quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MAR REVOLTO NO BERÇÁRIO DAS PLATAFORMAS













Segundo se tem notícia, anda estremecido o mercado do Futmesa na Zona Sul do Estado entre dois dos maiores "agentes" FIFA do botonismo gaúcho, talvez brasileiro, um deles fabricante. Limitado durante anos a dois conhecidos artesões, depois circundados por mais um, o mundo da fabricação de botões se expandiu fortemente, só em Porto Alegre e região metropolitana outros 4 fabricantes surgiram.

O aparecimento com força e qualidade do trabalho de novo artesão, de município da Serra do Sudeste, e seu impulso com novos negócios e elogios, gerando inclusive a interrupção de encomendas pré anunciadas, atribulou a grande parceria da dupla que atuava fazia tempo, e conforme avaliação recebida, poderá não se recompor após forte rompimento, pelo menos não nos mesmos moldes.

Dois fatos são importantes no mundo deste esporte e devem ser observados: o primeiro é que jogar Futmesa deve ser sempre de maior valor do que atuações com vendas, trocas e outras operações, e o segundo, é que se faz necessário entender o surgimento de uma nova geração de artesãos, igualmente talentosos. Isso é fundamental para seguir colhendo bons resultados, pois só será efetivamente Rei, quem jamais perder a majestade.

NA PRANCHETA

A Copa Petrópole de cavados já tem os seus finalistas. Junior, Caco, Nilmar, Renato, Rodrigo, Douglas, João Gabriel e Azambuja.

No Geraldo Santana foi anunciada a 1ª rodada da fase decisiva do interno de cavados. No dia 14 de outubro jogam Gothe e Régis, Maurício e Lofrano, Otávio e Fabio, Leon e Saul e ainda Jefferson e Régis. A tabela é provisória. A Série Prata, também jogará.

Na primeira parcial da ENQUETE sobre o o brasileiro de lisos em Caiobá no Paraná (barra lateral), o baiano Gabriel lidera com 24% das escolhas, contra 18% do gaúcho Vinhas e 16% cada de Aldemar do Rio Grande do Norte e de Degani do Rio Grande do Sul.

Na ENQUETE do PRÊMIO BÁVARO CAVADOR - BOTONISTA DA DÉCADA GOTHE GOL, já são mais de 160 votos computados com a liderança de Vinhas que tem 42% das escolhas dos internautas.

No Ranking da AFUMERG de cavados, Índio lidera tanto no Geral quanto no da 5ª Etapa, sempre com Vavá no encalço. Na chamada 6ª Etapa, Everton já está classificado no Grupo A, Diogo e Jorgito no B, Índio e Vavá no C e Márcio e Rodrigo no Grupo D.

Está definido o lay-out do Rosário Central do Editor, que substituirá o Newell's Old Boys que entra na negociação do novo time. O time terá duas cores, com o azul escuro na base. Assina design e botões Daiam Oliveira, de Esteio/RS.








Ausente do calendário em setembro, volta este mês os torneios da Liga Inglesa, com mais uma Copa da Inglaterra. Acontecerá no dia 26 na AFUMEPA quando os cavaleiros da Rainha ou não, terão a missão de derrubar o Tottenham Hotspur de Cristiano. Anunciada na segunda, a Copa tem até aqui a confirmação do Chelsea de Dani, United de Rogerinho, Wolverhampton de Valdir, Arsenal de João Luiz e do Celtic do Editor.





Definidos os Grupos para a Tischfussbal Pokal que acontece no sábado em São Lourenço do Sul. No Grupo A estarão Eintracht Braunschweig - Ênero Cabaldi (São Lourenço do Sul), Hertha Berlin - Arlei Zarnott (Canguçu), Hamburgo - Jader Morales (Pelotas) e Bochum - Dani Junqueira (Porto Alegre). No Grupo B Dynamo Dresden - Darcy Carlos Levien (São Lourenço do Sul), Dynamo Berlin - Gerson Grehs Oliveira (Porto Alegre), Werder Bremen - Mauricio Paim (Passo Fundo) e Fortuna Dusseldorf - Leonardo Maia (Pelotas). No Grupo C Bayer Leverkusen - Felipe Lobato (São Lourenço do Sul), Bayern München - Ricardo Gothe (Porto Alegre), Eintracht Frankfurt - João A. Ochôa (Pelotas) e Borussia Dortmund - Daiam Oliveira (Esteio). No Grupo D (o único com 5 equipes) Borussia Moenchengladbach - Edilberto Hammes (São Lourenço do Sul), Kaiserslautern - Mário Bürgel (Porto Alegre), Union Berlin - Fabiano Rocha (São Lourenço do Sul), Stuttgart - Claudio Colares (São Lourenço do Sul) e St.Pauli - Foschiera (Torres).

Quem esteve de aniversário foi o amigo e botonista Adauto Celso Sambaquy, no dia de ontem, 09 de outubro. Sambaquy, o primeiro da foto à esquerda, nasceu em 1936 em Caxias do Sul e é um dos autores da moderna regra brasileira. Fica, tenho certeza que em nome de todos os internautas, os nossos parabéns e a demonstração de nossa satisfação de tê-lo entre nós, inclusive com o Bate Bola que publicamos aqui no Gothe Gol.





Quinta de dia inteiro reunido com o Prefeito e vice de Porto Alegre para analisarmos na sede da AABB em Ipanema a evolução dos chamados contratos de Gestão do município. Antes, das 08:30 as 9hs, estarei com o Ricardo Vidarte na Rádio GREnal (AM780 e FM101.9) falando sobre a implosão do Estádio Olímpico e é claro, do Grêmio e seu desempenho na Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.





O Bayern de Munique deverá cruzar na semifinal do mundial de clubes no Marrocos contra o vencedor do representante asiático e do representante africano. Já o Galo cruza com o vencedor de Monterrey do México contra o vencedor de Raja Casablanca do Marrocos e Auckland City da Nova Zelândia. 

A bola parada e os equívocos de Portaluppi nas substituições no 2º tempo foram responsáveis pela derrota do Grêmio para o Criciúma pelo brasileiro. Tirou Zé Roberto para colocar Paulinho quando tinha que tirar o patético Barcos, tirou Maxi Rodriguez para colocar Deretti, uma piada sem dúvida. Lucas Coelho para tirar a única bola parada de qualidade, Elano, foi o tempero final. Lamentável.

O Boca Juniors de Régis Castilhos e o Fluminense do Editor, decidem hoje uma vaga as semifinais da Copa do Brasil de cavados do Geraldo Santana. No primeiro jogo na casa do Flu, empate sem gols. Novo empate sem gols leva o jogo para as penalidades, empate com gols classifica o tricolor carioca pois a partida será nos domínios do Boca, quem vencer leva a vaga. O vencedor cruzará nas semi com o Grêmio de Paulo Dias. Na outra semifinal definidos o Barça de Jefferson e o Grêmio de Cristian Costa. 

Quem está muito entusiasmado é Jeferson de Pelotas, pois sua iniciativa em promover o Zona Sul com cavados e lisos, e nos cavados inclusive na categoria Sênior, vem sendo respaldada pelos botonistas da região. Deve acontecer em novembro.

VITRINE por Daiam Oliveira




















Nos próximos segundos Biriba iria percorrer poucos centímetros e o Bota comemoraria mais um título Sênior de lisos do Rio Grande do Sul.









Botões do Barcelona arte by Felipe Grehs
Banner NA PRANCHETA by Gothe Gol
Loco Abreu arte cortesia by Daiam Oliveira
Cavaleiro cortesia by Dani Junqueira
Banner Pokal by GEL
Sambaquy cortesia by Sambaquy
Gothe by arquivos do Gothe Gol
VITRINE cortesia by Daiam Oliveira

4 comentários:

Carlos Kuhn disse...

Parabéns amigo Sambaquy com um dia de atraso.
Saúde e muitas felicidades!

Grande abraço do técnico do Fogão.

lhroza disse...

LH,ROZA

DESCULPE O ATRASO, MEU AMIGO & ÍNCONE DO FUTMESA NACIONAL.

PARABÉNS POR CONTINUAR NESSA ESTRADA, NOS REPASSANDO VERDADEIRAS AULAS SOBRE ESSE NOSSA LAZER , O FUTMESA.

1 FORTE ABRAÇO

Daniel disse...

Pedro tudo é brincadeira, estamos sempre nos divertindo, não leva na ponta da faca.
Araço

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Obrigado meus amigos Kuhn e Roza.
Mais um ano nessa longa existência, esperando que ainda estejamos longe do fim, mas sempre preparados para o que der e vier.
Abração.
Sambaquy