sábado, 13 de abril de 2013

CONEXÃOHallal e Futebol Gaúcho, Gramados & Mesas

Sábado especial aqui no Gothe Gol, pois além de poder conferir dois colunistas de uma só vez, o internauta poderá começar a acompanhar os 15 ANOS do Lagoão, direto de São Lourenço do Sul. Estaremos postando edições especiais ao longo do sábado e do domingo para quem quiser saber o que estará acontecendo no mais tradicional torneio regional do Rio Grande do Sul.

CONEXÃO HALLAL

por Pedrinho Hallal 


Futebol de mesa 

Avizinha-se o Campeonato Estadual Especial da Primeira Divisão, a ser realizado na capital estadual dos lisos. Assim como seu time (portoalegrense), o editor não participará do campeonato por não estar habituado a essa coisa de primeira divisão. O esquadrão da casa tenta deixar o título na cidade da polenta, sendo que quatro dos seus botonistas têm reais chances de título:

Daniel Maciel – o presidente está mordido com a eliminação na Copa do Brasil e promete vingança. Se não sentar na mesa (literalmente), é forte candidato.

Róbson Bauer – a seu favor os botões do Xavante. Está em ótima fase e me parece um dos favoritos para ficar entre os quatro.

Daniel Pizzamiglio – jogou muito na Copa do Brasil, exceto no jogo contra os reservas do /Coritiba. É competitivo, ainda mais agora que saiu da prisão. Precisa de mais precisão nos chutes para chegar.

Mário Cachaça – é o mais talentoso dos polenteiros, mas o menos competitivo. Joga bonito, mas às vezes falta “tesão” de campeão. Pode sair campeão se alguém o irritar, por exemplo, mexendo com sua irmã.

O time caxiense será povoado com vários outros botonistas, com menos chance de título. Destaque para Carraro, que no sábado à tarde dirá: “Agora que não tenho mais chances”. Vinicius promete um ótimo campeonato, ainda mais agora que acerta na bola em todos os tiros de meta.

Os campeões estaduais por equipes da Riograndina também chegam com pinta de favoritos, liderados pelo bicampeão Alex Degani. O botonista que tem problemas com líquidos (lágrimas + álcool) briga com Vinhas pelo título de primeiro tricampeão do estadual de lisos.

Silvio Silveira é o melhor cavador do futebol de mesa brasileiro. Ainda falta um pouco de malícia nas jogadas do liso, mas não surpreenderia ninguém se chegasse nas cabeças. E se chegar lá, leva vantagem sobre a maioria, pois tem espírito de campeão.

Duda é uma incógnita nos lisos. Pode tanto jogar muito e chegar entre os semifinalistas quanto jogar mal e ficar nas primeiras fases. Já foi vice campeão estadual quando ninguém dava muito crédito a ele.

Michel Bresqui é um botonista dos embarrados que aprendeu a gostar dos lisos, influenciado por seu guru, Pedrinho. Está com a mão calibrada e pode chegar entre os oito. Acho brabo avançar mais do que isso, embora eu torça pelo meu pupilo. Costumo ter problemas em finais de campeonatos individuais.

Os demais botonistas da Riograndina também têm chances, mas como os de Caxias, devem ficar pelo caminho. João Garima, se jogar, promete fazer as jogadas mais bonitas do campeonato, pois é o único baiano que nasceu no Rio Grande do Sul.

Chegamos então a Academia de Futebol de Mesa. Nosso campeão Mateus Pierobom poderá sair campeão quando entender que “ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos”. Marcelo Vinhas vem de título recente e algumas partidas perfeitas. Se manter o ritmo, briga pelo título, ainda mais com a ausência confirmada de Alênio. Augusto Nedel chega desacreditado, mas pode surpreender se estiver com tesão (se o Paulinho Malhão for, muda tudo). Ainda acho que esse Alemão Vai Dar Bom. Os demais botonistas da Academia podem chegar, mas têm menos chance.

Na AFUMEPA, Felipe é a bola da vez, depois de dois anos de domínio de Rodrigo entre os lisos. Se jogar como fez na Copa do Brasil, deve chegar entre os oito e brigar pelo título. O problema é que é meio instável, especialmente nos jogos decisivos. Mas talento não falta. Rodrigo joga muito, mas parece em má fase.

Os demais participam do campeonato, exceto se der zebra. Entre os demais participantes, a promessa de muito empenho, mas poucas chances reais de título. Piruka já foi competitivo nos lisos, mas anda em péssima fase. Seu amigo Cepel pode surpreender, mas teme enfrentar Vinicius de Caxias novamente. Ainda temos o Tiago Leão, que vem melhorando muito nos lisos e poderia ter chegado na Copa do Brasil. O Mallet também pode incomodar, assim como o Gilvani.

Futebol de areia 

Vamos recapitular aqui a história da Arena OAS, construída para ser o maior caldeirão do futebol de mesa mundial, quiçá planetário.

Grêmio 1x2 Huachipato
Grêmio 1x0 Cerâmica
Grêmio 4x1 Caracas
Grêmio 1x2 Cruzeiro
Grêmio 5x1 São José
Grêmio 1x0 LDU
Grêmio 0x0 Fluminense

São 4 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Realmente é um alçapão. Futebol de grama O Xavante perdeu a primeira na divisão de acesso. Mas o grande destaque do final de semana é a última rodada do Gauchão, na qual o time do estacionamento da galeteria pode confirmar mais uma queda para a segunda divisão. Estaremos conferindo confiantes, pois time que tem o Editor como torcedor só pode ser rebaixado.

Jotinha 

Desde que o Editor começou a escrever sozinho, os leitores têm reclamado muito das colunas do Jotinha. Esperamos que os colaboradores voltem a ajudar em breve. Do contrário, será o começo do fim.

Cristian Costa 

Estou com saudades daquele anãozinho hiperativo. Alguém sabe notícias dele?

Dr. Maia 

O melhor comentarista da ZC do Gothe Gol, disparado. Lançou o genial “Há braços” e fez linda homenagem ao editor algumas semanas atrás. Será anfitrião no Lagoão. Se não torcesse pro time da beira do rio, seria o genro dos sonhos de qualquer pai.

FUTEBOL GAÚCHO, GRAMADOS & MESAS




















por Jefferson Oliveira

Olá queridos Amigos, chegamos a um Final de Semana que desejamos, com muita emoção no campo e campeonato de Futmesa FERA!

GAUCHÃO

Será disputado neste final de semana a última rodada da fase classificatória da Taça Farroupilha, e as emoções em todos os 8 jogos marcados para Domingo, 14/04 às 16h serão de tirar o folego! Tanto na disputa pelas últimas vagas nos matas, quanto para definir os rebaixados. Os jogos são os seguintes:

Novo Hamburgo x Grêmio, em Novo Hamburgo, jogo da RBSTV, Cerâmica x Cruzeiro, em Gravataí, jogo da TVCom Caxias x Pelotas, em Caxias do Sul, jogo do PFC, Passo Fundo x Lajeadense, Canoas x São Luiz, Esportivo x Santa Cruz, São José x Veranópolis no Passo D'areia, Inter x Juventude em Lajeado, jogo do PFC.

Agora o que cada time necessitada na Rodada:

Times que lutam por classificação ou melhor colocação nos grupos: 

Inter - Precisa Vencer para ficar em primeiro no seu grupo e fechar a geral na frente!

Grêmio - Precisa Vencer para ficar em primeiro do seu grupo e ainda sonhar com a liderança na geral!

Lajeadense - Precisa vencer para ser Campeão do Interior! Precisa vencer para se classificar aos matas!

Juventude - Precisa vencer e contar com tropeço do lajeadense para ser Campeão do interior! está classificado para os matas!

São Luiz - Somente se classifica se vencer e o Esportivo empatar!

Passo Fundo - Já classificado, precisa vencer para garantir a liderança no seu grupo!

Caxias - Precisa vencer e contar com tropeço do Lajeadense para se classificar!
Veranópolis - Precisa vencer e contar com empate no jogo do Inter para ser líder do grupo!

Times com risco de rebaixamento: 

Novo Hamburgo - com apenas 2% de chance de ser rebaixado, precisa de uma combinação maluca para cair! Para os matas já está classificado!

São José - com apenas 4% de chance de cair, e outro que precisa de uma tarde de horror para ser rebaixado! Não tem chance de classificar!

Pelotas - com 33% de chances de cair, tem uma parada difícil contra o Caxias, escapa se vencer, se empatar ou perder, depende do Santa Cruz não vencer ou do São José perder!

Cerâmica e Cruzeiro - Sem chances de se classificarem aos matas, o jogo é direto pelo rebaixamento, quem perder cai, e se der empate os dois podem cair! Santa Cruz - com 73 % de chances de rebaixamento, tem que vencer e além disto torcer por: empate entre entre Cruzeiro e Cerâmica, pois aí passa os dois ou em caso de um vencedor neste jogo, contar também com o empate do Pelotas ou derrota do São José!

Classificação na Taça Farroupilha - http://fgf.com.br/competicao/gauchao/2013/comp-1f-taca2.php

Classificação na Geral - http://fgf.com.br/competicao/gauchao/2013/comp-1f-taca4.php

Divisão de Acesso

Destaque para São Paulo-RG e Brasil-Far com ótimas campanhas. Neste final de semana o destaque está para os jogos: Brasil-pel x Brasil-Far no domingo.

Categorias de Base 

Destaque para Canoas x Inter no sábado às 11h na Morada dos Quero-Queros, onde se o Colorado empatar estará fora da segunda fase!

Futmesa

Ocorre neste final de semana o tradicional torneio Lagoão! Com presença de vários botonistas, num torneio charmoso e elegante! De Viamão participaram Fábio Dileone e Lucas Dileone! Também nesta semana começou o 21 Campeonato Viamonense, Torneio que começou em 1982, com 4 jogos e muita rivalidade! Na rodada inaugural, um empate de 0 a 0 entre os dois últimos Campeões Municipais, Fábio DiLeone e Jefferson Oliveira marcou a rodada inicial!

4 comentários:

Dr.Maia disse...

Só para avisar que já estou na capital do doce. A Drª Maia foi vitimada por algum pirapaque (queda de pressão) e chamou-me de volta pra casa. Correm boatos que a mesma pode estar prenha. Ainda não sei se é verdade, melhor perguntar no posto Ipiranga.
Há braços pra galera que esta em São Lourenço. amanhã, se tudo correr bem, estarei de volta.

Unknown disse...

Saudades tb, Pedrinho. beijo!!

Pedrinho Gmail disse...

Será que a essa hora o Gothe já enfrentou o Seu Ênero?

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Gothe 0x0 Ênero... vitória do vetusto lourenciano nos pênaltis: 1x0.