terça-feira, 30 de abril de 2013

A OPINIÃO DO BÁVARO CAVADOR




















por Ricardo Gothe

O forte da temporada de lisos no Rio Grande do Sul passou, concentrados em dois meses, os Estaduais de Equipes e Especial já tem seus vencedores, não por coincidência botonistas da Riograndina que domina o cenário gaúcho faz tempo, incluindo os cavados.

Há churrascos, fotos na parede e palavras de incentivo em várias das entidades quando um de seus integrantes conquistam um caneco, mas não há nada semelhante ao conjunto e espírito de grupo da Riograndina, conquistem ou não títulos os seus associados.

São sem dúvida alguns dos melhores botonistas do Brasil, mas há um aditivo na relação entre seus jogadores que é diferenciado, mesmo que sejam competitivos, mesmo que se doem ao máximo quando se enfrentam em competições internas ou externas.

Devem ter lá suas diferenças, seus problemas, suas rivalidades, mas colocam seus parceiros e sua Riograndina acima de qualquer dos obstáculos. Mesmo que por um acaso não vençam com tanta intensidade os próximos torneios, seguirão vencendo muito, pois conseguiram conquistar algo que a rigor, ninguém possui de verdade, a amizade, e com todas as letras.

Hora de dar uma olhada mais detalhada no Estadual Especial, vamos lá.

Detalhe menor ? Normal que os holofotes estejam voltados para um Degani Tri Campeão, para Silvio que chega cada vez mais nos lisos, mas outro integrante da Riograndina merece um olhar especial, falo de Luiz Antônio Rodalles, grande jogador que fora do circuito nos últimos tempos retorna ao cenário e com certeza, volta pelas melhores mãos, pelas mãos do grupo da Riograndina, com um excelente ambiente.





Nenhuma novidade Mateus Pierobom da Academia de Pelotas entre os 4 melhores, só está faltando virar o fio e colocar um caneco de Campeão na prateleira. É grande botonista.

Alexandre Schlee da Academia por sua vez no 6º lugar do torneio não deixa de ser uma surpresa, já que não é presença constante nas competições.

Outro que retorna com força através dos lisos é Gilvani de Passo Fundo. Craque nos cavados, mostra nos lisos que é jogador para brigar pelas primeiras posições, pois fechou o torneio em Caxias do Sul na 5ª colocação, foi o melhor jogador fora da zona de premiação. Caiu por 1 gol nas quartas para Mateus.






O placar de 5 a 0 por duas vezes foi o maior do Estadual. Aconteceu na 1ª fase quando Robson Bauer da AFM Caxias venceu a Perazo da Riograndina e Aldyr da APFM superou a Hamilton (Hemerson) da AFM Caxias.

Numa modalidade onde a vantagem do empate não é fundamental, como no cavado, chama a atenção o fato do Campeão ter chegado a decisão e ao título empatando 2 dos 3 últimos jogos, nas quartas sem gol com Alexandre Schlee e nas semi diante de Mateus em 1 gol.

Foram 16 empates sem gols na competição, 1 nas séries eliminatórias.

Sempre discreto e fora das "manchetes", Carraro teve o melhor desempenho entre os botonistas donos da casa, da AFM Caxias, o único entre os 8 melhores do torneio (7º lugar). Não foi bem a AFM Caxias, seus principais jogadores foram ficando pelo caminho, como Mário Vargas e Daniel Pizzamiglio que caíram já na 1ª fase e também Robson Bauer e Daniel Maciel que não chegaram as oitavas. Entre os 16 melhores, apenas Vinícius além de Carraro.




Boas as campanhas de Casartelli e Breno da Franzen, Aldyr e Cepel da APFM, Mallet de Guaíba, Augusto da Academia e Sérgio da AFUMEPA, que terminaram entre os 16 melhores.

Outro botonista que vai se consolidando no liso, com discrição, é o competitivo Rodrigo da AFUMEPA. Rodrigo chegou na 8ª posição e é um jogador que cada vez mais estará disputando os primeiros lugares. No ano passado fez a decisão da Taça RS, contra Degani.







Leão da Franzen que fez semi da Taça RS em 2012, não decolou na serra e ficou na 1ª fase.

Cajú da Franzen, Garima da Riograndina, Monteiro da AFUMERG e Vidal da AFM Caxias zeraram a conta, não somaram um único ponto no torneio. Garima, Monteiro e Vidal nem mesmo marcaram gol.

Não tenho dúvida que o desempenho de Vinhas da Academia, eliminado já na 1ª fase, foi efeito direto da ressaca de sua recente conquista na Copa do Brasil disputada na mesma Caxias do Sul. Em qualquer esporte é muito comum um certo "relaxamento" depois de uma grande conquista, no caso, uma inédita conquista do Futmesa do Rio Grande do Sul. Vinhas jogou na chave da morte, que tinha Rodrigo, Silvio e Daniel Pizzamiglio. Se for ao Centro Sul Brasileiro, que ninguém fique imaginando que esteja fora do páreo.






Surpresa positiva foi o desempenho de Paulo Lofrano do Paladino de Gravataí, neófito nos lisos. Comprou time no Bazar Mimo, subiu a serra no próprio sábado sem maiores "aclimatações", e chegou a 2ª fase.

O placar que mais se repetiu na competição foi o clássico placar mínimo (1 a 0), foram 35 vezes.

FUTEBOL

Dia do jogo de volta pelas semifinais UEFA Champions League no Santiago Bernabeu com Real Madrid e Borussia Dortmund (ESPN às 16:30). A vantagem é alemã, mas os merengues tem time para reverter a situação, o problema sempre reside no caso dos clubes espanhóis em suas defesas fracas, e não será possivel tomar gol.

Amanhã será a vez de Barcelona e Bayern de Munique no Camp Nou (ESPN às 16:30), a missão do time de Messi só não é impossível porque estamos falando de futebol e porque o Barça talvez ainda seja uma grande exceção, capaz de um feito extraordinário. O problema aqui também é a completa impossibilidade de levar um único gol.

A quarta feira será igualmente dia de mais um jogo importante em Porto Alegre, e mais uma vez com o Grêmio na Arena. Faz tempo que o Tricolor não faz uma boa partida, para completar estará sem Zé Roberto contra o Independiente Santa Fé da Colômbia pela Libertadores. Então como o futebol ensina, é bom não duvidar.








Banner Bávaro Cavador by Gothe Gol
Rodalles by arquivos do Gothe Gol
Gilvani by arquivos do Gothe Gol
Carraro by arquivos do Gothe Gol
Rodrigo by Google
Vinhas by arquivos do Gothe Gol

Um comentário:

Pedrinho Gmail disse...

Senti falta de maior destaque para o Campeonato Gaúcho no Blog.