sábado, 15 de dezembro de 2012

BATE BOLA com SAMBAQUY




















PARABÉNS GRÊMIO!

A noite de 8 de dezembro, além de comemorar o aniversário do meu neto gremista GUSTAVO SAMBAQUY RITTER, marcou a belíssima apresentação ao mundo da ARENA DO GRÊMIO. Confesso que, como caxiense, gaúcho, e colorado, senti uma satisfação enorme ao ver o quanto é importante seguir o sonho e concretizá-lo. Senti o sangue farroupilha fervilhar em minhas veias. O comentarista Paulo Cesar Vasconcellos, da SKY, salientou que até os que não torciam pelo Grêmio sentiam a emoção do momento. E comigo não foi diferente, pois tenho em minha família: filhas, genros e netos gremistas, com os quais travo batalhas via internet a cada nova conquista ou sofro com suas vitórias. Mas, nesse momento valia apenas a beleza de tudo quanto eu estava apreciando na televisão. Que festa deslumbrante, digna de ser mencionada em todos os cantos do mundo, como uma das maiores que o esporte conseguiu produzir. Uma arena lotada, com os seus 60.170 lugares ocupados por torcedores tricolores, pois o adversário, não colocou ninguém para assistir. Valeram os mais de 540 milhões gastos nessa obra monumental.

E, podem ter certeza, gremistas que nós, os colorados ficamos felizes com essa grande conquista que vocês conseguiram. Penso que se repetir o que aconteceu conosco, logo após a inauguração do nosso querido Beira Rio, quando saímos de um ostracismo para uma jornada cheia de alegrias e muitas glórias, o fenômeno possa se repetir com vocês. Isso eu não desejo, de coração. Mas, vocês deram um passo gigantesco no sentido de tornarem-se maiores do que já são. Por essa razão somos sempre relegados pelos jornalistas do centro do país, olvidando-nos, pois conseguimos, como herdeiros farroupilhas, conquistar obras com nossos esforços, enquanto, por lá, se o Governo não patrocinar, NADA É FEITO. Quanta inveja o restante do Brasil está sentindo dessa festa, que culminou com a apresentação dessa Arena Maravilhosa. Falta agora, para o Grêmio, formar um time que possa enriquecer essa Arena Majestosa. Não será com um time “meia boca” que poderão chegar ao alto, com folga e pensando sempre em algo mais.

Que o exemplo de vocês sirva para todos os demais co-irmãos que militam nesse difícil campeonato brasileiro, onde há sempre privilegiados e protegidos, e que nunca são gaúchos. Se pudessem nos deixavam de fora, pois somos diferentes em encarar desafios. Não nos prevalecemos de situações que nos beneficiam, que nos protejam. Já houve times que caíram para a segunda divisão e não disputaram, pois voltaram para a primeira por canetaços. Mas, isso fica para lá, pois queremos enaltecer o grande feito dos amigos gremistas que conseguiram, com seus esforços, realizar seu sonho maior. Parabéns, pela belíssima festa que antecedeu a entrega da Arena ao povo Gremista.

Tenho certeza de que em pouco tempo, após as conclusões das obras do Beira Rio, seremos invejados pelo Brasil inteiro, pois não necessitamos de estádios municipais, estaduais ou federais para mandar nossos jogos. Somos diferentes por que somos gaúchos. Herdamos a fibra de Bento Gonçalves, General Neto, Gomes Jardim, Onofre Pires, Manoel Vieira da Rocha, Pedro Boticário, Marciano Pereira Ribeiro, Domingos Crescêncio, David Canabarro, Domingos José de Almeida e tantos outros cujos nomes me fogem no momento, que lutaram contra um Império e mantiveram por dez anos essa revolta. Foram homens de valor imensurável e nos legaram essa herança, que portamos com alegria e honra.

Não é a toa que os maiores treinadores que militam em nosso país são gaúchos. Isso já mostra o valor dessa gente sulista.

Que a festa continue por muito tempo e quando nós pisarmos o gramado da Arena, que seja para mostrar o brilhantismo que o futebol gaúcho adquiriu através dos tempos.

Todos os meus amigos gremistas estão felizes

Tenho certeza de que, nesse momento a felicidade de todos os meus amigos que torcem pelas três cores tradicionais do sul do país estão esbanjando uma felicidade imensa. Sei que meu neto vibrava com a festa, exatamente no dia de seu aniversário. Quando conversei com ele, parabenizando-o, suas palavras foram de alegria pela festa que seria realizada à noite.

Ele que é arquiteto atuante em Caxias, deve avaliar melhor a grandeza da obra edificada e entregue aos torcedores gremistas. Assim como ele, minhas duas netas Patrícia e Fernanda, meu genro e minha filha vibraram diante da TV, assim como eu o fazia, mesmo sendo colorado. Afinal é uma vitória de um clube que acompanho, desde 1953 quando os times caxienses iniciaram a disputa de campeonatos com os times da capital. Lembro ainda que além de Grêmio, Internacional ainda havia Renner, São José, Cruzeiro, Nacional e Força e Luz. Eu não perdia um jogo sequer e pude acompanhar verdadeiras safras de grandes jogadores nas equipes da capital.


















Por isso, posso afirmar que os meus amigos estão felizes com essa conquista grandiosa do seu clube preferido e acabo de receber de meu querido amigo Sérgio Oliveira, um amigo botonista que conheço há décadas, uma foto lindíssima, a qual guardarei com carinho entre todas que estão na pasta sobre o futebol de mesa. O amigo Sérgio e sua linda netinha, felizes estão marcando em suas vidas o momento único em que estiveram presentes na inauguração da primeira Arena brasileira de um clube particular, sem ter sido financiada por governo algum. Fruto do amor de seus torcedores.

Parabéns a todos os meus amigos gremistas.

Vocês deram um grande passo rumo ao futuro.

Imagem cortesia by Sambaquy

Nenhum comentário: