sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA


 CAXIAS NA EXPECTATIVA DA ESTREIA DA LAZIO E DE SAMBAQUY

Nem Rooney, nem Zagallo, muito menos Totti ou Paulo Nunes, os outdoors, backlights, frontlights e tredis em Caxias do Sul nessa sexta-feira, amanheceram com a atração da estreia da Lazio e de Sambaquy no Estadual Sênior de lisos amanhã. A chegada do time italiano e o seu homenageado está prevista para as 17:30hs no aeroporto regional Hugo Cantergiani no Campo dos Bugres.

Depois da coletiva no próprio aeroporto e rápida passagem pelo hotel (cujo nome não está sendo divulgado para evitar tumultos), a Lazio se dirigirá a sede dos jogos na AFM Caxias para amistoso-treino diante do Nottingham Forest de Bürgel e para acompanhar o sorteio dos Grupos para a competição. Com certeza a programação será encerrada com um jantar acompanhado dos bons vinhos da serra gaúcha.

Sambaquy, o homenageado do Editor, só estará na mesa no primeiro jogo oficial da Lazio no sábado. A princípio o time está definido com Luca Marchegiani, Lichsteiner, Japp Stam, Cribari e André Dias; Verón, Di Canio e Stefano Mauri; Klose, Vieri e Sambaquy.

O jornais italianos igualmente destacam a presença da Lazio em Caxias do Sul e a estreia de Sambaquy com a camisa 67, uma estreia histórica com o número do ano em que com outros botonistas, estabeleceu o marco da moderna regra brasileira.

O principal periódico esportivo italiano de esportes, o Corriere dello Sport, na manhã desta sexta estampou " GRANDE LAZIO! " e nos subtítulos " TORCIDA APOIA GOTHE" e "SAMBAQUY ESTREIA EM CAXIAS DO SUL". No texto ao lado da foto de Sambaquy, o matutino de Milão publica, " Mesmo considerada novidade e sem chances, a Lazio está com sua presença no Sênior de lisos festejada. A homenagem a Sambaquy está sendo esperada em Caxias do Sul neste sábado ".

  
O Gothe Gol fará a cobertura do Estadual de Sênior e Junior de lisos DIRETO de Caxias do Sul e já na noite de hoje publica os Grupos para a competição e a projeção de quem superará os primeiros obstáculos. Quem passa do desafio da 1ª fase ? Análises, os principais duelos e resultados, as imagens, os bastidores. É só conferir.

NA PRANCHETA

O mesmo City que deixou de 4 o United no clássico de Manchester pela Premier League, levou um verdadeiro chocolate do Bayern de Munique na quarta pela Champions League, mesmo jogando em casa no Etihad Stadium. Para a sua sorte na etapa final, Guardiola poupou Robben e Ribéry e tirou o pé geral.

O Pelotas que já está na final da Copa Regional Sul Fronteira por ter vencido o 1º turno com direito a um passeio no Bento Freitas, obteve vaga as semi da Copa Willy Sanvitto, eliminando o Passo Fundo. Tem braPEL pelo 2º turno da Sul Fronteira na Boca do Lobo no domingo, acertadamente o áureo-cerúleo vai com os reservas.

Sempre imagino um limite para a capacidade de acessos aos espaços dedicados na internet a assuntos tão específicos, como o Futmesa, mesmo quando conta com pitadas de futebol e outras curiosidades. Sigo espantado com o volume de aficionados que diariamente nos visitam, de todos os cantos da rede. Qual o limite ?

Carlos Kuhn e o seu Bota é o preferido dos internautas para vencer o Estadual Sênior de lisos em Caxias do Sul. Com 62 votos eletrônicos postados em nossa ENQUETE já encerrada, Kuhn obteve 30% das escolhas contra 27% de Breno e 19% de Osmar, os mais votados. Na dúvida, o melhor é torcer para não cair no Grupo de nenhum deles (risos).





Na outra ENQUETE em andamento em nossa barra lateral, depois de quase 140 votos digitados, Marcelo Vinhas lidera a corrida para o PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL. Vinhas até agora recebeu 42% das escolhas, contra 16% de Silvio, 11% de Cepel e 10% de Degani.

É bom ficar de olho em Daniel Crosa, que representará a AFM Caxias no Estadual Sênior de lisos. No Ranking divulgado no dia 1º de outubro da associação de Caxias do Sul, ele figura na 5ª posição, atrás apenas do líder Maciel seguido de Daniel Pizzamiglio, Carraro e Robson Bauer. É candidato forte ao caneco jogando em casa.

Na Copa Petrópole de cavados, Junior teve boa rodada e agora divide a ponta da tabela com Caco.

Assistindo a Flu e Bota na quarta, chego a conclusão que fora o Cruzeiro, ninguém está jogando futebol neste brasileirão, mas algo parecido com o esporte, é uma vergonha. Eu aqui, tão crítico de Portaluppi com o seu Grêmio torto, horrível, mas vice líder da competição, começo a me convencer que com esta análise debaixo do braço, ele propositadamente está armando o Tricolor para não jogar futebol, e assim obtendo pleno sucesso. Entre os que não jogam futebol, o time do Portaluppi é o melhor, disparado!

O Bayern de Munique do Editor que ganharia novas feições, encara mudança de planos, vai apenas ter alguns jogadores adicionados. Boateng, Dante, David Alaba, Shaqiri, Mario Götze e Mandzukic serão as novidades no time que conta com 2 títulos nos cavados do Geraldo Santana e que estará no dia 12 próximo na Tichsfussball Pokal de São Lourenço do Sul. Os novos jogadores ficam de fora da 26ª Südoktoberfest. A assinatura é claro será de Manoel Gonçalves de Rio Grande/RS.


A Ilha do Governador estará recebendo o Estadual Sênior de lisos do Rio de Janeiro neste final de semana. A sede da Lusa receberá Alexandre, Hércules, Davi e Barbosa da AFUMIG, Thomaz e Claudio da Light, Waner da ECRSP e ainda Tuninho que é jogador da casa. Para não dizer que não apostamos em alguém e ficamos no muro, mesmo sem conhecer bem o Futmesa local, vamos apostar em Tuninho para o título. Fica o registro, apostar não é torcer.





Outra negociação do Editor que já teve via Face uma conversa preliminar, é uma troca de seu atual Newell's Old Boys por um novo Rosário Central. Com a presença de Loco Abreu nos canalhas, fica difícil para o Editor permanecer com os leprosos.

Já estive nas mesas de lisos com um Cosmos, Fiorentina (injetado), Olaria (injetado) e Grêmio (espetacular time do paraibano Hélio). Também passou por mim uma Lazio sem nenhum sucesso, o time não andava. Ainda este ano comprei pronto e as pressas um time da Roma, assinado por Felipe Grehs, que coloquei na mesa quase que no ato para participar como enxerto do torneio que comemorou mais uma aniversário de Porto Alegre. A Roma de Felipe foi perfeita e sem nenhum ajuste, de quebra fiquei com o Troféu de Campeão. Pois a Lazio que levo a Caxias a rigor repete o fenômeno, se mostra andando sem problemas. Felipe Grehs está apenas no começo da arte de fazer botões e já impressiona demais pela qualidade e índice de acerto, merece os elogios.

Índio conquistou a 5ª Etapa do interno de cavados da AFUMERG, foram 3 pontos de vantagem sobre Vavá, o 2º colocado. Alguma aposta para Campeão do Ano da AFUMERG ? Índio é claro!

No futebol na TV, sábado às 13:25hs na ESPN+ tem Bayer Leverkusen x Bayern de Munique pela Bundesliga.

Às 15:40hs na FOX Sports, clássico no Calcio com Inter e Roma também.

Fechando à tarde às 18:30hs, mais um duelo de 6 pontos para o Grêmio no brasileiro, diante do Botafogo, jogo para o SporTV, menos para o Rio de Janeiro.

Já no domingo às 15:45hs na FOX, novo derby italiano no Calcio com Juventus e Milan.

E às 18hs na FOX sua tela vai pegar fogo com River Plate x Boca Juniors pelo argentino no Monumental de Nuñez.

Com atraso de uma semana devido a greve de trabalhadores no futebol local, acontece a 6ª fecha do Apertura uruguayo 2013/2014. O Nacional tem parada dura diante do El Tanque Sisley e o Peñarol em crise cruza com o Wanderers, os dois grandes jogam fora de casa.

Sempre acreditei exagerados os elogios a Paulo Paixão, considerado um super preparador físico no Brasil. Muito marketing e um resultado nem tão "super" assim. No jogo de ontem contra um Vasco limitadíssimo pelo brasileiro, o time colorado mais do que ruim, pareceu pregado em campo. Sem jóckey e sem um bom preparo, fica difícil.

O Leão da Fronteira enfrenta no João Martins no domingo em Livramento o Palmeirense pela Divisão de Acesso Gaúcha, às 15:30hs.

O Gothe Gol completa 10 Anos e sempre com muitas transformações. Lembro que quando comecei em 2003, trazendo algo de novo para o esporte na rede, era taxado de polêmico e muitas vezes de satanás pelos empedernidos conservadores do botonismo gaúcho. Hoje com a cultura da opinião já estabelecida e sem o excessivo policiamento de 10 anos atrás, basta uma navegada pelos nossos colunistas para uma fácil constatação, agora é possível acusar o Editor de ser o mais conservador dos redatores do Gothe Gol. Tem alguns "profetas", só agora se apercebendo das bobagens que disseram anos atrás.  


hat trick no Gothe Gol - Adauto Celso Sambaquy




















Não conheço o Sambaquy pessoalmente, isso vai acontecer em breve, assim desejamos. Foram duas longas conversas por telefone, uma quando o convidei a escrever o Bate Papo no Gothe Gol, e outra ontem, quando queria ouvi-lo sobre a homenagem que faço a partir de hoje com a Lazio em Caxias do Sul no Estadual Sênior de lisos.

Se o Sambaquy é o personagem principal deste momento, nada melhor que saber o que pensa, nada mais justo que o Sambaquy seja o entrevistado do hat trick as vésperas de uma competição que tem elementos suficientes para ser histórica.

No hat trick, agora você acompanha a íntegra das respostas enviadas pelo Adauto Celso Sambaquy a Redação do Gothe Gol..

" Amigo Gothe,

Em primeiro lugar, a alegria de nossa conversa telefônica, a qual serviu para sedimentar ainda mais a admiração que tenho pelo responsável pelo melhor blog sobre o futebol de mesa do nosso país ".

Respondendo ao hat trick, devo dizer que: (segue com a entrevista)

HT - Zico, Zidane, Maradona, Falcão, Renato, Sócrates, Beckenbauer e tantos outros são vistos pelas mesas. Como será na sua opinião ver o Sambaquy com a camisa da Lazio no Estadual Sênior de lisos em Caxias do Sul ? Não seria hora de termos mais Décourt, Gizzy, Oldemar e tantos outros nas nossas mesas ?

Sambaquy - Ver Sambaquy com a camisa da Lazio fez com que a emoção aflorasse e senti a gratidão pela luta tenaz que enfrentamos desde o ano de 1967. A alegria de estar entre grandes nomes que fizeram nossos sonhos de botonistas me deixa envaidecido. E a honra ainda fica maior pois a estreia do botão 67 será em minha cidade natal, local onde iniciou-se a Regra Brasileira em todo o sul do país. Tenho feito isso em minha vida, homenageando amigos dando nomes a botões que fazem a minha alegria. Meu último time do Inter é composto de inúmeros amigos que vestiram a camisa rubra.

A única reclamação foi do Cezar Bagatini, pois é o goleiro reserva do meu colega de caserna Gabriel Cestari. Depois que expliquei que a titularidade foi em função da idade, ele ficou tranquilo. Já escrevi que o número 10 em todas as minhas equipes é Paulo Cesar Carpegiani, pois dele ganhei a camisa que foi a primeira campeã brasileira no Rio Grande amado. Ao lado dele o seu irmão Celso Tadeu Carpeggiani, o popular Borjão, meu colega de Banco do Brasil.

Acredito que essa é uma homenagem válida e que deveria premiar mais pioneiros do nosso esporte, pois o tempo apaga o trabalho pioneiro, fazendo com que os fatos que originaram a atual modalidade que usamos fique em breves citações, assim como a nossa história nacional. Se não nos aprofundarmos em estudos, a verdadeira história fica desvirtuada.

HT - Como você imagina que poderia ter sido a evolução do Futmesa, se no seu tempo de pioneirismo pudesse então contar com uma ferramenta como a internet, seus sites, blogs e redes sociais ? Com um Gothe Gol diário ?

Sambaquy - Acredito que se dispuséssemos de uma ferramenta como a internet em nossa época tudo seria diferente. Para ilustrar isso, devo dizer que no campeonato estadual (Regra Gaúcha) de 1966, a reportagem que saiu no Jornal foi escrita por mim e os três clichês que ilustraram a mesma foram pagos com meu dinheiro. Não havia quem divulgasse o futebol de mesa, que aliás chegava a ser ridicularizado por muita gente, rotulando-o como um esporte infantil.

Na década de oitenta surgiram os informativos que eram feitos datilografados, copiados em Xerox e distribuídos via correio aos interessados. Acompanho todos os informativos que falem de futebol de mesa e sinto que muitos, com o decorrer do tempo sofrem paradas, umas breves e outras longas. Louvo o Gothe Gol com a sua projeção diária, contando e divulgando o futebol de mesa em si, sem ater-se a uma só modalidade.

Se, em 1967, contássemos com essa possibilidade, nem imagino onde poderíamos ter chegado. Mas, tudo tem seu tempo para acontecer. Quem sabe o que vai acontecer daqui a um ou dois anos nesse sentido.

HT - Você estará amanhã jogando num time candidato a lanterna do Estadual, estaria satisfeito mesmo marcando um único gol, certamente histórico, você que já marcou um golaço em 1967 junto com outros botonistas estabelecendo a regra brasileira ?

Sambaquy - Amanhã, quando a Lazio entrar em campo, a alegria de todos os meus conterrâneos será observar o desempenho do Sambaquy, na mesa. Se marcar um gol será histórico. Marcará a semana em que, há 77 anos, aparecia nessa cidade um futuro botonista. E o técnico que comanda a Lazio tem chances de chegar em lugar de honra, pois em seu curriculum conta com grandes conquistas e saberá fazer com que o botão 67 balance as redes adversárias.

O importante é estar lá e desfrutar da alegria que os caxienses terão em recebê-lo e sentir um pouco daquilo que foi plantado há 50 anos e que perdura graças aos abnegados botonistas caxienses que nunca desistiram de mostrar que a Pérola das Colônias, além de receber bem seus convidados, ainda é agradecida aos que se dedicam a divulgar o nosso esporte. Estou torcendo pelo seu sucesso, pois estou incluído entre as feras que defendem a Lazio.

Que o Torneio seja o melhor, mais bonito de todos.

Abraços
Sambaquy

iMAGEM
















Não poderia ficar sem registro a passagem do 23º aniversário da unificação da Alemanha, acontecida ontem. No dia 09 de Novembro de 1989 caía o Muro de Berlim, após 28 anos de sua construção. No dia 03 de outubro de 1990 a bandeira negro-vermelho-dourada da Alemanha era hasteada em frente ao Reichstag (antigo parlamento alemão) ao som do Hino Nacional, enquanto milhares de alemães comemoravam a unidade Alemã nas ruas de Berlim e de tantas outras cidades. Mesmo depois duas grandes guerras e da divisão por quase 3 décadas, a Alemanha segue sendo a maior potência política e econômica da Europa, e uma das maiores do mundo.

VITRINE por Daiam Oliveira




















Dois grandes, nos cavados ou nos lisos.

N@VEG@NDO




















Nossa saudação especial hoje aos novos amigos de Guariba em São Paulo, Leiden na Holanda, Pontaul Combault na França e Tarnow na Polônia, e é claro, aos amigos de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul e Camboriú em Santa Catarina, as terras de Adauto Celso Sambaquy.

Abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Torres, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, São Borja, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Lages, Sombrio, Brusque e Joinville em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá e Foz do Iguaçu no Paraná, São Paulo, Santos, Marília, Sorocaba e São Caetano do Sul em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Resende no Rio, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Goiânia em Goiás, Brasília no DF, Belo Horizonte e Teófilo Otoni em Minas Gerais, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco e Addis Abeba na Etiópia.










Sambaquy em Caxias do Sul by Gothe Gol
Corriere dello Sport by Gothe Gol
Banner NA PRANCHETA by Gothe Gol
Carlos Kuhn cortesia by Carlos Kuhn
Bayern Futmesa by arquivos do Gothe Gol
Ilha do Governador by Google
Índio by Google
Gothe by arquivos do Gothe Gol
Banner hat trick by Gothe Gol
Sambaquy by arquivos do Gothe Gol
Alemanha by Google

8 comentários:

Futmesa disse...

Oi Gothe:

Coisa de craque você ter escrito o excelente texto narrando a chegada da Lazio em Caxias e a reportagem no "Corriero della Serra" da chegada do botão 67 da Lazio em Caxias, uma bela homenagem a Sambaquy. Um belíssimo exemplo de uma brincadeira elogiosa, criativa e inteligente. Genial a idéia das montagens das fotos nos cartazes. O craque é aquele que surpreende, que encontra um caminho totalmente novo, o que improvisa. Boa sorte na competição. Um abraço,

claudioaalight disse...

Amigo Gothe,
Obrigado pela nota, mas o Estadual Sênior, deste sábado, será na modalidade Liso.
Saudações

Unknown disse...

Amigo Claudio,

peço desculpas pelo equívoco, já devidamente corrigido. Desejo a todos vocês um grande campeonato aí no nosso maravilhoso e inigualável Rio de Janeiro.

Um grande abraço,
Gothe.

Futmesa disse...

Oi Gothe:

Eu digitei errado fui digitar Corriero dello sport e digitei corriero della serra. Me atrapalhei. Boa sorte na competição.

Um abraço,
Marcio Neves

Unknown disse...

Amigo Márcio,

em primeiro lugar obrigado pela mensagem, tenho certeza que vale a brincadeira e sobretudo a homenagem ao Sambaquy.

Quanto ao "Corriero della Serra", não se preocupe, pois o Gothe Gol a partir de hoje será o próprio jornal eletrônico do Estadual Sênior de lisos, chegando da serra como o nome diz, para Alagoinhas na Bahia e para todos os cantos da rede.

Um grande abraço e obrigado pelas dicas via e-mail, reparo que o Sambaquy já tem uma enorme torcida,

Gothe.

Gabriel disse...

Acredito que o Sambaquy deveria está em times mais propensos a avançar de fase!!!!

Unknown disse...

Camarada Gabriel,

concordo, mas estaria promovido como merece?

Imagina se tivesse sido homenageado pelos craques Degani e Cristian no último Estadual Especial de cavados gaúcho.

O importante é o gesto.

um abraço,
Gothe.

lhroza disse...

LH.ROZA

Belo texto e parabéns justa homenagem ao "ÍCOME DO FUTMESA NACIONAL"...

Fico feliz por participar do restrito círculo de amigos de "ADAUTO CELSO SAMBAQUY".

Ao amigo EDITOR, agradecemos por ter participado de alguma forma desta homenagem...

Até +