sábado, 29 de dezembro de 2012

BATE BOLA com Sambaquy





















RETROSPECTO DE 2012

Meus amigos, finda o ano de 2012, ao ano em que o presidente da AFM Rogério Prezzi tornou-se o mais vencedor dentre todos os antigos presidentes. O homem parece o Rei Midas, pois onde toca tudo se transforma em ouro.
Por essa razão, estarei fazendo um retrospecto da minha Associação, fundada em junho de 1965, nas dependências do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, da Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul, a primeira escola de ensino superior a ser instalada na Pérola das Colônias.
Por ter sido um ano de ouro, vou valer-me do trabalho do Daniel Pizzamiglio, publicado em seu blog, que detalha todas as realizações desse ano que está findando. Que maravilha se, quando iniciamos o movimento em Caxias, tivéssemos muitos Rogérios, Macieis, Pizzamiglios, Mários, Crosas, Carraros, Bauers, Mazzochis, pois quem sabe nosso crescimento não teria sido muito mais rápido e consistente.
Mas, vamos aos fatos, o que é o que interessa a todos nós.
Janeiro. Nesse mês é realizada COPA DOS CAMPEÕES do ano anterior. Foram seis campeões a lutarem pelo primeiro troféu do ano. Esse troféu foi parar nas prateleiras, já recheadas do Luciano Carraro, que iniciava o ano com o pé direito.
Fevereiro. Mês da FESTA DA UVA, tradicional festa caxiense que há quase oitante anos reúne visitantes ávidos por degustarem boas uvas e bebericarem bons vinhos. Esse Torneio, promovido pela AFM Caxias é patrocinado pela Prefeitura Municipal.
Nesse ano, disputas na série ouro e prata e um campeonato paralelo dos juniores. No ouro o grande campeão foi o colorado Alex Degani, secundado pelo excelente Daniel Crosa. Na prata, para aqueles que não tiveram a sorte e competência dos dourados, campeão foi Daniel Pizzamiglio, com o seu fiel escudeiro Luciano Carraro em segundo lugar. Nos juniores o nosso imbatível Gustavo Lima, mais conhecido por PICA PAU não deu chances a ninguém, ficando o Kadú, de Passo Fundo com a segunda colocação. Essa competição foi realizada no SHOPPING CAXIAS MARTCENTER e contou com botonistas de Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Caxias do Sul.
Março. Nesse mês a AFM Caxias conquista o bicampeonato na modalidade lisos, realizado na belíssima capital gaúcha, sob o patrocínio da FRANZEN. Participaram dessa equipe os Danieis Maciel, Crosa e Pizzamiglio, Mário Vargas, Luciano Carraro, sob a tutela e presidência do meu afilhado Rogério Prezzi.
Abril. Realizamos o Estadual da modalidade lisos em nossa cidade, com a presença de 52 botonistas, tendo o grande colorado Alex Degani conquistado o título de campeão, deixando Eduardo como vice. Parece que os ares de Caxias fazem bem ao Alex Degani. Quem sabe, um dia possamos contratá-lo para defender as nossas cores. Mas, deve ser muito difícil essa contratação, pois os valores deverão ser imensuráveis.
Maio. Nesse mês o nosso querido Robson Bauer escreve seu nome entre os campeões do Centro Sul Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro. Tiago Feliz, do Espírito Santo, foi o seu escudeiro, o que valoriza ainda mais a sua conquista, pois se trata de um excelente botonista. Na categoria Junior, o nosso diamante que está a cada dia sendo lapidado, Pica Pau consegue transformar-se em campeão, realizando uma campanha maravilhosa. Hemerson, outro diamante que está sendo preparado ficou com o terceiro lugar, para honra e glória do presidente Rogério. Na categoria sênior, Rodrigo Abodid consegue ser o nome mais evidente, carregando para sua entidade o troféu de campeão, ficando o nosso brilhante Daniel Crosa com a segunda colocação.
Junho. A COPA CAXIAS, iniciada no mês de abril, chega ao seu final, tendo sido conquistada por Mário Vargas, com seu Barcelona, ficando o presidente da Federação Daniel Maciel com a segunda colocação. Ao mesmo tempo O TORNEIO CAMPOS DOS BUGRES termina e é vencido por Alexandre Gomes, com Rogério Prezzi ficando com o vice campeonato.
A AFM Caxias fica com o terceiro lugar no Campeonato Estadual de Equipes, da modalidade livre, com a equipe formada por Chambinho, Cícero, Cristian e Renan. Esse campeonato foi vencido pelos galácticos riograndinos.
Julho. Realizamos o Campeonato Estadual na modalidade liso para os Seniores e Juniores. Na categoria Sênior o grande nome a levantar o troféu campeão foi o Breno Kreuzner, da Franzen, ficando o Daniel Crosa com a segunda colocação. Na categoria Junior, o mesmo nome de sempre é quem levanta o troféu maior: Pica Pau, que na final bate o grande Yago, do Circulo Militar.
Agosto. É iniciado o 35º Campeonato Caxiense, com 12 participantes da primeira categoria e 10 na segunda. Nesse mês o nosso presidente sofre uma série de cirurgias por conta de uma apendicite supurada. Foi um susto muito grande, não só entre os botonistas, mas principalmente no seio de sua família. Felizmente tudo deu certo e nosso presidente, após um repouso forçado está de volta às lides botonisticas. No Campeonato Especial da modalidade livre, Daniel Maciel, aventurando-se conquista um sexto lugar, muito comemorado entre todos os associados.
Setembro. A tradicional COPA PRIMU´S é realizada, sagrando-se campeão Daniel Pizzamiglio, com o primo Paulo Rodrigues ficando na segunda colocação. Realizam-se também nesse mês os JOGOS ABERTOS DE CAXIAS, com a participação de grandes botonistas. Sagra-se campeão dos Jogos Abertos o Thiago Leão, ficando Robson Bauer com a segunda colocação. Na categoria sênior, outro que sempre se dá bem em Caxias: Breno Kreuzner levanta o troféu maior, secundado por Luiz Ernesto Pizzamiglio, o maior campeão de Caxias (deca campeão). Nos juniores o Pica Pau é indefinidamente o melhor, ficando Hemerson com a segunda colocação e Lucas Weis com o terceiro lugar. A AFM Caxias consegue um feito maravilhoso em Cascavel, sagrando-se CAMPEÃ BRASILEIRA POR EQUIPES, contando com Chambinho, Cícero, Cristian, Maciel e Renan. No individual a vitória coube ao Alex Degani, ficando nas colocações seguintes Vinicius Rauch e Cristian Batista.
Mas, nesse mês nem tudo foram alegrias. Perdemos o grande baluarte do futebol de mesa, modalidade liso, Vanderlei Duarte. Uma perda irreparável que deixará um vazio muito grande em nossa Associação. Que esse irmão encontre a grande seleção que se forma no plano espiritual, jogando, fabricando mesas perfeitas como ele conseguia fazer, e, brigando pelo liso no céu.
Outubro. Mais um TORNEIO LABOCÓRDIS é realizado nas dependências da nossa sede social. Dessa vez com a presença desse ex-botonista, que não conseguiu passar da primeira fase, apesar de que seu centro avante Maciel ter incomodado o presidente da Federação. A vitória foi de Daniel Pizzamiglio que num jogo sensacional contra Luciano Carraro. Na TAÇA RS na modalidade lisos o nosso associado Daniel MACIEL ficou com a 4ª colocação.
Novembro. O mês inicia-se auspiciosamente com a conquista em definitivo do grande ROBSON BAUER, que assinou seu contrato e passará a defender nossas cores em todos os certames a serem realizados de 2013 em diante. No TORNEIO DE INVERNO, que chegava ao seu final foi vencido por esse novo associado. Robson Bauer leva mais um troféu para a sua imensa galeria, ficando outro papa títulos, Daniel Maciel com o segundo lugar.
A realização do 39º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, realizado em Salvador, recebe uma delegação recorde de caxienses. O desempenho foi abaixo do esperado, mas a compensação veio em forma de uma afirmação de que o diamante que está sendo lapidado: Pica Pau torna-se campeão brasileiro da modalidade Junior. Nosso outro diamante Hemerson conquista a quarta colocação. Para não passarmos em branco, Marcio Vargas, o excepcional botonista caxiense conquista o sétimo lugar, a mesma colocação que eu consegui em 1979.
Na TAÇA RS da modalidade livre, os nossos botonistas Cícero e Cristian terminam entre os oito melhores.
Dezembro. Mário Vargas será o próximo presidente da AFM CAXIAS. Realiza-se o tradicional TORNEIO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, criado em 1973 pelo Marcos Antonio Zeni, sendo que o campeão foi o Mário Cargas, ficando o Daniel Pizzamiglio com a segunda colocação. Finda o 35º Campeonato caxiense, após 4 meses de disputas. Daniel Pizzamiglio, com o seu São Paulo sagra-se campeão, ficando o Daniel Maciel, com a Seleção Holandesa na segunda posição. Nesse ano caíram para a segunda divisão os botonistas Sandro Mazzochi, marcos Antonio Zeni e Alexandre Prezzi, enquanto Dr. Aramis, Vinicius e Rogério foram elevados de categoria e não de 2013 estarão enfrentando as feras caxienses nas arenas do Vascão.
2013 SERÁ UM ANO DE MUITAS REALIZAÇÕES
Em Maço a AFM Caxias estará promovendo a COPA DO BRASIL. Em 1962 realizamos a COPA DO BRASIL, que depois foi transformada em Campeonato Brasileiro. Agora, novamente a cidade de Caxias estará abrigando essa competição que, desde já, auguramos que seja repleta de sucesso, como todas as demais competições que essa brava gente realiza.
Aos meus amigos, desejo que esse novo ano seja um ano de muitas realizações, de muita paz, amizade, amor, saudade, tranqüilidade, conquistas, vitórias e, sobretudo, de crescimento desse esporte que nos une desde sempre.
Feliz 2013 e que nele possamos nos encontrar muitas vezes para o abraço fraterno.

Nenhum comentário: