terça-feira, 23 de abril de 2013

CONVERSA DE STUDIO - ALEX DEGANI




















Semana de Estadual Especial de lisos no Rio Grande do Sul e o Conversa de STUDIO recebe Alex Degani, o atual Bi-Campeão da modalidade. No horizonte do final de semana em Caxias do Sul, uma competição que deverá reunir pelo menos 56 botonistas, entre eles o Campeão da Copa do Brasil Marcelo Vinhas, o Campeão Centro-Sul Brasileiro Robson Bauer entre outros jogadores da casa (Caxias do Sul), do naipe de Mário Vargas, Daniel Maciel e Daniel Pizzamiglio, etc, além de Rodrigo e Felipe da AFUMEPA e demais feras de outras associações. Degani briga pelo Tri assim como Vinhas e uma decisão entre os dois seria a final esperada, mas o pessoal da AFM Caxias vai entrar na briga e outro técnico colocar areia neste duelo não pode estar fora das previsões. Vamos conferir agora o que diz Degani sobre estas projeções e sobre a modalidade.





















Gothe Gol - Este Estadual Especial na sua opinião será a mais expressiva competição de lisos gaúcha desde que a modalidade faz parte do calendário oficial da FGFM ?

Degani - Acho que o campeonato mais expressivo é sempre o próximo. E a bola da vez é o Estadual Especial de Liso. Espero estar jogando bem. Em caso de um terceiro êxito, vou seguir tendo mais carinho pela primeira conquista, há dois anos. Em 2011 venci mas não me sentia pronto... Foi muito difícil! Todos os títulos que venci sempre foi assim - sofrido - e o primeiro a gente nunca esquece. E no futebol não é diferente. A primeira conquista sempre marca mais. E no futebol não é diferente. A emoção sentida pela nação colorada na primeira conquista da América foi maior que o Bi em 2010!

Gothe Gol - Você não esteve presente na Copa do Brasil conquistada pelo Marcelo Vinhas em Caxias do Sul, com você no torneio a decisão teria sido 100% gaúcha ?

Degani - Dificilmente. O RS não é referência na principal modalidade da Regra Brasileira. Já foi uma façanha estarmos representados na finalíssima. E a cereja do bolo foi a conquista do top Marcelo Vinhas, o qual não perdoou as pipocadas do top baiano Gabriel Melo e deixou a taça em território gaúcho.

Gothe Gol - Dá para pensar num Campeão Brasileiro do Rio Grande do Sul já no próximo campeonato, no Paraná neste ano ?

Degani - Com certeza, dá para pensar... Não somos os melhores, nem os favoritos, mas estamos conquistando nosso espaço paulatinamente. O Vinhas é o exemplo! Sua conquista traz confiança para todos os lisistas gaúchos! Precisávamos de um título expressivo como referência. Uma conquista nossa como a da Copa do Brasil torna mais palpável o objetivo de conquistar o Campeonato Brasileiro.

Gothe Gol - O Futmesa gaúcho já predominou no Brasil na regra brasileira em determinado momento da história, depois houve a divisão de lisos e livres e o nordeste se impôs no liso. Os gaúchos se encaminham para retomar uma certa hegemonia em 2 ou 3 anos, a partir de uma maior dedicação ao liso ?

Degani - Não acredito em hegemonia do RS em "2 ou 3 anos". Talvez a longo prazo. Mas, infelizmente, falta muito ainda. Conseguimos um alento: nosso primeiro título nacional na categoria especial. Temos agora que dar seqüência com outras conquistas. Mas não vejo o RS mandando no liso como faz no cavado. Antes de pensarmos em hegemonia, devemos nos preocupar em consolidar o Liso no RS. O liso aqui no Sul não se difunde como deveria. Crescem o número de praticantes no Sul, mas não aumentam o número de associações adeptas à modalidade. É só lembrarmos do número reduzido de associações que disputam o Estadual por Equipes Liso desde que o certame foi criado. Falta interiorizar a modalidade... Falta praticar o Liso em mesas de qualidade... Já joguei campeonato oficial de Liso com mesas sem condições, o que travava o jogo. Se é para jogar "semi-liso", prefiro o bom e velho cavado. Falta, enfim, pensarmos grande. O crescimento do RS até uma - ainda utópica - hegemonia no liso certamente será consequência de uma disseminação da modalidade pelas quatro linhas dos quatro cantos do RS!

Gothe Gol - Qual a diferença técnica hoje entre baianos, sergipanos, paraibanos, alagoanos, potiguares e os gaúchos no liso ? Se existe, quais os principais fatores ?

Degani - Não vejo diferença geográfica entre os botonistas. Não acho que determinado estado faz isto ou aquilo de diferente. O que há é mais botonistas de ponta nos estados do norte-nordeste em relação a nós gaúchos. Além disso, estados como RN e BA contam com botonistas de ponta mais completos que nossos expoentes. Isso é fato e notório. O jogo tem que ser visto por vários fatores: corte, tapa, lançamento e chute, basicamente. Atualmente o que trava o nosso desenvolvimento é o campo de jogo. Muitas vezes jogamos em mesas diferentes daquelas que encontramos, principalmente nos estados mais afastados. Devemos nos familiarizar cada vez mais com campos em que o botão deslize perfeitamente e - não menos importante - a bola ande pouco. Isso é fundamental para viabilizar a prática do liso e, consequentemente, fazer o gaúcho ter uma leitura correta do jogo de liso.

Gothe Gol - Você já ganhou praticamente tudo no Futmesa, principalmente nos cavados, o objetivo principal agora é o brasileiro de lisos ?

Degani - Independe o fato de ter ganho muito título no cavado. Aliás, até hoje jogo esporadicamente esta que é a modalidade que me proporcionou tantas conquistas. Tenho certeza que há espaço para ambas as modalidades. Não precisamos discutir como "Maria do Beco". Basta aceitarmos a opinião de cada botonista. Sou um multi-campeão no Cavado e nem por isso sou obrigado a priorizar a modalidade... Como em todo esporte, muitas vezes se prioriza a conquista que ainda falta. E o Brasileiro de Lisos é o ápice da montanha para qualquer botonista gaúcho. Seja para quem se expõe atrás desta conquista, seja para quem fica em casa só na purpurina.

Gothe Gol - Quais os 3 principais jogadores de lisos hoje no Brasil na sua opinião ?

Degani - Tenho um lema: "Contra Fatos Não Há Argumentos". Por isso vou citar os três últimos campeões nacionais: Aldemar (RN), Franklin (RN) e Vinhas (RS). Aldemar é o botonista mais completo que já vi jogar. Coloca a bola aonde quer. Dono de lançamentos milimétricos. Tem um poder defensivo fora do comum. E, ainda conta com um chute ao gol simplesmente mortal!

Gothe Gol - Você consegue imaginar o seu Inter Campeão Brasileiro depois de mais de 3 décadas, com Dunga no comando e o atual elenco de jogadores ?

Degani - Não. Ponto final. Não há como não ser taxativo. O Inter está formando um time que, no máximo, brigará por uma vaga na Libertadores. Falta peças de reposição. Quem substitui o "Cabezón"? E o nosso goleiro? Muriel deixa muito a desejar... A zaga não inspira confiança... É mais fácil acreditar que o Zilber vai abandonar seu time "semi-liso" do que imaginar o Colorado Campeão Brasileiro!

Gothe Gol - Se não existisse a Riograndina e você tivesse que escolher jogar Futmesa numa das outras associações existentes, qual seria ? Por que ?

Degani - Certamente na Afumerg. Tenho meu nome gravado na sua história. Com esta camisa, venci meu primeiro título nacional. E, pelo fato da Afumerg contar com amigos botonistas de longa data. Fora de Rio Grande, tenho um carinho especial pela Academia de Pelotas. Admiro aquele grupo e seus componentes, principalmente a "velha guarda". Que botonista não gostaria de contar com um bate-papo rotineiro (e descontraído) com o bom vivã Figueira, por exemplo? Como sempre digo... Uma associação deve ser forte fora da mesa para depois pensar em títulos... A união é o alicerce do sucesso! Aqui na ARFM somos unidos. Longe das mesas também. Julgo importante isto. E me orgulho de pertencer a este grupo, democrático e coeso. Mesmo sabendo que tal aglutinação incomoda muita gente.

Gothe Gol - Para fechar, uma pergunta menos “tensa”. Ultimamente tem gente deixando escapar repetidamente as vantagens obtidas e permitindo viradas de placar no liso gaúcho. Qual a sua dica para com a vantagem no jogo segurar um resultado, já que uma jogada de cobertura é sem dúvida uma exceção ?

Degani - Bom tocarmos no tema "vantagem". (1) No cavado, a vantagem é decisiva, no liso apenas um critério de desempate. (2) Acho feio quando um botonista entra na mesa com a vantagem e demora para jogar, faz "cera", e depois que toma o gol joga rapidinho. Ano passado passei por isso na fase mata-mata do Estadual. O que me consola é que quem faz isso geralmente não ganha... Como diz o Arnaldo, "a regra é clara": 15 segundos para cada jogada!!! Mas, nem todas as cabeças pensam igual. Uns condenam vibrações exaltadas, outros o anti-jogo (bola no fundo, etc). Eu respeito todas as opiniões, mas condeno apenas não cumprir a regra. O fato de ver muita "perda de vantagem" é uma característica do liso, por ser um jogo mais franco, no qual não se pode ficar escondido atrás de coberturas. Cito como exemplo o botonista Pedro Hallal, a "mãe dos adversários". Uma vez o Romário disse que "O Pelé com a boca fechada é um poeta". Eu digo que o Pedrinho longe da mesa...

Abraço a todos os botonistas do Brasil!

4 comentários:

Pedrinho Gmail disse...

Acabei de acordar, depois de um sonho curioso, e resolvi ler a excelente entrevista do Alex.

No curioso sonho, jogava-se um campeonato estadual por equipes em Pelotas e o confronto entre duas equipes estava 2x1 para a equipe A faltando 30 segundos.

Numa das mesas, um botonista tinha uma recuada fácil, mas cedeu um dois toques. Lembro de pensar: "nem a minha mãe faria algo assim por mim".

O adversário passou bem e estava com o chute pronto, mas a "mãe" ficou entre três e cinco minutos arrumando o goleiro. Recuso-me a acreditar que seria para desestabilizar o adversário, porque a regra do jogo fala em 15 segundos.

Depois da longa espera, o gol foi concretizado e o confronto acabou empatado, 1x1. Engraçado que no sonho tinha gente sem camisa e gente chorando embaixo da escada.

O sonho foi tão curioso que a mesma pessoa que chorava na escada, no jogo seguinte, botou a mão na bolinha enquanto mirava num chute à gol, tamanha a tensão. O árbitro acabou marcando mão, e o chute que daria a vitória para o time A virou o chute que deu a vitória para o time C, eliminando o time A.

Sonhos como esse fazem a gente lembrar que o mundo é redondo...










claudioaalight disse...

Amigos,
Sem dúvida BA e RS são os maiores polos do futmesa no Brasil.
Tanto ma quantidade como na qualidade dos seus atletas e associações.
Mas como bem disse o colunista:"contra fatos não há argumentos".
Os últimos 3 brasileiros de Liso, que é por todos considerada a mais importante competição de liso, foram ganhas por:
2010 (RJ), 2011 e 2012 (RN).
Em 2013 o RJ ainda beliscou um título nacional na Copa do Brasil.
Acho que cada vez mais teremos mais canpeões de outros estados.
Com votos de estima.

A.R.F.M disse...

1) Pessoal, na correria do dia-a-dia, enviei ao Bávaro Cavador minha entrevista incompleta. Após os "..." finais leiam "é meu amigo";

2) Legal o comentário do poeta Pedro Hallal. Sempre embasado e com uma pitada de provocação. Escreve muito. O tanto que escreve por linhas tortas com a régua na mão, antagoniza seu dom com as palavras. Ao abordar o tema "sonho" e citar uma sopa de letrinhas, não ficou bem datado os tais devaneios... Porém, vale deixar claro que, nem no sonho do Pedro Hallal, ele levou o troféu pra casa. Um sonho romântico. Apenas tirou a camisa, prejudicando a acuidade visual dos presentes ao expor seu vultuoso avental lipídico. Já, no meu sonho, com características realistas, não tirei a camisa, mas trouxe o troféu para casa. Inclusive, o último ganho deixo na minha sala. Hoje dormi na sala, e ao acordar lembrei do meu amigo Pedrinho! Um grande cara! Na vida, estuda as futuras mamães. Na mesa, facilita o lado dos papais! Abraço Pedrinho! Sou teu fã!

Pedrinho Gmail disse...

Porra Alex, te fizeram dormir na sala? O que tu aprontou? E hoje ainda tem churrasco à noite... Se quiseres, podemos cancelar para tu não ter que dormir na sala de novo.