terça-feira, 22 de janeiro de 2013

STUDIO DE VERÃO




















De Curumim/RS - O Studio de Verão é um novo espaço de pré-temporada que o Gothe Gol traz para os navegadores do Portal do Futmesa. Pelo Studio irão passar botonistas e personagens do Futmesa falando um pouco de tudo. De como analisam o ano que passou e quais suas perspectivas para este 2013 no esporte, um tanto de futebol e outras curiosidades. O Editor agradece a Robson Bauer por ter aceito o convite para inaugurar o Studio.

Robson Bauer que também já figura no GOTHE CROMO GOL (link em nossa barra lateral), foi o Campeão Sul Brasileiro de 2012 nos lisos e certamente é um dos grandes nomes da modalidade no Rio Grande do Sul. Ele acredita que os gaúchos já nesta temporada poderão erguer o caneco de Campeões Brasileiros da Especial na modalidade ? Como avalia sua saída do HPC de Santa Vitória para a AFM Caxias ? O que espera nos gramados do seu Brasil de Pelotas ? Seria candidato a Presidência nas próximas eleições para a Federação Gaúcha de Futebol de Mesa ?

Hora de conferir as respostas a estas e outras perguntas na primeira entrevista do Studio de Verão. No próximo bate-papo do Studio teremos o atual Bi Campeão da Taça RS de cavados, Marcelo Cepel, da APFM.

Gothe Gol  - Depois de tanto tempo no Futmesa, a prioridade ainda é competir ou a diversão hoje já supera a expectativa por resultados ?

Robson Bauer - Sabe que sempre joguei para me divertir entre amigos, procurando vencer sempre. Acredito que esteja conseguindo. Mas não posso negar que a competitividade ainda aflora, pois se fosse diferente, acredito que jogaria apenas competições internas para o simples divertimento. A adrenalina das competições ainda me mantém competitivo.

Gothe Gol - O que representou o título de lisos no Centro Sul Brasileiro do ano passado ?

Robson Bauer - Bahhhh, foi a realização de um sonho, meu e de meu falecido pai, conquistar um título de expressão na categoria liso. Sempre me pediu que jogasse liso e dizia que tinha que parar com o cavado no auge. Ainda mais depois que no Centro Sul anterior tinha chegado até a final sem tomar nenhum gol, terminando o jogo em 1 x 1 e perdendo nas penalidades. Posso dizer que foi demais. Acredito que pode ser visto pelos presentes minha emoção, e não escondo mesmo, boto pra fora, to afim de chorar de alegria, choro mesmo. Foi a primeira unificação de um gaúcho, conquistar o centro sul em ambas as modalidades. Imagino quando chegar (espero que chegue) a hora de levantar o caneco do Brasileiro.......acho que vou ter que pegar uma toalha de banho.

Gothe Gol - Salvador no ano que passou, com exceção de Pica Pau nos juniores, não foi bom para os gaúchos no brasileiro de lisos, até porque as expectativas já eram maiores por parte de quem acompanha os campeonatos. Já é possível este ano imaginar um gaúcho Campeão Brasileiro na modalidade na Especial ?

Robson Bauer - Confesso que pensava ir melhor em 2012, mas acabei caindo novamente para um Baiano na terceira (primeira eliminatória), repeteco de 2011. Realmente eu acreditava que nós gaúchos iríamos melhor que 2011, mas confesso que ao olhar o Brasileiro de equipes no dia anterior, vi que o buraco era mais embaixo. A sensação de disparidade diminui a medida que colocamos o time na mesa, e conseguimos até certo ponto enfrentar os melhores de igual para igual, ainda penso eu, com uma certa desvantagem. Penso que nós jogamos bem, chutamos e cavamos melhor,  mas ainda sem uma regularidade como a dos principais do nordeste que jogam quase que 100 % das partidas impecavelmente. Em relação a um gaúcho se tornar campeão na categoria especial, está mais perto, penso que dentro de 2 ou 3 anos conseguiremos. Acredito que para isso, devamos tomar algumas atitudes para encurtar esta espera. Uma delas comecei e juntamente com outros amigos dei início a um trabalho para conseguir as mesas que os Nordestinos utilizam. Pois imaginem só, vamos jogar contra os melhores, temos que pensar na estratégia de jogo do seu adversário, o que iremos fazer, de que maneira jogar e ainda por cima ficar preocupado com a mesa onde a bola anda menos que as nossas, que os botões andam mais, que são escuras, enfim, definitivamente não dá.

Gothe Gol - Você agora atua pela AFM Caxias, foi Campeão por Equipes em 2011 por Sta.Vitória, em 2012 ficou com Sta.Vitória entre os 4 melhores, portanto uma participação de pleno sucesso. Por que houve a troca de clube ?

Robson Bauer - Não foi uma troca fácil para mim, pois quem me conhece no Futmesa, isso desde 1990, sabe que represento Santa Vitória. Mas o que me fez tomar a decisão foi no sentido da minha preferência pelo liso e os antigos colegas e amigos tem a preferência pelo cavado, onde chegavam a fazer certos esforços para me acompanhar nos campeonatos de liso. Hoje também me sinto entre amigos que muito bem me acolheram em 2010 na associação já disputando os campeonatos internos de lá. Sei que esta decisão poderá me tirar de alguns campeonatos pelo fato de que terei que lutar por vagas contra um cartel de excelentes botonistas de Caxias, diferentemente de Santa Vitória que habitualmente possuía vagas para os campeonatos de liso, mas a vida é cheia de desafios e vamos para mais um.

Gothe Gol - O Estadual de lisos abre a temporada oficial da FGFM, você estará presente na Equipe da AFM Caxias, ou ainda na Copa do Brasil da modalidade que acontecerá também em Caxias do Sul ?

Robson Bauer - No estadual de equipes será minha primeira competição como integrante do time de Caxias. Na Copa do Brasil, a princípio, não conseguirei jogar, uma grande pena, pois é uma excelente oportunidade de jogar contra as feras do Brasil na modalidade.

Gothe Gol - Seu time segue sendo o Brasil de Pelotas nas mesas ?

Robson Bauer - 

ETERNA PAIXÃO
Brasil, Brasil, Brasil
As tuas cores são nosso sangue nossa raça
Brasil, Brasil, Brasil
Força e vontade cheio de graça
Brasil, Brasil, Brasil
Nós este ano, vamos vencer
Salve o Brasil
O campeão do bem-querer
Avante com todo esquadrão
Torcida do nosso campeão
Ele tem seu passado de glória
Tem o seu nome gravado na história
Brasil, Brasil, Brasil......

Gothe Gol - Falando em Brasil agora nos gramados, o time do Bento Freitas joga a Copa do Brasil e é de se imaginar que não possa seguir muito longe no torneio, certamente o maior desafio segue sendo voltar a 1ª divisão do futebol gaúcho. O que o torcedor Robson espera do Xavante em 2013 ?

Robson Bauer - O que ??? Vamos ao Mundial de clubes !!!!!!!!! Mas de qualquer maneira, mesmo com o título interclubes, vamos subir e tomara que os lobinhos não caiam, pois teremos 3 pontinhos garantidos, que é o normal.

Gothe Gol - E nas mesas, o que você espera do seu Brasil neste ano, do seu próprio jogo ?

Robson Bauer - Espero repetir os dois últimos anos onde cheguei em campeonatos importantes, a exemplo do Centro Sul em que fiz duas finais, pretendo chegar bem no estadual e espero também poder ir ao Brasileiro e me sair melhor do que as duas oportunidades que tive. O sonho ainda é o título nacional, mas sei que ainda estou distante desta qualidade.

Gothe Gol - A AFM Caxias é a atual Campeã de Equipes dos lisos no Rio Grande do Sul, sem desconsiderar nenhum outro adversário, quem você acredita que serão os grandes obstáculos em termos de associações para a conquista do TRI (cite 3), já que Caxias foi a primeira Campeã em 2009 ?

Robson Bauer - Não existe mais equipe fraca no liso em nosso estado, está muito nivelado. Poderia citar pelo menos 7 fortes equipes, mas acredito que os confrontos com ACADEMIA, ARFM e AFUMEPA serão bastante complicados.

Gothe Gol - Fechando o bate papo com os Web leitores do Gothe Gol, se sua agenda pessoal comportasse, você aceitaria uma candidatura de consenso para comandar a FGFM no biênio 2014-2015 ?

Robson Bauer - Não me considero político para isso, mas gostaria de ajudar o esporte que me faz tão bem. Atualmente ficaria muito complicado devido a compromissos profissionais. Mas não descarto nada para o futuro, acho que seria muito gratificante contribuir para a FGFM.

7 comentários:

Maurício disse...

Parabéns Robson, uma fera nas mesas e um grande amigo!!!

Forte abraço!!!

Pedrinho Gmail disse...

Eu apoio Robson para presidente da FGFM em 2014!

Carlos Kuhn disse...

Um verdadeiro campeão. Comportamento ímpar tanto na mesas como fora delas.
Amigo e respeitoso, mesmo jogando muito é sempre prazeroso enfrentá-lo.
Parabéns Robson, sabes que tem minha admiração.
Grande abraço.

Carlos Kuhn

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Robson Bauer é o nome perfeito para assumir a Federação Gaucha de Futebol de Mesa. Possui as qualidades de lider, conhece como ninguém o futebol de mesa e é um carater ilibado. Aprovo seu nome sem qualquer contestação.
Excelente sua participação nessa estréia do Gothe. Escolheu o cara certo para mais uma página rica em pormenores pessoais. E brilhante a aquisição da AFM Caxias.
Meu amigo Robson, acredito que muito breve serás o campeão brasileiro. Os planos estão bem definidos e é questão de tempo a alegria de podermos escrever o nome do RGS nos anais da história brasileira do futebol de mesa liso.
Um abração.

FGFM Online disse...

Robson,
Excelente entrevista!
Espero que tu possa contribuir com os afazeres da nossa federação no próximo mandato.
Forte abraço!
Daniel Maciel

lhroza disse...

LH.ROZA
Nossas saudações ao EDITOR e ao ENTREVISTADO...

Realmente esse "GURI", que desde cedo o acompanhamos, levado pelo GUIDO já se despontava pela sua: humildade, lealdade e simpatia até mesmo durante os jogos, pois em torno das mesas é mais grande que faz a NAÇÃO XAVANTE vibrar com suas conquistas.

Quando chegar a Hs. VC. até poderá ser o PRESIDENTE da FGFM.

1 forte abç.

lhroza disse...

LH.ROZA

RETIFICANDO...

O ROBSON... assim como os demais botonístas que tem seus planteis identificados com o GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL... É + 1 GRANDE CAMPECÃO