quinta-feira, 11 de abril de 2013

A OPINIÃO DO BÁVARO CAVADOR




















Lá vou eu novamente de Cosmos participar de um Lagoão em São Lourenço do Sul. Fiz as duas últimas finais do Sênior, mas a expectativa segue a de sempre, boas conversas, algumas imagens, o Gothe Gol contando um pouco do torneio (sem transmissão full time), as geladas no ponto certo e as melhores risadas num excelente ambiente.

A propósito das últimas movimentações em Porto Alegre, faço uma referência. Fui um convicto manifestante nos movimentos estudantis, sindicais e partidários na segunda metade dos anos 70 e primera metade dos 80, tempo em que a ditadura militar batia e não devia explicações a imprensa, comissões de direitos humanos, justiça, sociedade, etc. Apanhei de verdade pelo menos duas vezes, por protestar por idéias, não por agredir, pichar ou depredar. Os valores hoje parecem ser outros, as manifestações parecem precisar do ingrediente agressividade. Há entre as lideranças os imbecis de plantão, aliás, longe de merecerem a alcunha de líderes.

O próximo estadual especial de lisos promete muito, não tenho dúvidas que o título nacional de Vinhas irá turbinar a competição em Caxias do Sul. Possivelmente será o mais valorizado caneco da modalidade no estado, desde que passou a integrar o calendário oficial do botonismo da FGFM.

Falando em Vinhas, vem aí na próxima terça o retorno do STUDIO, não mais o de verão, mas que traz conversas muito interessantes com botonistas e pessoas do meio sempre sobre temas atuais. Por uma feliz coincidência, a estreia do CONVERSA DE STUDIO será com o Marcelo Vinhas, Campeão da Copa do Brasil de lisos e a pessoa que um tempo atrás sugeriu ao Editor este "box" possibilitando aos internautas essa proximidade com os últimos acontecimentos. O Studio de Verão foi sucesso absoluto, tenho certeza que o CONVERSA DE STUDIO também será.

O Bayern de Munique passeou em Turim contra uma Juve sem ambição e classificou fácil para as semi da Champions League, para o PSG faltou um gol contra o Barça. Na terça classificação espetacular do Dortmund diante do Málaga, e óbvia do Real Madrid contra o Galatasaray. Sorteio dos cruzamentos na sexta de espanhóis e alemães, Real e Barça são "favoritos", o Bayern o grande desafiante e o Dortmund a zebra.

O Grêmio não fez um bom jogo ontem contra o Flu pela Libertadores, faz 4 ou 5 jogos que o Grêmio não faz uma boa apresentação. Mas com a estúpida expulsão do zagueiro Cris (merecida), o 2º tempo do grêmio foi correto, de muito empenho e dedicação e o resultado do empate bom. O time tem totais condições de classificar no Chile se tiver a mesma pegada. O Flu não se arriscou, mesmo contra 10, sabia que com Sóbis e Edinho as chances não seriam as melhores.

Talvez o Corínthians, talvez nem o Corínthians. O Grêmio colocou quse 90 mil pessoas para assistir seus últimos 5 jogos, e 4 dele de ruralito. Nenhum clube brasileiro fez isso como mandante, talvez o Corínthians, talvez. A Arena do Grêmio é sem dúvida mesmo diante da inauguração de outros estádios, a grande nova do futebol no país.

Duas viradas sensacionais na mesma semana, uma delas no Iduna Park em Dortmund pela Champions, outra ontem aqui mesmo no gauchão, em Santa Maria.

As mulheres sempre foram seres residuais, guardam para sempre tudo que as deixam "desconfortáveis". Entre os nossos colunistas, temos sem dúvida um com uma gigantesca alma de mulher, rsrs... Breve falaremos disso.

Alguém sabe onde estará o Vostokão neste final de semana com seus anões, ilusionistas e palhaços ?

Messi é o melhor jogador da atualidade, acima dos demais. É o melhor jogador da história do futebol ? Esse é um debate frágil, comparar épocas sempre foi complexo e sobretudo duvidoso. Para avaliar Messi corretamente, só depois que deixar as chuteiras e os gramados, aí sim deverá se avaliar qual a contribuição de Messi para a história do futebol. Hoje Pelé é o jogador que melhor contribuiu para a história do futebol e sua influência no mundo, pois num tempo onde as comunicações nem mesmo beiravam o que são hoje, além de 5 títulos mundias nos gramados (3 de Copa do Mundo) e mais de mil gol marcados, influenciou mais de 3 gerações de futebolistas e torcedores, elevou o futebol na maior economia do planeta a condição de esporte apenas com sua presença, e foi capaz até de estabelecer tréguas em conflitos. Quando falo de o maior nome do futebol, falo disso, de influência decisiva nos rumos do esporte, além de lances fantásticos e vender milhões de camisas. Não tenho dúvida de que Messi tem todas as possibilidades de superá-lo, com a exposição mundial de sua figura e com os recursos midiáticos infinitos dos nossos tempos, todas as possibilidades. Mas só saberemos mais ali na frente, quando Messi tiver uma história completa para contar, e quando depois de mais de 40 anos sem jogar, ainda não conseguir andar com tranquilidade nas ruas, em nenhuma parte do mundo, como acontece até os dias de hoje com o sujeito que se chama Edson Arantes do Nascimento, para o mundo, simplesmente Pelé.

16 comentários:

Dr.Maia disse...

Melhor ter um Vostokão itinerante que não ter posse/propriedade sobre o velho ou o novo imóvel. Prefiro ser um mambembe do que ser esquizofrênico. hehehe!






Unknown disse...

Não vendo toucas, as comprem se quiserem, rsrs...

Abraço,
Gothe.

Dr.Maia disse...

A recíproca é verdadeira. hahahha!
No fim de semana, na companhia de algumas geladas, tu me explica do contrato da Arena OAS e o novo direito imobiliário brasileiro.

Unknown disse...

Camarada !

seria um prazer se eu soubesse que seria sério, rsrs...

Ficou apertada ? rsrs...

Abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

O Editor consegue perder até em discussão via Zona de Comentários.

Viva o Dr. Maia!

Há braços,

Dr.Maia disse...

Nada como um julgamento neutro de um terceiro não interessado. Parabéns pela coerência Pedrinho.

Há braços

Unknown disse...

Alguém tá disputando alguma coisa ? Creio que nem o Maia nem eu. Como tem gente banana, rsrs...

Abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Continuo achando que o Dr. Maia está vencendo, agora quase por goleada.

Há braços,

O Banana

Unknown disse...

É que quando o Dr.Maia faz 2, não entrega, rsrs... Vai ver é isso, rsrs...

Abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Já te falaram que ontem entreguei mais uma?

Sai ganhando do Christian (apelido: Kill Bill) por 2x0 e ele empatou.

Detalhe: ele teve um chute bom para fazer o terceiro e deu na trave.

Dr.Maia disse...

Impossível eu entregar um jogo depois de fazer 2x0, porque nunca consegui fazer essa placar em alguém. Meu espírito esportivo foi forjado com os ideais do Barão de Coubertin. Saliente-se, todo departamento do GEL é adepto da filosofia do Barão. hahahahaha!

Unknown disse...

Já tinham me passado a nova entregada, rsrs...

Abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Hoje fui a forra: estava perdendo por 2x1 até os 44 minutos. Empatei aos 45 e virei aos 48 minutos.

Unknown disse...

Foi só uma fase !

Um abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Ainda não estou convencido que foi só uma fase. Esperarei mais algumas semanas para ter certeza disso.

Há braços,

Unknown disse...

Há fases !