terça-feira, 29 de janeiro de 2013

STUDIO DE VERÃO - MARCELO CEPEL




















De Curumim/RS - Num cenário dominado pela Riograndina nos cavados, Cepel tem sido um oásis necessário no Futmesa Gaúcho, pois reina na Taça RS da modalidade já há duas temporadas. O Bi Campeonato da Taça traz a variação salutar na conquista dos canecos, porque por maiores méritos que a associação da cidade de Rio Grande tenha pela suas fantásticas conquistas, é bom para o Futmesa Gaúcho que sejam diferentes os vencedores das competições. Acompanhe agora o segundo bate-papo do Studio de Verão, hoje com Marcelo Cepel da APFM de Pelotas. Na próxima semana vamos conversar com o Tetra Campeão Gaúcho, Silvio Silveira da Riograndina.

Gothe Gol - Você conquistou o Bi da Taça RS de cavados do Futmesa gaúcho, este é o seu melhor momento no esporte ?

Cepel - Em termos de resultado sim, é um bom momento, mas tecnicamente antes da minha parada jogava bem mais fácil, hoje tudo é difícil, deve ser a idade, eh eh eh.

Gothe Gol - Como observa o crescimento da modalidade liso no Estado, há espaço equilibrado para lisos e cavados, ou acredita que os cavados ficará bastante reduzido ?

Cepel - De forma extremamente positiva, basta observar a crescente de jogadores em cada competição. Com certeza, lisos e cavados acabaram por dividir espaços. O cavado está entranhado na cultura do Futmesa Gaúcho e jamais deixará de ser praticado. Até pelo fato que se for jogado (o cavado) de maneira franca e aberta, é muito melhor que jogar de liso, pois nestes sempre ocorrerão  jogadas aleatórias, claro, na minha humilde opinião.

Gothe Gol - Rio Grande tem dominado o cenário do Futmesa do Rio Grande do Sul nos resultados, mas pelo volume de jogadores e pelo interesse geral, Pelotas parece ser a capital do botonismo no Estado. A que você credita esta paixão da cidade pelo Futebol de Mesa ?

Cepel - Talvez por se praticar o esporte a mais tempo. Quanto a paixão, ah... essa é inexplicável, então não vou nem começar..., mas ressalto aqui o texto de Mateus Pierobom da Academia, se não me engano “Pedaços de Acrílicos”, conta o encantamento de uma criança pelo mundo do Futmesa e a expectativa de fazer parte desse universo. Garanto que a iniciação de muitos tem algum tipo de identificação com o texto citado.

Gothe Gol - Qual o seu projeto pessoal para temporada 2013 no Futmesa ?

Cepel - Participar de todas as competições possíveis, tanto no liso como no cavado e ver o que acontece.

Gothe Gol - Voltando a questão do liso, os gaúchos tiveram um desempenho no brasileiro de Salvador inferior a expectativa geral. Você imagina já neste ano um gaúcho Campeão Brasileiro na Especial ?

Cepel - Respondo assim: temos no mínimo uns 6 jogadores para tanto, e que, na minha opinião,  apesar das dificuldades, já poderiam ter conquistado esse titulo. O Vinhas já não beliscou ?

Gothe Gol - A APFM teve faz um ano uma ruptura de grupos, parte dele saiu e criou outra associação. Como está hoje a APFM no cenário do nosso Futmesa e também do ponto de vista interno ?

Cepel - Creio que a APFM sempre quando participa de torneios/campeonatos, tem condições de chegar na faixa de premiação. Quanto questão interna, essa não foi a primeira ruptura, tanto que existem em Pelotas hoje três associações e todas são dissidências da APFM. O foco deve estar voltado sempre para a qualidade do grupo e não a quantidade.

Gothe Gol - Se tivesse que escolher hoje os 3 melhores botonistas do Estado, independente de modalidade e não importando a ordem (lembrando que como futebol, tudo é momento), quem você apontaria ?

Cepel - Alex, Cristian B. e Robson.

Gothe Gol - Qual o seu fabricante de botões preferido, ou na hora de fazer um time o que importa são outros critérios ?

Cepel - Becker de Pelotas, ah ah ah, brincadeira. Acho indispensável para quem faz botão é jogar botão, só assim haverá o entendimento daquele pedido milimétrico, interpretar aquele desejo tão particular e até mesmo bizarro. Mas se tiver que citar alguém, Ivan Artesão, um monstro.

Gothe Gol - O JBR, ou Jotinha para muitos, foi sem dúvida o case do Futmesa na internet em 2012, uma sacada muito boa da colaboradora Aline Bernardes na visão do Gothe Gol. Como você vê um “personagem” como este fazendo parte de um espaço do esporte na rede, diverte, incomoda, uma novidade interessante, ou uma simples provocação aos conservadores do meio ?

Cepel - Quem não acordava nas quintas e corria para ler as penadas do Jota ? Todos queriam ler, comentar, opinar... Fossem simpatizantes ou inimigos declarados, o JBR causava um caos extremamente positivo. Ele é simplesmente indispensável.

Gothe Gol - Para fechar, acredita no Tri da Taça RS de cavados neste 2013 ?

Cepel - Pessoalmente acredito em final de semana bom, onde vários fatores conspiram favoravelmente. Isso serve para campeonatos internos e externos, e se num destes “finais de semana “ coincidirem com uma Taça, Estadual... tudo é possível.

3 comentários:

lhroza disse...

LH.ROZA....

Voltamos cumprimentar o "Editor" e o amigo CEPEL...

Por expor em sua modesta simplicidade, toda emoção que os demais apaixonados pelo FUTMESA, de certa forma venham concordar.

1 forte Abç.

FGFM Online disse...

Grande Amigo Cepel!
Meu sonho é jogar uma partida de cavado contigo...
Grande abraço meu Velho!
Maciel

Maurício disse...

Excelente botonista e um ser humano gente finíssima de um grande caráter!!!
Parabéns!!!
Cuidado com esses sonhos do CECEL hein... Hehehe!!!
Forte abraço!!!