quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TOP 10 GOTHE GOL 2012




















A Taça RS de cavados no final de semana deu números finais a votação do Conselho Editorial do Blog para a escolha do TOP 10 Gothe Gol 2012. Ontem fechou a votação dos internautas na ENQUETE, responsável por 50% do peso da escolha.

Alex Degani da Riograndina foi com muita folga o escolhido, tanto pelo CE quanto pelos Web Leitores e é o melhor jogador de Futmesa do Rio Grande do Sul na temporada. Campeão em cavados e lisos, sobrou e não teve adversários. Confira agora o TOP 10 2012 do Gothe Gol.

1º Alex Degani - Riograndina
2º Pica Pau - AFM Caxias
3º Silvio Silveira - Riograndina
4º Marcelo Vinhas - Academia
5º Róbson Bauer - Sta. Vitória
6º Daniel Maciel - AFM Caxias
7º Mario Vargas - AFM Caxias
8º Cristian Baptista - AFM Caxias
9º Leão - Franzen
10º Cepel - APFM

LANCES RÁPIDOS

* Uma vez aqui refutamos comentário sobre uma categoria de base do Grêmio "desorientada". Observadores especializados que moravam no Olímpico assistindo a base insistiam na tese. Contrapomos falando da profissionalização desta mesma base pela gestão do atual Presidente Tricolor, houveram contestações. Grêmio Campeão da Copa BH, Grêmio Campeão Sub 15, Campeão Sub 14, Campeão Sub 19, semifinalista até aqui do Sub 17 e com uma bela chupada de bala, infelizmente, também semifinalista do Sub 20, onde parou na competição, a Copa do Brasil, ontem.

* Definidos os 4 finalistas do Troféu Expedicionário de cavados do Geraldo Santana. Leon Amaral, Juliano, Régis Castilhos e Maurício Cadore.

* Campeão da Champions e que estará no Mundial de Clubes do Japão com Corínthians & Cia, arriscamos no dia da festa de Campeão europeu, dizer que o título caiu no colo dos ingleses, que não era time para o caneco. Ontem o Chelsea já deu adeus a nova Champions na fase de grupos.

No Círculo Militar foi Roberto Azambuja quem levantou a Copa Santos Dumont de lisos. O vice ficou com Nilmar, o 3º colocado foi Douglas e Junior o 4º na classificação final. Nilmar foi o grande jogador do clube neste 2012.







* Copa Gerd Wenzel da cavados 2013, além da grande confraternização que sempre representa para o Futmesa, será laboratório para algumas alterações na regra.

* Amanhã é dia de REVISTA no Gothe Gol com todas as DICAS para o findi. Sábado tem Bate-Bola com Sambaquy e no domingo você vai ver imagens exclusivas da inauguração da ARENA do Grêmio, como foi a festa, o que rolou no Lounge Premium, o jogo com o Hamburgo da Alemanha e outras curiosidades.

CONEXÃOLiso

por Pedrinho Hallal

Ele não entende nada dos lisos: números vs. opinião


Todos os leitores do GotheGol estão acostumados com as opiniões do Editor. Sempre polêmico, Gothe é amado ou odiado a cada opinião forte externada no Blog. E nada deixa o Editor mais contente do que isso: afinal, o debate de ideias é a sua ‘tatuagem’ mais evidente. O Editor é um daqueles caras que não concorda com tudo o que dizem para ele. Ao contrário, muito frequentemente ele discorda do que é dito. E somente àqueles acostumados a viver em uma sociedade de pensamento livre o entendem.

Eu, por exemplo, acho que o Editor não joga um ovo e é um pé frio de marca maior. Vejam o resultado dele na Taça São Lourenço de veteranos. Pipocou legal. Parte disso é explicada por seus times do coração. Ser torcedor (na mesma encarnação) do time que tem estádio novo na favela, do time do estacionamento da galeteria em Pelotas, do 14 de Julho de Livramento e do Botafogo é uma combinação que já sugere que a pessoa será pé frio. Não por acaso, os quatro times estão fechando 2012 sem títulos em suas salas (minúsculas) de troféus.

A fama de pé frio do Editor não tem fronteiras. Até um dos blogs do futebol de mesa, editado em Porto Alegre, publicou uma charge alguns dias atrás que eu interpretei como brincadeira relacionada à viagem do Editor para Bogotá, com o simples propósito de eliminar o grêmio. Aliás, o pé frio é tão grande que a avalanche foi proibida e o problema de falta de infraestrutura no entorno da arena atormentam a vida do Editor. Nem vou falar sobre o último grenal do estádio olímpico, pois esse assunto será abordado exaustivamente nas minhas próximas intervenções.

Mas é claro que o Editor tem seus méritos. Ele comanda, há muitos anos, o único Blog com atualizações diárias sobre futebol de mesa do Brasil, provavelmente do mundo. O GotheGol presta um serviço inestimável para o crescimento do futebol de mesa no Rio Grande do Sul. Mesmo com colunistas do quilate de Pedrinho Hallal, Cristian Costa e Alex Degani, o Blog consegue sobreviver. E olhem que o pé frio é potencializado por 1000 quando a coluna de Alex Degani mostra aquele estádio ridículo do time vice de tudo ao fundo da foto de seu time de futebol de mesa.

Mas o motivo da coluna de hoje é discutir as opiniões do Editor sobre os lisos no Rio Grande do Sul. Todos entendemos que para alguém que não consegue sequer jogar cavado (Seu Ênero manda abraços), a transição para os lisos pode ser muito traumática. Por isso, sempre relevamos as declarações do Editor. Afinal, o Editor não tem culpa de escrever melhor do que joga.

Para discutir com o nosso amado Editor, resolvi acessar o site da CBFM, e visualizar os rankings de todas as modalidades. As surpresas estão por toda a parte. Vale lembrar que os rankings que serão discutidos aqui levam em conta os últimos quatro anos, então não dá para dizer que foi sorte ou azar.

Bem, vamos aos números:

No ranking nacional especial liso, considerado por todos (menos o Editor), a categoria de elite do futebol de mesa nacional, o líder é Aldemar, o atual campeão. O vice líder é Franklin, campeão em 2011 e vice em 2012. E para surpresa de alguns, o terceiro lugar é ocupado por MARCELO VINHAS, um botonista que apesar do cabelo italiano, nasceu e mora no Rio Grande do Sul desde sempre. O Editor poderia argumentar que Marcelo Vinhas é um ET, do tipo Gustavo Kuerten. Mas a lista continua. Róbson Bauer, Mario Cachaça, Mateus Pierobom, Piruka, todos entre os 20 melhores. A lista só pode estar errada. São cinco gaúchos entre os 20 melhores do Brasil. E olha que Daniel Maciel e Alex Degani também estarão nessa lista no ano que vem...

Mas vamos olhar os outros estados. O Rio Grande do Norte tem três atletas no Top 20. O Espírito Santo tem dois. A Bahia tem oito. Seriam os gaúchos tão ruins de liso como o Editor sugere? Interessante destacar também que fora do Top 20 estão os ‘fracos’ botonistas Hamilton, Dudu e Danilo, só para citar alguns.

Deve ser um erro. Vamos analisar os clubes. Santo Amaro e Acra na frente, dois da Bahia. Quinto: AFM Caxias. Sétimo: Academia. Isso tem que estar errado. Como podemos ter dois clubes entre os 10 se o Rio Grande do Norte e o Espírito Santo só têm dois também, e o Sergipe só um? Deve ser mais um erro dessas planilhas estranhas.

Ao olhar tudo isso, fico pensando qual a verdadeira posição do Rio Grande do Sul na realidade dos lisos no Brasil: quinto, sexto, sétimo? Felizmente a CBFM fez essas contas para mim. Levando em consideração o desempenho individual dos botonistas, a Bahia fica na frente com 1802 pontos. O segundo colocado, com 1170 pontos, é o Rio Grande do __________ (SUL). O Rio Grande do Norte só vem em terceiro, com 962. Os outros estão longe, com não mais do que 600 pontos.

É sério isso? Somos a segunda força do liso no Brasil? No sênior liso somos a quarta força. No máster liso, somos a terceira força. Não vamos nem falar dos jovens, pois um Pica-Pau vale por mil palavras. Ou as contas estão erradas ou o Editor está errado...

E que fique claro que falar bem dos lisos não significa falar mal dos cavados. Eu amo jogar futebol de mesa, seja liso, cavado, com rodinhas ou sem rodinhas. Até belisquei um surpreendente vice campeonato na Taça RS no final de semana. E torço que as duas modalidades continuem crescendo (como estão) no Rio Grande do Sul. Claro que o crescimento do cavado no resto do Brasil é algo menos provável, mas sim um objetivo a ser atingido. Só para vocês terem uma ideia, o ranking dos estados no cavado tem o Rio Grande do Sul com 3044 pontos e Santa Catarina em segundo com 366. Se essa é a modalidade nacional, algo está muito errado!

COLOCA por Jotinha




















PLANTÃO

Quem não lembra do PLANTÃO Antônio Augusto que a cada gol narrrado na Rádio Guaíba entrava para dizer o que aquele gol significada em termos de TODAS as estatísticas ? O próprio Antônio Augusto dizia que as estatísticas eram muito importantes, mas que não eram o futebol.

CAVERNAS

Com seus uivos guturais a cada gol, botonista em São Lourenço do Sul remontava os anos 80 e 90 do Futmesa. Vamos chamá-lo de vintage para não precisar falar de um constrangedor fiasco.

BRANCA DE NEVE

E Dunga ainda não aceitou treinar os anões do futebol gaúcho na atualidade.

PRESSÃO LUSA

Jefferson de Viamão teve seu nome vetado pelos próprios "parceiros" na lista do TOP 10 do alemão. Os viamonenses queriam escolher o seu nome para lista e queimaram o colega. Não há o que não haja como já vimos.

TEMPO PARA ELDORADO DO SUL

Colunista de sucesso daqui, agora poderá ter mais tempo para compreender e sacar um pouco de futebol. Entra em férias permanentes.

CAVIAR COM GOSTO DE BANANA

Falando em colunista, imagina adorar o que imagina ser caviar, e comer caviar muito bem achando que tem gosto de banana. Tem gente que não tem mesmo nenhum paladar.

YELLOW

Todos os times do Gothe deveriam ser amarelos como aquele Botafogo da Taça ! Desculpa Editor (risos).

BRASILEIRINHO

Apesar da arrasadora estatística, nenhum nordestino foi convidado para o brasileirinho de lisos deste final de semana em Porto Alegre.

VACATION

Pra ficar na moda, entro em férias coletivas a partir de hoje, agora só no ano que vem. Vou aproveitar para bater um papo com ex-colega vendo a base em Eldorado.

iMAGEM




















Olímpico Monumental no dia de seu último jogo oficial, já página da história definitiva do Grêmio e do futebol mundial.

ESCALADAS DO GOTHE GOL





















O tênis tem lances únicos e Sharapova responde por muitos deles.

N@VEG@NDO





















Nossa saudação especial aos novos amigos de Itatiba no Espírito Santo e Macaiba no Rio Grande do Norte. Abraço hoje aos internautas de São José em Santa Catarina, Ponta Grossa no Paraná, Vitória e Colatina no Espírito Santo, Recife em Pernambuco, Aracajú no Sergipe, Carregado, Cascais e Portimão em Portugal e Washington DC (EUA).









TOP 10 GOTHE GOL by Gothe Gol
Azambuja by arquivos do Gothe Gol
Olímpico Monumental by Gothe Gol
Sharapova by Google
Cidades by Google

20 comentários:

FGFM Online disse...

Pedrinho,
Que texto excelente, mostrando que o RS é top nas duas modalidades.
Parabéns a todos os Botonistas Gaúchos!
Maciel

Unknown disse...

Presidente,

O Pedrinho não só colocou a coisa toda no prumo na Taça em São Lourenço como deve ser, como sob pressão da Editoria escreve muito melhor do que muitos imaginam. De qualquer forma os Web leitores seguem aguardando a publicação da sua coluna Presidente. O Pedrinho hoje valeu o contrato.


Grande abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Marcelo Vinhas, o terceiro melhor botonista no ranking dos lisos.

RS, o segundo melhor estado no ranking dos lisos.

Seu Ênero, o primeiro botonista a vazar a defesa do Botafogo na Taça São Lourenço de Veteranos (de pênalti).

Dr.Maia disse...

Bueno, passada rápida pra dizer que vou ler as colunas mais umas três vezes. Preliminarmente, vale dizer: colocaram o bode na sala. hehehehe!


Pedrinho Gmail disse...

Dr. Maia, o Editor está perdido. Bogotá já foi difícil para ele. Depois veio o Seu Ênero. Depois o grenal do milênio, com 9 jogadores de um lado. Depois o Vitória no Sub-20. Agora o Pedrinho. O Editor está tendo um "ataque de nervos".

Unknown disse...

Camarada Colunista,

o texto está ótimo, não te perde com o que não há como consolidar, rsrs...

Abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Prezado Editor, tenho certeza de que a recuperação virá contra o Hambúrguer, ou cachorro quente, ou algo do tipo, no final de semana.

Unknown disse...

Prezado colunista,

desejo plena recuperação ao vice da Taça RS. Uma rápida recuperação na verdade seria uma sorte para todos nós, e creio que para a família também, rsrs. Imagina o que tu deve perturbar o pessoal da casa nestas condições, rsrs...

Abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Estou aproveitando o tempo em casa para assistir esportes na TV. Ontem vi a semifinal da Copa do Brasil sub-20. Foi um belo jogo.

Unknown disse...

Secar tu quer dizer ! rsrs... Vermelhinho enrustido, rsrs...

Tem jogo do colorado previsto nos próximos 30 dias na TV ? Sei lá, Libertadores, talvez ruralito, rsrs...

Abraço e cuidado se for jogar General, rsrs...

Gothe.

Dr.Maia disse...

Pedrinho, tenho uma dúvida. Se o Hamburguer joga pelo Alemão nessa Sexta-Feira, quem irá inaugurar a Arena OAS? O Hamburguer B, tal como fora na decisão do intercontinental de 83? É isso? Corram para as montanhas!!!

Pedrinho Gmail disse...

Editor, por favor, me chame de m, me chame de secador, me chama de chato, de empenado, me chame até de Cristian Costa, mas nunca, nunca, me chame de colorado! Os imundos da capital têm o meu total desprezo.

Pedrinho Gmail disse...

Dr. Maia, o Hamburguer vem com time misto de novo para enfrentar o gremio? Em 1983 quase ganharam, mesmo com o time misto. Será que dessa vez conseguem?

Pergunto também: será que vão expulsar 3 jogadores do Hamburguer para fazerem gol? Quando são expulsos só 2, eles não conseguem.

Unknown disse...

Aos inteligentes sugiro que comparem as escalações contra o Hoffenheim e contra o Grêmio, é simples.

O problema é que quando somos coadjuvantes tão distantes de algo, ficamos só nos questionando, tipo, como conseguiram e nós somos tão pequenos ?

O que seria do mundo sem os voos charter ? Qual a diferença de fuso ? Quanto tempo um voo charter levaria de Hamburgo a Porto Alegre ?

O Mazembe jogou com os titulares no dia 14 de dezembro de 2010 em Dhubai ?

rsrs...

Abraços,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Se esse Hamburguer já é ruim descansado, imagina cansado depois do jogo contra o Hoffenheim...

Mas ainda acho prudente a expulsão de três jogadores no começo do jogo, para evitar nova tragédia...

Unknown disse...

Jogo festivo meu caro colunista, só para inaugurar, e só faz isso quem tem uma Arena nova de 1º mundo para inaugurar, afinal foi nosso adversário na decisão de 1983no Mundial de Clubes de Tóquio.

Queria um jogo destes no Bento Freitas, ou em meio a ruínas. Mas fora de tudo só sobra arrumar o que falar, rsrs...

Abraços,
Gothe

(tu não quer, abomina, mas tá bem, coloradinho, fazer o que ? rsrs...)

Pedrinho Gmail disse...

Vamos deixar claro também que o Mazembe é um dos meus times do coração e que entre os imundos da capital, o mais FDP com o acidente sofrido pelo meu time foi o que fica na beira do rio. Por mim, eles poderiam fechar.

Mas voltando ao assunto, o que o editor achou dos rankings apresentados? Ou seriam esses vários comentários apenas uma cortina de fumaça para mudar de assunto?

Dr.Maia disse...

Sabia que era um Déjà vu... Só vai faltar o Portaluppi porque cobrou 60 mil Dilmas para participar da festa.

Unknown disse...

O editor jogando ou falando de liso NON EQZISTE.

O colunista dizendo que não é colorado NON EQZISTE.

Unknown disse...

Caro Pedrinho,

pelo ranking apresentado, os baianos deveriam ter feito a festa, e pelo que tive de informação não levaram nada.

Seria ótimo que diante de uma competição, todos nós tirássemos os rankings do bolso e eles contassem pontos a mais na hora do "vamos ver".

Mas como vimos recentemente em Salvador, não é bem assim. É preciso ir para mesa e além de superar os baianos, superar os potiguares e outros mais.

Isso eu não acho, isso é a realidade.

Um abraço,
Gothe

(tinha até agora te preservado na cortina de fumaça, rsrs... Foi você que não quis mais, rsrs...)