sexta-feira, 23 de agosto de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA

























O mítico Goiás 5 vezes Campeão estará nas mesas, que campeonato poderia tê-lo junto a um quase insuperável Silvio Silveira atrás da mesma marca de um Cristian Baptista ? Silvio já coleciona 4 títulos, poderá igualá-lo. O Especial de 2013 tem algo de muito especial mesmo, mais do que a sua própria disputa.

Lá estará Alex Degani e Degani é sinônimo maior do sentido de competição. Há voos bem mais altos a serem executados ele dirá (como você pode conferir no hat-trick de hoje logo abaixo deste texto), mas ele jamais abriria mão de uma antológica " bicicleta ", por carro algum. Pode não estar na fala, mas está no sangue, principalmente se os adversários "certos" se fizerem presentes estabelecendo o seu cenário preferido.

Lá estará Vinhas que após um título nacional nos lisos ficará certamente muito mais a vontade para reviver as origens sem nada precisar provar. Vinhas é evidentemente hoje o único gaúcho que interessado em vencer nos lisos, pode respirar sem parecer que ofegante e ansioso, enfrenta a altitude de La Paz.

Lá estará Rodalles que marcará sobretudo de fato um retorno, pois é um grande jogador de volta ao que sabe fazer de melhor no botonismo, jogar.

E ainda "restam" alguns ex Campeões, como Robson Bauer, Aldyr Schlee e Ronir, seria o reencontro de um tempo se a faixa de vencedor os pertencesse ao encerrar o torneio.

Haverá igualmente excelentes desafiantes.

O final de semana em Canguçu rememora 30 anos do maior campeonato do calendário do Futebol de Mesa gaúcho, antes, durante e com certeza muito depois de todos os outros eventos que já surgiram no esporte no Estado. Este Estadual anualmente sublinha a mais nobre essência gaúcha, os cavados, gostem ou não os bandeirantes convictos ou os entusiasmados de ocasião.

Que outro motivo faria com que todos os melhores estivessem lá ?

A razão de suas presenças é sem dúvida a inegável magia de levar para casa um troféu carregado de história, de um respeito irrestrito que nenhum outro pode conferir. Sentimento tão simples como o de poder ter para sempre uma tela de Picasso, ao invés da mais "moderna" tela high tech suspensa na parede da sala onde fica o sofá, e que poderá ser substituída no próximo ano pelo próximo modelo, pela próxima novidade.

hat-tick no Gothe Gol 1 - Alex Degani
















HT - Alguém tem chance neste Estadual Especial se não estiver vestindo a camisa da Riograndina ?

Degani - Certamente. Inclusive acho que a soberania da ARFM na modalidade possa sofrer um revés. Aliás, mais do que na hora...

HT -  Se tivesse que apontar um favorito de fora da Riograndina (sem ironias), quem seria ?

Degani - Há vários! Felipe (Afumepa), Cristian (Caxias), Vinhas (Chefe Botton Table) e Cepel (APFM) são os principais. Alguns só "fazem vento": Rodrigo (Afumepa), Cícero (Caxias), Mathias (Chefe Botton Table) e Moraes (APFM) são bons exemplos...

HT - Se um dia o cavado tiver sumido da prática do Futmesa gaúcho, parece que ainda assim haverá o Estadual Especial da modalidade e que será a cereja do bolo da temporada. Na sua opinião o que torna esta competição a principal do calendário gaúcho ? Tradição, história, rivalidades, alto nível técnico ?

Degani - Tradição e história. Ponto final. O Estadual de Cavados é o cerne do calendário gaúcho. Nosso passado mostra isto. O alto nível técnico hoje está superado devido a modalidade liso, a qual drenou os melhores botonistas para sua prática. Quanto às rivalidades, acho que se mantém como antes, porém dissipadas para outras mesas, com jogos mais francos e mais técnicos. Porém, não devemos esquecer nosso passado. Não é porque hoje temos um carro que vamos esquecer nossa bicicleta... Mais ou menos assim.

NA PRANCHETA

Só os 17 títulos reunidos já garantiriam ao Estadual Especial de cavados que acontece em Canguçu, um diferencial completo em relação as outras competições no Estado, de qualquer modalidade. Mesmo assim, importante registrar que se não houverem desistências de última hora, mais uma vez o torneio contará com o maior número de competidores também, com já é uma tradição, serão 64 botonistas. Neste caso méritos para o Presidente da FGFM Daniel Maciel, que se empenhou pessoalmente e gerenciou os remanejos até o último momento. É grande o volume de torneios, oneroso participar de sua maior parte, muito mais difícil ainda reunir tantos jogadores. 


Sábado de rodada nos cavados do Geraldo Santana, com Daiam e Otávio representando o clube em Canguçu no Estadual. No Grupo A Leon lidera com 9 pontos em 3 jogos, contra 7 também em 3 jogos de Lofrano. No Grupo B Paulo Dias está na ponta com 9 pontos em 3 partidas contra 8 em 4 de Régis Castilhos.

Nilmar é o Campeão da Copa Petrus de lisos do Petrópole ! Nilmar bateu por 2 gols a Caco na decisão e ficou com o título. Com a vantagem da igualdade Nilmar eliminou Junior nas quartas e nas semi foi Fof que ficou pelo caminho diante do futuro Campeão. A próxima competição do Petrópole, prevista para começar na próxima terça feira, será nos cavados.



Grêmio e Santos na quarta maltrataram a bola insistentemente na Copa do Brasil, um show de lances errados e "prosaicos". Alguém pode imaginar que um esquema de emergência possa se tornar o esquema de uma equipe ? Depender de achar gols, como achamos contra Bahia e Cruzeiro pelo brasileiro (confio no que me disseram, de uma melhora contra o Vasco), jogar uma partida com gol qualificado tentando levar um empate sem gols para casa, sem ambição, mexer tarde e deixar em campo um atacante que errou tudo, porque vinha de dois gols marcados, sem contar o retorno de Bressan, inexplicável, diz muito do que temos no comando.

O Grêmio pelo brasileiro joga no sábado contra um Flamengo fraco como o Santos. Jogaremos no 3-5-2 em campo neutro, no Mané Garrincha em Brasília ? Na TV chance de SporTV ou fica para o PPV às 18:30hs

A Bundesliga estará na ESPN Brasil no sábado com Bayern de Munique e Nuremberg às 10:25hs.

Na ESPN tem Premier League com Aston Villa e Liverpool às 11hs no sábado.

Domingo não arriscaria sugestões, mas há jogos do futebol alemão e ingês nos canais ESPN, e de Itália, Inglaterra e Argentina na FOX Sports.

No sábado novamente em casa no João Martins em Livramento, o 14 de Julho tenta sua 2ª vitória na Divisão de Acesso gaúcho, contra o Milan de Julio de Castilhos. A notícia ruim é que perdeu o experiente atacante Delmer, com lesão de grau 3 (a mais grave), com rompimento de ligamentos e fratura de tornozelo. Aos 39 anos, 20 de futebol e com passagem por vários clubes brasileiros, pelo Caxias e inclusive pelo futebol de Portugal, terá difícil recuperação. Ao Leão da Fronteira, mal na tabela com 4 pontos em 4 jogos, uma vitória, um empate e duas derrotas, só a vitória interessa.

No Apertura uruguayo o Nacional sai para jogar contra o Rentistas na busca da liderança isolada do torneio, já o Peñarol tenta a reabilitação contra o Defensor no clássico, jogo difícil.

Estreia o Newell's Old Boys do Editor no Troféu Porto Alegre Futmesa Clube de cavados do Geraldo Santana. O time assinado por Daiam Oliveira ainda sem os goleiros assinados po J.Perez e o volante Cruzado, joga com o Corínthians de José Pedro e a Roma de Roberto Bopp neste sábado.


Ranking Geral 2013 é liderado por Índio na AFUMERG, depois de 5 torneios realizados.

Na ENQUETE do Gothe Gol (barra lateral), sobre os favoritos para a conquista do Estadual Especial de cavados, os internautas se dividiram entre o desejo de que a Riograndina não fique com o título pela 6ª vez, e o peso do atual Campeão, Silvio Silveira, justamente da estrelada Riograndina. Índio da AFUMERG reuniu 16% dos desejosos de novidade no pódium, Silvio ficou com 9%, assim como o Bi-Campeão da Taça RS Cepel da APFM, Degani da Riograndina e a opção outro. São 68% dos Web votantes os que desejam um Campeão que não vista a camisa da Riograndina, 32% admitem que os jogadores da Riograndina repetirão a conquista.

Sábado e domingo de Estadual Especial de cavados no Gothe Gol. Sempre que possível os melhores momentos do campeonato em Canguçu estarão por aqui. 

hat-trick no Gothe Gol 2 - Marcelo Vinhas

















HT - Você foi Campeão em 2005 do Estadual Especial de cavados e fez a final do ano passado, se os dados estiverem corretos, suas duas únicas aparições entre os 4 melhores na história desta competição. Dedicado só aos lisos atualmente, é possível uma colocação entres os premiados em Canguçu 2013 ?
Vinhas - É possível, sim. Mesmo sem praticar, tenho ido relativamente bem nos cavados. Meus últimos resultados são: 3o lugar da Taça RS de 2011, vice-campeão Estadual por Equipes e vice-campeão Estadual Especial em 2012. Vou tentar incomodar mais uma vez, mas reconheço as dificuldades. Só terei alguma chance se conseguir uma rápida adaptação, pois a última vez que joguei cavado foi há um ano, exatamente na final contra o Silvio. 
HT - O que representaria hoje quebrar a hegemonia da Riograndina conquistanto um título gaúcho para a Academia 8 anos depois ?

Vinhas - É claro que eu não ficaria triste de ganhar mais um estadual, mas só depois de botar o time na mesa é que vou descobrir se ainda consigo jogar cavado em alto nível. Estou curioso! A ARFM é a atual campeã nos lisos e está muito à frente das demais no cavado. Seria importante para a modalidade livre que surgisse alguma força capaz de fazer frente. No entanto, eles são os favoritos mais uma vez.

HT - Ao que tudo indica, será o Estadual com menor número de participantes dos últimos anos, sempre foram 64 técnicos. Mas para compensar,  ao que parece será um dos mais representativos, com aqueles considerados os melhores botonistas, Cristian, Silvio, Degani, Rodalles, Bauer, Vinhas, Aldyr, Ronir, só entre estes 17 títulos nas mesas. Poderá se um super-campeonato, o mais difícil Estadual de todos os tempos ?

Vinhas  - É exatamente por isso que o Estadual Especial Livre ainda é considerado o título mais difícil do estado, pois consegue reunir um alto número de botonistas consagrados. Não será um super-campeonato, será simplesmente mais um Estadual Especial, a maior competição da modalidade livre do Brasil!

JOTINHA EM TIRAS








Clic na imagem para ampliar


iMAGEM




















Canguçu 30 Anos depois, a capital do Futmesa gaúcho neste final de semana.

N@VEG@NDO



















 
Nossa saudação especial aos novos amigos de Atibaia e Casa Branca em São Paulo e Cartum no Sudão. Abraço aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, São Leopoldo, Lajeado, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ibirubá, Taquara, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Joinville, Camboriú, Araranguá, Blumenau, Chapecó, Lages, Itajaí, Brusque e Itapema em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá, Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu no Paraná, São Paulo, Sumaré, Itú, São Caetano do Sul, Santo André, Presidente Prudente, Franca e São José do Rio Preto em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte e Uberlândia em Minas Gerais, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Maceió nas Alagoas, Caxias no Maranhão, Manaus no Amazonas, Bogotá na Colômbia, Brescia na Itália e Nagoya no Japão.









Foto Goiás by Facebook e arte by Gothe Gol
Banner hat-trick by Gothe Gol
Alex Degani by arquivos do Gothe Gol
NA PRANCHETA by Gothe Gol
Nilmar by Google
Fotos Newell's by Daiam e J.Perez e montagem by Gothe Gol
Vinhas by arquivos do Gothe Gol
Banner JOTINHA by Gothe Gol
Foto/Banner Canguçu by AABB Canguçu e montagem by Gothe Gol
Cidades by Google

7 comentários:

indio disse...

Grande Alex...
Concordo com suas palavras e previsões acho muito difícil esta caneco não vir para a Riograndina, e por merecimento inegável.
Grande Gothe...
Valeu pelas palavras brincadeiras a parte sei que os votos seguiram o rumo da brincadeira feita por nós, concordo que pode ser a vontade de ver outros levantando o caneco sei me por no meu lugar, sobre o que falou de ver na estante um trofel de estadual passo todos os dias e olho e lembro de um dia mágico para mim um dia em que tudo conspirou a meu favor, mas esta lá ainda mais para técnicos do meu nível que a chegar a um estadual veem os troféos da competição espóstos e enxergam como algo inatingível.
Abraços e um ótimo campeonato a todos, uma boa viajem a todos....

A.R.F.M disse...

Índio, "trofel" e "troféos"? É assim no tupiniquim?

Gabriel disse...

Sacanagem, colocar a foto do gol do Vinhas na final da Copa do brasil!!!!

Antes muito boas e engraçadas, a tirinha do Jotinha, não teve o exito alcançado nesta edição, sem muita lógica!

Unknown disse...

Camarada Gabriel,

o JOTINHA é a expressão máxima da democracia na página, as tiras vem de qualquer lugar (ver no mapa) da tira.

Somos o veículo e é claro que ela agrada ou não conforme a esfera e o alcance, é absolutamente normal que assim seja.

Também não achei engraçada aquela que disse no Dia dos Pais que felicitei o Leon, mas como vale para todos, vale para mim também.

Um abraço,
Gothe.

Gabriel disse...

Gothe, entendo... mas não tinha como não expressar a indignação!!!

Unknown disse...

Gabriel,

quero por uma questão de honestidade deixar público que não concordei com o impedimento do Cristian Baptista de jogar o brasileiro cavados em Florianópolis e fiz aqui de forma aberta a crítica a CBFM, assinando embaixo.

Não existe punição possível se o botonista foi penalizado na competição em curso e foi até o seu final sendo inclusive sendo premiado.

Correta foram as outras duas punições que decorreram em afastamento dos botonistas na competição em curso e seus impedimentos para competição idêntica na próxima temporada.

Mas como disse, essa crítica fiz aqui abertamente e assinada.

Um abraço,
Gothe.

Unknown disse...

Se o sistema de punição da CBFM é igual ao da FGFM... fujam para as montanhas.

há braços