani Junqueira

TAMO JUNTO















Semana bem cheia de futebol e futebol de mesa, enquanto eu jogava o brasileiro de sênior em Florianópolis rolava o Grenal em Porto Alegre, aliás, que Grenal. 

Infelizmente o meu Grêmio não se fez superior ao seu adversário na Arena e o resultado acabou sendo o empate, mesmo até porque não se preocuparam em jogar futebol. 

Quando duas equipes de forma tão medíocre, deixam de jogar bola e preocupam-se tão somente em parar o adversário na porrada e passam discutindo o tempo todo por qualquer coisa, só  demonstram que nossas equipes não tem competência nenhuma de conseguir alguma conquista neste segundo semestre. Vai ser triste de ver.

CORINTHIANS

Banho de bola do Corinthians na quarta-feira, foi e é melhor que o Grêmio, fomos totalmente dominados, foi justa a nossa derrota, uma equipe que deseja ser campeã não pode passar 90 minutos sem chutar contra o gol  de seu adversário, só tivemos uma cabeçada do nosso volante paraguaio, é muito pouco.

ATAQUE
 
Custa caro ao clube o Senhor Barcos, Kleber e Vargas, não há jeito de nossos atacantes marcarem gols, somente de bola parada até minha mãe faz, acho que esta na hora de radicalizar e botar a gurizada para jogar, não consigo ver futuro nestes atacantes.

GRENAL

Para nós não foi um resultado bom este empate, continuamos na parte intermediária da tabela, e nos afastando cada vez mais dos líderes, pelo jeito vamos mesmo continuar assim.

GRÊMIO














Assistindo ao time do Grêmio não consigo entender como Adriano é titular e o pigmeu Ramiro não é, o guri consegue desarmar sem faltas e ao mesmo tempo da velocidade as jogadas de ataque, alguém tem que avisar o Renato. Mudando o assunto, com a graça de Deus Cris esta indo embora, que notícia ótima.

TORCEDOR

Até onde pode chegar o ser humano, este torcedor que fez aquela bosta na cadeira da Arena só mostrou que nível tem e o pior que é sócio do Internacional, que vergonha para nação vermelha, educação zero.

COPA DO BRASIL

Pegamos o Santos pela frente nesta fase e se melhorarmos um pouquinho passamos por eles com uma mão amarrada, o problema é que depois é o Corinthians, ai não temos time para enfrentar o Tite e seu esquadrão.


BRASILEIRO

Mudando para o futebol de mesa, estava sensacional o Brasileiro de cavados em Florianópolis com mesas novas, ambiente do clube de alto nível e as premiações foram as melhores que já vi nestes últimos dez anos, estão de parabéns os organizadores, valeu a pena o esforço de ir até Floripa, pena que não consegui enfrentar o Gilson, fica para a próxima amigão.

SÊNIOR

Estreia do amigo Gilson de Passo Fundo na categoria com o pé direito, mereceu ser campeão, não somente pelo titulo mas pela pessoa que é, venceu o futebol de mesa. Parabéns Mister Bin.

DEGANI

Ao colega colunista multi campeão de tudo, digo, o cara que fez o que fez na cadeira da Arena, fez igual ao que fizeram em Abu Dhabi, "que niver".

Vamos lá gurizada para mais uma semana e no fim do mês é o Estadual Livre ou Cavado ou Especial, mas um coisa é certa, lá estará o amante do liso Alex Degani, o doutor..............
Abraços a todos.

Nenhum comentário: