domingo, 26 de maio de 2013

LANCE DE DOMINGO

















Por Ricardo Gothe - Lembro que no início dos anos 70 tinha uma paixão especial pelas visitas semanais a casa dos meus avós na rua São Carlos, bairro Floresta, bairro tipicamente alemão a época. Meu avô era uma pessoa muito legal e com certeza a vontade de visitá-los não era em função da minha avó, que era muito chata, demais. O que me fazia querer aquela visita sobretudo era o contato com três jornais alemães que meu avô recebia, as vezes com 4 meses de atraso em relação as publicações, quando não mais. Não sei se vinham de avião ou de navio, sei que demoravam muito a chegar.

Ninguém que não fosse a rigor do esporte, conhecia o Bayern de Munique na Porto Alegre daquele tempo, muito menos a Bundesliga, mas eu já havia me tornado um torcedor do time Bávaro e avidamente recortava o nomes dos jogadores dos jornais para colar nos meus botões. O futebol alemão só passou a ser razoavelmente conhecido no Brasil depois que a Alemanha foi Campeã do Mundo em 74 superando a famosa Laranja Mecânica, a Holanda, aí com Beckenbauer, Gerd Müller, Sepp Maier, Gunther Netzer, Overath, Breitner & Cia.

Ao longo dos anos se multiplicaram os "torcedores" de Milan, Inter, Juventus, Real Madrid, Manchester United, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Barça, ter time lá fora virou uma verdadeira moda, graças as transmissões de TV, marketing, mais tarde a internet. Absolutamente normal.

Ontem pela manhã na espera da decisão entre clubes alemães da Champions League 2012/2013, passeando com a filha em Shopping da cidade, me surpreendi numa loja de esportes com um pai e seu filho que procuravam uma camisa do Bayern para o menino. Os tempos mudaram, talvez não esteja mais tão sozinho.

Não foi tecnicamente um grande jogo, foi sim um jogo de muitos lances e emoções, neste aspecto um grande jogo. Como previsível num clássico nacional onde as equipes se conhecem muito bem, jogo difícil e equilibrado. O Bayern de Munique no geral foi melhor, o Dortmund cometeu o erro de em alguns momentos recuar demais, Lahm, Thomas Müller e Schweinsteiger jogaram menos do que podem, Schweinsteiger porque foi colocado numa posição mais recuada do que originalmente ocupa. Robben insistiu em não decidir, acabou decidindo, Ribéry foi a malícia do time.

O Bayern merecidamente é o Penta Campeão da Champions League, título que por um acidente do futebol havia escapado na última temporada. Campeão da Bundesliga pela 23ª vez nesta temporada, poderá chegar a Tríplice Coroa se em 1º de junho vencer, quando decide a Copa da Alemanha contra o Stuttgart no Estádio Olímpico de Berlin.

Para quem imagina que com o excelente futebol desta temporada européia o Bayern está no seu melhor, é preciso dizer que na verdade o clube fecha um ciclo, o técnico Jupp Heynckes se aposenta, uma nova história, um novo ciclo ainda começará com o espanhol Pep Guardiola, Mario Götze e o que mais virá. Depois de 5 Champions igualando-se ao Liverpool e atrás de Milan (7) e Real Madrid (9), o time que decidiu 3 das últimas 4 Champions, está recém começando.

LANCES RÁPIDOS

* Além do brasileirão, domingo de decisão da Copa da Itália com o derby romano Roma e Lázio. Às 12:45hs a ESPN Brasil transmite.

* O Geraldo Santana tem seu time já definido para o Estadual de Equipes que este ano deverá acontecer em Rio Grande, mais precisamente na Praia do Cassino. Cristiano Carneiro, Leon Amaral, Cristian Costa, Maurício e o estreante Daiam representarão o clube da Luiz de Camões.

* Empate dos vermelhos na abertura do brasileiro na Fonte Nova diante do Vitória mostra que não é possível que alguém se engane com os torneios regionais. Com o atual grupo terão que se esforçar muito para desejar algo na competição que não conquistam faz 34 anos. Precisam contratar urgente.

FUTMESA EM NOVO ENDEREÇO



















É bom o meio do Futmesa ir se acostumando com esta marca, pois o Petrópole Tênis Clube no tradicional bairro Petrópolis será a nova casa do esporte em Porto Alegre. A sala que abrigará 7 mesas está ganhando os retoques necessários e receberá já dentro de 15 dias os botonistas que até aqui formam o Círculo Militar, que deverá deixar o Futmesa depois de um período de muita força e a melhor infraestrutura existente, embora breve. O Petrópole fica na Rua Faria Santos e é um dos mais clássicos Clubes sociais e esportivos da história porto-alegrense, sempre em seu endereço nobre na capital. Desde ontem os técnicos começaram a comparecer no novo clube acertando seus ingressos.

iMAGEM




















Manoel Gonçalves, o mago dos botões de Rio Grande, pode ficar na espera para assinar mais um Bayern de Munique. O tradicional Bayern do Editor na verdade não terá a formação Campeã da Champions League pela quinta vez, será o novo Bayern de Pep Guardiola, e por isso deverá demorar algum tempo antes de ter seus nomes definidos. O mês de julho deve ser o mês de produção do novo Bayern de Munique, a arte já está definida. Deve estrear na 6ª Copa Gerd Wenzel em agosto. O atual Bayern, uma seleção que soma jogadores de diferentes épocas, seguirá jogando. 

Um comentário:

Daniel disse...

Quero deixar minha manifestação de muita energia positiva e esta turma que esta mudando de endereço, quando não se tem o apoio do clube, tens que busca-lo em outro lugar. O principal é manter este grupo unido em busca de novos horizontes e tenho certeza que viverão novos momentos de alegria no futebol de mesa, Nilmar, Caco, Bernardes, Carlão, Avila, Fof, Mauricio, Junior, Azamba,Douglas e todos que participam deste grupo força e tudo de bom para este novo momento.
Dani.